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Cenário com movimento
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Cenário com movimento
Como faço para colocar varios GIF de fundo como cenário para que ele tenha movimento?
ARR- Data de inscrição : 27/07/2010
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Re: Cenário com movimento
O GM não possui exatamente um suporte para se fazer um background (fundo) animado. Mas para contornar isso, pode-se usar um objeto que fique no fundo do jogo fazendo isso por você.
O sprite desse objeto deve ser do tamanho da view se estiver usando views, ou do tamanho da fase se NÃO estiver usando views.
Para começar, vamos modificar a profundidade desse objeto. Então coloque no create:
depth = -1000 //altera a profundidade do objeto, deixando-o ao fundo
Nesse código, quanto menor for o número, mais ao fundo o objeto ficará, para ser mais fácil compreender, números negativos o deixam ao fundo e números positivo o deixam na frente. Isso é claro, se estiver configurado como 0.
Agora, se você estiver usando views, coloque no step desse objeto:
x = view_xview; //anda conforme a posição x da view
y = view_yview; //anda conforme a posição y da view
E se NÃO estiver usando views, simplesmente coloque o objeto na room de forma que fique posicionado corretamente.
O sprite desse objeto deve ser do tamanho da view se estiver usando views, ou do tamanho da fase se NÃO estiver usando views.
Para começar, vamos modificar a profundidade desse objeto. Então coloque no create:
depth = -1000 //altera a profundidade do objeto, deixando-o ao fundo
Nesse código, quanto menor for o número, mais ao fundo o objeto ficará, para ser mais fácil compreender, números negativos o deixam ao fundo e números positivo o deixam na frente. Isso é claro, se estiver configurado como 0.
Agora, se você estiver usando views, coloque no step desse objeto:
x = view_xview; //anda conforme a posição x da view
y = view_yview; //anda conforme a posição y da view
E se NÃO estiver usando views, simplesmente coloque o objeto na room de forma que fique posicionado corretamente.
fonetico- Data de inscrição : 05/10/2009
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Re: Cenário com movimento
vc nao pode usar gifs animados em backgrounds. o que vc pode fazer é criar objetos separados que irão compor o cenário. E mudar suas profundidades (depth). obs: falaram quando eu estava digitando hehehe...
pelo menos é o que eu faço nos meus jogos. se tiver uma forma me perdoem hehehe
pelo menos é o que eu faço nos meus jogos. se tiver uma forma me perdoem hehehe
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