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[Pedido] Alguem pode me ajudar com os scripts {scripts}

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Mensagem por uriel.56 Qui 29 Abr 2010, 10:32

Shocked

:arrow: Pra quê servem os scripts ?

:arrow: Me dá alguns comandos

:arrow: Um exemplo de um jogo de scripts!


Idea Se poder me ajudar, ajuda muito, tá !
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Mensagem por Markituh Qui 29 Abr 2010, 11:08

Para que servem?
Os scripts é são um conjunto de códigos que facilitam a vida do maker. Com os scripts,não é preciso digitar o mesmo código toda santa vez,só é executar o script.
Alguns comandos
Não tem nenhuma novidade aqui. São códigos como qualquer outro usado em qualquer objeto.
Exemplo de scripts
Este aqui é do Treasure,um jogo de exemplo que vem com o GM:
Código:
// This script adapts the direction of the monster
// when it comes at a possible crossing
{
  if (hspeed == 0)
  {
    if (random(3)<1 && place_free(x-4,y))
      { hspeed = -4; vspeed = 0;}
    if (random(3)<1 && place_free(x+4,y))
      { hspeed =  4; vspeed = 0;}
  }
  else
  {
    if (random(3)<1 && place_free(x,y-4))
      { hspeed = 0; vspeed = -4;}
    if (random(3)<1 && place_free(x,y+4))
      { hspeed = 0; vspeed =  4;}
  }
}
Este script serve para a movimentação do inimigo. A sua função é: Assim que o objeto encontrar um espaço em que ele possa passar,ele vai para aquele espaço.
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Mensagem por Jiraya Qui 29 Abr 2010, 11:21

o scripts, são códigos flexiveis onde vc pode chamalos em qualquer objeto, sem dar o trabalho de escreve todos os códigos de novo.
por exemplo
crie um scritp
e coloque o nome de draw
use isso nele
Código:

draw_sprite_ext(argument0,argument1,x,y,image_xscale,image_yscale,image_blend,image_alpha)
//os argumentos são para vc modificar quando vc chamar o script no objeto
agora cria um objeto
e coloque uma sprite qualquer nele
depois add evento draw
e difite isso
Código:

draw(sprite_index,image_index )
//sprite_index=argument0
//image_index=argument1
//isso é só um exemplo. =D
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Mensagem por Convidad Sex 30 Abr 2010, 00:52

Scripts são como se fossem "pedaços" de código. Suponha que você tenha em seu jogo dois objetos, o objeto A e o objeto B. Ao invés de digitar um mesmo código do objeto A no B, você pode criar um script e usá-lo em ambos.

São "funções" que você mesmo programa. Por exemplo, vamos criar uma função simples que retorna se um número inteiro é par ou impar. Se for par, o script retornará o valor true, caso contrário false.

Isso vai no script. O "argument0" será usado quando "chamarmos" esse script. O nome desse script será "par".
Código:
if frac(argument0/2) > 0 return (false) else return(true);

Daí podemos usá-lo a qualquer momento assim:

Código:
if par(valor_qualquer) = true then show_message('Esse número é par!');

Em resumo. São funções ou operações que podem ser usadas diversas vezes no decorrer do jogo, nos poupando de ter que digitá-las mais de uma vez.
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