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[Resolvido]Problema com global.vidas!

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Mensagem por Nicolas Qua 02 Fev 2011, 09:49

Bem eu estou fazendo um jogo,o bolabinha,e entao eu queria que ele tivesse vida entao eu fiz o seguinte.
No Create do Jogador eu Coloquei:global.vidas=3
Quando sair da Room:global.vidas-=1
E Ai eu addcionei a hud na room atraves de um controle,mas agora elee nao que perder a vida,ele cai milhares de vezes e fica no 3,oque houve?


Última edição por Nicolas em Qua 02 Fev 2011, 14:54, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Henrique_GJ Qua 02 Fev 2011, 09:58

simples

ele morre e as vidas vão pra 2

ai a room reinicia e o objeto e criado denovo, ai e executado o create e as vidas voltam a ser 3 pq vc colocou no create vidas=3 então semrpe que ele for criado vai ser 3 ¬¬


coloca em outro evento, como o game start
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Mensagem por gustavo ferreira Qua 02 Fev 2011, 10:06

entaum isso pode tar acontecendo pq vc definiu a variavel global.vidas so no player e vc tem que definir no Hud tambem ae vc pode colocar um gamestart no player e definir a variavel
Código:
global.vidas=3
ae no Hud vc faz a mesma coisa add um gamestart e coloca
Código:
global.vidas=3
ae vc add um draw no Hud e coloca assim
Código:
draw_text(view_xview+48,view_yview+18,"Vidas: "+string(global.vidas))
espero ter ajudado blz?! falow!
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Mensagem por Nicolas Qua 02 Fev 2011, 10:24

Herinque no Game Start da Hud ou do Player?
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Mensagem por Henrique_GJ Qua 02 Fev 2011, 10:30

que diferença faz? não é o mesmo evento? e a variavel não é global? em qualquer objeto que fique na primeira room do jogo coloca no game start global.vidas = 3

prontu Happy

só que vc vai ter que colocar no GAME OVER global.vidas = 3, pro jogador poder jogar denovo,ou ele vai começar a jogar com vidas = 0 Òó

resumindo no game start

global.vidas = 3

no game over (que vc ja deve ter feito um room game over)

global.vidas = 3

pronto, e retire o global.vidas = 3 do create Happy
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Mensagem por Nicolas Qua 02 Fev 2011, 10:44

ERROR in
action number 3
of Draw Event
for object Score_Control:

Error in code at line 2:
draw_text_color(view_xview+42,view_yview+35,"Vidas: "+string(global.vidas),c_white,c_white,c_white,c_white,0.7)
^
at position 70: Unknown variable vidas

Ja coloquei nos 2 game start ja tentei na hud so ou so no player e deu isso!
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Mensagem por Henrique_GJ Qua 02 Fev 2011, 10:53

eu falei pra colocar no game start de um objeto que estivesse na primeira room do jogo

o game start como o proprio nome diz é executado quando o jogo começa, como vc bota o game start num objeto que NÃO esta no jogo quando ele começa?

vai na PRIMEIRA room do jogo, pega um dos objetos que ESTA NA ROOM e coloca nele global.vidas = 3, sacou?
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Mensagem por Nicolas Qua 02 Fev 2011, 11:11

a hud esta presente na 1° fase do jogo!
Em todas as fases ela esta presente!
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Mensagem por Henrique_GJ Qua 02 Fev 2011, 11:18

EU DISSE 1 ROOM, NÃO 1 FAZE!!!!!!!

1° ROOM

1° ROOM

(a primeira room do seu jogo é uma faze? não tem menu?)

entã coloca o seguinte codigo ja que a primeira room do seu jogo é uma fase u_u :

if ! variable_global_exists(global.vida)
{
global.vida = 3
}

isso vai dar certo independentemente de se é a 1° room ou a 1° faze

mas mesmo assim, seu jogo não tem menu? a pessoa abre o jogo a ja vai pra primeira faze?
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Mensagem por Nicolas Qua 02 Fev 2011, 11:35

entao eu vou der que criar um objeto na intro,ja que a intro é a 1 room do jogo,é a intro do criado em game maker,ai nesse room eu vou der que criar outro controle,para colocar:
if ! variable_global_exists(global.vida)
{
global.vida = 3
}
Issos?
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Mensagem por SIGILOSO Qua 02 Fev 2011, 11:49

Pra declarar variáveis que não terão seu valor resetado, basta criar uma room que será a primeira a aparecer no jogo, com o objeto que irá declarar essa variável, e logo em seguida fazer o jogo avançar pra room seguinte.
Código:
global.vidas=3 room_goto_next()
Essa variável em nenhum outro momento deverá ser redeclarada!
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Mensagem por Henrique_GJ Qua 02 Fev 2011, 11:56

é isso que eu tento explicar pra ele '-'

ta meio dificil de entender '-'
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Mensagem por guilhermemig17 Qua 02 Fev 2011, 13:00

Cara deixa eu te dar uma dica
para de usar variaveis globais
em muitas linguagens podem gerar não só conflitos mas também confusão e problemas, falta de organização tbm.
uma dica é programar em forma de classes, o que é bem mais simples, mais organizado,e se compartilha informações automaticamente.
então esse pode pareçer uma dica pequena, mas é muito importante!
obrigado!
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Mensagem por Nicolas Qua 02 Fev 2011, 14:19

Obrigado gentre,deu certo aqui,agora eu so preciso saber se é no objeot hud e em qual evento eu coloco global.vidas < 0 game_restart().
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Mensagem por SIGILOSO Qua 02 Fev 2011, 14:28

Ponha isso no STEP de qualquer objeto que esteja na room do gameplay, de preferência nesse mesmo Cool
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Mensagem por Henrique_GJ Qua 02 Fev 2011, 14:37

PELA CENTESIMA VEZZZ

A VARIAVEL É GLOBAL, ENTÃO TANTO FAZ EM QUE OBJETO VC COLOQUE, DESDE QUE ELE ESTEJA NA ROOM NO MOMENTO QUE ISSO DEVA ACONTECERRRRR Zangado

faz o seguinte cria um objeto invisivel e poe o nome de obj_gameover e coloca esse codigo no step e vai no create do player e coloca

instance_create(0,0,obj_gameover)

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Mensagem por Nicolas Qua 02 Fev 2011, 14:46

Hummm testei aqui deu erro tbm D= no codigo :global.vidas < 0 game_restart().
Alias sigiloso quiz dizer na hud ou no objeto declarado no começo do jogo?
cara eu disse que ja deu certo .-.
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Mensagem por Markituh Qua 02 Fev 2011, 14:48

guilhermemig17 escreveu:Cara deixa eu te dar uma dica
para de usar variaveis globais
em muitas linguagens podem gerar não só conflitos mas também confusão e problemas, falta de organização tbm.
uma dica é programar em forma de classes, o que é bem mais simples, mais organizado,e se compartilha informações automaticamente.
então esse pode pareçer uma dica pequena, mas é muito importante!
obrigado!
Em forma de classes? Acho que não ia dar, pois o Game Maker não trabalha com classes. Mas você pode criar uma estrutura similiar, talvez com um objeto que possua variáveis, e que o nome desta seja o nome da classe:
Código:
Classe1.ação = "Due"
Então no Step do objeto teria que checar se a variável recebeu algum valor e fazer o que deve ser feito. Mas Nicolas, você pode usar variáveis locais, trabalhando dessa forma:
Código:
obj_hud.vidas = 3
Nada muito complicado... Mas você pode usar variáveis globais se quiser, só é seguir os princípios. É viável declarar a variável no Create, pois se o objeto não estiver na primeira room e você declarar no Game Start, não vai funcionar. No Room Start nem tem chance, por que a variável seria declarada toda vez que a room começar Happy" Porém para se colocar no Create esse objeto teria de ser Persistent, já que é um objeto da HUD.
Hummm testei aqui deu erro tbm D= no codigo :global.vidas < 0 game_restart().
Você colocou if? .-.
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Mensagem por Nicolas Qua 02 Fev 2011, 14:53

XD,mals a Nobezza,é que eu esuqeçi desse detalhe.
Preferi usar Variaveis mesmo.
Obrigado a sua ajuda.
OFF:Nao sei pra que ele deve que ser banido para responder,
OFF²:Ele foi banido nesse topico ou em outro?
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