Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
Script-fazendo gravidade sem usar gravity
+4
fonetico
Henrique-HB
Fuzenrad
The Wizard
8 participantes
Página 1 de 1
Script-fazendo gravidade sem usar gravity
é muito simples fazer gravidade sem usar gravity é só botar no step
- Código:
if place_free(x,y+1) {vspeed+=0.5}
else
{vspeed=0}
Última edição por Guga games em Sex 20 Ago 2010, 21:31, editado 1 vez(es)
The Wizard- Games Ranking :
Notas recebidas : B
Data de inscrição : 24/03/2010
Reputação : 17
Número de Mensagens : 1129
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 1
x 0 x 0 x 0
Re: Script-fazendo gravidade sem usar gravity
Não, pelo contrário, é bastante parecido, é um substitutivo muito simples para a função gravity do Game Maker. Mas o código contém um pequeno erro, quase que imperceptível. No caso ele se moverá em uma velocidade de 0.5 (o que é muito baixo) demoraria uma eternidade se a altura for relativamente grande, a correção seria:
if place_free(x,y+1) { vspeed+=0.5 }
else {vspeed=0}
Lembrando que += é diferente de =+, na primeira é somado ao valor da variável +0.5, na segunda o valor 0.5 é constante.
(Editado)
Opa, o Henrique apagou o post e ficou meio confuso, ele havia dito que a função não seria parecida com gravidade por ser constante.
if place_free(x,y+1) { vspeed+=0.5 }
else {vspeed=0}
Lembrando que += é diferente de =+, na primeira é somado ao valor da variável +0.5, na segunda o valor 0.5 é constante.
(Editado)
Opa, o Henrique apagou o post e ficou meio confuso, ele havia dito que a função não seria parecida com gravidade por ser constante.
Última edição por Fuzenrad em Sex 20 Ago 2010, 20:32, editado 1 vez(es)
Fuzenrad- Games Ranking :
Notas recebidas : A-A-A-A-B
Data de inscrição : 04/07/2010
Reputação : 46
Número de Mensagens : 1063
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 1
x 0 x 0 x 0
Re: Script-fazendo gravidade sem usar gravity
Fuzenrad, eu apaguei pq tinha lido o post errado, depois percebi que iria somando no valor
Desculpa
Desculpa
Henrique-HB- Data de inscrição : 23/06/2008
Reputação : 6
Número de Mensagens : 114
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker Studio 2.0
- Unity
Re: Script-fazendo gravidade sem usar gravity
Não foi nada, as vezes acontece mesmo.
Fuzenrad- Games Ranking :
Notas recebidas : A-A-A-A-B
Data de inscrição : 04/07/2010
Reputação : 46
Número de Mensagens : 1063
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 1
x 0 x 0 x 0
Re: Script-fazendo gravidade sem usar gravity
Se não se incomoda, vou mover este tópico para a seção de scripts, porque ele está mais para script do que para tutorial
Tópico movido!
fonetico- Data de inscrição : 05/10/2009
Reputação : 7
Número de Mensagens : 1830
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Script-fazendo gravidade sem usar gravity
é mesmo e já editei =+ para +=
The Wizard- Games Ranking :
Notas recebidas : B
Data de inscrição : 24/03/2010
Reputação : 17
Número de Mensagens : 1129
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 1
x 0 x 0 x 0
Re: Script-fazendo gravidade sem usar gravity
Mas e se o movimento for de forma orbital como no Mario Galaxy?
E se o programador precisasse mudar a direção da gravidade?
E se no jogo, um planeta precisa puxar um asteroide com sua força de gravidade, considerando que ele estivesse exatamente em cima do planeta a 90º daria certo mas se fosse em ângulos diferentes?
Bom, as três perguntas são basicamente a mesma coisa: e quanto a direção da gravidade?
Não pode se esquecer disso.
E se o programador precisasse mudar a direção da gravidade?
E se no jogo, um planeta precisa puxar um asteroide com sua força de gravidade, considerando que ele estivesse exatamente em cima do planeta a 90º daria certo mas se fosse em ângulos diferentes?
Bom, as três perguntas são basicamente a mesma coisa: e quanto a direção da gravidade?
Não pode se esquecer disso.
Re: Script-fazendo gravidade sem usar gravity
Mas e se o movimento for de forma orbital como no Mario Galaxy?
E se o programador precisasse mudar a direção da gravidade?
Você teria que fazer cálculos baseados em Seno/Cosseno,e mudar o HSpeed e o Vspeed,claro que seria muito complicado,teria que se fazer funções , se não seria muito código desperdiçado..
@Topic
Legal você postar isso porque o gm tem tantas possibilidades,vlw !
[B]runO~- Data de inscrição : 09/08/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 4
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Script-fazendo gravidade sem usar gravity
É, mas gravidade não é velocidade vertical.
Se fosse assim todo mundo que mora no sul e nos lados do planeta cairiam para o espaço.
Foi uma critica meio que na brincadeira mas não dá para subir gravidade apenas com velocidade vertical.
Também não seria difícil usar trigonometria para calcular vspeed e hspeed.
É só um toque. xD
É por isso que existe gravity e v_speed.
Se fosse assim todo mundo que mora no sul e nos lados do planeta cairiam para o espaço.
Foi uma critica meio que na brincadeira mas não dá para subir gravidade apenas com velocidade vertical.
Também não seria difícil usar trigonometria para calcular vspeed e hspeed.
- Código:
hspeed += cos(degtorad(angulo))*velocidade;
vspeed += -sin(degtorad(angulo))*velocidade;
É só um toque. xD
É por isso que existe gravity e v_speed.
Re: Script-fazendo gravidade sem usar gravity
Se for um jogo baseado numa engine de plataforma o vspeed faz parte sim da "gravidade"
E o gravity e o vspeed trabalham em conjunto.. não trabalham ?
EDIT :
Eu disse isso para Jogos 2D desculpa o mal intendido ahuha..
E o gravity e o vspeed trabalham em conjunto.. não trabalham ?
EDIT :
Eu disse isso para Jogos 2D desculpa o mal intendido ahuha..
[B]runO~- Data de inscrição : 09/08/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 4
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Script-fazendo gravidade sem usar gravity
É que gravidade é força de atração, velocidade vertical é... velocidade vertical!
Tipo, mesmo com a ajuda da maça o Newton teve uma trabalheira para estudar a gravidade e como forma de respeito a seu esforço temos que aplicar seu conceito de maneira certa. Acho que foi isso que o Kabeção quis dizer.
Atualmente tem se tornado bem comum os jogos 2D ao estilo Mario Gravity no site da yoyogames. Parece que esse estilo de jogo ganhou bastante popularidade. Tipo esse aqui: http://www.yoyogames.com/games/121810-they-need-to-be-fed
Não é um bom exemplo da diferença entre atração e velocidade vertical? :]
Tipo, mesmo com a ajuda da maça o Newton teve uma trabalheira para estudar a gravidade e como forma de respeito a seu esforço temos que aplicar seu conceito de maneira certa. Acho que foi isso que o Kabeção quis dizer.
Como assim?Eu disse isso para Jogos 2D desculpa o mal intendido ahuha..
Atualmente tem se tornado bem comum os jogos 2D ao estilo Mario Gravity no site da yoyogames. Parece que esse estilo de jogo ganhou bastante popularidade. Tipo esse aqui: http://www.yoyogames.com/games/121810-they-need-to-be-fed
Não é um bom exemplo da diferença entre atração e velocidade vertical? :]
DS Santos- Data de inscrição : 19/05/2010
Reputação : 2
Número de Mensagens : 98
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Script-fazendo gravidade sem usar gravity
O Gravity muda o Vspeed,baseado em cálculos,nada mais é do que o "Simulador" de gravidade,qua através do Vspeed transfere isso pro objeto..
Só não vou poder ver seu exemplo agora pq to de saída mas dps eu vejo ,vlw !
Flw abrass
Só não vou poder ver seu exemplo agora pq to de saída mas dps eu vejo ,vlw !
Flw abrass
[B]runO~- Data de inscrição : 09/08/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 4
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Script-fazendo gravidade sem usar gravity
Kabeção escreveu:vspeed += -sin(degtorad(angulo))*velocidade;
o certo nao seria:
vspeed += +sin(degtorad(angulo))*velocidade;
em vez de negativo é positivo, se nao a velocidade sera negativa...
Pedro Henrique
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: Script-fazendo gravidade sem usar gravity
É isso mesmo.DS Santos escreveu:É que gravidade é força de atração, velocidade vertical é... velocidade vertical!
Tipo, mesmo com a ajuda da maça o Newton teve uma trabalheira para estudar a gravidade e como forma de respeito a seu esforço temos que aplicar seu conceito de maneira certa. Acho que foi isso que o Kabeção quis dizer.Como assim?Eu disse isso para Jogos 2D desculpa o mal intendido ahuha..
Atualmente tem se tornado bem comum os jogos 2D ao estilo Mario Gravity no site da yoyogames. Parece que esse estilo de jogo ganhou bastante popularidade. Tipo esse aqui: http://www.yoyogames.com/games/121810-they-need-to-be-fed
Não é um bom exemplo da diferença entre atração e velocidade vertical? :]
Esta certo sim, o angulo normal da gravidade em um jogo é 270° e não 90° (90 faria ele subir, realmente) e como o plano cartesiano na programação o y é invertido a velocidade deve ser negativa.Pedro Henrique escreveu:Kabeção escreveu:vspeed += -sin(degtorad(angulo))*velocidade;
o certo nao seria:
vspeed += +sin(degtorad(angulo))*velocidade;
em vez de negativo é positivo, se nao a velocidade sera negativa...
Pedro Henrique
Re: Script-fazendo gravidade sem usar gravity
Agora deu pra ver o jogo que me mandaram,como eu disse pra jogos 2D,nada que não de pra fazer com o HSpeed e o VSpeed,e como eu disse denovo,eles não representam a gravidade,vocês tão me entendendo errado...
Mas quanto mais gravidade sobre um objeto,maior a velocidade dele ( Baseado na Distância etc etc.. ) se baseando nisso dá sim pra fazer um simulador de gravidade,e se baseado em sin e cos da pra fazer a direção,as curvas nescessárias e etc,que dá , dá...
Mas quanto mais gravidade sobre um objeto,maior a velocidade dele ( Baseado na Distância etc etc.. ) se baseando nisso dá sim pra fazer um simulador de gravidade,e se baseado em sin e cos da pra fazer a direção,as curvas nescessárias e etc,que dá , dá...
[B]runO~- Data de inscrição : 09/08/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 4
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» Fazendo um jogo de foguete com gravidade...
» C usar gravidade espacial diretamente em uma room?
» Gravidade script e sprite pulo
» [TUTORIAL] Fazendo um jogo de Plataforma em 1 script
» Como usar particulas em script ?
» C usar gravidade espacial diretamente em uma room?
» Gravidade script e sprite pulo
» [TUTORIAL] Fazendo um jogo de Plataforma em 1 script
» Como usar particulas em script ?
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos