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Dicas Simples - Parte III

3 participantes

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Dicas Simples - Parte III Empty Dicas Simples - Parte III

Mensagem por dumetal Dom 04 maio 2008, 00:36

Dicas Simples - Parte III

1º-Personagem sofrendo ataques

Essa é uma dica dada pelo meu grande amigo Hiperbite, vou mostrar ela aqui pra vocês pois achei legal e muito interessante.

Você sabe quando o seu personagem perde vida ao encostar no inimigo e começa a piscar? então, essa é uma dica muito boa que vou te dar agora.

Escreva esse código no evento Create do seu personagem:
Código:
piscando=0;
piscando_alarm=0;
Agora, no evento Alarm0:
Código:
if visible=1 then
{
visible=0;
}
else
{
visible=1;
}
piscando_alarm=1;
Evento Alarm1:
Código:
piscando=0;
visible=0;
Evento Step:
Código:
if piscando=1 && piscando_alarm=1 then
{
    alarm[0]=2;
    piscando_alarm=0
}

Agora, crie um evento colision do seu personagem com o inimigo e escreva:
Código:
piscando=1;
piscando_alarm=1;
alarm[1]=2*room_speed;//2 é quantos segundos o seu personagem irá piscar
Simples, e fácil. Não é?

2º- Pause Game
Vou criar um exemplo simples, crie um objeto chamado obj_pause_game, agora crie um evento Key_Press->Enter e execute esse código:
Código:
message_background(nomedo_background)
message_button(nomeda_sprite)
message_text_font("fonte",tamanho,cor,estilo)
show_message(">>>>>>>Jogo em Pausa<<<<<<<")
Nesse código eu não coloquei o código completo, com o nome da sprite, background, etc....
Esse é um exemplo do código completo:
Código:
message_background(back_mensagem)
message_button(spr_button)
message_text_font("arial",10,c_white,1)
show_message(">>>>>>>Jogo em Pausa<<<<<<<")

3º-Colocando videos nos seus jogos

Muitas pessoas teêm dúvidas de como colocá-los nos jogos, pois isso é muito simples.

Primeiro salve o seu video na pasta onde se encontra o seu jogo, chameo como quiser, mas eu vou chamá-lo de videodojogo.avi

Agora crie um objeto chamado video_display, agora adicione um evento create, vá na aba main2 clique e arraste a ação Show a video file.

Pronto, o seu video está sendo reproduzido!

4º-Efeito de profundidade
Um efeito muito simples e ao mesmo tempo muito interessante.
Crie um objeto chamado controlede_fundo adicione um evento Draw e escreva o seguinte código:
Código:
background_x[0]=view_xview/2;
background_y[0]=view_yview/2;
Agora coloque esse objeto nas fases e veja como ficou.

5º- Exemplo de IA

Isso não é bem IA, mas é como se fosse um exemplo.

IA básico:
Código:
if distance_to_object(obj_player)<37   
  {
  vspeed=-14
  }

IA simples:
Evento Create:
Código:
alarm[0]=round(random(90)+90)
Alarm0:
Código:
//aqui o seu inimigo atira e toca o som do tiro ao obj_player se aproximar.
if distance_to_object(obj_player)<150
{
sound_play(snd_tirodoinimigo)
instance_create(x-1,y,bala);
}
alarm[0]=60
Mas se você quiser que o inimigo pule, atira e toque o som do tiro apenas crie o mesmo código de antes, esse:
Código:
if distance_to_object(obj_player)<37   
  {
  vspeed=-14
  }

Tutorial retirado do fórum Game Maker Point
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Mensagem por Ruan Qua 11 Jun 2008, 09:35

ótimo tutorial vai ajudar bastante
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Mensagem por CPinheiro Qua 11 Jun 2008, 17:25

Err... autor?
Bem, até que essa matéria ensina algumas coisas, mas o pouse game poderia ser complexo.
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