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Pular em cima, matar, e...

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Mensagem por Baha Ter 27 Abr 2010, 16:01

Seguinte.
Vai ter um inimigo. O inimigo vai ter espinhos dos lados. Se encostar dos lados, o player morre, se encostar em cima, toca um efeito sonoro, e o inimigo troca de sprite, e depois some.
Como faz? D:
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Mensagem por juao230 Ter 27 Abr 2010, 16:07

Cara.. sinto muito mais eu não sei...
Se for te dar uma força, ele usa um codigo q meche com a colisão no eixo y e x. Y pra cima e X pra os lados, tipo "if colisão com o y=-15 {mudar o sprite do inimigo pra sprite_inimigo_morto && tocar o som matar_inimigo}
if colisão com o x=-5 ou 5 {morto=true}"...
entendeu? E la por isso...
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Mensagem por Baha Ter 27 Abr 2010, 16:08

Entendi um pouco. Já tentei fazer algo do tipo, deu quase tudo certo. QUASE. Hehe.
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Mensagem por Henrique_GJ Ter 27 Abr 2010, 16:35

eu sei.

supondo que o tamanho da imagem do player seja 32x32 e do inimgo tbm 32x32

põe no step

distance = point_distance(player.x,player.y,inimigo.x,inimigo.y)
if distance < 17
{
if player.y < inimgo.y
{
global.inimigo_vivo = false
}
else
{
global.player_vivo = false
}
}

troque os nomes player e inimigo e tbm troque 17 pela metade do tamanho da sprite +1

agora coloque no step do player

if global.player_vivo = false
{
instance_destroy()
global.player_vivo = true
}

agora no do inimigo

if global.inimigo_vivo = false
{
instance_destroy()
global.inimigo_vivo = true
}
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Mensagem por Baha Ter 27 Abr 2010, 16:45

Valeu, cara! Vou testar aqui, depois digo se deu certo.
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Mensagem por Baha Ter 27 Abr 2010, 16:49

___________________________________________
ERROR in
action number 4
of Step Event
for object obj_player:

Error in code at line 1:
if global.obj_player_vivo = false
^
at position 11: Unknown variable obj_player_vivo

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Mensagem por Baha Ter 27 Abr 2010, 19:15

Alguém pode ajudar?
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Mensagem por André Gustavo Ter 27 Abr 2010, 19:24

Coloca isso no create

Código:
global.obj_player_vivo = true
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Mensagem por Henrique_GJ Ter 27 Abr 2010, 19:28

acho que não vai dar certo isso não mas tenta
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Mensagem por Thiago_o_programador Ter 27 Abr 2010, 19:33

André Gustavo escreveu:Coloca isso no create

Código:
global.obj_player_vivo = true
Coloca no Game Start. XD
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Mensagem por Baha Qui 29 Abr 2010, 13:25

Onde fica o game start? Sad
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Mensagem por douglaslds Qui 29 Abr 2010, 13:41

Add Event -> Other -> Game start
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Mensagem por Baha Qui 29 Abr 2010, 13:43

___________________________________________
ERROR in
action number 3
of Step Event
for object obj_inimigo:

Error in code at line 1:
if global.obj_inimigo_vivo = false
^
at position 11: Unknown variable obj_inimigo_vivo


tenso.
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Mensagem por Baha Sex 30 Abr 2010, 15:15

Up maroto.
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Mensagem por Baha Sex 30 Abr 2010, 15:27

Consegui. Mas deu problema com a gravidade. Alguém sabe um código que funcione mesmo?
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Mensagem por mayck Sex 30 Abr 2010, 15:47

Ei cara nunka vi um Topico Com tanto post Triplo e Duplo Cuidado Nisso =D Entao voltado ao assunto Se for a gravidade Somente Fasso um Script e nele Coloke ese Code
e coloke o Nome dele gravidade
Código:

if place_free(x,y+2){
vspeed+=1
}
ai No Step Do seu char coloke Iso
Código:
gravidade(obj_player)
mayck
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Mensagem por KinKing Sex 30 Abr 2010, 16:01

Esse código pode ir no player, na colisão com o inimigo:

Código:
if (sprite_index != spr_seuSpriteIndex) // se o inimigo não estiver na sprite de morto
{
    if (y < other.y) // se o player estiver acima do inimigo
        other.sprite_index = spr_seuSpriteIndex; // trocar a sprite
    else
        instance_destroy(); // player morre
}

Se você quiser que o player "volte a subir no ar" após pular no inimigo, troque...

Código:
    if (y < other.y) // se o player estiver acima do inimigo
        other.sprite_index = spr_seuSpriteIndex; // trocar a sprite

Por:

Código:
    if (y < other.y) // se o player estiver acima do inimigo
    {
        vspeed = -2; // dar um pulinho mínimo na colisão
        other.sprite_index = spr_seuSpriteIndex; // trocar a sprite
    }
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Mensagem por Baha Sex 30 Abr 2010, 18:05

KinKing, tá quase perfeito. O problema é que ninguem morre.
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Mensagem por KinKing Sáb 01 maio 2010, 20:13

Ninguém morre? Mesmo se o player der de cara no mesmo nível que o inimigo, esse player não se destrói?

E a sprite do inimigo, ela é trocada? Se for trocada, daí você tem que programar no evento Animation End pra se a sprite for spr_seuSpriteIndex, ele morrer. Você não disse que queria isso no código de exemplo. =P
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