Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
Como importando e exportando e editando scripts
5 participantes
Página 1 de 1
Como importando e exportando e editando scripts
Ei galera alguem sabe como Importar um script e executar todas as suas funções e edita-los e salvando em arquivo?
Yrazonn- Data de inscrição : 04/11/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 51
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Como importando e exportando e editando scripts
Ei galera alguem sabe como Importar um script e executar todas as suas funções e edita-los e salvando em arquivo?
Cria um script depois clica na pasta do lado do V' selecione o script salvo em txt é ele abrirar "
EDIT: ! nossa que erro, quando você falou script estava pensando em outro "
Última edição por Witen em Dom 27 maio 2012, 12:03, editado 1 vez(es)
Re: Como importando e exportando e editando scripts
Ei galera alguem sabe como Importar um script e executar todas as suas funções e edita-los e salvando em arquivo?
Pra executar um arquivo como se fosse um script, você usa a função:
- Código:
execute_file("arquivo", argumento1, argumento2, argumento3, ...)
Daí é só usar os scripts como arquivos, é mais fácil pra editar em tempo de execução do jogo. Se você quiser exportar todos os teus scripts pra arquivos separados (não é aquela opção "export scripts"), usa isso no evento de criação de algum objeto:
- Código:
var A, Text, ScriptFile, Directory;
Directory := get_directory('');
for (A := 0; A < 1000; A += 1)
begin
if script_exists(A)
begin
Text = script_get_text(A);
ScriptFile = file_text_open_write(Directory + '\' + script_get_name(A) + '.gml');
file_text_write_string(ScriptFile, Text);
file_text_close(ScriptFile);
end;
end;
GameMakerTutoriais- Data de inscrição : 29/01/2011
Reputação : 26
Número de Mensagens : 800
Prêmios :
x 0 x 4 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Como importando e exportando e editando scripts
Uma dica Ninja, já que vai repetir isso 1000 vezes, pode dar um lag bem grande. Mas você poderia colocar um break depois que o script não existir:Ninja8086 escreveu:
- Código:
var A, Text, ScriptFile, Directory;
Directory := get_directory('');
for (A := 0; A < 1000; A += 1)
begin
if script_exists(A)
begin
Text = script_get_text(A);
ScriptFile = file_text_open_write(Directory + '\' + script_get_name(A) + '.gml');
file_text_write_string(ScriptFile, Text);
file_text_close(ScriptFile);
end;
end;
- Código:
var A, Text, ScriptFile, Directory;
Directory := get_directory('');
for (A := 0; A < 1000; A += 1)
begin
if script_exists(A)
{
Text = script_get_text(A);
ScriptFile = file_text_open_write(Directory + '\' + script_get_name(A) + '.gml');
file_text_write_string(ScriptFile, Text);
file_text_close(ScriptFile);
}
else
{
break;
}
end;
* Eu coloque { e } pra poder usar o else, pois acho que com begin e end, não dá pra usar else.
Até mais!
Re: Como importando e exportando e editando scripts
luiz_eldorado escreveu:Uma dica Ninja, já que vai repetir isso 1000 vezes, pode dar um lag bem grande. Mas você poderia colocar um break depois que o script não existir:
O 1000 foi proposital. Em alguns casos não dá pra colocar o break porque quando você exclui um recurso, o "id" dele fica inutilizado, mas os que foram criados depois dele naturalmente ainda valem.
Por exemplo. Digamos que você tenha os recursos com ids 1, 2 e 3. Se você excluir o que tem id 2, o seu script vai parar nele e não vai exportar o que tem id 3.
GameMakerTutoriais- Data de inscrição : 29/01/2011
Reputação : 26
Número de Mensagens : 800
Prêmios :
x 0 x 4 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Como importando e exportando e editando scripts
Cara, meu jogo genérico é exatamente isso, a execução de vários e vários arquivos .txt (na verdade, é só um arquivo .txt, os demais são executados porque ESSE UM contém um código que manda executá-los).
Lembre-se que as funções "execute_file" e "execute_string" são meio lentas, portanto você só vai querer usá-las de vez em quando. Entretanto, se usar uma função dessas pra criar objetos e adicionar eventos, só vai precisar delas uma vez no jogo.
Pra importar um script em .txt pra dentro do arquivo .gmk, você altera a extensão dele para .gml e escreve, na primeira linha,
Quando você for na opção de importar scripts, ele aparecerá entre as opções e poderá ser importado. Não me lembro muito bem como é isso, mas acho que é só escolher o arquivo e pronto, o script aparece na pasta correta.
Você pode armazenar vários scripts no mesmo arquivo. A cada linha "#define", o programa entenderá que se trata de um script diferente. Não sei se existe a opção de importar apenas alguns scripts do arquivo.
Lembre-se que as funções "execute_file" e "execute_string" são meio lentas, portanto você só vai querer usá-las de vez em quando. Entretanto, se usar uma função dessas pra criar objetos e adicionar eventos, só vai precisar delas uma vez no jogo.
Pra importar um script em .txt pra dentro do arquivo .gmk, você altera a extensão dele para .gml e escreve, na primeira linha,
substituindo apenas "nomeDoScript" pelo nome que você quiser que o script seja importado.#define nomeDoScript
Quando você for na opção de importar scripts, ele aparecerá entre as opções e poderá ser importado. Não me lembro muito bem como é isso, mas acho que é só escolher o arquivo e pronto, o script aparece na pasta correta.
Você pode armazenar vários scripts no mesmo arquivo. A cada linha "#define", o programa entenderá que se trata de um script diferente. Não sei se existe a opção de importar apenas alguns scripts do arquivo.
saim- Games Ranking :
Notas recebidas : C-D-A-B
Data de inscrição : 14/01/2011
Reputação : 136
Número de Mensagens : 3033
Prêmios :
x 1 x 6 x 0
x 1 x 0 x 3
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» [Pedido] Alguem pode me ajudar com os scripts {scripts}
» [Scripts] Simple Scripts
» Exportando modelos 3D para o GM
» Importando de uma pasta compactada!?
» [RESOLVIDO]editando cenário
» [Scripts] Simple Scripts
» Exportando modelos 3D para o GM
» Importando de uma pasta compactada!?
» [RESOLVIDO]editando cenário
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos