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Comandos básicos sobre variáveis - parte 2
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Comandos básicos sobre variáveis - parte 2
Tutorial criado por Claudio Bruno
Tutorial retirado do fórum Game Maker Point
Essa é a segunda parte da matéria "Comandos básicos em GML"
Matéria exclusiva para iniciantes
Essa matéria é mais bem organizada e com mais comandos e códigos. Vamos começar com os comandos, como a primeira matéria, vejam:
Comandos:
True Esse comando é uma execução verdadeira, veja um pequeno exemplo:
{ esse comando é para o início de um bloco, como mostra acima. } esse comando é para o fim de um bloco.
x a letra X em GML significa a letra X na room
y a mesma coisa da letra X
show esse comando serve para mostrar alguma coisa, exemplo:
room esse é o comando da room, veja alguns exemplos:
game alguns comandos sobre o game, veja um exemplo bem simples:
sound esse é o comando que controla as músicas do jogo, veja alguns comandos:
Códigos Completos:
Nós já vimos alguns comandos, agora vamos ver os códigos completos, ou seja, vamos ajuntar aqueles comandos e criar um bom código, vejam:
Primeiramente, vamos criar dois códigos com as letras X e Y:
Agora, vamos fazer a tela seguir um objeto. Execute esse código no evento Create:
Lives, vamos trabalhar com um código sobre as vidas, ou seja, lives.
Score, agora com os pontos.
Tutorial criado por Claudio Bruno
Tutorial retirado do fórum Game Maker Point
Tutorial retirado do fórum Game Maker Point
Essa é a segunda parte da matéria "Comandos básicos em GML"
Matéria exclusiva para iniciantes
Essa matéria é mais bem organizada e com mais comandos e códigos. Vamos começar com os comandos, como a primeira matéria, vejam:
Comandos:
True Esse comando é uma execução verdadeira, veja um pequeno exemplo:
- Código:
If keyboard_check(vk_up)
{ //início do bloco
var_player_parado=false // a variável player_parado recebe uma execução "Falsa"
var_player_no_ar=true // a variável player_no_ar recebe uma execução verdadeira
} // fim do bloco
{ esse comando é para o início de um bloco, como mostra acima. } esse comando é para o fim de um bloco.
x a letra X em GML significa a letra X na room
y a mesma coisa da letra X
show esse comando serve para mostrar alguma coisa, exemplo:
- Código:
show_message("Irá aparecer uma mensagem
<Pressione Enter>");
room esse é o comando da room, veja alguns exemplos:
- Código:
room_goto(nome_da_room) // muda para outra room
room_goto_next() // muda para a próxima room
room_goto_previous() // muda para a room anterior
room_restart() // reinicia a room
game alguns comandos sobre o game, veja um exemplo bem simples:
- Código:
game_end() // acaba o jogo
game_restart() //reinicia o jogo
game_save(nome_do_jogo) // salva no ponto onde parou
game_load(nome_do_jogo_salvo) //carrega um ponto
sound esse é o comando que controla as músicas do jogo, veja alguns comandos:
- Código:
sound_play(nome_da_música) // toca uma música
sound_stop(nome_da_música) // para uma música
sound_stop_all() // para todas as músicas
sound_value(nome_da_música,valor) //muda o volume da música
Códigos Completos:
Nós já vimos alguns comandos, agora vamos ver os códigos completos, ou seja, vamos ajuntar aqueles comandos e criar um bom código, vejam:
Primeiramente, vamos criar dois códigos com as letras X e Y:
- Código:
{
x = mouse_x - 15;
y = mouse_y - 14;
}
- Código:
//Morrer se cair
if y > 205 {instance_destroy() instance_create(x,y,player_morre)}
Agora, vamos fazer a tela seguir um objeto. Execute esse código no evento Create:
- Código:
view_object[000]=objeto_a_ser_visto_na_room;
Lives, vamos trabalhar com um código sobre as vidas, ou seja, lives.
- Código:
// quando as vidas foram igual a 0, irá para a room game_over
if lives=0
{
room_goto(game_over)
}
Score, agora com os pontos.
- Código:
// quando os pontos forem iguais a 1000 irá acrescentar 1 vida, e os pontos voltaram a ser iguais a 0
if score=1000
{
lives+=1
}
else
{
score=0
}
Tutorial criado por Claudio Bruno
Tutorial retirado do fórum Game Maker Point
Convidad- Convidado
Re: Comandos básicos sobre variáveis - parte 2
tem que ser fixado isso esse tuto é muito bom poooo
JuninhoDrak- Data de inscrição : 15/07/2008
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