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Comandos básicos sobre variáveis - parte 1
5 participantes
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Comandos básicos sobre variáveis - parte 1
Tutorial criado por Claudio Bruno
Tutorial retirado do fórum Game Maker Point
Aqui estão alguns comandos básicos sobre GML, vejam:
Comando básicos:
if esse código serve para quando você for fazer alguma coisa, ou quando acontecer alguma coisa. EX:
var esse código serve para criar uma variável, veja:
score bom, acho que não é preciso dizer nada, esse código define a pontuação. Ex:
lives é a mesma coisa de score, só que aqui são as vidas.
false esse código é como uma execusão falsa, exemplo:
gravity o nome já diz, esse comando define a gravidade, veja um exemplo:
sprite_index esse comando mostra uma sprite, veja um exemplo:
instance_destroy() esse comando é para destruir um objeto, veja um pequeno exemplo:
instance_create a mesma coisa citada a cima.
image_speed controle da velocidade da imagem, veja:
Comandos do teclado:
Setas:
keyboard_check(vk_up)// Seta para cima
keyboard_check(vk_down)// Seta para baixo
keyboard_check(vk_left)// Seta para a esquerda
keyboard_check(vk_right)// Seta para a direita
keyboard_check(vk_space)// Tecla barra de espaços
Letras:
(keyboard_check(ord('X'))// para você mudar as teclas apenas mude a letra X para a tecla que você deseja
Outros
hspeed*=-1 esse código serve para inverter uma velocidade. Exemplo:
draw_text escreve um texto, veja um exemplo:
view_xview e view_yview esse cófigo serve para uma sprite seguir a tela. Ex:
Já disse muitos comandos, agora vamos criar alguns códigos:
Contato com o chão:
Bom, termino por aqui, caso você tem algum outro comando é só mostrar!
Tutorial criado por Claudio Bruno
Tutorial retirado do fórum Game Maker Point
Tutorial retirado do fórum Game Maker Point
Aqui estão alguns comandos básicos sobre GML, vejam:
Comando básicos:
if esse código serve para quando você for fazer alguma coisa, ou quando acontecer alguma coisa. EX:
- Código:
if keyboar_check(vk_up)
room_goto(room2) //esse é um exemplo, quando a seta para cima for pressionada irá para a room2
var esse código serve para criar uma variável, veja:
- Código:
var_(nome da variável)=true
score bom, acho que não é preciso dizer nada, esse código define a pontuação. Ex:
- Código:
//aqui estamos insirindo 10 pontos
score+=10
lives é a mesma coisa de score, só que aqui são as vidas.
false esse código é como uma execusão falsa, exemplo:
- Código:
//Aqui será pressionada a seta para direita, então a var_parado será falsa e a var_direita será verdadeira
if keyboard_check(vk_right) and not keyboard_check(vk_left)
{
var_parado = false
var_direita = true
}
gravity o nome já diz, esse comando define a gravidade, veja um exemplo:
- Código:
gravity = 0.75
sprite_index esse comando mostra uma sprite, veja um exemplo:
- Código:
// esse é apenas um exemplo, não tente usar esse código
if keyboard_check(vk_down)
sprite_index = spr_player
instance_destroy() esse comando é para destruir um objeto, veja um pequeno exemplo:
- Código:
// caso a seta para esquerda seja pressionada o objeto que está executando esse código será destruído
if keyboard_check_pressed(vk_left)
instace_destroy();
instance_create a mesma coisa citada a cima.
image_speed controle da velocidade da imagem, veja:
- Código:
image_speed=0.25
Comandos do teclado:
Setas:
keyboard_check(vk_up)// Seta para cima
keyboard_check(vk_down)// Seta para baixo
keyboard_check(vk_left)// Seta para a esquerda
keyboard_check(vk_right)// Seta para a direita
keyboard_check(vk_space)// Tecla barra de espaços
Letras:
(keyboard_check(ord('X'))// para você mudar as teclas apenas mude a letra X para a tecla que você deseja
Outros
hspeed*=-1 esse código serve para inverter uma velocidade. Exemplo:
- Código:
//crie um evento colison do player com a parede e escreva o comando citado acima.
draw_text escreve um texto, veja um exemplo:
- Código:
// fica escrito time na room
draw_text(280,25,time);
view_xview e view_yview esse cófigo serve para uma sprite seguir a tela. Ex:
- Código:
// o objeto que está executando esse código irá seguir a room.
view_xview+100
view_yview+100
Já disse muitos comandos, agora vamos criar alguns códigos:
Contato com o chão:
- Código:
// esse código é para o contato do player com o chão, a velocidade muda para 0
move_contact_solid(direction,8)
vspeed = 0
- Código:
//código bem simples, crie um evento colision de um inimigo com um bloco.
if sprite_index=spr_inimigo_esquerda
{
sprite_index=spr_inimigo_direita;
}
else
{
sprite_index=spr_inimigo_esquerda;
}
- Código:
// muda para a room0
room_goto(room0)
Bom, termino por aqui, caso você tem algum outro comando é só mostrar!
Tutorial criado por Claudio Bruno
Tutorial retirado do fórum Game Maker Point
Convidad- Convidado
Re: Comandos básicos sobre variáveis - parte 1
xou tuto vei !
me ajudo bastante ;) !
abraços
me ajudo bastante ;) !
abraços
M2nikolai- Data de inscrição : 27/05/2008
Reputação : 0
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Prêmios :
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Re: Comandos básicos sobre variáveis - parte 1
Otimo tuto!
Me ajudou muito nessa parte que eu num tava ententendendo nada!
Brigadão!
Me ajudou muito nessa parte que eu num tava ententendendo nada!
Brigadão!
SrSGames- Data de inscrição : 13/06/2008
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Re: Comandos básicos sobre variáveis - parte 1
ótimo tutorial, me ajudou bastante
Ruan- Data de inscrição : 10/06/2008
Reputação : 0
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Re: Comandos básicos sobre variáveis - parte 1
OOO cara inves de colocar no step e essas drogas tem como coloca tudo ou a maioria no create, me manda o link ond esplica melhor oque é argumento e instancia q eu não intendi muito bein, aaaa ond tem que colocar os scripts po ninguem fala ai se quise manda privada
se não ai...
aaa espero resposta valew?
se não ai...
aaa espero resposta valew?
JuninhoDrak- Data de inscrição : 15/07/2008
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Re: Comandos básicos sobre variáveis - parte 1
aii na Game Maker Point meus tutoriais não eram tão bem agradecidos... xD
Froidz- Data de inscrição : 03/08/2008
Reputação : 4
Número de Mensagens : 1053
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x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
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