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por GabrielXavier Qua 10 Jan 2024, 07:21
Fazendo um jogo de foguete com gravidade...
3 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
Página 1 de 1
Fazendo um jogo de foguete com gravidade...
Quem nunca viu um belo jogo de foguete?
Vou dar um exemplo do que vamos fazer:
Vcs já viram um jogo de foguete que não pode bater nas paredes e para passar de level nós temos que pousar numa plataforma?
Ok se nunca viram não há problema...
Let's go!
Primeiramente vc vai ter que fazer um sprite de:
Um foguete com fogo saindo debaixo dele
Um foguete sem a parte do fogo
Uma parede
Uma plataforma
Uma Explosão
Agora vá no game maker e adicone tudo como sprite...
Após isso use os sprites para fazer os objetos
E coloque o nome deles de:
obj_foguete
obj_foguete2
obj_parede
obj_plataforma
obj_explosão
Agora vamos configurar o obj_foguete:
Clique em add event depois selecione o create.
No create você vai botar o set the gravity (são as duas setas azuis para baixo na aba move)
No set the gravity
Coloque:
Direction: 270
Gravity: 0.2
Ótimo agora vamos colocar a colisão com o obj_plataforma
Para isso vá em add event clique em colision e selecione o obj_plataforma
Agora vá na aba main1 e selecione o change instance (as duas bolas vermelhas e azuis)
No change instace selecione o obj_foguete2 e o perform events yes!
Agora vamos fazer a colisão com a parede
Já sabe né? Add event colison obj_parede
Agora coloque set the gravity
E na janela do set the gravity simplesmente dê ok
Então vc vai ter que ir na aba main1
E selecione o change instance (as duas bolas)
Na janela do change instance coloque
Change into: obj_explosão
Perform events: yes
Ótimo a parte da colisão já chegou ao fim!
Agora vamos fazer os movimentos (mto fácil sem imagens)
Bom os movimentos é a parte mais fácil de se fazer!
Para fazer o up (Sobir) vá em add event clique em key press e selecione uma tecla que irá fazer o foguete sobir (recomendo a seta para cima)
Vá na aba move e selecione o move fixed (aquele bando de seta vermelha cada uma apontando para um lado)
Quando aparecer a janela do move fixed você vai perceber que há várias setas apontando pra horizntal, vertical etc...
e também tem um quadradinho no meio delas.
Selecione a seta que está apontando para cima
E na opção Speed: Altere para 4
Agora dê ok
Para finalizar vá em set the gravity e:
Direction: 270
Gravity: 0
Agora faça isso com as outras direções (esquerde direita baixo)
Mas na parte do move fixed clique nas cetas de cada direção.
(Lembrando que o move fixed é aquele bando de seta vermelha cada uma apontado para um lado)
Para sair da chatice do obj_foguete
Vá em add event realse e depois em any key
agora vá em set the gravity e:
direction: 270
gravity: 0.2
Saímos da chatice do obj_foguete!!!!
Agora vamos pra chatice do obj_foguete2
O obj_foguete2 é mto fácil!!!
Apenas vá em add event clique em colision e selecione o obj_plataforma e depois coloque next room (Uma espécie de janela com uma seta pra direita)
Agora vamos para o obj_explosão q é rapidinho.
Coloque:
Set the gravity:
Direction: 0
Gravity: 0
Sleep:
Miliseconds: 1000
Redraw: True
Display message:
Message: Você perdeu
Restart te game:
Já tem comando proprio.
Agora nós vamos configurar a parede
Sacanagem
Fim
Mas vc vai ter que fazer aguma coisa pra poder finalizar o jogo para isso faça um sprite bote no gm e bote como objeto
ai no heroi vc coloca a colisão com o obj e então vc coloca end game
Gostaram?
Depois eu posto uma engine...
Vou dar um exemplo do que vamos fazer:
Vcs já viram um jogo de foguete que não pode bater nas paredes e para passar de level nós temos que pousar numa plataforma?
Ok se nunca viram não há problema...
Let's go!
Primeiramente vc vai ter que fazer um sprite de:
Um foguete com fogo saindo debaixo dele
Um foguete sem a parte do fogo
Uma parede
Uma plataforma
Uma Explosão
Agora vá no game maker e adicone tudo como sprite...
Após isso use os sprites para fazer os objetos
E coloque o nome deles de:
obj_foguete
obj_foguete2
obj_parede
obj_plataforma
obj_explosão
Agora vamos configurar o obj_foguete:
Clique em add event depois selecione o create.
No create você vai botar o set the gravity (são as duas setas azuis para baixo na aba move)
No set the gravity
Coloque:
Direction: 270
Gravity: 0.2
Ótimo agora vamos colocar a colisão com o obj_plataforma
Para isso vá em add event clique em colision e selecione o obj_plataforma
Agora vá na aba main1 e selecione o change instance (as duas bolas vermelhas e azuis)
No change instace selecione o obj_foguete2 e o perform events yes!
Agora vamos fazer a colisão com a parede
Já sabe né? Add event colison obj_parede
Agora coloque set the gravity
E na janela do set the gravity simplesmente dê ok
Então vc vai ter que ir na aba main1
E selecione o change instance (as duas bolas)
Na janela do change instance coloque
Change into: obj_explosão
Perform events: yes
Ótimo a parte da colisão já chegou ao fim!
Agora vamos fazer os movimentos (mto fácil sem imagens)
Bom os movimentos é a parte mais fácil de se fazer!
Para fazer o up (Sobir) vá em add event clique em key press e selecione uma tecla que irá fazer o foguete sobir (recomendo a seta para cima)
Vá na aba move e selecione o move fixed (aquele bando de seta vermelha cada uma apontando para um lado)
Quando aparecer a janela do move fixed você vai perceber que há várias setas apontando pra horizntal, vertical etc...
e também tem um quadradinho no meio delas.
Selecione a seta que está apontando para cima
E na opção Speed: Altere para 4
Agora dê ok
Para finalizar vá em set the gravity e:
Direction: 270
Gravity: 0
Agora faça isso com as outras direções (esquerde direita baixo)
Mas na parte do move fixed clique nas cetas de cada direção.
(Lembrando que o move fixed é aquele bando de seta vermelha cada uma apontado para um lado)
Para sair da chatice do obj_foguete
Vá em add event realse e depois em any key
agora vá em set the gravity e:
direction: 270
gravity: 0.2
Saímos da chatice do obj_foguete!!!!
Agora vamos pra chatice do obj_foguete2
O obj_foguete2 é mto fácil!!!
Apenas vá em add event clique em colision e selecione o obj_plataforma e depois coloque next room (Uma espécie de janela com uma seta pra direita)
Agora vamos para o obj_explosão q é rapidinho.
Coloque:
Set the gravity:
Direction: 0
Gravity: 0
Sleep:
Miliseconds: 1000
Redraw: True
Display message:
Message: Você perdeu
Restart te game:
Já tem comando proprio.
Agora nós vamos configurar a parede
Sacanagem
Fim
Mas vc vai ter que fazer aguma coisa pra poder finalizar o jogo para isso faça um sprite bote no gm e bote como objeto
ai no heroi vc coloca a colisão com o obj e então vc coloca end game
Gostaram?
Depois eu posto uma engine...
Última edição por Alex FC em Seg 27 Jun 2011, 10:54, editado 3 vez(es) (Motivo da edição : formatação)
Dancity- Games Ranking :
Notas recebidas : A
Data de inscrição : 11/01/2009
Reputação : 8
Número de Mensagens : 1339
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Fazendo um jogo de foguete com gravidade...
Uii... Olha, realmente ficou legal, parebens! Super explicadinho, ótimo para intermediários! Até que eu sou maior noobão, entendi um pouquinho! Cheio de imagens, explicações, imagens editadas (e com capricho), olha é sério, o tutorial ficou quase perfeito... só faltou uma coisa... formatação em negrito. Mas tá bom assim cara, realmente, ótimo!
Abraços
Abraços
Eskyz- Data de inscrição : 26/12/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 33
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Fazendo um jogo de foguete com gravidade...
Vlw cara... post sua dúvida aqui...
Posso até fazer um tuto mais fácil...
Posso até fazer um tuto mais fácil...
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