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[Resolvido][DUVIDA] Como criar efeitos de transição na room?
+2
mateus luz
F. Nizzio
6 participantes
Página 1 de 1
[Resolvido][DUVIDA] Como criar efeitos de transição na room?
Faz algum tempo que não posto alguma duvida, e essa duvida, pelo menos para mim, está sendo bem difícil de se resolver.
Eu li em algum lugar algo de criar transições, e vi alguns scripts que não entendi nada e talz... alguem podia me explicar, ou mandar algum link para me ajudar a fazer isso?
Eu li em algum lugar algo de criar transições, e vi alguns scripts que não entendi nada e talz... alguem podia me explicar, ou mandar algum link para me ajudar a fazer isso?
F. Nizzio- Data de inscrição : 19/07/2008
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Re: [Resolvido][DUVIDA] Como criar efeitos de transição na room?
Você quer criar ou adicionar transições a room?
mateus luz- Data de inscrição : 12/04/2010
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Re: [Resolvido][DUVIDA] Como criar efeitos de transição na room?
mateus luz escreveu:Você quer criar ou adicionar transições a room?
Criar.
F. Nizzio- Data de inscrição : 19/07/2008
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Re: [Resolvido][DUVIDA] Como criar efeitos de transição na room?
Como criar eu infelismente não sei, mas eu só uso aquelas 24(acho que são 24)transições que ja vem com o game maker, então espero que alguem do forum possa te ajudar ok?
mateus luz- Data de inscrição : 12/04/2010
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Re: [Resolvido][DUVIDA] Como criar efeitos de transição na room?
mateus luz escreveu:Como criar eu infelismente não sei, mas eu só uso aquelas 24(acho que são 24)transições que ja vem com o game maker, então espero que alguem do forum possa te ajudar ok?
São 21.
e pelo visto acho que ninguém sabe. Ajudem aí gente, dêem uma "luz" para mim.
F. Nizzio- Data de inscrição : 19/07/2008
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Re: [Resolvido][DUVIDA] Como criar efeitos de transição na room?
- Código:
transition_kind = numero da transiçao
transition_color = cor da transiçao
trasition_step = qtos steps ela vai durar
room_goto(aroom q vc vai)
se for criar só da com objetos acho , adicionar nao
dungeon333- Data de inscrição : 29/05/2009
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Re: [Resolvido][DUVIDA] Como criar efeitos de transição na room?
isso eu tirei do site http://legalgamesforum.forumsline.com/tutoriais-f18/dicas-intermediarias-de-game-maker-t119.htm e quem postou este tuto foi Lucas man, portanto os creditos são dele:
Agora um efeito simples de fade sem usar transição de rooms...
ara fazer um efeito de escurecer/clarear a tela manualmente basicamente vc precisará desenhar um retângulo do tamanho da tela e mudar a transparência dele.
Para começar, crie um obj que irá controlar o efeito. Vou chama-lo de obj_controle. Nesse oj, adicione um evento create e crie duas variaveis para indicar o nível de opacidade e se o efeito está ligado ou não.Código:
Obs: O nível máximo de opacidade é 1, onde estará com toda a cor, quanto menor o valor, mais transparente.
Agora vamos trabalhar no evento draw para desenhar nosso retângulo...
Iremos usar as seguintes funções:
draw_set_alpha(nivel) - É usada para alterar o nível de transparência do que está sendo desenhado;
draw_rectangle(x1,y1,x2,y2,lina) - Essa função irá desenhar o retângulo. X1 e Y1 indicam a posição do retângulo na tela, X2 e Y2 indicam o tamanho(largura e altura, respectivamente) e linha indica se somente uma linha deverá ser desenhada, sem preenchimento;
draw_set_color(cor) - Usada para definir a cor do desenho.
Conhecendo as funções podemos começar o código do evento draw...Código:
Primeiro definimos o nível de transparência usando a variável que criamos antes, depois definimos a cor do desenho para preto e finalmente desenhamos o retângulo. Repare que o tamanho usado nesse exemplo é 640x480, lembre-se de usar o tamanho da tela do seu jogo.
Agora temos que criar um jeito de ligar e desligar a transparência, para testar, adicione dois eventos key press, eu usei A e S para ligar e desligar, respectivamente.
Evento A:Código:
Evento S:Código:
Já definimos o desenho e um sistema de teste para ligar e desligar, mas é agora que iremos criar o efeito de transição fazendo com que fique transparente aos poucos. Adicione um evento step e nele coloque as seguintes condições.Código:
É bem simples, apenas checa se o sistema está ligado ou não e soma ou subtrai o valor da opacidade aos poucos para dar o efeito de transição.
Obrigado pela atenção e desfrutem"
Acho que se você adptar este tuto para oque você quer pode funcionar, se funfar me avisa ok?
Agora um efeito simples de fade sem usar transição de rooms...
ara fazer um efeito de escurecer/clarear a tela manualmente basicamente vc precisará desenhar um retângulo do tamanho da tela e mudar a transparência dele.
Para começar, crie um obj que irá controlar o efeito. Vou chama-lo de obj_controle. Nesse oj, adicione um evento create e crie duas variaveis para indicar o nível de opacidade e se o efeito está ligado ou não.Código:
- Código:
opacidade=1;
ligado=0;
Obs: O nível máximo de opacidade é 1, onde estará com toda a cor, quanto menor o valor, mais transparente.
Agora vamos trabalhar no evento draw para desenhar nosso retângulo...
Iremos usar as seguintes funções:
draw_set_alpha(nivel) - É usada para alterar o nível de transparência do que está sendo desenhado;
draw_rectangle(x1,y1,x2,y2,lina) - Essa função irá desenhar o retângulo. X1 e Y1 indicam a posição do retângulo na tela, X2 e Y2 indicam o tamanho(largura e altura, respectivamente) e linha indica se somente uma linha deverá ser desenhada, sem preenchimento;
draw_set_color(cor) - Usada para definir a cor do desenho.
Conhecendo as funções podemos começar o código do evento draw...Código:
- Código:
draw_set_alpha(opacidade);
draw_set_color(c_black);
draw_rectangle(0,0,640,480,0);
Primeiro definimos o nível de transparência usando a variável que criamos antes, depois definimos a cor do desenho para preto e finalmente desenhamos o retângulo. Repare que o tamanho usado nesse exemplo é 640x480, lembre-se de usar o tamanho da tela do seu jogo.
Agora temos que criar um jeito de ligar e desligar a transparência, para testar, adicione dois eventos key press, eu usei A e S para ligar e desligar, respectivamente.
Evento A:Código:
- Código:
ligado=1;
Evento S:Código:
- Código:
ligado=0;
Já definimos o desenho e um sistema de teste para ligar e desligar, mas é agora que iremos criar o efeito de transição fazendo com que fique transparente aos poucos. Adicione um evento step e nele coloque as seguintes condições.Código:
- Código:
if ligado==1 && opacidade>0 then //se o efeito estiver ligado e a opacidade for maior que zero)
{
opacidade-=0.1;
}
if ligado==0 && opacidade<1 then//se o efeito estiver desligado e a opacidade for menor do que 1
{
opacidade+=0.1
}
É bem simples, apenas checa se o sistema está ligado ou não e soma ou subtrai o valor da opacidade aos poucos para dar o efeito de transição.
Obrigado pela atenção e desfrutem"
Acho que se você adptar este tuto para oque você quer pode funcionar, se funfar me avisa ok?
mateus luz- Data de inscrição : 12/04/2010
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Re: [Resolvido][DUVIDA] Como criar efeitos de transição na room?
Hmm... É que na verdade esse tutorial aí ele tá ensinando só a fazer um alpha no draw_rectangle, e não tem como usar isso no que eu quero fazer
eu quero que a minha transição seja tipo algo liquido escorrendo na tela... é dificil explicar...
eu quero que a minha transição seja tipo algo liquido escorrendo na tela... é dificil explicar...
F. Nizzio- Data de inscrição : 19/07/2008
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Re: [Resolvido][DUVIDA] Como criar efeitos de transição na room?
Você pode criar vários efeitos utilizando códigos, o primeiro exemplo que vou te dar é o mais simples, o Fade In:
1 - Cria um objeto de controle com o nome ObjTransition.
2 - No Create coloque:
3 - No Step coloque:
4 - No Draw coloque:
5 - No Room Start coloque:
1 - Cria um objeto de controle com o nome ObjTransition.
2 - No Create coloque:
- Código:
{
Color := vk_black ; //Cor do efeito.
Velocidade := 3 ; //Velocidade da transição.
Alpha := 0.01 ;
}
3 - No Step coloque:
- Código:
{
if (Alpha > 0) {
Alpha -= Velocidade ;
}
}
4 - No Draw coloque:
- Código:
{
if (Alpha > 0) {
draw_set_alpha(Alpha) ;
draw_set_color(Color) ;
draw_rectangle(0, 0, room_width, room_height, false) ;
}
}
5 - No Room Start coloque:
- Código:
{
Alpha := 1 ;
}
Re: [Resolvido][DUVIDA] Como criar efeitos de transição na room?
ja pensou em criar uma imagem .gif(animada) desta transição que você quer(da para criar no photoshop) e depois adptar o tuto para usar em um objeto com esta imagem? Ou talvez usar ela como brackgroud de uma room de transição, tente isso, qualquer duvida tamo ai
mateus luz- Data de inscrição : 12/04/2010
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Re: [Resolvido][DUVIDA] Como criar efeitos de transição na room?
tem uma variavel que ela seta que tipo de efeito vai ser feito na transação da room, acho que é transation_kind , ai é só usar, room_goto_next();
EDIT: Achei
EDIT: Achei
- Código:
transition_kin=21;//un numero de 1 a 21 indica o tipo de efeito :]
room_goto_next();
Última edição por Isaias em Sáb 19 Jun 2010, 14:14, editado 1 vez(es)
Re: [Resolvido][DUVIDA] Como criar efeitos de transição na room?
criar uma transition
1* adicione um script com o code abaixo e o chame de "Transition"
1* adicione um script com o code abaixo e o chame de "Transition"
- Código:
var s1,s2,width,height,fract;
s1 = argument0; // surface da primeira room
s2 = argument1; // surface da segunda room
width = argument2; // width da surface
height = argument3; // height da surface
fract = argument4; // quantidade que ja passou(0 a 1)
draw_clear(c_black);
if fract < 0.5
{
draw_surface_ext(s1, 0, 0,1,1,0,c_white,1 - (fract * 2));
}
else
{
draw_surface_ext(s2, 0, 0,1,1,0,c_white,(fract - 0.5) * 2);
}
- Código:
transition_define(25,"Transition");
- Código:
transition_kind = 25
transition_color = cor da transiçao
trasition_step = qtos steps ela vai durar
room_goto(aroom q vc vai)
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Re: [Resolvido][DUVIDA] Como criar efeitos de transição na room?
Dungeon333, só agora vi seu post. Eu quero criar uma transição, não usar uma pré definida do Game Maker.
Cainã, você postou algo parecido com o que o Mateus me mandou, que é um efeito de fade in e fade out.
Mateus Luz novamente, li na internet que é possível se usar surfaces. Mas eu não entendo de surfaces e nem mesmo sei o que é. Alguém pode me iluinar aê?
Obrigado pelas respostas gente (:
Dungeon333 (esse ultimo post), vou ver esse seu code. Obrigado!
Cainã, você postou algo parecido com o que o Mateus me mandou, que é um efeito de fade in e fade out.
Mateus Luz novamente, li na internet que é possível se usar surfaces. Mas eu não entendo de surfaces e nem mesmo sei o que é. Alguém pode me iluinar aê?
Obrigado pelas respostas gente (:
Dungeon333 (esse ultimo post), vou ver esse seu code. Obrigado!
F. Nizzio- Data de inscrição : 19/07/2008
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Re: [Resolvido][DUVIDA] Como criar efeitos de transição na room?
Fiz no rapidão uma engine, mas ta super ruin por que fiz rapido demais, então é só apertar enter e o gif de transição funfa e depois que ele terminar vais para a proxia room, espero que o conceito da engine ajude.
Engine
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Re: [Resolvido][DUVIDA] Como criar efeitos de transição na room?
Dungeon333, seu codigo não funcionou do jeito que eu queria.
Mateus, vou ver sua engine.
EDIT: Mateus, com a sua engine peguei algumas inspirações para fazer as transições! Obrigado!
Mateus, vou ver sua engine.
EDIT: Mateus, com a sua engine peguei algumas inspirações para fazer as transições! Obrigado!
F. Nizzio- Data de inscrição : 19/07/2008
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Re: [Resolvido][DUVIDA] Como criar efeitos de transição na room?
De nada, é muito bom saber que te ajudei, estamos ai(ou aqui) para isso!!!
mateus luz- Data de inscrição : 12/04/2010
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