Entrar
Últimos assuntos
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43
» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18
» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
» como aumentar o obj sem aumentar a colisão??
por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
[thyago tuto]Modo de seleção por area
2 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
[thyago tuto]Modo de seleção por area
Nome: Modo de seleção por area
Descrição: seleciona os objetos dentro da area de um retangulo
Nível de dificuldade: mediano
Requerimentos: Versão do GM 6/7/8 - Pro/Lite
Desenvolvimento: Tutorial em si
.Nesse tutorial eu vou ensinar como criar um sistema para selecionar um conjunto de objetos dentro de uma area...sabe quando voce da dois cliques na tela e arrasta formando assim um retangulo,ai quando voce solta o botao os objetos que estavam dentro desse retangulo estão selecionados...
Criando as variaveis
.Para começar vamos criar um objeto que se chamara obj_selecionador,em create do obj_selecionador voce ira criar as variaveis
Criando o retangulo
em alarm[0]
.Vamos colocar em alarma[0]do obj_selecionador
.A partir daqui o codigo sera feito em draw do obj_selecionador
O segundo clique do mouse...
.O quê fizemos,with(all)=Todos os objetos,ou seja todos os objetos executarão o codigo que fizemos,nenhum objeto começara selecionado,mas como nem sempre todos podem
ser selecionados,em create dos objetos que poderão ser selecionados você ira criar a variavel 'selecionavel',de qualquer valor a ela
basta apenas que ela exista.Então todos os objetos que tiverem a variavel selecionavel ira verificar se esta entre as posiçôes
(global.X1 global.X2)e entre(global.Y1 global.Y2) caso esteja selecionado=1.O objeto estara pré selecionado,ele só sera selecionado quando soltar o mouse.
.Mas porque verificamos primeiro se cliques é igual a '1' e não se cliques é igual a zero?Pelo seguinte motivo se fizessemos o contrairio
ao clicar com o mouse pela primeira vez codigo checaria que "cliques=0" e aumentaria "cliques=1" e logo em seguida viria o codigo do segundo clique e como
ja aumentamos o valor da variavel "cliques"para '1' também executaria o codigo do segundo clique,ou seja daria dois cliques em um unico clique do mouse.Então
primeiro perguntamos se 'clique' é igual a '1' e depois se 'cliques' é igual a '0'.
Criando o retangulo
.Vamos marcar as posicões global.X1 e global.Y1
colocar quyanto quiser.
.Vamos marcar as posições global.X2 e global.Y2
Desenhado o retangulo
finalizando o codigo se cliques for igual a 2 e voce soltar o botão do mouse finalizaremos o processo de seleção.
.Então para os objetos executar algum comando somente quando estiverem selecionados.basta fazer assim...
.Em caso de erros ou duvidas me avisem por favor...
Descrição: seleciona os objetos dentro da area de um retangulo
Nível de dificuldade: mediano
Requerimentos: Versão do GM 6/7/8 - Pro/Lite
Desenvolvimento: Tutorial em si
.Nesse tutorial eu vou ensinar como criar um sistema para selecionar um conjunto de objetos dentro de uma area...sabe quando voce da dois cliques na tela e arrasta formando assim um retangulo,ai quando voce solta o botao os objetos que estavam dentro desse retangulo estão selecionados...
Criando as variaveis
.Para começar vamos criar um objeto que se chamara obj_selecionador,em create do obj_selecionador voce ira criar as variaveis
- Código:
global.X1=mouse_x
global.X2=mouse_x
global.Y1=mouse_y
global.Y2=mouse_y
- Código:
cliques=0
Criando o retangulo
em alarm[0]
.Vamos colocar em alarma[0]do obj_selecionador
- Código:
cliques=0
.A partir daqui o codigo sera feito em draw do obj_selecionador
O segundo clique do mouse...
- Código:
if cliques=1 and mouse_check_button_pressed(mb_left)
{cliques+=1 with(all){selecionado=false if variable_local_exists('selecionavel') and
(((x>global.X1 and x<global.X2)or (x<global.X1 and x>global.X2))and ((y>global.Y1 and y<global.y2)or (y>global.Y1 and y>global.Y2)))
{selecionado=1}}}
.O quê fizemos,with(all)=Todos os objetos,ou seja todos os objetos executarão o codigo que fizemos,nenhum objeto começara selecionado,mas como nem sempre todos podem
ser selecionados,em create dos objetos que poderão ser selecionados você ira criar a variavel 'selecionavel',de qualquer valor a ela
basta apenas que ela exista.Então todos os objetos que tiverem a variavel selecionavel ira verificar se esta entre as posiçôes
(global.X1 global.X2)e entre(global.Y1 global.Y2) caso esteja selecionado=1.O objeto estara pré selecionado,ele só sera selecionado quando soltar o mouse.
.Mas porque verificamos primeiro se cliques é igual a '1' e não se cliques é igual a zero?Pelo seguinte motivo se fizessemos o contrairio
ao clicar com o mouse pela primeira vez codigo checaria que "cliques=0" e aumentaria "cliques=1" e logo em seguida viria o codigo do segundo clique e como
ja aumentamos o valor da variavel "cliques"para '1' também executaria o codigo do segundo clique,ou seja daria dois cliques em um unico clique do mouse.Então
primeiro perguntamos se 'clique' é igual a '1' e depois se 'cliques' é igual a '0'.
Criando o retangulo
.Vamos marcar as posicões global.X1 e global.Y1
- Código:
if cliques=0 and mouse_check_button_pressed(mb_left)
{cliques+=1 global.X1=mouse_x; global.Y1=mouse_y; alarm[0]=room_speed*1}
colocar quyanto quiser.
.Vamos marcar as posições global.X2 e global.Y2
- Código:
if cliques=1{global.X2=mouse_x; global.Y1=mouse_y;}
Desenhado o retangulo
- Código:
draw_rectangle(global.X1,global.Y1,global.X2,global.Y2,1)
finalizando o codigo se cliques for igual a 2 e voce soltar o botão do mouse finalizaremos o processo de seleção.
- Código:
if mouse_check_button_released(mb_left)and cliques=2{cliques=0 with(all){if selecionado=1 {selecionado=2}}
.Então para os objetos executar algum comando somente quando estiverem selecionados.basta fazer assim...
- Código:
if selecionado=2{aqui coloca o comando que voce quer que ele execute}
.Em caso de erros ou duvidas me avisem por favor...
Thyago- Games Ranking :
Notas recebidas : D+B+B+C+A
Data de inscrição : 24/08/2009
Reputação : 31
Número de Mensagens : 1101
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» [Thyago]selecionando por area
» [thyago tuto]tutorial de proporção parte1
» Ajuda com modo de seleção
» [thyago tuto]seguir o mouse com a sprite certa
» Modo de seleção [tópico fechado]
» [thyago tuto]tutorial de proporção parte1
» Ajuda com modo de seleção
» [thyago tuto]seguir o mouse com a sprite certa
» Modo de seleção [tópico fechado]
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|