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[Resolvido] Problema ao checar direção
4 participantes
Página 1 de 1
[Resolvido] Problema ao checar direção
Fala galera, blz!
Seguinte, no meu projeto Pac-Man open source estou usando uma função chamada "mp_potential_step" que é semelhante ao move_towards_point, mas faz com que o obj desvie de obstáculos automaticamente...
...o problema é que ao usar esta função não é gerado valores de hspeed/vspeed para o obj, e o direction fica bastante variável tornando muito difícil usá-lo para determinar a direção simples (0,90,180,270) em que está se movimentando!
Se alguém conhecer melhor esta função e souber como posso definir a direção eu agradeço muito
vlw
t+
Seguinte, no meu projeto Pac-Man open source estou usando uma função chamada "mp_potential_step" que é semelhante ao move_towards_point, mas faz com que o obj desvie de obstáculos automaticamente...
...o problema é que ao usar esta função não é gerado valores de hspeed/vspeed para o obj, e o direction fica bastante variável tornando muito difícil usá-lo para determinar a direção simples (0,90,180,270) em que está se movimentando!
Se alguém conhecer melhor esta função e souber como posso definir a direção eu agradeço muito
vlw
t+
Última edição por fmanna em Sáb 01 Nov 2008, 14:19, editado 1 vez(es)
Convidad- Convidado
Re: [Resolvido] Problema ao checar direção
Veja esta imagem:
As direcões em preto são as que vc quer pelo que vc disse, então basta que verifiquemos em qual intervalo o direction atual está. De acordo com o gráfico pra 90 graus teriamos:
As direcões em preto são as que vc quer pelo que vc disse, então basta que verifiquemos em qual intervalo o direction atual está. De acordo com o gráfico pra 90 graus teriamos:
- Código:
if (direction <= 135) and (direction >= 45)
{
dir = 90;
}
- Código:
if (direction >= 135) and (direction <= 225)
{
dir = 180;
}
Re: [Resolvido] Problema ao checar direção
Eu acho que não tem como deixar ela muito precisa, lá no próprio Help do GM tá escrito que isso serve para coisas mais simples...
Agora que eu vi isso aí que o vinians postou, eu já estava tentando fazer isso aí, isso não funciona junto com essas coisas de mp...
Agora que eu vi isso aí que o vinians postou, eu já estava tentando fazer isso aí, isso não funciona junto com essas coisas de mp...
Igor KinGamer- Data de inscrição : 26/09/2008
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Re: [Resolvido] Problema ao checar direção
fmanna escreveu:Fala galera, blz!
Seguinte, no meu projeto Pac-Man open source estou usando uma função chamada "mp_potential_step" que é semelhante ao move_towards_point, mas faz com que o obj desvie de obstáculos automaticamente...
...o problema é que ao usar esta função não é gerado valores de hspeed/vspeed para o obj, e o direction fica bastante variável tornando muito difícil usá-lo para determinar a direção simples (0,90,180,270) em que está se movimentando!
Se alguém conhecer melhor esta função e souber como posso definir a direção eu agradeço muito
creio que você poderia dar uma movimentação um pouco mais variavel aos fantasmas ao invés deles simplesmente seguirem o pac sedentos de sangue (hehe)
faça algo como o seguinte pseudo-código:
->escolha uma direção inicial
->a cada step, verifique se a direção inicial e as duas direções adjacentes estão livres(ex: dir=frente, adjacentes=cima e baixo)
->se apenas uma delas estiver livre, escolha ela e ande
->se mais de uma estiver livre, sorteie aleatóriamente uma delas (deixando opcionalmente uma vantagem maior para a direção atual)
se precisar de alguma ajuda só falar
[]
Serrazine- Data de inscrição : 28/10/2008
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Re: [Resolvido] Problema ao checar direção
@Gusba: Usei uma função que não gera nenhum valor de movimento ao obj, apenas o direction mas de forma muito imprecisa e por isso não dá pra usar isso para trocar as sprites, saca?
@vinians: Vlw pelo gráfico e tudo mais... eu não tenho problemas quanto a lógica que vc apresentou, tanto que já havia tentado algo bastante semelhante...
...mas o problema é que a função gera valores a cada step e portanto não adianta muito checar se está entre "este" e "aquele" ângulo pq o resultado é que o obj fica mudando de sprite como se estivesse com bug >.<
@Igor KinGamer: Exato;
@Serrazine: Não velho, vc não entendeu! Não é que eles persigam o player o tempo todo, pelo contrário, cada um tem uma "personalidade" (conforme o game original)...
...eu usei a função pois atende perfeitamente à necessidade do movimento, mas infelizmente apresentou este inconveniente;
EDIT: Bom galera, observando um pouco mais o problema reparei que o "erro" na direção é pq a var direction assume o valor para qual o obj "deve" ir e não necessariamente está indo...
...ou seja, se o obj está indo para a direita mas o "alvo" muda de direção ele tmb altera seu direction mesmo que ainda precise "dar a volta" em algo para efetivamente seguir naquela direção, sacam?
@vinians: Vlw pelo gráfico e tudo mais... eu não tenho problemas quanto a lógica que vc apresentou, tanto que já havia tentado algo bastante semelhante...
...mas o problema é que a função gera valores a cada step e portanto não adianta muito checar se está entre "este" e "aquele" ângulo pq o resultado é que o obj fica mudando de sprite como se estivesse com bug >.<
@Igor KinGamer: Exato;
@Serrazine: Não velho, vc não entendeu! Não é que eles persigam o player o tempo todo, pelo contrário, cada um tem uma "personalidade" (conforme o game original)...
...eu usei a função pois atende perfeitamente à necessidade do movimento, mas infelizmente apresentou este inconveniente;
EDIT: Bom galera, observando um pouco mais o problema reparei que o "erro" na direção é pq a var direction assume o valor para qual o obj "deve" ir e não necessariamente está indo...
...ou seja, se o obj está indo para a direita mas o "alvo" muda de direção ele tmb altera seu direction mesmo que ainda precise "dar a volta" em algo para efetivamente seguir naquela direção, sacam?
Convidad- Convidado
Re: [Resolvido] Problema ao checar direção
Mal ae pelo 2post mas é que já consegui uma forma de resolver o problema:
vlw à todos
t+
- Código:
if x>xprevious and place_free(x+32,y)
sprite_index=spt_direita
if x<xprevious and place_free(x-32,y)
sprite_index=spt_esquerda
if y<yprevious and place_free(x,y-32)
sprite_index=spt_cima
if y>yprevious and place_free(x,y+32)
sprite_index=spt_baixo
vlw à todos
t+
Convidad- Convidado
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