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Básico sobre Variáveis

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Básico sobre Variáveis Empty Básico sobre Variáveis

Mensagem por GMBR Dom 04 maio 2008, 20:41

Básico sobre Variáveis


Versão do Game Maker: Qualquer uma
Nível de Experiência: Básico

Descrição da matéria:

Aprenda como usar as variáveis e para que serve. Aqui, vou dar exemplo, explicando cada um.

Para que que serve as variáveis:


Variáveis servem para manipular algo ou valor.

Alguns Exemplos:

Por exemplo, se você quer recarregar uma arma, ou dar limite a alguma coisa, você teria que usar a variável para manipular isso. Ex:

Código:
Código:
//Carregando uma arma
/*Para você iniciar com uma certa quantidade de balas,
precisa de variáveis, não só para iniciar, para contar quando
for atirar também.
Então, aqui você irá por a quantidade de balas que terá
no inicio do jogo*/

balas=10; //inicia o valor das balas em 10


Para você movimentar algum personagem, inimigo e etc na maioria das vezes usam-se variáveis, para identificar o estado em que está.

Por exemplo:

Código:
Código:
//Variáveis de estado
parado=true //inicia no estado parado na direção para a direita
andando=false;
pulando=false;


No exemplo acima, eu usei variáveis básicas em jogos de plataforma.

Caso você quer criar uma variável num objeto para manipular valores de outro, usa-se o seguinte comando:

Código:
Código:
global.nome_da_variavel=valor_da_variavel


Por exemplo, no objeto do player, você usa a variável global.ataque para atacar. E então você me pergunta:

"Mas por que o global.?"

Bom, se você está criando um jogo de luta, terá que fazer uma colisão. E para verificar se está em estado de ataque quando colidir, terá que fazer isso:

Colisão com o adversário
Código:
Código:
if global.ataque=true //se estiver em estado de ataque
{
//ação
}


Mas nem sempre é usado o global., eu, as vezes faço assim:

Código:
if player.ataque=true
{
//ação
}



Bom, acho que agora já deu para aprender basicamente o que é, e para que serve as variáveis né?
FLWs e espero que tenham gostado.

Tutorial retirado do fórum Game Maker Point
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