GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» player não consegue andar
por lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33

» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22

» Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31

» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23

» Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49

» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58

» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36

» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36

» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33

» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51

» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28

» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18

» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08

» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10

» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16

» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40

» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01

» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45

» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34

» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28

» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48

» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54

» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14

» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50


[thyago tuto]tutorial de proporção parte1

3 participantes

Ir para baixo

[thyago tuto]tutorial de proporção parte1 Empty [thyago tuto]tutorial de proporção parte1

Mensagem por Thyago Sáb 15 Out 2011, 10:19

.Nome: Tutorial proporção parte 1
Descrição: mistura de game maker com matematica
Nível de dificuldade: depende o ponto de vista,se entender de matematica se torna médio senão dificil;
Requerimentos: Versão do GM 6/7/8 - Pro/Lite
Desenvolvimento: parte 1 de 10

.Respondendo uma pergunta resolvi fazer um tutoial,sobre proporção,matematica aplicada no game maker.

exemplo 1:Fiz um jogo de rpg,como faço para tirar energia do adversario conforme meu ataque.
formula:x=a*(b/c)
Código:
a=valor_inicial_do_meu_ataque;
b=meu_ataque
c=defesa_do_adversario
x=valor_da_energia_tirada;

.Por exemplo o valor_inicial_do_meu_ataque=10
formula
valor_da_energia_tirada=10.....

Sempre que seu ataque for igual a defesa do inimigo o valor_da_energia_tirada=valor_inicial_do_meu_ataque...

Meu ataque é 8 e a defesa do inimigo é 8.
formula
Código:
valor_da_energia_tirada=10*(8/8)
valor_da_energia_tirada=10*(1) 
valor_da_energia_tirada=10.

.Meu ataque é 8 e a defesa do inimigo é 7.

formula
Código:
valor_da_energia_tirada=10*(8/7)
valor_da_energia_tirada=10*(1.142857...) 
valor_da_energia_tirada=11.428571

.Meu ataque é 7 e a defesa do inimigo é 8.
formula
Código:
valor_da_energia_tirada=10*(7/8)
valor_da_energia_tirada=10*(0.875...) 
valor_da_energia_tirada=8.75.

.Como podem perceber o valor_da_energia_tirada vai depender do seu ataque e da defesa do adversario.
.Se voce quiser arredondar o valor para numeros inteiros.

arredondar para baixo
Código:
valor_da_energia_tirada=floor(10*(7/8))

arredondar para cima
Código:
valor_da_energia_tirada=ceil(10*(7/8))

você pode variar um pouco o valor assim
Código:
valor_da_energia_tirada=(10*(7/8))*irandom_range(0.9,1.1)

.Isso vai dar uma variação de 10% para mais ou para menos.




.Espero que seja util para alguém,até o proximo Happy
Thyago
Thyago

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : D+B+B+C+A
Data de inscrição : 24/08/2009
Reputação : 31
Número de Mensagens : 1101
Prêmios : [thyago tuto]tutorial de proporção parte1 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 1 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[thyago tuto]tutorial de proporção parte1 Empty Re: [thyago tuto]tutorial de proporção parte1

Mensagem por delta games Sáb 15 Out 2011, 16:25

muito bom cara, poste outros tutoriais!

@EDIT por Grotle
Faça comentários mais construtivos, mensagens sem conteúdo são consideradas flood.
Tome cuidado, sua barra de warn já está quase no fim.
Usuário alertado.
delta games
delta games

Data de inscrição : 08/10/2011
Reputação : 1
Número de Mensagens : 70
Prêmios : [thyago tuto]tutorial de proporção parte1 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[thyago tuto]tutorial de proporção parte1 Empty Re: [thyago tuto]tutorial de proporção parte1

Mensagem por Dancity Sáb 15 Out 2011, 19:37

Muito bom, o tutorial está organizado bem formatado e com um bom valor informativo. Como também não vi nenhum tutorial sobre esse assunto aqui na GMBR. Está aprovado!

Parabéns, Continue assim!
Dancity
Dancity

Games Ranking : Nota A

Notas recebidas : A
Data de inscrição : 11/01/2009
Reputação : 8
Número de Mensagens : 1340
Prêmios : [thyago tuto]tutorial de proporção parte1 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

[thyago tuto]tutorial de proporção parte1 Empty Re: [thyago tuto]tutorial de proporção parte1

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos