GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» player não consegue andar
por lovn7 Ontem à(s) 13:33

» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Ontem à(s) 10:56

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22

» Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31

» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23

» Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49

» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58

» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36

» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36

» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33

» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51

» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28

» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18

» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08

» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10

» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16

» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40

» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01

» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45

» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34

» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28

» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48

» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54

» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14

» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50


Carregar objecto externos ao Game Maker

3 participantes

Ir para baixo

Carregar objecto externos ao Game Maker Empty Carregar objecto externos ao Game Maker

Mensagem por afonso_silva Seg 18 Out 2010, 13:23

Olá gmbr.
Eu queria saber se dá para carregar objectos externamente no Game Maker. Por exemplo, sei que dá para carregar sprites, sons, backgrounds e scripts,mas então e objectos? Sei o que estão a pensar, que não dá para guardar os objectos do Game Maker, ao contrário dos sprites ou sons que são ficheiros de imagem e de som, mas dá para exportar os recursos. Por isso, imaginemos que o jogo tem 1 objecto, se fizermos export resources e escolhermos apenas "object" o game maker criará um arquivo game.gmres. O que eu quero saber é se dá para carregar esse arquivo para o nosso jogo.

Já vi estes tutos, mas não falam em objectos
http://www.gamemakerbrasil.com/tutoriais-f9/tutorial-recursos-externos-t10243.htm?highlight=externos
http://www.gamemakerbrasil.com/tutoriais-f9/fazendo-um-load-game-t3814.htm
http://www.gamemakerbrasil.com/perguntas-respostas-f10/usar-scripts-externos-t3988.htm?highlight=externos

Edit: Alguém pode ajudar?


Última edição por afonso_silva em Seg 18 Out 2010, 14:28, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Ninguem respondia)
afonso_silva
afonso_silva

Data de inscrição : 29/05/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 147
Prêmios : Carregar objecto externos ao Game Maker Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Carregar objecto externos ao Game Maker Empty Re: Carregar objecto externos ao Game Maker

Mensagem por vinians Seg 18 Out 2010, 14:50

afonso_silva escreveu:Olá gmbr.
Eu queria saber se dá para carregar objectos externamente no Game Maker. Por exemplo, sei que dá para carregar sprites, sons, backgrounds e scripts,mas então e objectos? Sei o que estão a pensar, que não dá para guardar os objectos do Game Maker, ao contrário dos sprites ou sons que são ficheiros de imagem e de som, mas dá para exportar os recursos. Por isso, imaginemos que o jogo tem 1 objecto, se fizermos export resources e escolhermos apenas "object" o game maker criará um arquivo game.gmres. O que eu quero saber é se dá para carregar esse arquivo para o nosso jogo.

Já vi estes tutos, mas não falam em objectos
http://www.gamemakerbrasil.com/tutoriais-f9/tutorial-recursos-externos-t10243.htm?highlight=externos
http://www.gamemakerbrasil.com/tutoriais-f9/fazendo-um-load-game-t3814.htm
http://www.gamemakerbrasil.com/perguntas-respostas-f10/usar-scripts-externos-t3988.htm?highlight=externos

Edit: Alguém pode ajudar?
Sim é possivel. Isso é conhecido como serialização. Na verdade o que é feito é gravar todas as propriedades dos objetos que se quer exportar. Para ler o objeto, basta criar um novo e ler as propriedades de volta. Você pode gravar em um formato próprio ou usar as funções de "ini" do GM. Caso opte por criar um formato proprio, voce pode excolher em criar um formato binário (que protege o seu conteudo de terceiros) ou formato texto (que é mais facil de criar), você deve analisar qual é a melhor maneira para o seu projeto.
Na verdade os "editores de roms" fazem exatamente isso.
vinians
vinians

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B-C-A-C
Data de inscrição : 18/09/2008
Reputação : 90
Número de Mensagens : 2716
Prêmios : Carregar objecto externos ao Game Maker Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 1 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Construct 2
  • Java
  • C#
  • Javascript
  • C ou C++
  • Outros


https://vinians.itch.io

Ir para o topo Ir para baixo

Carregar objecto externos ao Game Maker Empty Re: Carregar objecto externos ao Game Maker

Mensagem por afonso_silva Seg 18 Out 2010, 14:56

E como se faz isso exactamente?
afonso_silva
afonso_silva

Data de inscrição : 29/05/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 147
Prêmios : Carregar objecto externos ao Game Maker Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Carregar objecto externos ao Game Maker Empty Re: Carregar objecto externos ao Game Maker

Mensagem por Luca$ Seg 18 Out 2010, 14:58

é mesmo aushaushuas, falo oq tem q fazer mais nao como asuhaushaus
Luca$
Luca$

Games Ranking : Nota D

Notas recebidas : D-C
Data de inscrição : 10/10/2010
Reputação : 1
Número de Mensagens : 582
Prêmios : Carregar objecto externos ao Game Maker Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Carregar objecto externos ao Game Maker Empty Re: Carregar objecto externos ao Game Maker

Mensagem por afonso_silva Seg 18 Out 2010, 15:03

GMLucas escreveu:é mesmo aushaushuas, falo oq tem q fazer mais nao como asuhaushaus

O que foi que você disse que eu não percebi? O que são aushaushuas?
afonso_silva
afonso_silva

Data de inscrição : 29/05/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 147
Prêmios : Carregar objecto externos ao Game Maker Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Carregar objecto externos ao Game Maker Empty Re: Carregar objecto externos ao Game Maker

Mensagem por vinians Seg 18 Out 2010, 15:04

afonso_silva escreveu:E como se faz isso exactamente?
Isso depende do escopo da sua aplicação e o que você está precisando realmente. Por exemplo, se você quer gravar todas as instâncias atuais ativas no seu game você pode criar um script que faça isso simplesmente "girando" em todas elas e gravando suas propriedades em um arquivo.
Ou você pode estar querendo gravar os objetos de fato, então você teria que gravar todas as "caracteristicas" de cada obejto, sendo que nesse caso você deveria usar as funções que retornam este tipo de informação e gerar um arquivo. São aquelas funções object_get_* e depois para restaurar você poderia usar as funções object_set**.
Diga exatamente o que você precisa para que possamos te ajudar melhor.
vinians
vinians

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B-C-A-C
Data de inscrição : 18/09/2008
Reputação : 90
Número de Mensagens : 2716
Prêmios : Carregar objecto externos ao Game Maker Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 1 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Construct 2
  • Java
  • C#
  • Javascript
  • C ou C++
  • Outros


https://vinians.itch.io

Ir para o topo Ir para baixo

Carregar objecto externos ao Game Maker Empty Re: Carregar objecto externos ao Game Maker

Mensagem por afonso_silva Seg 18 Out 2010, 15:15

Então é assim:

Eu estou criando um browser. Esse browser inclui um criador de extensões que não passam de objectos que depois se colocam na tela. Eu queria que o criador de extensões tivesse algo como "Guardar extensão", que guardasse esse objecto numa pasta chamada "extensões". Depois o browser deveria ter uma opção para carregar essas extensões e utiliza-las externamente. A ideia de abrir a extensão externamente era que se pudessem divulgar as extensões online e que cada utilizador escolhesse as suas extensões, tal como acontece em outros navegadores, como o Google Chrome e o Firefox. AH! E queria também que o browser fosse buscar todas as extensões a um directório
afonso_silva
afonso_silva

Data de inscrição : 29/05/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 147
Prêmios : Carregar objecto externos ao Game Maker Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Carregar objecto externos ao Game Maker Empty Re: Carregar objecto externos ao Game Maker

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos