Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
Game Maker Studio: Vale apena?
2 participantes
Página 1 de 1
Game Maker Studio: Vale apena?
Bem, eu tenho o Game Maker 8.0 pro e queria sbaer se vale apena atualizar para o Game Maker studio, tambem queria saber: O game maker studio tambem vem em versao lite e versao pro?
Gabriel o ouriço- Data de inscrição : 22/11/2012
Reputação : 0
Número de Mensagens : 6
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Game Maker Studio: Vale apena?
Como falei em um post no Facebook, o GM: Studio é uma inhaca ainda. Possui muitos e muitos bugs. Quando chegar à versão 2.x, creio que já será compensável.
PONTOS NEGATIVOS:
Erros:
Os erros que citei veem desde a instalação. O Windows 7 já possui o NET. Framework 3.5 integrado. Mas a versão do Studio para o Steam às vezes não reconhece a instalação desse Framework e tenta instala-lo. E logo ocorre um erro. Isso é resolvido indo até a pasta do GM e mudando o nome do Setup do Framework, ou mesmo o excluindo.
Outro erro comum ao importar arquivos .gmk. Há um erro (Divisão por zero) caso suas fontes tenham "caracteres latinos" na hora em que você roda o Game. Então para resolver isso você deve reconfigurar todas as fonts do jogo.
Mais um erro temível é um que após rodar o Game, depois de uns 30 segundos o GM fecha sozinho. Isso se resolve exlcuindo todas as pastas do Game Maker (App Data\Local), desinstalar, retirar arquivos que não foram desinstalados na pasta de instação e deletando uma chave no registro.
Outro erro chato, é no editor de rooms. Às vezes após exlcuir alguns objetos ocorre um erro (Floating number division by zero), mas este não causa nenhum dano ao jogo.
Isso tudo na versão Steam. Todos esses erros serão corrigidos na próxima versão.
Funções obsoletas:
Muitas funções do GM8 não podem ser mais usadas. Como object_add, game_save, game_load, funções de particulas e muitas outras. Isso por causa da multi-plataforma.
Lentidão:
De novo por causa da multi-plataforma, o GM necessita de mais tempo para organizar os recursos de forma que eles sejam acessiveis por todas as plataformas.
PONTOS POSITIVOS:
Multi-plataforma:
Meus testes fluiram muito bem, principalmente com Android. Já o HTML5 deixa a desejar, não por causa do GM, mas por causa dos navegadores.
Facebook:
Interação com o Facebook para jogos sociais.
Instalador para windows:
Ele vem com a opção de salvar o jogo como um instalador, totalmente personalizável.
Sistemas prontos de propaganda e analise:
Você pode colocar propagandas para ter um ganho monetário sobre o jogo e ainda pode ver analises que mostram os lugares onde seu jogo é mais jogado e quantas vezes ele é jogado.
Jogos freemium:
Jogo gratuito, mas com itens pagos.
Editor de rooms super aprimorado:
Você pode mudar o tamanho, cor, rotação e opacidade do objeto enquanto você cria room.
Bom, basicamente é isso. Comprei o meu esses dias, estou gostando, mas tive muita dor de cabeça no inicio com aqueles erros. A versão normal, não ocorre tanto esses erros.
Você pode baixar a versão free, que só limita o número de recursos (Sprites, sons, etc) que pode usar (Não sei esse número). Todas as funções estão liberadas, mas você só pode exportar para Windows.
FLWS!
PONTOS NEGATIVOS:
Erros:
Os erros que citei veem desde a instalação. O Windows 7 já possui o NET. Framework 3.5 integrado. Mas a versão do Studio para o Steam às vezes não reconhece a instalação desse Framework e tenta instala-lo. E logo ocorre um erro. Isso é resolvido indo até a pasta do GM e mudando o nome do Setup do Framework, ou mesmo o excluindo.
Outro erro comum ao importar arquivos .gmk. Há um erro (Divisão por zero) caso suas fontes tenham "caracteres latinos" na hora em que você roda o Game. Então para resolver isso você deve reconfigurar todas as fonts do jogo.
Mais um erro temível é um que após rodar o Game, depois de uns 30 segundos o GM fecha sozinho. Isso se resolve exlcuindo todas as pastas do Game Maker (App Data\Local), desinstalar, retirar arquivos que não foram desinstalados na pasta de instação e deletando uma chave no registro.
Outro erro chato, é no editor de rooms. Às vezes após exlcuir alguns objetos ocorre um erro (Floating number division by zero), mas este não causa nenhum dano ao jogo.
Isso tudo na versão Steam. Todos esses erros serão corrigidos na próxima versão.
Funções obsoletas:
Muitas funções do GM8 não podem ser mais usadas. Como object_add, game_save, game_load, funções de particulas e muitas outras. Isso por causa da multi-plataforma.
Lentidão:
De novo por causa da multi-plataforma, o GM necessita de mais tempo para organizar os recursos de forma que eles sejam acessiveis por todas as plataformas.
PONTOS POSITIVOS:
Multi-plataforma:
Meus testes fluiram muito bem, principalmente com Android. Já o HTML5 deixa a desejar, não por causa do GM, mas por causa dos navegadores.
Facebook:
Interação com o Facebook para jogos sociais.
Instalador para windows:
Ele vem com a opção de salvar o jogo como um instalador, totalmente personalizável.
Sistemas prontos de propaganda e analise:
Você pode colocar propagandas para ter um ganho monetário sobre o jogo e ainda pode ver analises que mostram os lugares onde seu jogo é mais jogado e quantas vezes ele é jogado.
Jogos freemium:
Jogo gratuito, mas com itens pagos.
Editor de rooms super aprimorado:
Você pode mudar o tamanho, cor, rotação e opacidade do objeto enquanto você cria room.
Bom, basicamente é isso. Comprei o meu esses dias, estou gostando, mas tive muita dor de cabeça no inicio com aqueles erros. A versão normal, não ocorre tanto esses erros.
Você pode baixar a versão free, que só limita o número de recursos (Sprites, sons, etc) que pode usar (Não sei esse número). Todas as funções estão liberadas, mas você só pode exportar para Windows.
FLWS!