Entrar
Últimos assuntos
» Servidor de Discord do fórum?por Super Games Ontem à(s) 01:27
» Problemas com a caixa de diálogo, ela é pequena e as letras não cabem dentro
por Rukasu777 Qui 16 maio 2024, 18:10
» Problemas com particulas
por RastaMaan Dom 12 maio 2024, 17:03
» Problema ao entrar por uma porta e voltar por ela
por aminaro Seg 06 maio 2024, 10:08
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43
» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18
» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
[RESOLVIDO]editando cenário
5 participantes
Página 1 de 1
[RESOLVIDO]editando cenário
e aí galera;
Sabe...to fazendo jogo de plataforma (tipo mário) e gostaria de saber como tornar os objetos da sala 'sólidos', mas sem que o personagem 'cole' neles (digo 'cole' pq quando faço tipo uma plataforma com o obj_chão, o player simplesmente cola nela) não sei qual é o código, já tentei e não consegui
poderiam me ajudar?
Sabe...to fazendo jogo de plataforma (tipo mário) e gostaria de saber como tornar os objetos da sala 'sólidos', mas sem que o personagem 'cole' neles (digo 'cole' pq quando faço tipo uma plataforma com o obj_chão, o player simplesmente cola nela) não sei qual é o código, já tentei e não consegui
poderiam me ajudar?
Última edição por GuiEdu em Qui 24 Jun 2010, 23:43, editado 1 vez(es)
GuiEdu- Data de inscrição : 04/06/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 505
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [RESOLVIDO]editando cenário
coloca em colisão com o chão
- Código:
move_contact_solid(direction,12)
speed=0
hacker- Data de inscrição : 08/06/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 27
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [RESOLVIDO]editando cenário
é isso q tô usando, mas tipo, quando ele encosta por exemplo numa parede com esse código se ficar pressionando tecla ele não desliza ele 'cola'. :|
....
o problema que estou tendo é que quando o player cai no 'buraco', se encostar no lado do bloco e pressionar direita (por exemplo) ele não cai, fica grudado
....
o problema que estou tendo é que quando o player cai no 'buraco', se encostar no lado do bloco e pressionar direita (por exemplo) ele não cai, fica grudado
GuiEdu- Data de inscrição : 04/06/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 505
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [RESOLVIDO]editando cenário
coloca assim
cria um object e coloca no contorno da onde que o player tem que cair e coloca player colisão com o object coloca vspeed-=5
e coloca gravity no seu jogo para dar certo
cria um object e coloca no contorno da onde que o player tem que cair e coloca player colisão com o object coloca vspeed-=5
e coloca gravity no seu jogo para dar certo
hacker- Data de inscrição : 08/06/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 27
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [RESOLVIDO]editando cenário
num intendi, como assim?Isaias escreveu:coloque uma mask quadrada no sprite :]
GuiEdu- Data de inscrição : 04/06/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 505
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [RESOLVIDO]editando cenário
GuiEdu escreveu:num intendi, como assim?Isaias escreveu:coloque uma mask quadrada no sprite :]
Quando clicar no Sprite vá em Mask e ao invés de Precise utilize Rectangle.
Verifique também se no objeto a opção Solid está selecionada.
Re: [RESOLVIDO]editando cenário
nada feito com Mask : Rectangle
GuiEdu- Data de inscrição : 04/06/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 505
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [RESOLVIDO]editando cenário
clica em show infoo e manda o codigo
hacker- Data de inscrição : 08/06/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 27
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [RESOLVIDO]editando cenário
Isso é bem simples de resolver, tem duas situações possiveis:
1º: Se você faz o objeto se mover apenas trocando seu posicionamento "X" e "Y":
Coloque antes do código que faz o objeto se mover para os lados uma condição de estar livre à frente:
EX: No evento keypress LEFT
2º: Se você faz o movimento do objeto por hspeed e vspeed, apenas coloque o seguinte código no evento STEP do objeto em questão:
Caso isso não resolva, então o problema deve estar na MASK usada para as colisões !
1º: Se você faz o objeto se mover apenas trocando seu posicionamento "X" e "Y":
Coloque antes do código que faz o objeto se mover para os lados uma condição de estar livre à frente:
EX: No evento keypress LEFT
- Código:
if place_free(x-5,y) // Se estiver livre 5px à esquerda
{
x-=5
}
- Código:
if place_free(x+5,y) // Se estiver livre 5px à frente
{
x+=5
}
2º: Se você faz o movimento do objeto por hspeed e vspeed, apenas coloque o seguinte código no evento STEP do objeto em questão:
- Código:
if place_free(x+hspeed,y) // Se estiver livre o número de px igual a sua velocidade
{
hspeed=0
}
Caso isso não resolva, então o problema deve estar na MASK usada para as colisões !
Denis Lemos- Data de inscrição : 17/05/2009
Reputação : 1
Número de Mensagens : 938
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Unity
- C#
- Godot
- C ou C++
Re: [RESOLVIDO]editando cenário
não entendi bem seu codigo denis mas e tente assim coloca gravity em seu player pronto depois e cria um object e ele coloca os seguinte codigo
o object dos lado da onde q object cai
- Código:
motion_set(270,2);
o object dos lado da onde q object cai
hacker- Data de inscrição : 08/06/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 27
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: [RESOLVIDO]editando cenário
deu certo Denis
porém mudei uma coisa
deixei assim ó:
if not place_free(x+5,y) && direita = true && keyboard_check(vk_anykey)
{
hspeed = 0
}
if not place_free(x-5,y) && esquerda = true && keyboard_check(vk_anykey)
{
hspeed = 0
}
coloquei keyboard_check(vk_anykey) pq tava colando na parede se apertasse duas teclas (no caso ctrl+right)
não sei pq, mas exatamente como vc fez não 'funfo'
Muito obrigado
Resolvido, podem trancar o topico
porém mudei uma coisa
deixei assim ó:
if not place_free(x+5,y) && direita = true && keyboard_check(vk_anykey)
{
hspeed = 0
}
if not place_free(x-5,y) && esquerda = true && keyboard_check(vk_anykey)
{
hspeed = 0
}
coloquei keyboard_check(vk_anykey) pq tava colando na parede se apertasse duas teclas (no caso ctrl+right)
não sei pq, mas exatamente como vc fez não 'funfo'
Muito obrigado
Resolvido, podem trancar o topico
GuiEdu- Data de inscrição : 04/06/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 505
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» Aula 10 - Blender 3D 2.5 - Editando Edge e Face
» Montando cenario
» Como importando e exportando e editando scripts
» Cenário enorme
» Cenário com movimento
» Montando cenario
» Como importando e exportando e editando scripts
» Cenário enorme
» Cenário com movimento
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|