Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
[Resolvido/Dúvida/Plataforma] Gravidade em Path
2 participantes
Página 1 de 1
[Resolvido/Dúvida/Plataforma] Gravidade em Path
Eai, pessoal!
Estou produzindo um jogo de plataforma, onde há inimigos, certamente. Esse inimigo é um Guarda, e no momento em que ele está fazendo a sua "ronda" pelo Museu um path é executado.
O problema é que a gravidade não ativa enquanto o path está sendo executado, não sei o por quê, já que ela é ativada constantemente, no evento Step.
Outra coisa importante que tenho à dizer é que estou usando Máquina de Estados para organizar o funcionamento dos sistemas do Guarda.
Se alguém estiver disposto à me ajudar serei grato!
Até!
Estou produzindo um jogo de plataforma, onde há inimigos, certamente. Esse inimigo é um Guarda, e no momento em que ele está fazendo a sua "ronda" pelo Museu um path é executado.
O problema é que a gravidade não ativa enquanto o path está sendo executado, não sei o por quê, já que ela é ativada constantemente, no evento Step.
Outra coisa importante que tenho à dizer é que estou usando Máquina de Estados para organizar o funcionamento dos sistemas do Guarda.
Se alguém estiver disposto à me ajudar serei grato!
Até!
Última edição por Golpe Baixo em Qui 01 Dez 2011, 17:39, editado 1 vez(es)
Re: [Resolvido/Dúvida/Plataforma] Gravidade em Path
Ela (provavelmente) ativa sim, debugue pra você ver. Sempre me perguntei o que aconteceria num caso desses, nunca parei pra testar.
Provavelmente, o path tem prioridade no posicionamento do objeto, ou seja, a velocidade aumenta, o bicho cai e, no final, antes de desenhar o objeto na tela, ele vai pra próxima posição do path, em função da path_position atual e da path_speed.
Dê uma debugada pra verificar se eu não estou falando bobagem.
Se a gravidade realmente NÃO estiver sendo ativada, a causa pode ser também o estado atual. Se for um estado no qual a gravidade não é levada em conta, obviamente, nada acontecerá. Enquanto estiver debugando, verifique qual o valor da variável que você usar pra ser o estado do guarda.
Se você estiver usando scripts, a variável vai te retornar um número. Você vai ter que descobrir a que script de estado esse número se refere. Pra isso, basta digitar o nome dos scripts na variável a ser debugada que o game maker te mostra que número corresponde àquele script. (eu consegui me expressar? Relendo, aqui, acho que ficou claro, mas é que eu SEI o que eu quis dizer. Se o que eu falei não fizer sentido, me avise).
Provavelmente, o path tem prioridade no posicionamento do objeto, ou seja, a velocidade aumenta, o bicho cai e, no final, antes de desenhar o objeto na tela, ele vai pra próxima posição do path, em função da path_position atual e da path_speed.
Se a gravidade realmente NÃO estiver sendo ativada, a causa pode ser também o estado atual. Se for um estado no qual a gravidade não é levada em conta, obviamente, nada acontecerá. Enquanto estiver debugando, verifique qual o valor da variável que você usar pra ser o estado do guarda.
Se você estiver usando scripts, a variável vai te retornar um número. Você vai ter que descobrir a que script de estado esse número se refere. Pra isso, basta digitar o nome dos scripts na variável a ser debugada que o game maker te mostra que número corresponde àquele script. (eu consegui me expressar? Relendo, aqui, acho que ficou claro, mas é que eu SEI o que eu quis dizer. Se o que eu falei não fizer sentido, me avise).
saim- Games Ranking :
Notas recebidas : C-D-A-B
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios :
x 1 x 6 x 0
x 1 x 0 x 3
x 0 x 0 x 0
Re:[Resolvido/Dúvida/Plataforma] Gravidade em Path
saim escreveu:Ela (provavelmente) ativa sim, debugue pra você ver. Sempre me perguntei o que aconteceria num caso desses, nunca parei pra testar.
Realmente. Tudo o que você disse é verdade. A constante gravity muda rapidamente para 1 e volta a 0. Vou fazer com que o Guarda pare de seguir o path quando a gravidade for ativada. Vamos ver o que acontece. Logo logo digo o que aconteceu.
EDIT :
Funcionou!
Por incrível que pareça, só bastou um path_end() para isso. Agora tudo está ocorrendo do jeito que imaginava. Outra coisa importante que vou usar sempre agora é o Debug Mode, não sabia que isso podia me ajudar tanto! (Acho que foi isso que aconteceu com você, né?)
Valeu cara!
Tópico Resolvido!
Até!
Re: [Resolvido/Dúvida/Plataforma] Gravidade em Path
Debugar é tão importante e menosprezado que eu criei um tutorial só sobre ele.
Sério, eu postaria aqui umas 20 perguntas por dia se não fosse o debug mode. Pior: nenhuma delas teria como ser respondida, porque quem quer que fosse me ajudar, precisaria debugar, também.
Sério, eu postaria aqui umas 20 perguntas por dia se não fosse o debug mode. Pior: nenhuma delas teria como ser respondida, porque quem quer que fosse me ajudar, precisaria debugar, também.
saim- Games Ranking :
Notas recebidas : C-D-A-B
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios :
x 1 x 6 x 0
x 1 x 0 x 3
x 0 x 0 x 0
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos