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Tutorial - Movimentação em plataforma

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Tutorial - Movimentação em plataforma - Página 2 Empty Re: Tutorial - Movimentação em plataforma

Mensagem por Suadao Qua 18 maio 2011, 21:24

carlosh99
[...]então eu quero saber como mudar a velocidade da sprite...
Use o comando image_speed e defina a velocidade que você quer (por número decimal). Um exemplo de velocidade que eu uso é 0.5, então ficaria image_speed=0.5. Você pode utilizar esse comando no evento Create (Clique no botão Add Event o Create, que tem uma lâmpada em cima), selecione executando um código (nas propriedades do objeto, clicar na aba control e logo arrastar o bloco de texto para o lado, onde você verá escrito Actions) e adicione o código no bloco aberto.

[...]como fazer para voltar para a sprite do player parado.
Você deverá ter a sprite do seu player parado e usar o código image_index=nome do sprite do player parado no evento que você quer que troque de sprite.
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Mensagem por carlosh99 Qui 19 maio 2011, 11:49

A velocidade da sprite deu certo, vlw! =D

Mas para voltar para sprite do player parado deu errado, o player continuou na sprite de andar esquerda/direita.
Eu coloquei o código do Step assim:
Código:
if place_free(x,y+2){gravity=1}
else
gravity=0

if keyboard_check(vk_right)
{if place_free(x+5,y){x+=5}
sprite_index=Player_right}

if keyboard_check(vk_left)
{if place_free(x-5,y){x-=5}
sprite_index=Player_left}

if keyboard_check_pressed(vk_up)
{if!place_free(x,y+2){vspeed=-16}}

if keyboard_check_released(vk_right)
{speed=0
image_index=Player_stop_right}
 
 if keyboard_check_released(vk_left)
{speed=0
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Eu tenho que criar um evento de Key_released pra dar certo? Se não o que?
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Mensagem por Supersonic933 Qui 19 maio 2011, 13:36

carlosh99 escreveu:A velocidade da sprite deu certo, vlw! =D

Mas para voltar para sprite do player parado deu errado, o player continuou na sprite de andar esquerda/direita.
Eu coloquei o código do Step assim:
Código:
if place_free(x,y+2){gravity=1}
else
gravity=0

if keyboard_check(vk_right)
{if place_free(x+5,y){x+=5}
sprite_index=Player_right}

if keyboard_check(vk_left)
{if place_free(x-5,y){x-=5}
sprite_index=Player_left}

if keyboard_check_pressed(vk_up)
{if!place_free(x,y+2){vspeed=-16}}

if keyboard_check_released(vk_right)
{speed=0
image_index=Player_stop_right}
 
 if keyboard_check_released(vk_left)
{speed=0
 image_index=Player_stop_left}
Eu tenho que criar um evento de Key_released pra dar certo? Se não o que?
Acho que deixar os sprites em letra minúscula funciona...(na pasta sprites e também no code).
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Mensagem por carlosh99 Qui 19 maio 2011, 13:51

Eu já consegui fazendo o evento Key released Left/Right sem código, arrastando, vlw a ajuda de todos, muito bom o tutorial! =D
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Mensagem por lehzinhaa Qua 16 Nov 2011, 22:44

Sleep vallew aii man'n

Editado por Joton
Não reviva tópicos ao menos que seja uma pergunta construtiva
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Mensagem por novinhouzik Sex 02 Mar 2012, 09:32

Suadao escreveu:
Tutorial
Movimentação em plataforma


Bem, eu sei que já devem existir muitos tutoriais dizendo à respeito de movimentação em plataforma, mas pra tomar tempo e ajudar os iniciantes, decidi criar esse novo. Dificuldade iniciante. Estou usando o GM8 PRO, mas creio que funcione em outras versões.

Desenvolvimento


Primeiramente, deveremos criar a nossa gravidade, para isso abra o objeto do personagem, crie um evento Step e coloque o seguinte código:
Código:
if place_free(x,y+2){gravity=1} //Se estiver livre de colisões 2 pixels abaixo, a gravidade será 1
else //senão
gravity=0 //a gravidade será 0

Agora sim começaremos a movimentação, primeiramente faremos o personagem andar para a direita caso a tecla "direita" seja pressionada, para isso abra novamente nosso código do Step do objeto do personagem, e adicione o seguinte:
Código:
if keyboard_check(vk_right) //Se a tecla direita for pressionada
{if place_free(x+5,y){x+=5} //e se estiver livre de colisões 5 pixels a frente, andará 5 pixels para frente.
image_xscale=1} //e o sprite olhará para a direita

Agora faremos com que o personagem andar para a esquerda caso a tecla "esquerda" seja pressionada, para isso adicione isso ao código do Step do nosso personagem:
Código:
if keyboard_check(vk_left) //Se a tecla esquerda for pressionada
{if place_free(x-5,y){x-=5} //e se estiver livre de colisões 5 pixels atras, voltará 5 pixels.
image_xscale=-1} //e o sprite olhará para a esquerda

Pronto, agora nosso personagem já anda para a direita e esquerda, agora faremos com que nosso personagem pule, para isso adicione isso ao código Step do nosso personagem:
Código:
if keyboard_check_pressed(vk_up) //Se a tecla cima for pressionada
{if!place_free(x,y+2){vspeed=-12}} //e se não estiver livre de colisões 2 pixels abaixo, a velocidade vertical irá ser -12, ou seja, ele pulará.

Nossa movimentação está feita! Agora para o personagem não passar pelos blocos, no objeto do bloco marque a opção "Solid" e no objeto do personagem, no evento Collision>objeto do bloco adicione o código:
Código:
move_contact_solid(direction,12)
speed=0

Observação: Não se esqueçam de colocar a Origin do sprite do personagem como Center.

Engine

Caso não tenha conseguindo fazer algo, baixe a engine: Download (Clique)



mano quase deu certo mais meu boneco corre sozinho pra direita e qundo ele pula que encosta na plataforma de novo ele some!!!
foi so isso q deu erra do fora isso tudo certo valew
bounce me ajudem ai ein!!!
Editado por LCS: Não faça posts duplos, se quiser escrever mais alguma coisa no post use o botão "EDITAR".
Alertado!
O post posterior foi apagdo e colocado nesse mesmo post.


Editado por saim: deixe as perguntas para a seção de perguntas e respostas. Você pode usar um link para indicar qual tutorial você está seguindo e que não está funcionando. Se quiser direcionar a pergunta para o criador do tutorial, use uma MP.
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