Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
[Resolvido] Problema ao checar direção
4 participantes
Página 1 de 1
[Resolvido] Problema ao checar direção
Fala galera, blz!
Seguinte, no meu projeto Pac-Man open source estou usando uma função chamada "mp_potential_step" que é semelhante ao move_towards_point, mas faz com que o obj desvie de obstáculos automaticamente...
...o problema é que ao usar esta função não é gerado valores de hspeed/vspeed para o obj, e o direction fica bastante variável tornando muito difícil usá-lo para determinar a direção simples (0,90,180,270) em que está se movimentando!
Se alguém conhecer melhor esta função e souber como posso definir a direção eu agradeço muito
vlw
t+
Seguinte, no meu projeto Pac-Man open source estou usando uma função chamada "mp_potential_step" que é semelhante ao move_towards_point, mas faz com que o obj desvie de obstáculos automaticamente...
...o problema é que ao usar esta função não é gerado valores de hspeed/vspeed para o obj, e o direction fica bastante variável tornando muito difícil usá-lo para determinar a direção simples (0,90,180,270) em que está se movimentando!
Se alguém conhecer melhor esta função e souber como posso definir a direção eu agradeço muito
vlw
t+
Última edição por fmanna em Sáb 01 Nov 2008, 14:19, editado 1 vez(es)
Convidad- Convidado
Re: [Resolvido] Problema ao checar direção
Veja esta imagem:
As direcões em preto são as que vc quer pelo que vc disse, então basta que verifiquemos em qual intervalo o direction atual está. De acordo com o gráfico pra 90 graus teriamos:
As direcões em preto são as que vc quer pelo que vc disse, então basta que verifiquemos em qual intervalo o direction atual está. De acordo com o gráfico pra 90 graus teriamos:
- Código:
if (direction <= 135) and (direction >= 45)
{
dir = 90;
}
- Código:
if (direction >= 135) and (direction <= 225)
{
dir = 180;
}
Eu acho que não tem como deixar ela muito precisa, lá no próprio Help do GM tá escrito que isso serve para coisas mais simples...
Agora que eu vi isso aí que o vinians postou, eu já estava tentando fazer isso aí, isso não funciona junto com essas coisas de mp...
Agora que eu vi isso aí que o vinians postou, eu já estava tentando fazer isso aí, isso não funciona junto com essas coisas de mp...
Igor KinGamer- Data de inscrição : 26/09/2008
Reputação : 11
Número de Mensagens : 890
Prêmios :
x 0 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
fmanna escreveu:Fala galera, blz!
creio que você poderia dar uma movimentação um pouco mais variavel aos fantasmas ao invés deles simplesmente seguirem o pac sedentos de sangue (hehe)
faça algo como o seguinte pseudo-código:
->escolha uma direção inicial
->a cada step, verifique se a direção inicial e as duas direções adjacentes estão livres(ex: dir=frente, adjacentes=cima e baixo)
->se apenas uma delas estiver livre, escolha ela e ande
->se mais de uma estiver livre, sorteie aleatóriamente uma delas (deixando opcionalmente uma vantagem maior para a direção atual)
se precisar de alguma ajuda só falar
[]
Serrazine- Data de inscrição : 28/10/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 68
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
@Gusba: Usei uma função que não gera nenhum valor de movimento ao obj, apenas o direction mas de forma muito imprecisa e por isso não dá pra usar isso para trocar as sprites, saca?
@vinians: Vlw pelo gráfico e tudo mais... eu não tenho problemas quanto a lógica que vc apresentou, tanto que já havia tentado algo bastante semelhante...
...mas o problema é que a função gera valores a cada step e portanto não adianta muito checar se está entre "este" e "aquele" ângulo pq o resultado é que o obj fica mudando de sprite como se estivesse com bug >.<
@Igor KinGamer: Exato;
@Serrazine: Não velho, vc não entendeu! Não é que eles persigam o player o tempo todo, pelo contrário, cada um tem uma "personalidade" (conforme o game original)...
...eu usei a função pois atende perfeitamente à necessidade do movimento, mas infelizmente apresentou este inconveniente;
EDIT: Bom galera, observando um pouco mais o problema reparei que o "erro" na direção é pq a var direction assume o valor para qual o obj "deve" ir e não necessariamente está indo...
...ou seja, se o obj está indo para a direita mas o "alvo" muda de direção ele tmb altera seu direction mesmo que ainda precise "dar a volta" em algo para efetivamente seguir naquela direção, sacam?
@vinians: Vlw pelo gráfico e tudo mais... eu não tenho problemas quanto a lógica que vc apresentou, tanto que já havia tentado algo bastante semelhante...
...mas o problema é que a função gera valores a cada step e portanto não adianta muito checar se está entre "este" e "aquele" ângulo pq o resultado é que o obj fica mudando de sprite como se estivesse com bug >.<
@Igor KinGamer: Exato;
@Serrazine: Não velho, vc não entendeu! Não é que eles persigam o player o tempo todo, pelo contrário, cada um tem uma "personalidade" (conforme o game original)...
...eu usei a função pois atende perfeitamente à necessidade do movimento, mas infelizmente apresentou este inconveniente;
EDIT: Bom galera, observando um pouco mais o problema reparei que o "erro" na direção é pq a var direction assume o valor para qual o obj "deve" ir e não necessariamente está indo...
...ou seja, se o obj está indo para a direita mas o "alvo" muda de direção ele tmb altera seu direction mesmo que ainda precise "dar a volta" em algo para efetivamente seguir naquela direção, sacam?
Convidad- Convidado
Mal ae pelo 2post mas é que já consegui uma forma de resolver o problema:
vlw à todos
t+
- Código:
if x>xprevious and place_free(x+32,y)
sprite_index=spt_direita
if x<xprevious and place_free(x-32,y)
sprite_index=spt_esquerda
if y<yprevious and place_free(x,y-32)
sprite_index=spt_cima