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Modo de seleção [tópico fechado]
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Modo de seleção [tópico fechado]
E ai pessoal?
Oq eu quero fazer é assim: quando um objeto está selecionado ele muda de sprite, simples não?
Mas o problema está em que eu queria que ele mudasse para uma imagem que vai sobrepor a imagem do objeto somente na parte que não há transparecia, ou seja, essa imagem vai sobrepor qualquer imagem de qualquer tamanho mas somente onde está pintado.
Complicou não é?
Bom qualquer solução vale (sprite, texture, draw) desde ja agradeço e eu sei que a pergunta é complicada pelo menos pra mim
Oq eu quero fazer é assim: quando um objeto está selecionado ele muda de sprite, simples não?
Mas o problema está em que eu queria que ele mudasse para uma imagem que vai sobrepor a imagem do objeto somente na parte que não há transparecia, ou seja, essa imagem vai sobrepor qualquer imagem de qualquer tamanho mas somente onde está pintado.
Complicou não é?
Bom qualquer solução vale (sprite, texture, draw) desde ja agradeço e eu sei que a pergunta é complicada pelo menos pra mim
Última edição por eubruno em Sex 25 Nov 2011, 12:17, editado 1 vez(es)
eubruno- Data de inscrição : 06/11/2011
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Re: Modo de seleção [tópico fechado]
Bem difícil. Mas tem uma coisa, como você quer que a imagem sobreponha só onde o alpha é 0? Se fosse pra pintar essa área, tudo bem. Mas uma sprite... Mas talvez você queira que a imagem sobreponha e seja diminuida (ou aumentada) até o tamanho da sprite.
Caso 1: Pintar a area.
É fácil fazer isso, só usar image_blend, ele automaticamente é o tamanho da sprite.
Bem, você pode ir na config's da sprite que esta agora e mudar a bonding_box para Automatic. Aí você, no DRAW:
Até mais!
Caso 1: Pintar a area.
É fácil fazer isso, só usar image_blend, ele automaticamente é o tamanho da sprite.
- Código:
image_blend=c_red
Bem, você pode ir na config's da sprite que esta agora e mudar a bonding_box para Automatic. Aí você, no DRAW:
- Código:
sx=sprite_get_bbox_left(spr)
sy=sprite_get_bbox_top(spr)
sw=sprite_get_bbox_right(spr)/sprite_get_width(spr)
sh=sprite_get_bbox_bottom(spr)/sprite_get_height(spr)
draw_sprite_ext(spr,0,sx,sy,sw,sh,0,c_white,1)
Até mais!
Re: Modo de seleção [tópico fechado]
Luiz nesse caso eu vou ter que declarar todas as sprites em que ele (o objeto selecionador) se encontra em cima?
eubruno- Data de inscrição : 06/11/2011
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Re: Modo de seleção [tópico fechado]
eubruno escreveu:eu queria que ele mudasse para uma imagem que vai sobrepor a imagem do objeto somente na parte que não há transparecia, ou seja, essa imagem vai sobrepor qualquer imagem de qualquer tamanho mas somente onde está pintado.
Ou eu ou o luiz_eldorado entendemos errado. A meu ver, você tem uma base e que jogar uma imagem por cima, tipo pregar um adesivo na cara da sprite, como esses jogos de tunar carros. Se a sprite for totalmente branca, ficaluiz_eldorado escreveu:Bem difícil. Mas tem uma coisa, como você quer que a imagem sobreponha só onde o alpha é 0?
Se eu entendi corretamente, o que você precisa é o seguinte:
1 - crie 2 surfaces, do tamanho da sprite
2 - numa surface, que será usada como uma faca, deixe ela toda branca exceto onde há a sprite
- Código:
surface_set_target(faca);
draw_clear(c_white);
draw_set_blend_mode(bm_subtract)
draw_sprite(sprite_original, 0, x, y); //ajuste os valores pra sprite encaixar direitinho
draw_set_blend_mode(bm_normal);
surface_reset_target();
- Código:
surface_set_target(novaSprite)
draw_clear(c_white);
draw_sprite(sprite_original, 0, x, y); //ajuste os valores pra sprite encaixar direitinho
draw_sprite(decalque, 0, x, y); //ajuste os valores pra sprite encaixar direitinho
draw_set_blend_mode(bm_subtract)
draw_surface(faca, 0, 0);
draw_set_blend_mode(bm_normal);
surface_reset_target();
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Re: Modo de seleção [tópico fechado]
Bem saim eu acredito que esse código vai me ajudar mas antes de apenas colocar os códigos no jogo e rodar pra ver oq acontece, eu vou dar uma olhada no seu tutorial de surfaces depois eu volto aqui pra ver se funciona.
EDIT: Bom eu ainda não consegui resolver essa parte mas como eu ainda não decidi como eu vou fazer essa parte especifica do meu jogo acho melhor trancar esse tópico e quem sabe, depois que a engine do meu jogo estiver pronta eu ressuscite ou crie um novo tópico (depende do que a moderação deixar )
EDIT: Bom eu ainda não consegui resolver essa parte mas como eu ainda não decidi como eu vou fazer essa parte especifica do meu jogo acho melhor trancar esse tópico e quem sabe, depois que a engine do meu jogo estiver pronta eu ressuscite ou crie um novo tópico (depende do que a moderação deixar )
eubruno- Data de inscrição : 06/11/2011
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