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[Tutorial] Jogo de Plataforma
+3
sonicmaker
SIGILOSO
Lucas 5293
7 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
[Tutorial] Jogo de Plataforma
Nome: Jogo de Plataforma
Descrição: Nesse Tutorial ensino a movimentação do Player em plataforma, mudança de sprites de acordo com o lado que ele estiver , e colisão com blocos sem bug.
Nível de dificuldade: Iniciante - Mediano
Requerimentos: Game Maker 8 Lite/Pro
Descrição: Nesse Tutorial ensino a movimentação do Player em plataforma, mudança de sprites de acordo com o lado que ele estiver , e colisão com blocos sem bug.
Nível de dificuldade: Iniciante - Mediano
Requerimentos: Game Maker 8 Lite/Pro
Eu vi que muita gente tem dificuldade de criar Jogos de Plataformas,
Há Muitos tutoriais no forum ensinando, mas alguns deles há alguns bugs de colisão
Faça os seguintes sprites:
<gml>spr_player_parado(Virado para a direita)
spr_player_andando(Virado para a direita)
spr_player_pula_cai (Virado para a direita)
spr_bloco</gml>
Observações:
<gml>Faça com todas as sprites: Nas propriedades da sprite desmarque a opção Precise collision checking</gml>
Para que fizemos isso? Simplesmente fizemos um sensor de colisão. Para que não haja bug na colisão
E agora crie os seguintes objetos:
<gml>obj_player
obj_bloco (tem que ser solido)</gml>
Vamos começar a programar agora
Programação do obj_player
Programação do obj_player
Coloque no Create
<gml>image_speed=0.27; //velocidade da sprite
</gml>
No Step coloque
<gml>if keyboard_check(vk_left)//se a tecla da seta para a esquerda for apertada
{
x-=5//diminui 5 x, ou seja,vai 5 pixels para a esquerda,e se "move"
sprite_index=spr_player_andando//Muda para a sprite do player andando
image_xscale=-1 //Muda a direção para a esquerda
}
if keyboard_check(vk_right)//se a tecka da seta para a esquerda for apertada
{
x+=5//almenta 5x,ou seja,vai 5 pixels para a direita,e se "move"
sprite_index=spr_player_andando//Muda para a sprite do player andando
image_xscale=1 //Muda a direção para a direita
}
if place_free(x,y+1)//se estiver livre de colisoes 1 pixel abaixo
{
gravity=0.7// a gravidade é 0.7
}
else//senao
{
gravity=0// a gravidade é 0
}
if keyboard_check(vk_up) and !place_free(x,y+1)//se a tecla para cima for apertada e nao estiver livre de colisoes 1 pixel abaixo
{
vspeed=-8// velocidade vertical é igual a -8 ou melhor ele pula
sprite_index=spr_player_pula_cai//Muda para a sprite do player pulando e caindo
}
</gml>
No evento Release Left
<gml>
sprite_index=spr_player_parado //Muda para a sprite spr_parado
image_xscale=-1 //Muda a direção para a esquerda</gml>
No evento Release Right
<gml>
sprite_index=spr_player_parado //Muda para a sprite spr_parado
image_xscale=1 //Muda a direção para a direita</gml>
No evento Colision with obj_Bloco
<gml>
vspeed=0//velocidade verticai é igual a 0</gml>
E está pronto seu jogo de plataforma
Veja também:
IA Inimigo em Plataforma com gravidade (para seguir o player e atacar quando estiver perto)
POR FAVOR POSTEM COMENTARIOS PARA QUE EU POSSA MELHORAR!
Veja também:
IA Inimigo em Plataforma com gravidade (para seguir o player e atacar quando estiver perto)
POR FAVOR POSTEM COMENTARIOS PARA QUE EU POSSA MELHORAR!
Última edição por Lucas 5293 em Ter 12 Jul 2011, 17:50, editado 11 vez(es)
Re: [Tutorial] Jogo de Plataforma
Que isso, pra que a fonte tão grande? O_o
Equeceu de colocar o cabeçalho.
Ah sim, já que esse tutorial é uma junção do material de outros, cadê os créditos? '-'
Equeceu de colocar o cabeçalho.
Ah sim, já que esse tutorial é uma junção do material de outros, cadê os créditos? '-'
SIGILOSO- Games Ranking :
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Re: [Tutorial] Jogo de Plataforma
Já arrumei o tutorialSIGILOSO escreveu:Que isso, pra que a fonte tão grande? O_o
Equeceu de colocar o cabeçalho.
Ah sim, já que esse tutorial é uma junção do material de outros, cadê os créditos? '-'
sonicmaker- Data de inscrição : 29/06/2011
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Re: [Tutorial] Jogo de Plataforma
tutorial bem feita,concerteza vai ajudar muitas pessoas eu nem lembrava mais como fasser um jogo desses
Convidad- Convidado
Re: [Tutorial] Jogo de Plataforma
Que bom q vc repartiu esse seu conhecimento conosco, pois tenho certeza que irá ajudar muita gente aqui, continue assim!
OFF-TOPIC:
Já que eu notei que vc usou minha friend bar em sua assinatura, vamos então "oficializar" nossa amizade, pois estou agora mesmo mandando um pedido de amizade para vc!
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Machow8- Data de inscrição : 21/05/2011
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Re: [Tutorial] Jogo de Plataforma
Booa muito obrigado. GRAVIDADE,MOVIMENTAÇÃO perfeita
[edit]
me ajudou muito no jogo que estou fazendo isso era mesmo oque eu precisava, muito obrigado. aé também gostei do que segue o player me ajudou muito continue assim, para formar novos programadores, valew obrigadão!!!
[edit]
me ajudou muito no jogo que estou fazendo isso era mesmo oque eu precisava, muito obrigado. aé também gostei do que segue o player me ajudou muito continue assim, para formar novos programadores, valew obrigadão!!!
Re: [Tutorial] Jogo de Plataforma
Olá, eu apliquei tudo certinho, nos seus devidos lugares, mas o meu obj_player não pula, o sprite dele pulando aparece, mas ele não sai do chão, e o sprite de pulo fica travado nele até que se aperte outra tecla, qual seria o problema??Desde já agradeço.
A versão que uso é o Game Maker Studios.
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darwin.andrei- Data de inscrição : 20/04/2013
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Re: [Tutorial] Jogo de Plataforma
Bom deu certo mas, meu player só anda pulando tipo (pulo e ando no ar), mas no bloco ele não anda :S ajuda ai pf
guilhermenobrega- Data de inscrição : 10/08/2013
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