Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
Explosão colidir 1 vez apena
4 participantes
Página 1 de 1
Explosão colidir 1 vez apena
Estou com um serio problema na hora de criar a colisão de uma explosão no meu game.
Bem, isso porque diferentes do outros objetos de dano ela não simplismente desaparece ao acertar um inimigo, ela vai até o final da animação, e alem disso ela da dano em massa (ou seja, em varios objetos diferentes ao mesmo tempo.).
Bem, a grande questão é, alguem sabe como fazer essa explosão dar apenas 1 hit em cada objtos em sua area de dano, ao inves de vários. De uma forma que eu programe em um e funcione em outros objetos com o uso de parent.
Agradeço desde já.
Bem, isso porque diferentes do outros objetos de dano ela não simplismente desaparece ao acertar um inimigo, ela vai até o final da animação, e alem disso ela da dano em massa (ou seja, em varios objetos diferentes ao mesmo tempo.).
Bem, a grande questão é, alguem sabe como fazer essa explosão dar apenas 1 hit em cada objtos em sua area de dano, ao inves de vários. De uma forma que eu programe em um e funcione em outros objetos com o uso de parent.
Agradeço desde já.
theokof98- Games Ranking :
Notas recebidas : D,B,C,B
Data de inscrição : 18/12/2009
Reputação : 8
Número de Mensagens : 308
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Explosão colidir 1 vez apena
No evento de colisão com o parent use variaveis para saber se o objeto já causou dano antes.
Crie uma variavel que vai guardar a id do objeto que faz a explosão
Crie uma variavel que vai guardar a id do objeto que faz a explosão
- Código:
o_id = noone;
- Código:
if o_id != other
{
life -= 1;
}
o_id = other;
Re: Explosão colidir 1 vez apena
Kabeção escreveu:No evento de colisão com o parent use variaveis para saber se o objeto já causou dano antes.
Crie uma variavel que vai guardar a id do objeto que faz a explosão
- Código:
o_id = noone;
No final "o_id = other" guarda o valor do objeto que acabou de colidir então o dano não vai se repetir.
- Código:
if o_id != other
{
life -= 1;
}
o_id = other;
Hmmm isso funciona se só tiver 1 objeto na hora do ataque! Mas e se tiverem 3 inimigos por exemplo? Dai vai ficar alternando entre eles e dará mais que apenas 1 hit em cada!
A solução é parecida com o que você falou, mas usando arrays:
CREATE:
- Código:
for (i=0; i<10; i+=1) //To levando em conta que teria no máximo 10 objetos de uma vez, aumente se necessário.
{obj_dano_chk[i] = noone;}
obj_dano_qnt = 0;
COLISÃO COM INIMIGO:
- Código:
var chk;
chk = true;
for (i=0; i<10; i+=1) //Use no lugar do 10 a mesma quantidade que usou no create!!
{
if obj_dano_chk[i] = other //Verificar se o objeto já levou dano desse ataque
{
chk = false;
}
}
if (chk) //Pode dar dano
{
obj_dano_chk[obj_dano_qnt] = other;
obj_dano_qnt += 1;
other.vida -= 10; //Tirar vida do inimigo
break; //Parar o loop
}
QUANDO A ANIMAÇÃO DO ATAQUE TERMINAR:
- Código:
for (i=0; i<10; i+=1) //Resetar lista
{obj_dano_chk[i] = noone;} //Para que um proximo ataque possa acertar os inimigos novamente.
obj_dano_qnt = 0;
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
Reputação : 14
Número de Mensagens : 2417
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 2 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Explosão colidir 1 vez apena
um jeito melhor eh usando mapas de instancias
no Create
no Create
- Código:
Collision = ds_map_create() // cria o mapa
- Código:
if ds_map_find_value(Collision,other.id) == false
{
ds_map_add(Collision,other.id,true);
// aqui causa o dano
}
dungeon333- Data de inscrição : 29/05/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 351
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Explosão colidir 1 vez apena
dungeon333 escreveu:um jeito melhor eh usando mapas de instancias
no Createno evento de Colisao
- Código:
Collision = ds_map_create() // cria o mapa
- Código:
if ds_map_find_value(Collision,other.id) == false
{
ds_map_add(Collision,other.id,true);
// aqui causa o dano
}
Legal! =O
Não conheço as funções ds_... Nunca usei elas...
No fim, provavelmente ela usa o mesmo esquema que eu fiz: Arrays.
Porem, isso facilita na criação do código! Bem legal!
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
Reputação : 14
Número de Mensagens : 2417
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 2 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Explosão colidir 1 vez apena
otimo o codigo!!
funcionou de forma perfeita no jogo!
vlw mesmo dungeon333!!!
funcionou de forma perfeita no jogo!
vlw mesmo dungeon333!!!
theokof98- Games Ranking :
Notas recebidas : D,B,C,B
Data de inscrição : 18/12/2009
Reputação : 8
Número de Mensagens : 308
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 1 x 1 x 0
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» [Resolvido][Dúvida]Ao colidir levar tempo animação explosão
» Como eu faço quando o player colidir na ponta do espinho faze com que ele pula na hor de colidir?
» Vale apena??
» Vale apena criar um programa no GM?
» Game Maker Studio: Vale apena?
» Como eu faço quando o player colidir na ponta do espinho faze com que ele pula na hor de colidir?
» Vale apena??
» Vale apena criar um programa no GM?
» Game Maker Studio: Vale apena?
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos