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Introdução ao Draw
3 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
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Introdução ao Draw
Hoje comecei uma pequena lista de tutoriais que vão falar sobre o evento draw e seus códigos. Aqui, aprenderemos a fazer grandes feitos com o draw, inclusive a fazer desenhos.
Introdução ao Draw - O básico
O que você precisa saber para entender o que é falado nestas aulas:
- Saber o básico da interface do Game Maker, como por exemplo como criar um objeto.
- Saber adicionar códigos a eventos.
Sobre o evento draw...
Sempre que formos escrever algum código de draw, é necessário que ele esteja dentro do evento chamado draw, caso esse código seja colocado em outro evento, simplesmente não funcionará. É simples, é igual quando criamos variáveis, antes de uma variável ser modificada, é necessário que ela seja criada no evento create para depois ser alterada, a mesma coisa acontece com o draw, ele só pode ser criado no evento draw de um objeto. E mais uma coisinha, se um objeto tem um sprite, e nele for colocado um código draw, seu sprite será apagado. Como resolver isso veremos mais adiante.
Começando um código draw...
Como lido acima, primeiro é necessário criar um evento draw para depois começá-lo.
Todo código draw é começado assim:
draw_
E depois de colocarmos o draw_, colocamos o que queremos desenhar, por exemplo alguns códigos abaixo:
draw_set_color()
draw_point()
draw_rectangle()
draw_triangle()
...
E muito mais! No próprio GM, na aba draw há várias libs da maior parte dos comandos draw, ajudando um pouco mais ao usuário.
Modificando cores...
No draw é possível modificar a cor de qualquer coisa que tenhamos desenhado na tela, seja ele um texto, triângulo ou retangulo, qualquer coisa! E é fácil, para isso, usamos o código abaixo antes de escrever qualquer código de draw:
draw_set_color(cor)
Por padrão, se não for colocado esse comando, a cor dos elementos desenhados na tela será preta.
Na cor do comando acima você pode colocar por exemplo uma constant ou um valor hexadecimal de cores. Escreva c_ e o GM mostra todas as constants de cores disponíveis. Algumas delas:
c_red
c_yellow
c_white
c_green
c_black
E várias outras! Aqui um exemplo do comando acima modificando o draw para a cor vermelha:
draw_set_color(c_red)
E por hoje é só, no próximo tutorial vou ensinar o primeiro comando de draw, o mais básico, draw_point que desenha um ponto na tela.
Aguardem !!!
Introdução ao Draw - O básico
O que você precisa saber para entender o que é falado nestas aulas:
- Saber o básico da interface do Game Maker, como por exemplo como criar um objeto.
- Saber adicionar códigos a eventos.
Sobre o evento draw...
Sempre que formos escrever algum código de draw, é necessário que ele esteja dentro do evento chamado draw, caso esse código seja colocado em outro evento, simplesmente não funcionará. É simples, é igual quando criamos variáveis, antes de uma variável ser modificada, é necessário que ela seja criada no evento create para depois ser alterada, a mesma coisa acontece com o draw, ele só pode ser criado no evento draw de um objeto. E mais uma coisinha, se um objeto tem um sprite, e nele for colocado um código draw, seu sprite será apagado. Como resolver isso veremos mais adiante.
Começando um código draw...
Como lido acima, primeiro é necessário criar um evento draw para depois começá-lo.
Todo código draw é começado assim:
draw_
E depois de colocarmos o draw_, colocamos o que queremos desenhar, por exemplo alguns códigos abaixo:
draw_set_color()
draw_point()
draw_rectangle()
draw_triangle()
...
E muito mais! No próprio GM, na aba draw há várias libs da maior parte dos comandos draw, ajudando um pouco mais ao usuário.
Modificando cores...
No draw é possível modificar a cor de qualquer coisa que tenhamos desenhado na tela, seja ele um texto, triângulo ou retangulo, qualquer coisa! E é fácil, para isso, usamos o código abaixo antes de escrever qualquer código de draw:
draw_set_color(cor)
Por padrão, se não for colocado esse comando, a cor dos elementos desenhados na tela será preta.
Na cor do comando acima você pode colocar por exemplo uma constant ou um valor hexadecimal de cores. Escreva c_ e o GM mostra todas as constants de cores disponíveis. Algumas delas:
c_red
c_yellow
c_white
c_green
c_black
E várias outras! Aqui um exemplo do comando acima modificando o draw para a cor vermelha:
draw_set_color(c_red)
E por hoje é só, no próximo tutorial vou ensinar o primeiro comando de draw, o mais básico, draw_point que desenha um ponto na tela.
Aguardem !!!
Última edição por souzalucasjose em Seg 22 Fev 2010, 18:22, editado 1 vez(es)
fonetico- Data de inscrição : 05/10/2009
Reputação : 7
Número de Mensagens : 1830
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
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Re: Introdução ao Draw
que bom! minha maior dificuldade é no DRAW, num sabia nem pra que servia esse evento tosco agora entendi que é pra por códigos... DRAW! espero que ensine logo a escrever variáveis na tela e customizar detelhes de char...
Re: Introdução ao Draw
Isso vai ter com certeza nos meus próximo tutoriais do draw, pode esperar...
Vou postar um tutorial a cada dia xD
Vou postar um tutorial a cada dia xD
fonetico- Data de inscrição : 05/10/2009
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Prêmios :
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Re: Introdução ao Draw
Bom tutorial, eu por exemplo nao entendo nada de programar o Draw com GML
só vo no drag drop mesmo espero que isso me ajude
só vo no drag drop mesmo espero que isso me ajude
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