GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» player não consegue andar
por lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33

» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56

» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22

» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31

» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23

» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49

» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58

» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36

» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36

» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33

» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51

» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28

» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18

» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08

» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10

» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16

» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40

» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01

» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45

» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34

» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28

» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48

» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54

» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14

» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50


Introdução ao Draw

3 participantes

Ir para baixo

Introdução ao Draw Empty Introdução ao Draw

Mensagem por fonetico Dom 21 Fev 2010, 17:48

Hoje comecei uma pequena lista de tutoriais que vão falar sobre o evento draw e seus códigos. Aqui, aprenderemos a fazer grandes feitos com o draw, inclusive a fazer desenhos.

Introdução ao Draw - O básico

O que você precisa saber para entender o que é falado nestas aulas:
- Saber o básico da interface do Game Maker, como por exemplo como criar um objeto.
- Saber adicionar códigos a eventos.

Sobre o evento draw...

Sempre que formos escrever algum código de draw, é necessário que ele esteja dentro do evento chamado draw, caso esse código seja colocado em outro evento, simplesmente não funcionará. É simples, é igual quando criamos variáveis, antes de uma variável ser modificada, é necessário que ela seja criada no evento create para depois ser alterada, a mesma coisa acontece com o draw, ele só pode ser criado no evento draw de um objeto. E mais uma coisinha, se um objeto tem um sprite, e nele for colocado um código draw, seu sprite será apagado. Como resolver isso veremos mais adiante.

Começando um código draw...

Como lido acima, primeiro é necessário criar um evento draw para depois começá-lo.
Todo código draw é começado assim:

draw_

E depois de colocarmos o draw_, colocamos o que queremos desenhar, por exemplo alguns códigos abaixo:

draw_set_color()
draw_point()
draw_rectangle()
draw_triangle()
...


E muito mais! No próprio GM, na aba draw há várias libs da maior parte dos comandos draw, ajudando um pouco mais ao usuário.

Modificando cores...

No draw é possível modificar a cor de qualquer coisa que tenhamos desenhado na tela, seja ele um texto, triângulo ou retangulo, qualquer coisa! E é fácil, para isso, usamos o código abaixo antes de escrever qualquer código de draw:

draw_set_color(cor)

Por padrão, se não for colocado esse comando, a cor dos elementos desenhados na tela será preta.

Na cor do comando acima você pode colocar por exemplo uma constant ou um valor hexadecimal de cores. Escreva c_ e o GM mostra todas as constants de cores disponíveis. Algumas delas:

c_red
c_yellow
c_white
c_green
c_black

E várias outras! Aqui um exemplo do comando acima modificando o draw para a cor vermelha:

draw_set_color(c_red)

E por hoje é só, no próximo tutorial vou ensinar o primeiro comando de draw, o mais básico, draw_point que desenha um ponto na tela.

Aguardem !!!


Última edição por souzalucasjose em Seg 22 Fev 2010, 18:22, editado 1 vez(es)
fonetico
fonetico

Data de inscrição : 05/10/2009
Reputação : 7
Número de Mensagens : 1830
Prêmios : Introdução ao Draw Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Introdução ao Draw Empty Re: Introdução ao Draw

Mensagem por Henrique_GJ Dom 21 Fev 2010, 18:16

que bom! minha maior dificuldade é no DRAW, num sabia nem pra que servia esse evento tosco agora entendi que é pra por códigos... DRAW! espero que ensine logo a escrever variáveis na tela e customizar detelhes de char...
Henrique_GJ
Henrique_GJ

Data de inscrição : 30/12/2009
Reputação : 4
Número de Mensagens : 1344
Prêmios : Introdução ao Draw Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Java
  • C ou C++


http://sitedosjogos.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Introdução ao Draw Empty Re: Introdução ao Draw

Mensagem por fonetico Dom 21 Fev 2010, 19:02

Isso vai ter com certeza nos meus próximo tutoriais do draw, pode esperar...

Vou postar um tutorial a cada dia xD
fonetico
fonetico

Data de inscrição : 05/10/2009
Reputação : 7
Número de Mensagens : 1830
Prêmios : Introdução ao Draw Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Introdução ao Draw Empty Re: Introdução ao Draw

Mensagem por Mystery_boy_maker Dom 21 Fev 2010, 19:43

Bom tutorial, eu por exemplo nao entendo nada de programar o Draw com GML
só vo no drag drop mesmo espero que isso me ajude
Mystery_boy_maker
Mystery_boy_maker

Data de inscrição : 25/01/2010
Reputação : 16
Número de Mensagens : 908
Prêmios : Introdução ao Draw Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://recursos-mania.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Introdução ao Draw Empty Re: Introdução ao Draw

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos