Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
[thyago tuto]tutorial de proporção parte1
3 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
[thyago tuto]tutorial de proporção parte1
.Nome: Tutorial proporção parte 1
Descrição: mistura de game maker com matematica
Nível de dificuldade: depende o ponto de vista,se entender de matematica se torna médio senão dificil;
Requerimentos: Versão do GM 6/7/8 - Pro/Lite
Desenvolvimento: parte 1 de 10
.Respondendo uma pergunta resolvi fazer um tutoial,sobre proporção,matematica aplicada no game maker.
exemplo 1:Fiz um jogo de rpg,como faço para tirar energia do adversario conforme meu ataque.
formula:x=a*(b/c)
.Por exemplo o valor_inicial_do_meu_ataque=10
formula
valor_da_energia_tirada=10.....
Sempre que seu ataque for igual a defesa do inimigo o valor_da_energia_tirada=valor_inicial_do_meu_ataque...
Meu ataque é 8 e a defesa do inimigo é 8.
formula
.Meu ataque é 8 e a defesa do inimigo é 7.
formula
.Meu ataque é 7 e a defesa do inimigo é 8.
formula
.Como podem perceber o valor_da_energia_tirada vai depender do seu ataque e da defesa do adversario.
.Se voce quiser arredondar o valor para numeros inteiros.
arredondar para baixo
arredondar para cima
você pode variar um pouco o valor assim
.Isso vai dar uma variação de 10% para mais ou para menos.
.Espero que seja util para alguém,até o proximo
Descrição: mistura de game maker com matematica
Nível de dificuldade: depende o ponto de vista,se entender de matematica se torna médio senão dificil;
Requerimentos: Versão do GM 6/7/8 - Pro/Lite
Desenvolvimento: parte 1 de 10
.Respondendo uma pergunta resolvi fazer um tutoial,sobre proporção,matematica aplicada no game maker.
exemplo 1:Fiz um jogo de rpg,como faço para tirar energia do adversario conforme meu ataque.
formula:x=a*(b/c)
- Código:
a=valor_inicial_do_meu_ataque;
b=meu_ataque
c=defesa_do_adversario
x=valor_da_energia_tirada;
.Por exemplo o valor_inicial_do_meu_ataque=10
formula
valor_da_energia_tirada=10.....
Sempre que seu ataque for igual a defesa do inimigo o valor_da_energia_tirada=valor_inicial_do_meu_ataque...
Meu ataque é 8 e a defesa do inimigo é 8.
formula
- Código:
valor_da_energia_tirada=10*(8/8)
valor_da_energia_tirada=10*(1)
valor_da_energia_tirada=10.
.Meu ataque é 8 e a defesa do inimigo é 7.
formula
- Código:
valor_da_energia_tirada=10*(8/7)
valor_da_energia_tirada=10*(1.142857...)
valor_da_energia_tirada=11.428571
.Meu ataque é 7 e a defesa do inimigo é 8.
formula
- Código:
valor_da_energia_tirada=10*(7/8)
valor_da_energia_tirada=10*(0.875...)
valor_da_energia_tirada=8.75.
.Como podem perceber o valor_da_energia_tirada vai depender do seu ataque e da defesa do adversario.
.Se voce quiser arredondar o valor para numeros inteiros.
arredondar para baixo
- Código:
valor_da_energia_tirada=floor(10*(7/8))
arredondar para cima
- Código:
valor_da_energia_tirada=ceil(10*(7/8))
você pode variar um pouco o valor assim
- Código:
valor_da_energia_tirada=(10*(7/8))*irandom_range(0.9,1.1)
.Isso vai dar uma variação de 10% para mais ou para menos.
.Espero que seja util para alguém,até o proximo
Thyago- Games Ranking :
Notas recebidas : D+B+B+C+A
Data de inscrição : 24/08/2009
Reputação : 31
Número de Mensagens : 1101
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [thyago tuto]tutorial de proporção parte1
muito bom cara, poste outros tutoriais!
@EDIT por Grotle
Faça comentários mais construtivos, mensagens sem conteúdo são consideradas flood.
Tome cuidado, sua barra de warn já está quase no fim.
Usuário alertado.
@EDIT por Grotle
Faça comentários mais construtivos, mensagens sem conteúdo são consideradas flood.
Tome cuidado, sua barra de warn já está quase no fim.
Usuário alertado.
delta games- Data de inscrição : 08/10/2011
Reputação : 1
Número de Mensagens : 70
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [thyago tuto]tutorial de proporção parte1
Muito bom, o tutorial está organizado bem formatado e com um bom valor informativo. Como também não vi nenhum tutorial sobre esse assunto aqui na GMBR. Está aprovado!
Parabéns, Continue assim!
Parabéns, Continue assim!
Dancity- Games Ranking :
Notas recebidas : A
Data de inscrição : 11/01/2009
Reputação : 8
Número de Mensagens : 1340
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» [thyago tuto]Modo de seleção por area
» [Tutorial]Fazendo blocos de boa qualidade-Parte1
» [thyago tuto]seguir o mouse com a sprite certa
» [Mini-TUTO] Como fazer um bom tutorial
» [tuto]fazer o player andar clikando com o mouse[tuto]
» [Tutorial]Fazendo blocos de boa qualidade-Parte1
» [thyago tuto]seguir o mouse com a sprite certa
» [Mini-TUTO] Como fazer um bom tutorial
» [tuto]fazer o player andar clikando com o mouse[tuto]
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos