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[thyago tuto]seguir o mouse com a sprite certa

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[thyago tuto]seguir o mouse com a sprite certa  Empty [thyago tuto]seguir o mouse com a sprite certa

Mensagem por Thyago Sex 17 Set 2010, 00:08

Nome: seguir o mouse com a sprite certa
Descrição: movimento de seguir o mouse mudando para a sprite certa
Nível de dificuldade: facil
Requerimentos: Versão do GM 6/7/8 - Pro/Lite

.Nesse tutorial vou ensinar como mover ao clicar com o mouse.

.As variaveis .Vamos criar duas variaveis,em create do obj_player...
Código:
X=x
  Y=y
X e Y é a posicao para onde o obj_player deve se mover.

sprites para quatro direcões
.Ainda em create vamos colocar uma sprite para direita,esquerda,cima e baixo...
Código:
 spr_left=spr_player_left
  spr_rigth=spr_player_rigth
  spr_up=spr_player_up
  spr_down=spr_player_down
.Vamos fazer assim para que a qualquer momento voce possa mudar as sprites sem mecher no restante do codigo.

O movimento
Em step do obj_player colocaremos este movimento.
Código:
 if distance_to_point(X,Y)>speed    //vamos deixar uma distancia para evitar
// bugs desnecessarios ok?
  {mp_potential_step(X,Y,3,solid)}
.Com este codigo ele se move até o ponto (X,Y),3 é a velocidade,mude para quantos quiser...

A sprite correta
ainda em step vamos criar um codigo para o player utilizar a sprite correta
Código:
if direction>45 and direction<135{sprite_index=spr_up}else
    if direction>135 and direction<225{sprite_index=spr_left}else
    if direction>225 and direction<315{sprite_index=spr_down}else
    {sprite_index=spr_rigth}
A posicao (X,Y)
.Para indicar a posição com o mouse coloca-se em step

.Escolha uma das duas opções a seguir.

.Clicar para marcar a posição...
Código:
  if mouse_check_button_pressed(mb_left)
    {X=mouse_x Y=mouse_y}

.Seguir o mouse...
Código:
 X=mouse_x
      Y=mouse_y

espero que ajude alguém vlw...


Última edição por Thyago em Sáb 18 Set 2010, 12:13, editado 2 vez(es)
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Mensagem por 00kutles00 Sex 17 Set 2010, 09:44

Thyago leia as regras de postagem:[url= http://www.gamemakerbrasil.com/tutoriais-f11/regras-de-postagem-t6522.htm][/url] Exclamation :arrow:
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Mensagem por Thyago Sex 17 Set 2010, 19:51

.Eu acho que esta dentro das regras.Ta faltando o que?
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Mensagem por Kyuubi Sáb 18 Set 2010, 08:21

cara eu fiz a engine e deu certo só tem que corrigir isso:
Código:

 if direction>45 and direction<135{sprite_index=spr_up}else
    if direction>135 and direction<225{sprite_index=spr_left}else
    if direction>225 and direction<315{sprite_index=spr_up}else
    {sprite_index=spr_rigth}
pra isso:
Código:

 if direction>45 and direction<135{sprite_index=spr_up}else
    if direction>135 and direction<225{sprite_index=spr_left}else
    if direction>225 and direction<315{sprite_index=spr_down}else
    {sprite_index=spr_rigth}
corrigindo isso o resto tá certo,mas ficou muito bom msm Happy,é que ele não mudava o sprite pra baixo e ficava pra cima.
flws!!!
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Mensagem por Thyago Sáb 18 Set 2010, 12:14

.Vlw kyuubi ..arrumei agora.

.Ei eu arrumei,ai sumiu o selo de qualidade...
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