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[Resolvido]Erro na Vida Do Inimigo

4 participantes

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[Resolvido]Erro na Vida Do Inimigo Empty [Resolvido]Erro na Vida Do Inimigo

Mensagem por TriniBoi Ter 26 Out 2010, 18:54

Estava fazendo a vida do inimigo, botei lá.. vida=100 ... etc. Ai na ora do draw botei assim:
Código:

draw_healthbar(x1,y1,x2,y2,vida,c_black,c_red,c_green,0,true,true);
draw_sprite(sprite_do_inimigo,0,x+0,y+0,
Só que da este erro aqui:

__________________________________________

___________________________________________
ERROR in
action number 1
of Draw Event
for object obj_nave mal:

Error in code at line 1:
draw_healthbar
(x1,y1,x2,y2,vida,c_black,c_red,c_green,0,true,true);
^
at position 16: Unknown variable x1


Por favor me ajudem! Exclamation Question
Vlws


Última edição por TriniBoi em Ter 26 Out 2010, 20:11, editado 1 vez(es)
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[Resolvido]Erro na Vida Do Inimigo Empty Re: [Resolvido]Erro na Vida Do Inimigo

Mensagem por Adriel Ter 26 Out 2010, 18:55

Cara, isso acontece comigo também, eu acho que seja um erro do próprio GM '-'
Adriel
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[Resolvido]Erro na Vida Do Inimigo Empty Re: [Resolvido]Erro na Vida Do Inimigo

Mensagem por CRP-Max Ter 26 Out 2010, 19:01

TriniBoi escreveu:Estava fazendo a vida do inimigo, botei lá.. vida=100 ... etc. Ai na ora do draw botei assim:
Código:

draw_healthbar(x1,y1,x2,y2,vida,c_black,c_red,c_green,0,true,true);
draw_sprite(sprite_do_inimigo,0,x+0,y+0,
Só que da este erro aqui:

__________________________________________

___________________________________________
ERROR in
action number 1
of Draw Event
for object obj_nave mal:

Error in code at line 1:
draw_healthbar
(x1,y1,x2,y2,vida,c_black,c_red,c_green,0,true,true);
^
at position 16: Unknown variable x1


Por favor me ajudem! Exclamation Question
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Na verdade o x1 significa onde começa a barra ex: view_xview+5 (desta forma a barra segue a view)
Imagine o x1 como o inicio do comprimento da barra, o y1 o inicio da altura, o x2 como o fim do comprimento e o y2 o fim da altura...
Espero que tenha entendido, caso não tenha é só postar e explico melhor, beleza?
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[Resolvido]Erro na Vida Do Inimigo Empty Re: [Resolvido]Erro na Vida Do Inimigo

Mensagem por TriniBoi Ter 26 Out 2010, 19:04

Mas aí no lugar do x1 eu boto por exemplo.. 15?
E outra coisa, no meu gm tava dando erro no lugar " ,vida," mas quando fui passar pro forum a setinha ficou ali O.o
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[Resolvido]Erro na Vida Do Inimigo Empty Re: [Resolvido]Erro na Vida Do Inimigo

Mensagem por CLS Ter 26 Out 2010, 19:18

Adriel escreveu:Cara, isso acontece comigo também, eu acho que seja um erro do próprio GM '-'

Não é erro do GM,é que ele não definiu as posições x e y que o código pede.
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[Resolvido]Erro na Vida Do Inimigo Empty Re: [Resolvido]Erro na Vida Do Inimigo

Mensagem por CRP-Max Ter 26 Out 2010, 19:22

Bom vamos por parte 1º:
[Resolvido]Erro na Vida Do Inimigo 24wbzmh
Em relação ao "x" você pode por 15, mas se a view do seu jogo andar ele vai ficar parado no local onde foi criado.
Mas acho que seria legal você colocar valores para se acostumar com o resultado e ir arrumando até ficar como você quer.
Começa assim então: (10,5,90,10,... Tenta e veja o resultado, altere pra ficar como você quer.

Em relação ao erro da "vida", temos que entender que o GM é em inglês então a variável vida se chama "lives", mas no caso não é necessário ser "lives" o que tem que ter ali é um valor entre 0 e 100, e esse valor pode ser uma variável com qualquer nome, basta ser definida no create, ex: vida=100.

EDIT:
Da uma olhada nesta explicação, acho que ficou bem clara.

http://www.gamemakerbrasil.com/perguntas-respostas-f10/barras-de-vida-t11473.htm
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[Resolvido]Erro na Vida Do Inimigo Empty Re: [Resolvido]Erro na Vida Do Inimigo

Mensagem por TriniBoi Ter 26 Out 2010, 19:34

Crp continua dando erro!
Agora outro e fiz igualzinho o que você falou! Tem como vc fazer uma engine?
A engine seria assim:
Vida do player(num precisa ser emcima dele n, pd ser la no alto)
Tiro(para tirar a vida do inimigo
Vida do inimigo( em cima dele)

Eu não uso view nesse jogo, a tela fica parada mas o inimigo se move ok? se der pra vc fazer, vlws
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Mensagem por CRP-Max Ter 26 Out 2010, 19:41

Da uma olhada neste tópico ele ajudara muito:
http://www.gamemakerbrasil.com/tutoriais-f11/tutorial-criando-barra-de-vida-t735.htm?highlight=barra+de+lives
Você fazendo uma vez, nunca mais vai se esquecer.
Valeu.
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Mensagem por TriniBoi Ter 26 Out 2010, 19:49

Crp-Max
Rsrs... Esse foi exatamente o tuto que usei para criar a vida do player , mas pro inimigo não.
Eu fiz um download de uma engine que eu achei apos procurar e deu certo.
Porém so ficou a barra de vida e o inimigo sumiu O.o

Para ficar mais facil a compreensão, usei este código no draw:
Código:

draw_healthbar(obj_nave_mal.x-50,obj_nave_mal.y-15,obj_nave_mal.x+50,obj_nave_mal.y-5,obj_nave_mal.vida,c_black,c_green,c_yellow,0,1,1)

Obs: ficou tudo numa linha só lá.
O meu problema agr é que o inimigo some!
TriniBoi
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[Resolvido]Erro na Vida Do Inimigo Empty Re: [Resolvido]Erro na Vida Do Inimigo

Mensagem por CRP-Max Ter 26 Out 2010, 19:59

TriniBoi escreveu:Crp-Max
Rsrs... Esse foi exatamente o tuto que usei para criar a vida do player , mas pro inimigo não.
Eu fiz um download de uma engine que eu achei apos procurar e deu certo.
Porém so ficou a barra de vida e o inimigo sumiu O.o

Para ficar mais facil a compreensão, usei este código no draw:
Código:

draw_healthbar(obj_nave_mal.x-50,obj_nave_mal.y-15,obj_nave_mal.x+50,obj_nave_mal.y-5,obj_nave_mal.vida,c_black,c_green,c_yellow,0,1,1)

Obs: ficou tudo numa linha só lá.
O meu problema agr é que o inimigo some!
No mesmo local onde você colocou este código ai de cima, coloca este uma linha abaixo:
draw_sprite(o nome do sprite da nave do mal,image_index,x,y)
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[Resolvido]Erro na Vida Do Inimigo Empty Re: [Resolvido]Erro na Vida Do Inimigo

Mensagem por TriniBoi Ter 26 Out 2010, 20:05

Vlw CRP-MAX! Vc me ajudou demais!
Rsrs...ficou meia-hora tentando explicar uma coisa fácil prum burro que nem eu...
Nossa, Vlw demais kra!
TE AMO(NÃO SOU VIADO), VLW!
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