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como fazer um objeto seguir o outro?
+2
Cainã
jpaulo
6 participantes
Página 1 de 1
como fazer um objeto seguir o outro?
como fazer um objeto seguir o outro?e que eu queria fazer um game estilo ragnarok
isso ajudaria muito.
isso ajudaria muito.
jpaulo- Data de inscrição : 21/03/2010
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Re: como fazer um objeto seguir o outro?
Você precisa criar uma IA, o jeito mais simples é usar o Move Towards, tenta assim:
- Código:
{
var Obj, Velocidade ;
Obj := Objeto_A_Ser_Seguido ;
Velocidade := 5 ; //Velocidade com que vai seguir.
move_towards_point(Obj.x, Obj.y, min(Velocidade, point_distance(x, y, Obj.x, Obj.y))) ;
}
Re: como fazer um objeto seguir o outro?
vlw,Cainã.Sou seu fã.Mas sabe se isso vai funcionar caso o obj a ser seguido se movimente?
jpaulo- Data de inscrição : 21/03/2010
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Re: como fazer um objeto seguir o outro?
jpaulo escreveu:vlw,Cainã.Sou seu fã.Mas sabe se isso vai funcionar caso o obj a ser seguido se movimente?
Acho que sim, não testei mas deve funcionar.
Re: como fazer um objeto seguir o outro?
Só uma obs, poderia trocar o
move_towards_point(Obj.x, Obj.y, min(Velocidade, point_distance(x, y, Obj.x, Obj.y))) ;
por
mp_potential_step(player.x,player.y,3,solid)
assim o inimigo desvia de objetos sólidos
move_towards_point(Obj.x, Obj.y, min(Velocidade, point_distance(x, y, Obj.x, Obj.y))) ;
por
mp_potential_step(player.x,player.y,3,solid)
assim o inimigo desvia de objetos sólidos
mateus luz- Data de inscrição : 12/04/2010
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Re: como fazer um objeto seguir o outro?
Tem tambem isso:
if instance_exists(object0) //obj_1 = obj a ser seguido
{
x = object0.x-32 // vai seguir o obj_1 horizontalmente 32 pixels de distancia a esquerda pra nao ficar colado
y = object0.y // vai seguir o obj_1 verticalmente
}
if instance_exists(object0) //obj_1 = obj a ser seguido
{
x = object0.x-32 // vai seguir o obj_1 horizontalmente 32 pixels de distancia a esquerda pra nao ficar colado
y = object0.y // vai seguir o obj_1 verticalmente
}
Re: como fazer um objeto seguir o outro?
Esta é a função que acho a melhor para este tipo de caso, mas não é solid que coloca no último argumento:Só uma obs, poderia trocar o
move_towards_point(Obj.x, Obj.y, min(Velocidade, point_distance(x, y, Obj.x, Obj.y))) ;
por
mp_potential_step(player.x,player.y,3,solid)
assim o inimigo desvia de objetos sólidos
Aqui uma breve explicação dos seus argumentos:
mp_potential_step(x,y,speed,checkall)
Em x e y é as coordenadas para onde ele deve ir
Em speed é obivio que é a velocidade em que ele vai ir
Em checkall se deixar true vai desviar dos objetos sólidos, se for false não vai desviar
Então aqui é um exemplo para fazer o inimigo seguir o obj_player:
- Código:
mp_potential_step(obj_player.x,obj_player.y,5,true)
Mas porque que eu acho ela a melhor ???
Porque a função "move_towards_point" ela fica sempre seguindo as coordenadas, e quando chega lá o objeto fica se tremando todo, sem contar que não desvia dos objetos sólidos !
Já a função "mp_potential_step" ela desvia dos sólidos, e retorna um valor se está ou não no objetivo, o que faz com que o objeto fique parado quando chega no local e não se tremendo igual uma britadeira !
Denis Lemos- Data de inscrição : 17/05/2009
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Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Unity
- C#
- Godot
- C ou C++
Re: como fazer um objeto seguir o outro?
Denis Lemos escreveu:Esta é a função que acho a melhor para este tipo de caso, mas não é solid que coloca no último argumento:Só uma obs, poderia trocar o
move_towards_point(Obj.x, Obj.y, min(Velocidade, point_distance(x, y, Obj.x, Obj.y))) ;
por
mp_potential_step(player.x,player.y,3,solid)
assim o inimigo desvia de objetos sólidos
Aqui uma breve explicação dos seus argumentos:
mp_potential_step(x,y,speed,checkall)
Em x e y é as coordenadas para onde ele deve ir
Em speed é obivio que é a velocidade em que ele vai ir
Em checkall se deixar true vai desviar dos objetos sólidos, se for false não vai desviar
Então aqui é um exemplo para fazer o inimigo seguir o obj_player:
- Código:
mp_potential_step(obj_player.x,obj_player.y,5,true)
Mas porque que eu acho ela a melhor ???
Porque a função "move_towards_point" ela fica sempre seguindo as coordenadas, e quando chega lá o objeto fica se tremando todo, sem contar que não desvia dos objetos sólidos !
Já a função "mp_potential_step" ela desvia dos sólidos, e retorna um valor se está ou não no objetivo, o que faz com que o objeto fique parado quando chega no local e não se tremendo igual uma britadeira !
Concordo, é que eu use do geito que disse(mp_potential_step(player.x,player.y,3,solid)e deu certo, mas não sabia deste outro geito(mp_potential_step(obj_player.x,obj_player.y,5,true)
mateus luz- Data de inscrição : 12/04/2010
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Re: como fazer um objeto seguir o outro?
mateus luz escreveu:
Concordo, é que eu use do geito que disse(mp_potential_step(player.x,player.y,3,solid)e deu certo, mas não sabia deste outro geito(mp_potential_step(obj_player.x,obj_player.y,5,true)
Isto porque quando se coloca um argumento errado, o GM altera ele para o padrão da função, que no caso deve estar como "true" !
Denis Lemos- Data de inscrição : 17/05/2009
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Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Unity
- C#
- Godot
- C ou C++
Re: como fazer um objeto seguir o outro?
ok, obrigado
mateus luz- Data de inscrição : 12/04/2010
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Re: como fazer um objeto seguir o outro?
bom,deixa eu explicar melhor.alguem q joga ragnarok pode me ajudar melhor,eu acho.um exemplo do q eu quero e aquele punho supremo de asura.objeto a ser seguido:player.o obj q segue:as letras japonesas pretas.
eu exemplo:http://www.gamemakerbrasil.com/perguntas-respostas-f8/duvidas-de-cursor-t6952.htm.
obs:eu nao quero q o obj a ser seguido desapareça.
eu exemplo:http://www.gamemakerbrasil.com/perguntas-respostas-f8/duvidas-de-cursor-t6952.htm.
obs:eu nao quero q o obj a ser seguido desapareça.
Última edição por jpaulo em Seg 21 Jun 2010, 10:41, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : adicionar um exemplo.)
jpaulo- Data de inscrição : 21/03/2010
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Re: como fazer um objeto seguir o outro?
no step do objeto que vai seguir o outro ponha:
arraste a ação: step avoiding
(o) self
x: [objetoaserseguido.x]
y: [objetoaserseguido.y]
speed: [velocidade]
avoid: [desviando apenas de sólidos ou de todos]
arraste a ação: step avoiding
(o) self
x: [objetoaserseguido.x]
y: [objetoaserseguido.y]
speed: [velocidade]
avoid: [desviando apenas de sólidos ou de todos]
Licht- Games Ranking :
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Re: como fazer um objeto seguir o outro?
pessoal,nao e seguir do tipo AI.alguem aki joga ragnarok?me respondam e eu vou dizer oq eu quero.postem,por favor.
jpaulo- Data de inscrição : 21/03/2010
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Re: como fazer um objeto seguir o outro?
ssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssshhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhooooooooooooooooooooooooooowwwwwwwwwwwwwwwwwww dddddddddddddddddddddddddddddddddddddddeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee bbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbboooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooolllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllllaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!(show de bola!)vlw mesmo, kara,era isso que eu queria!e mais uma coisa:contemple minha assinatura!!!Lucas Lunar escreveu:no step do objeto que vai seguir o outro ponha:
arraste a ação: step avoiding
(o) self
x: [objetoaserseguido.x]
y: [objetoaserseguido.y]
speed: [velocidade]
avoid: [desviando apenas de sólidos ou de todos]
jpaulo- Data de inscrição : 21/03/2010
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