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Introdução ao Draw - draw_circle
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Tutoriais :: Game Maker
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Introdução ao Draw - draw_circle
Nome: Introdução ao Draw - draw_circle
Descrição: Vou ensinar a desenhar um círculo na tela.
Dificuldade: Intermediário
Requerimentos: GM 7, 8,l PRO e LITE
Veja as aulas anteriores:
Introdução ao Draw - Básico
Introdução ao Draw - draw_point
Introdução ao Draw - draw_line
Introdução ao Draw - draw_rectangle
Essa aula será um pouco maior pois para lidarmos com círculos, podemos usar três funções totalmente distintas:
draw_circle(x,y,r,outline)
draw_ellipse(x1,y1,x2,y2,outline)
draw_set_circle_precision(precision)
Vamo por partes:
Introdução ao Draw -Draw Circle
draw_circle(x,y,r,outline)
Essa função é a mais fácil de se compreender. Ela, por sua vez, desenha um círculo perfeito, nada de algo oval como uma elipse. Nela, temos 4 argumentos:
x - Posição horizontal do centro do círculo
y - Posição vertical do centro do círculo
r - O raio do círculo em píxeis.
outline - Determina se o círculo será preenchido ou somente desenhado as linhas.
As duas primeiras vocês já conhecem, mas é bom ressaltar que eu deixei em negrito a parte : "centro do circulo" porque essas coordenadas vão indicar somente um ponto, que será exatamente o meio do círculo. O r também não é difícil. Se você estuda ou já estudou, com certeza sabe o que é o raio de um círculo, caso contrário:
O raio de um círculo é determinado pela distancia do centro do círculo até a sua borda, ou seja, a parte vermelha na imagem é o tamanho do raio:
draw_ellipse(x1,y1,x2,y2,outline)
Essa função já é mais complicada de se explicar, pois ela não é muto precisa como a função anterior.
Como pode ver, a estrutura do código é idêntica ao do draw_rectangle, pois usa o mesmo conceito.
Nesta parte, só vou explicar como saber exatamente o tamanho que a elipse vai tomar, porque a estrutura do código você pode ver na aula anterior.
Basicamente, nesta função, você desenha um retângulo invisível, e o GM por sua vez, desenha a elipse coerente com as laterais desse retângulo. E você já sabe commo desenhar um retângulo, então o esquema é simples:
A parte vermelha é o retângulo "invisível", que não aparece do lado da elipse.
O argumento outline faz o mesmo que as demais funções.
Por mim, acho melhor utilizarem a primeira função deste tuto, pois é mais fácil de se calcular.
E por fim, a última função!
draw_set_circle_precision(precision)
Essa função é muito interessante. Ela serve para nos mostrar o quão preciso será a invergadura do círculo. Um número menor, como 0 por exemplo, torna o círculo um retângulo/quadrado na diagonal, quanto maior esse número for, por exemplo 100, mais redondo o círculo ficará. Deve-se colocar essa função antes de desenhar um círculo e colocar o valor de precisão em precision.
Veja a diferença com o valor 0 e o valor 100:
Função para colorir
Como a maioria das funções do draw, esta por sua vez, também possui uma, sua estrutura é:
draw_circle_color(x,y,r,col1,col2,outline)
Esta usa-se para desenhar círculos perfeitos. O último e os três primeiros argumentos vocês já conhecem. O argmento col1 é a cor que será criada no centro do círculo, e o col2 será a cor em que a col1 irá se transformando até chegar nas laterais do círculo.
draw_ellipse_color(x1,y1,x2,y2,col1,col2,outline)
O último e os quatro primeiros argumentos você já conhece. Os argumentos col1 e col2 funcionam igual à função acima.
O efeito obtido entre a cor preta e a vermelha será:
Bom galera, essa aula foi um pouco cansativa, mas espero que ajude a muita gente! E é só, as aulas de draw terminaram, espero que tenham gostado!
Descrição: Vou ensinar a desenhar um círculo na tela.
Dificuldade: Intermediário
Requerimentos: GM 7, 8,l PRO e LITE
Veja as aulas anteriores:
Introdução ao Draw - Básico
Introdução ao Draw - draw_point
Introdução ao Draw - draw_line
Introdução ao Draw - draw_rectangle
Essa aula será um pouco maior pois para lidarmos com círculos, podemos usar três funções totalmente distintas:
draw_circle(x,y,r,outline)
draw_ellipse(x1,y1,x2,y2,outline)
draw_set_circle_precision(precision)
Vamo por partes:
Introdução ao Draw -Draw Circle
draw_circle(x,y,r,outline)
Essa função é a mais fácil de se compreender. Ela, por sua vez, desenha um círculo perfeito, nada de algo oval como uma elipse. Nela, temos 4 argumentos:
x - Posição horizontal do centro do círculo
y - Posição vertical do centro do círculo
r - O raio do círculo em píxeis.
outline - Determina se o círculo será preenchido ou somente desenhado as linhas.
As duas primeiras vocês já conhecem, mas é bom ressaltar que eu deixei em negrito a parte : "centro do circulo" porque essas coordenadas vão indicar somente um ponto, que será exatamente o meio do círculo. O r também não é difícil. Se você estuda ou já estudou, com certeza sabe o que é o raio de um círculo, caso contrário:
O raio de um círculo é determinado pela distancia do centro do círculo até a sua borda, ou seja, a parte vermelha na imagem é o tamanho do raio:
draw_ellipse(x1,y1,x2,y2,outline)
Essa função já é mais complicada de se explicar, pois ela não é muto precisa como a função anterior.
Como pode ver, a estrutura do código é idêntica ao do draw_rectangle, pois usa o mesmo conceito.
Nesta parte, só vou explicar como saber exatamente o tamanho que a elipse vai tomar, porque a estrutura do código você pode ver na aula anterior.
Basicamente, nesta função, você desenha um retângulo invisível, e o GM por sua vez, desenha a elipse coerente com as laterais desse retângulo. E você já sabe commo desenhar um retângulo, então o esquema é simples:
A parte vermelha é o retângulo "invisível", que não aparece do lado da elipse.
O argumento outline faz o mesmo que as demais funções.
Por mim, acho melhor utilizarem a primeira função deste tuto, pois é mais fácil de se calcular.
E por fim, a última função!
draw_set_circle_precision(precision)
Essa função é muito interessante. Ela serve para nos mostrar o quão preciso será a invergadura do círculo. Um número menor, como 0 por exemplo, torna o círculo um retângulo/quadrado na diagonal, quanto maior esse número for, por exemplo 100, mais redondo o círculo ficará. Deve-se colocar essa função antes de desenhar um círculo e colocar o valor de precisão em precision.
Veja a diferença com o valor 0 e o valor 100:
Função para colorir
Como a maioria das funções do draw, esta por sua vez, também possui uma, sua estrutura é:
draw_circle_color(x,y,r,col1,col2,outline)
Esta usa-se para desenhar círculos perfeitos. O último e os três primeiros argumentos vocês já conhecem. O argmento col1 é a cor que será criada no centro do círculo, e o col2 será a cor em que a col1 irá se transformando até chegar nas laterais do círculo.
draw_ellipse_color(x1,y1,x2,y2,col1,col2,outline)
O último e os quatro primeiros argumentos você já conhece. Os argumentos col1 e col2 funcionam igual à função acima.
O efeito obtido entre a cor preta e a vermelha será:
Bom galera, essa aula foi um pouco cansativa, mas espero que ajude a muita gente! E é só, as aulas de draw terminaram, espero que tenham gostado!
fonetico- Data de inscrição : 05/10/2009
Reputação : 7
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