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Introdução ao Draw - draw_line
4 participantes
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Página 1 de 1
Introdução ao Draw - draw_line
Nome: Introdução ao Draw - draw_line
Descrição: Terceira aula sobre o draw, você pode ver as duas anteriores nos links abaixo:
Introdução ao Draw - Básico
Introdução ao Draw - Draw_point
Nível de dificuldade: Médio (necessita saber como funciona as coordenadas X e Y)
Requerimentos: Qualquer versão, registrada ou não.
Desenvolvimento:
Introdução ao Draw - draw_line
Demorou mas chegou! Durante esses dias, eu andei sem tempo para continuar a fazer os tutoriais, mas não desisti! E como prova, aqui, a terceira aula de Draw!
O código draw_line
Como o próprio código diz, serve para desenhar linhas, com expessura equivalente a um píxel. A estrutura desse código é simples:
draw_line(x1,y1,x2,y2)
Para entendermos como desenhar a linha exatamente no lugar onde queremos, é necessário saber como os códigos no draw funcionam.
Beleza! Então como os códigos funcionam?
É simples! Em todos os códigos do draw, exceto o draw_point, é preciso especificar duas extremidades. O draw_line é o mais fácil de compreender, porque só precisamos "dizer" ao GM, as duas extremidades da linha e ele faz o resto.
Cara não entendi, explica melhor!
Por causa dessa pergunta que é necessário saber como as coordenadas X e Y funcionam. Para explicar melhor essa noção de extremidades da linha, eu fiz uma representação bem simples de como funciona:
Como mostrado na imagem, os dois primeiros argumentos do script x1 e y1 são a posição X da primeira extremidade da linha e a posição Y da primeira extremidade.
A mesma coisa acontece com os dois últimos argumentos x2 e y2 que são a posição do X da segunda extremidade da linha e a posição Y da segunda extremidade da linha. É como se fosse o draw_point, com a única diferença que é necessário identificar dois pontos na tela, e o espaço intermediário entre esses dois pontos é desenhado a linha.
Até agora entendi, mas a linha saiu muito fina, não tem como engrossar isso não?
Sim claro que tem! Essa forma eu aprendi com o nosso amigo Pedro_Henrique, e é simples, é só acrescentar mais um ponto a cada argumento, por exemplo:
draw_line(20,20,30,70) //desenhado a primeira linha
draw_line(21,21,31,71( //desenha outra linha ligeiramente ao lado desta
Com isto, dá a impressão que a linha ficou mais grossa.
Bom e é só isso, espero que tenham gostado do tutorial.
A próxima aula, vou falar sobre o draw_rectangle
Descrição: Terceira aula sobre o draw, você pode ver as duas anteriores nos links abaixo:
Introdução ao Draw - Básico
Introdução ao Draw - Draw_point
Nível de dificuldade: Médio (necessita saber como funciona as coordenadas X e Y)
Requerimentos: Qualquer versão, registrada ou não.
Desenvolvimento:
Introdução ao Draw - draw_line
Demorou mas chegou! Durante esses dias, eu andei sem tempo para continuar a fazer os tutoriais, mas não desisti! E como prova, aqui, a terceira aula de Draw!
O código draw_line
Como o próprio código diz, serve para desenhar linhas, com expessura equivalente a um píxel. A estrutura desse código é simples:
draw_line(x1,y1,x2,y2)
Para entendermos como desenhar a linha exatamente no lugar onde queremos, é necessário saber como os códigos no draw funcionam.
Beleza! Então como os códigos funcionam?
É simples! Em todos os códigos do draw, exceto o draw_point, é preciso especificar duas extremidades. O draw_line é o mais fácil de compreender, porque só precisamos "dizer" ao GM, as duas extremidades da linha e ele faz o resto.
Cara não entendi, explica melhor!
Por causa dessa pergunta que é necessário saber como as coordenadas X e Y funcionam. Para explicar melhor essa noção de extremidades da linha, eu fiz uma representação bem simples de como funciona:
Como mostrado na imagem, os dois primeiros argumentos do script x1 e y1 são a posição X da primeira extremidade da linha e a posição Y da primeira extremidade.
A mesma coisa acontece com os dois últimos argumentos x2 e y2 que são a posição do X da segunda extremidade da linha e a posição Y da segunda extremidade da linha. É como se fosse o draw_point, com a única diferença que é necessário identificar dois pontos na tela, e o espaço intermediário entre esses dois pontos é desenhado a linha.
Até agora entendi, mas a linha saiu muito fina, não tem como engrossar isso não?
Sim claro que tem! Essa forma eu aprendi com o nosso amigo Pedro_Henrique, e é simples, é só acrescentar mais um ponto a cada argumento, por exemplo:
draw_line(20,20,30,70) //desenhado a primeira linha
draw_line(21,21,31,71( //desenha outra linha ligeiramente ao lado desta
Com isto, dá a impressão que a linha ficou mais grossa.
Bom e é só isso, espero que tenham gostado do tutorial.
A próxima aula, vou falar sobre o draw_rectangle
Última edição por fonetico em Qua 01 Set 2010, 18:35, editado 1 vez(es)
fonetico- Data de inscrição : 05/10/2009
Reputação : 7
Número de Mensagens : 1830
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Introdução ao Draw - draw_line
optimo tuto! ajudou-me imenso, por k eu ñ conhecia essas funçoes
afonso_silva- Data de inscrição : 29/05/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 147
Prêmios :
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x 0 x 0 x 0
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Re: Introdução ao Draw - draw_line
Otimo tutorial, vai ajudar a min e outras pessoas
Super Games- Games Ranking :
Notas recebidas : C
Data de inscrição : 10/06/2010
Reputação : 36
Número de Mensagens : 2799
Prêmios :
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Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Game Maker Studio 2.0
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- C ou C++
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