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[Resolvido]Como fazer uma Transição Fade-in e Fade-out de Sprites? [Dúvida]
+2
Super Games
dharrison
6 participantes
Página 1 de 1
[Resolvido]Como fazer uma Transição Fade-in e Fade-out de Sprites? [Dúvida]
Bom Galera, estou criando uma engine de Cinematic / Visual Novel aqui para um projeto futuro, e tem algo que eu queria fazer. Não é essencial, mas deixaria o jogo mais bonito.
E isso é uma 'transição de Sprites". Eu quero que quando o obj_char mudar de sprite, ele mude 'lentamente', como se o sprite 'de cima' fosse ficando trasnparente até sumir.
Embora tenha dito 'lentamente' isso seria cerca de 1/2 Segundo. Quero fazer isso para não ter aquelas 'mudança seca' de um sprite para o outro.
Alguém saberia como fazer? Eu não faço ideia como se faz, tentei aqui, procurei, e nada ainda.
Grato
DHarrison
E isso é uma 'transição de Sprites". Eu quero que quando o obj_char mudar de sprite, ele mude 'lentamente', como se o sprite 'de cima' fosse ficando trasnparente até sumir.
Embora tenha dito 'lentamente' isso seria cerca de 1/2 Segundo. Quero fazer isso para não ter aquelas 'mudança seca' de um sprite para o outro.
Alguém saberia como fazer? Eu não faço ideia como se faz, tentei aqui, procurei, e nada ainda.
Grato
DHarrison
Última edição por dharrison em Sáb 18 Dez 2010, 12:33, editado 1 vez(es)
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Re: [Resolvido]Como fazer uma Transição Fade-in e Fade-out de Sprites? [Dúvida]
Olá Dharrison,
Vejo que veio perguntar uma pergunta meio complicada né? , certamente é fácil responder quando usamos a cabeça, você pode tentar fazer uma sprite do obj_char com Fade-in, depois quando ele for transformar em tal sprite você pode usar os Alarms para mudar de sprite com este efeito, creio que você possa fazer que em algum Alarm você pode fazer que na hora que ele for mudar você tentar fazer que quando passar 1/2 segundos da transição mudar de sprite.
Usando a cabeça podemos fazer qualque coisa.
Espero ter ajudado...
Vejo que veio perguntar uma pergunta meio complicada né? , certamente é fácil responder quando usamos a cabeça, você pode tentar fazer uma sprite do obj_char com Fade-in, depois quando ele for transformar em tal sprite você pode usar os Alarms para mudar de sprite com este efeito, creio que você possa fazer que em algum Alarm você pode fazer que na hora que ele for mudar você tentar fazer que quando passar 1/2 segundos da transição mudar de sprite.
Usando a cabeça podemos fazer qualque coisa.
Espero ter ajudado...
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Re: [Resolvido]Como fazer uma Transição Fade-in e Fade-out de Sprites? [Dúvida]
draw event:
- Código:
draw_sprite_ext(sprite_index,image_index,x,y,image_xscale,image_yscale,image_angle,image_blend,image_alpha )
draw_sprite_ext(sprite_index,image_index+1,x,y,image_xscale,image_yscale,image_angle,image_blend,image_alpha -.5)
image_speed=.2;
Última edição por Jiraya em Sáb 18 Dez 2010, 07:09, editado 3 vez(es)
Re: [Resolvido]Como fazer uma Transição Fade-in e Fade-out de Sprites? [Dúvida]
ele quer trocar de sprite com fade, não de room
mas pelo que eu sei vc teria que fazer 2 rooms e utilizar image_alpha
não é muito complicado, mas ta meio na cara gora o que vc deve fazer
vc começa fazendo uma variavel
para checar se pode almentat o alpha ou não... e etc
eu to com preguiça de escrever... perdão se vc não conseguir eu explico, ok?
mas ja ta na cara o que deve ser feito
mas pelo que eu sei vc teria que fazer 2 rooms e utilizar image_alpha
não é muito complicado, mas ta meio na cara gora o que vc deve fazer
vc começa fazendo uma variavel
para checar se pode almentat o alpha ou não... e etc
eu to com preguiça de escrever... perdão se vc não conseguir eu explico, ok?
mas ja ta na cara o que deve ser feito
Re: [Resolvido]Como fazer uma Transição Fade-in e Fade-out de Sprites? [Dúvida]
Jiraya
Entendi mais ou menos o código, mas voce poderia explicar melhor ele por favor? "^-^
Vou fazer uns testes amanha intao galera, acabei de chegar em casa e to com uma dor de cabeça chata aqui.
To usando Arrays e a Declaração SWITCH para fazer a mudança de sprites (realmente são muitos, 10 para cada personagem, e tudo num objeto só).
Então vou tentar adaptar.
Caso não dê vou ter que inventar outro jeito de mudar os sprites.
Grato
DHarrison
Entendi mais ou menos o código, mas voce poderia explicar melhor ele por favor? "^-^
Vou fazer uns testes amanha intao galera, acabei de chegar em casa e to com uma dor de cabeça chata aqui.
To usando Arrays e a Declaração SWITCH para fazer a mudança de sprites (realmente são muitos, 10 para cada personagem, e tudo num objeto só).
Então vou tentar adaptar.
Caso não dê vou ter que inventar outro jeito de mudar os sprites.
Grato
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Re: [Resolvido]Como fazer uma Transição Fade-in e Fade-out de Sprites? [Dúvida]
Fiz uma engine pra ti (Uma avançada e uma simples):
Download Avançada- Alpha Change Engine by Alex FC - 12,5 Kb
Download Simples- Alpha Change Engine by Alex FC 2 - 12,2 Kb
Modifique os scripts da avançada ao seu gosto. Vlw?
FLWS!
Download Avançada- Alpha Change Engine by Alex FC - 12,5 Kb
Download Simples- Alpha Change Engine by Alex FC 2 - 12,2 Kb
Modifique os scripts da avançada ao seu gosto. Vlw?
FLWS!
Re: [Resolvido]Como fazer uma Transição Fade-in e Fade-out de Sprites? [Dúvida]
Todas as transições dos meus jogos são feitas com sprites, é bem fácil fazer
No caso do Mirfo, eu tenho uma sprite do tamanho da tela (640x480) com a cor preta. No objeto que realiza a transição, eu crio a variável:
No caso do Mirfo, eu tenho uma sprite do tamanho da tela (640x480) com a cor preta. No objeto que realiza a transição, eu crio a variável:
- Código:
FADE=0
- Código:
FADE+=0.0.5 //ou outro valor pra auterar a velocidade da transição
if FADE>3 //ou outro valor pra dar um tempinho antes de mudar já com a tela escurecida
room_goto(a room pra onde o player deve ir)
- Código:
draw_sprite_ext(fade_spr,0,view_xview+320,view_yview+240,1,1,0,c_black,FADE)
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x 4 x 2 x 1
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Re: [Resolvido]Como fazer uma Transição Fade-in e Fade-out de Sprites? [Dúvida]
Uma sprite 640x480??? Isso sugaria muita RAM cara. Você pode usar os próprios efeitos de transições do GM:
Ou usar o draw_rectangle_color com a sua variável de FADE:
Assim você usaria menos RAM e consequentemente melhoraria o desempenho do jogo.
Ps: A pergunta não era essa XD.
FLWS!
- Código:
transition_kind=21//Fade out and In
room_goto(nome_da_room)
Ou usar o draw_rectangle_color com a sua variável de FADE:
- Código:
draw_set_alpha(FADE)//deixa o próximo draw com o alpha no valor FADE
draw_rectangle_color(view_xview,view_yview,view_xview+view_wview,view_yview+view_hview,c_black,c_black,c_black,c_black,0)
draw_set_alpha(1)//retorna alpha ao normal
Assim você usaria menos RAM e consequentemente melhoraria o desempenho do jogo.
Ps: A pergunta não era essa XD.
FLWS!
Re: [Resolvido]Como fazer uma Transição Fade-in e Fade-out de Sprites? [Dúvida]
Alex FC
Vlw cara, era o esquema das setas mesmo que eu queria fazer!
Só falta adaptar agora, porque atual estou usando apenas um objeto e as sprites são controladas por uma var global.
Então vo ter que ver como armazenar o Sprite anterior na var temp_sprite e aí vai dar tudo certo
E também o esquema de draw para fazer a transição vai ser muito útil, é outra coisa que eu pretendia fazer.
SIGI
Estava pensando mesmo em usar sprites do tamanho da tela, embora fique um pouco mais pesado, é que vou tentar fazer algumas transições personalizadas.
Mas o jogo não muda de room.
Tenho um obj_back, que desenha o background, um obj_chars, que desenha os personagens, e o ovj_declarador, que declara todas Arrays e Variaveis.
Mas valew mesmo galera!! Tópico resolvido.
Só falta fazer uns testes e adaptar aqui, mas agora é comigo neh
Muito Obrigado!! (+1 Ponto pra vcs que me ajudaram)
Abração
DHarrison
Vlw cara, era o esquema das setas mesmo que eu queria fazer!
Só falta adaptar agora, porque atual estou usando apenas um objeto e as sprites são controladas por uma var global.
Então vo ter que ver como armazenar o Sprite anterior na var temp_sprite e aí vai dar tudo certo
E também o esquema de draw para fazer a transição vai ser muito útil, é outra coisa que eu pretendia fazer.
SIGI
Estava pensando mesmo em usar sprites do tamanho da tela, embora fique um pouco mais pesado, é que vou tentar fazer algumas transições personalizadas.
Mas o jogo não muda de room.
Tenho um obj_back, que desenha o background, um obj_chars, que desenha os personagens, e o ovj_declarador, que declara todas Arrays e Variaveis.
Mas valew mesmo galera!! Tópico resolvido.
Só falta fazer uns testes e adaptar aqui, mas agora é comigo neh
Muito Obrigado!! (+1 Ponto pra vcs que me ajudaram)
Abração
DHarrison
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