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[Resolvido][DUVIDA] Como criar efeitos de transição na room?

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Mensagem por F. Nizzio Sáb 19 Jun 2010, 13:22

Faz algum tempo que não posto alguma duvida, e essa duvida, pelo menos para mim, está sendo bem difícil de se resolver.

Eu li em algum lugar algo de criar transições, e vi alguns scripts que não entendi nada e talz... alguem podia me explicar, ou mandar algum link para me ajudar a fazer isso?
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Mensagem por mateus luz Sáb 19 Jun 2010, 13:23

Você quer criar ou adicionar transições a room?
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mateus luz

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Mensagem por F. Nizzio Sáb 19 Jun 2010, 13:24

mateus luz escreveu:Você quer criar ou adicionar transições a room?

Criar.
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Mensagem por mateus luz Sáb 19 Jun 2010, 13:42

Como criar eu infelismente não sei, mas eu só uso aquelas 24(acho que são 24)transições que ja vem com o game maker, então espero que alguem do forum possa te ajudar ok?
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mateus luz

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Mensagem por F. Nizzio Sáb 19 Jun 2010, 13:45

mateus luz escreveu:Como criar eu infelismente não sei, mas eu só uso aquelas 24(acho que são 24)transições que ja vem com o game maker, então espero que alguem do forum possa te ajudar ok?

São 21.

e pelo visto acho que ninguém sabe. Ajudem aí gente, dêem uma "luz" para mim.
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Mensagem por dungeon333 Sáb 19 Jun 2010, 13:57

Código:

transition_kind = numero da transiçao
transition_color = cor da transiçao
trasition_step = qtos steps ela vai durar
room_goto(aroom q vc vai)
isso? ou criar uma transiçao?
se for criar só da com objetos acho , adicionar nao
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dungeon333

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Mensagem por mateus luz Sáb 19 Jun 2010, 13:59

isso eu tirei do site http://legalgamesforum.forumsline.com/tutoriais-f18/dicas-intermediarias-de-game-maker-t119.htm e quem postou este tuto foi Lucas man, portanto os creditos são dele:


Agora um efeito simples de fade sem usar transição de rooms...

ara fazer um efeito de escurecer/clarear a tela manualmente basicamente vc precisará desenhar um retângulo do tamanho da tela e mudar a transparência dele.

Para começar, crie um obj que irá controlar o efeito. Vou chama-lo de obj_controle. Nesse oj, adicione um evento create e crie duas variaveis para indicar o nível de opacidade e se o efeito está ligado ou não.Código:
Código:
opacidade=1;
ligado=0;



Obs: O nível máximo de opacidade é 1, onde estará com toda a cor, quanto menor o valor, mais transparente.

Agora vamos trabalhar no evento draw para desenhar nosso retângulo...
Iremos usar as seguintes funções:

draw_set_alpha(nivel) - É usada para alterar o nível de transparência do que está sendo desenhado;
draw_rectangle(x1,y1,x2,y2,lina) - Essa função irá desenhar o retângulo. X1 e Y1 indicam a posição do retângulo na tela, X2 e Y2 indicam o tamanho(largura e altura, respectivamente) e linha indica se somente uma linha deverá ser desenhada, sem preenchimento;
draw_set_color(cor) - Usada para definir a cor do desenho.
Conhecendo as funções podemos começar o código do evento draw...Código:
Código:
draw_set_alpha(opacidade);
draw_set_color(c_black);
draw_rectangle(0,0,640,480,0);


Primeiro definimos o nível de transparência usando a variável que criamos antes, depois definimos a cor do desenho para preto e finalmente desenhamos o retângulo. Repare que o tamanho usado nesse exemplo é 640x480, lembre-se de usar o tamanho da tela do seu jogo.

Agora temos que criar um jeito de ligar e desligar a transparência, para testar, adicione dois eventos key press, eu usei A e S para ligar e desligar, respectivamente.
Evento A:Código:
Código:
ligado=1;


Evento S:Código:
Código:
ligado=0;



Já definimos o desenho e um sistema de teste para ligar e desligar, mas é agora que iremos criar o efeito de transição fazendo com que fique transparente aos poucos. Adicione um evento step e nele coloque as seguintes condições.Código:
Código:
if ligado==1 && opacidade>0 then //se o efeito estiver ligado e a opacidade for maior que zero)
{
opacidade-=0.1;
}
if ligado==0 && opacidade<1 then//se o efeito estiver desligado e a opacidade for menor do que 1
{
opacidade+=0.1
}


É bem simples, apenas checa se o sistema está ligado ou não e soma ou subtrai o valor da opacidade aos poucos para dar o efeito de transição.

Obrigado pela atenção e desfrutem"



Acho que se você adptar este tuto para oque você quer pode funcionar, se funfar me avisa ok?
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Mensagem por F. Nizzio Sáb 19 Jun 2010, 14:03

Hmm... É que na verdade esse tutorial aí ele tá ensinando só a fazer um alpha no draw_rectangle, e não tem como usar isso no que eu quero fazer

eu quero que a minha transição seja tipo algo liquido escorrendo na tela... é dificil explicar...
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Mensagem por Cainã Sáb 19 Jun 2010, 14:08

Você pode criar vários efeitos utilizando códigos, o primeiro exemplo que vou te dar é o mais simples, o Fade In:

1 - Cria um objeto de controle com o nome ObjTransition.

2 - No Create coloque:

Código:
{

Color := vk_black ;  //Cor do efeito.

Velocidade := 3 ;  //Velocidade da transição.

Alpha := 0.01 ;

}

3 - No Step coloque:

Código:
{

if (Alpha > 0) {

Alpha -= Velocidade ;

}

}

4 - No Draw coloque:

Código:
{

if (Alpha > 0) {

draw_set_alpha(Alpha) ;

draw_set_color(Color) ;

draw_rectangle(0, 0, room_width, room_height, false) ;

}

}

5 - No Room Start coloque:

Código:
{

Alpha := 1 ;

}
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Mensagem por mateus luz Sáb 19 Jun 2010, 14:10

ja pensou em criar uma imagem .gif(animada) desta transição que você quer(da para criar no photoshop) e depois adptar o tuto para usar em um objeto com esta imagem? Ou talvez usar ela como brackgroud de uma room de transição, tente isso, qualquer duvida tamo ai
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Mensagem por Isaias Sáb 19 Jun 2010, 14:12

tem uma variavel que ela seta que tipo de efeito vai ser feito na transação da room, acho que é transation_kind , ai é só usar, room_goto_next();


EDIT: Achei
Código:

transition_kin=21;//un numero de 1 a 21 indica o tipo de efeito :]
room_goto_next();


Última edição por Isaias em Sáb 19 Jun 2010, 14:14, editado 1 vez(es)
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Mensagem por dungeon333 Sáb 19 Jun 2010, 14:13

criar uma transition
1* adicione um script com o code abaixo e o chame de "Transition"
Código:

var s1,s2,width,height,fract;
s1 = argument0; // surface da primeira room
s2 = argument1; // surface da segunda room
width = argument2; // width da surface
height = argument3; // height da surface
fract = argument4; // quantidade que ja passou(0 a 1)
draw_clear(c_black);
if fract < 0.5
{
draw_surface_ext(s1, 0, 0,1,1,0,c_white,1 - (fract * 2));
}
else
{
draw_surface_ext(s2, 0, 0,1,1,0,c_white,(fract - 0.5) * 2);
}
no evento create
Código:

transition_define(25,"Transition");
e no evento de mudar de room
Código:

transition_kind = 25
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Mensagem por F. Nizzio Sáb 19 Jun 2010, 14:34

Dungeon333, só agora vi seu post. Eu quero criar uma transição, não usar uma pré definida do Game Maker.

Cainã, você postou algo parecido com o que o Mateus me mandou, que é um efeito de fade in e fade out.

Mateus Luz novamente, li na internet que é possível se usar surfaces. Mas eu não entendo de surfaces e nem mesmo sei o que é. Alguém pode me iluinar aê?

Obrigado pelas respostas gente (:

Dungeon333 (esse ultimo post), vou ver esse seu code. Obrigado!
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Mensagem por mateus luz Sáb 19 Jun 2010, 14:58

Fiz no rapidão uma engine, mas ta super ruin por que fiz rapido demais, então é só apertar enter e o gif de transição funfa e depois que ele terminar vais para a proxia room, espero que o conceito da engine ajude.

Engine
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Mensagem por F. Nizzio Sáb 19 Jun 2010, 15:03

Dungeon333, seu codigo não funcionou do jeito que eu queria.

Mateus, vou ver sua engine.

EDIT: Mateus, com a sua engine peguei algumas inspirações para fazer as transições! Obrigado!
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Mensagem por mateus luz Sáb 19 Jun 2010, 15:34

De nada, é muito bom saber que te ajudei, estamos ai(ou aqui) para isso!!!
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Mensagem por Mystery_boy_maker Sáb 19 Jun 2010, 16:00

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