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Comandos básicos sobre variáveis - parte 1

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Mensagem por Convidad Qui 08 maio 2008, 17:42

Tutorial criado por Claudio Bruno
Tutorial retirado do fórum Game Maker Point

Aqui estão alguns comandos básicos sobre GML, vejam:

Comando básicos:

if esse código serve para quando você for fazer alguma coisa, ou quando acontecer alguma coisa. EX:

Código:
if keyboar_check(vk_up)
room_goto(room2) //esse é um exemplo, quando a seta para cima for pressionada irá para a room2

var esse código serve para criar uma variável, veja:

Código:
var_(nome da variável)=true

score bom, acho que não é preciso dizer nada, esse código define a pontuação. Ex:

Código:
//aqui estamos insirindo 10 pontos
score+=10

lives é a mesma coisa de score, só que aqui são as vidas.

false esse código é como uma execusão falsa, exemplo:

Código:
//Aqui será pressionada a seta para direita, então a var_parado será falsa e a var_direita será verdadeira
if keyboard_check(vk_right) and not keyboard_check(vk_left)
    {
    var_parado = false
    var_direita = true
    }

gravity o nome já diz, esse comando define a gravidade, veja um exemplo:

Código:
gravity = 0.75

sprite_index esse comando mostra uma sprite, veja um exemplo:

Código:
// esse é apenas um exemplo, não tente usar esse código
if keyboard_check(vk_down)
sprite_index = spr_player

instance_destroy() esse comando é para destruir um objeto, veja um pequeno exemplo:

Código:
// caso a seta para esquerda seja pressionada o objeto que está executando esse código será destruído
if keyboard_check_pressed(vk_left)
instace_destroy();

instance_create a mesma coisa citada a cima.

image_speed controle da velocidade da imagem, veja:

Código:
image_speed=0.25

Comandos do teclado:

Setas:

keyboard_check(vk_up)// Seta para cima
keyboard_check(vk_down)// Seta para baixo
keyboard_check(vk_left)// Seta para a esquerda
keyboard_check(vk_right)// Seta para a direita
keyboard_check(vk_space)// Tecla barra de espaços

Letras:
(keyboard_check(ord('X'))// para você mudar as teclas apenas mude a letra X para a tecla que você deseja

Outros

hspeed*=-1 esse código serve para inverter uma velocidade. Exemplo:

Código:
//crie um evento colison do player com a parede e escreva o comando citado acima.

draw_text escreve um texto, veja um exemplo:

Código:
// fica escrito time na room
draw_text(280,25,time);

view_xview e view_yview esse cófigo serve para uma sprite seguir a tela. Ex:

Código:
// o objeto que está executando esse código irá  seguir a room.
view_xview+100
view_yview+100

Já disse muitos comandos, agora vamos criar alguns códigos:

Contato com o chão:

Código:
// esse código é para o contato do player com o chão, a velocidade muda para 0
move_contact_solid(direction,8)
vspeed = 0

Código:
//código bem simples, crie um evento colision de um inimigo com um bloco.
if sprite_index=spr_inimigo_esquerda
{
sprite_index=spr_inimigo_direita;
}
else
{
sprite_index=spr_inimigo_esquerda;
}

Código:
// muda para a room0
room_goto(room0)

Bom, termino por aqui, caso você tem algum outro comando é só mostrar!

Tutorial criado por Claudio Bruno
Tutorial retirado do fórum Game Maker Point
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Convidad
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Mensagem por M2nikolai Qui 29 maio 2008, 22:07

xou tuto vei !
me ajudo bastante ;) !
abraços
M2nikolai
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Mensagem por SrSGames Ter 17 Jun 2008, 14:20

Otimo tuto!
Me ajudou muito nessa parte que eu num tava ententendendo nada! lol!
Brigadão! Very Happy
SrSGames
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Mensagem por Ruan Qua 18 Jun 2008, 21:10

ótimo tutorial, me ajudou bastante
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Mensagem por JuninhoDrak Sáb 26 Jul 2008, 22:07

OOO cara inves de colocar no step e essas drogas tem como coloca tudo ou a maioria no create, me manda o link ond esplica melhor oque é argumento e instancia q eu não intendi muito bein, aaaa ond tem que colocar os scripts po ninguem fala ai se quise manda privada
se não ai...
aaa espero resposta valew?
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Mensagem por Froidz Dom 03 Ago 2008, 23:32

aii na Game Maker Point meus tutoriais não eram tão bem agradecidos... xD
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