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IA do Inimigo Plataforma (com gravidade) e Top View
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willam
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Lucas 5293
9 participantes
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IA do Inimigo Plataforma (com gravidade) e Top View
IA de plataforma e Top view
Plataforma:Game Maker 8
Experiência: Intermediário
Descrição:Irei explicar como fazer o inimigo seguir o player quando estiver perto
e atacar quando estiver muito perto
Plataforma:
No evento Step do inimigo clique na aba control e arraste o Execute Code para a coluna das Ações
Digite o seguinte codigo:
- Código:
if player.x>x and distance_to_object(player)<250//se a distancia do inimigo com o player for menor que 250
{
x+=4//vai para a direita
}
if player.x<x and distance_to_object(player)<250//se a distancia do inimigo com o player for maior que 250
{
x-=4// vai para a esquerda
}
if player.x>x and distance_to_object(player)<10// se o nimigo estiver muito perto do player
{
sprite_index= spr_inimigo_atacando// ele ataca
}
if player.x<x and distance_to_object(player)<10// se o nimigo estiver muito perto do player
{
sprite_index= spr_inimigo_atacando// ele ataca
}
if place_free(x,y+1)// se estiver livre de colisões
gravity=0.5//a gravidade é 0.5
else//senao
gravity=0//é 0
Top View:
No evento Step do inimigo clique na aba control e arraste o Execute Code para a coluna das Ações
Digite o seguinte codigo:
- Código:
action_potential_step(player.x,player.y,3.5,1)// segue o player desviando dos blocos
if player.x>x and distance_to_object(player)<10// se o nimigo estiver muito perto do player
sprite_index= spr_inimigo_atacando// ele ataca
if player.x<x and distance_to_object(player)<10// se o nimigo estiver muito perto do player
sprite_index= spr_inimigo_atacando// ele ataca
Última edição por Lucas 3952 em Sáb 04 Jun 2011, 08:37, editado 9 vez(es)
Re: IA do Inimigo Plataforma (com gravidade) e Top View
...
Última edição por Lucas 3952 em Sex 08 Abr 2011, 13:36, editado 1 vez(es)
Re: IA do Inimigo Plataforma (com gravidade) e Top View
calma cara não é assim tem que esperar pra ver se os outros vão postar não é desistir direto assim tem muitos tutoriais phodoes aqui no forum e ficam sem comentarios
ao tutorial
ate pode ser funcional mas ta muito mal explicado, tu não disse pra que servem os codigos nao explicou nada apenas disse onde botar em que evento e pronto tem que melhorar esse tutorial ai um iniciante não entenderia nada
flws
não desista dos tutoriais xDD
ao tutorial
ate pode ser funcional mas ta muito mal explicado, tu não disse pra que servem os codigos nao explicou nada apenas disse onde botar em que evento e pronto tem que melhorar esse tutorial ai um iniciante não entenderia nada
flws
não desista dos tutoriais xDD
Re: IA do Inimigo Plataforma (com gravidade) e Top View
Nossa! ta muito bom! gostei bastante! expica todas as funções e me fez entender como fazer um jogo de plataforma e com fazer o inimigo atacar só quando tiver bem perto!
Muito obrigado! Esse tutorial pode ajudar muitas pessoas... Você é ótimo para fazer tutoriais, não pare de fazer por favor! eles sempre são bons
Flw!
Muito obrigado! Esse tutorial pode ajudar muitas pessoas... Você é ótimo para fazer tutoriais, não pare de fazer por favor! eles sempre são bons
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Re: IA do Inimigo Plataforma (com gravidade) e Top View
Um conselho. Não deixe tudo verde e centralizado. Fica dificil entender as coisas. Dê destaque somente a títulos, subtítulos, listas, etc.
Use a tag GML:
Seu código será auto-formatado:
//Se morrer finaliza o jogo
if morreu=true{game_end()}
Fica ai a dica.
FLWS!
Use a tag GML:
- Código:
<gml>SEU CÓDIGO AQUI</gml>
Seu código será auto-formatado:
if morreu=true{game_end()}
Fica ai a dica.
FLWS!
Re: IA do Inimigo Plataforma (com gravidade) e Top View
muito bom para que quiser faser jogos de plataforma.
mas não presisa quebrar as regras, se quer que as pessoas comentem publique o topico na sua assinatura.
mas não presisa quebrar as regras, se quer que as pessoas comentem publique o topico na sua assinatura.
Re: IA do Inimigo Plataforma (com gravidade) e Top View
Ótimo tutorial, mais ou menos explicado mas gostei da funçãozinha action_potential_step que eu não sabia direito pra que servia
Última edição por weslleyvieira em Qui 28 Abr 2011, 13:59, editado 2 vez(es)
Re: IA do Inimigo Plataforma (com gravidade) e Top View
Essa função naum eh muito conhecida
Quando vc digita ela no Execute Code naum aparece sugestoes
Quando vc digita ela no Execute Code naum aparece sugestoes
Re: IA do Inimigo Plataforma (com gravidade) e Top View
Ow, muito bom tutorial mesmo!!!
Me ajudou MUITO com meu MH!!!
vlw mesmo, tava tentando faze isso a meses!!!
Me ajudou MUITO com meu MH!!!
vlw mesmo, tava tentando faze isso a meses!!!
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Re: IA do Inimigo Plataforma (com gravidade) e Top View
vlws, tbem me ajudou bastante, continue assim com seus tutorials não creio que esteja mal explicado, você já colocou no início: experiência intermediário, tá muito bom continue assim!
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Re: IA do Inimigo Plataforma (com gravidade) e Top View
mas o inimigo so via para esquerda
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Re: IA do Inimigo Plataforma (com gravidade) e Top View
Sonic escreveu:mas o inimigo so via para esquerda
Talvez vc tenha colocado assim:
- Código:
if player.x<x and distance_to_object(player)<250//se a distancia do inimigo com o player for menor que 250
{
x-=4//vai para a direita
}
if player.x<x and distance_to_object(player)<250//se a distancia do inimigo com o player for maior que 250
{
x-=4// vai para a esquerda
}
em vez de assim
- Código:
if player.x>x and distance_to_object(player)<250//se a distancia do inimigo com o player for menor que 250
{
x+=4//vai para a direita
}
if player.x<x and distance_to_object(player)<250//se a distancia do inimigo com o player for maior que 250
{
x-=4// vai para a esquerda
}
Re: IA do Inimigo Plataforma (com gravidade) e Top View
Agora sim Vlw mano ;D
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