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Como criar variaveis durante o jogo ?
5 participantes
Página 1 de 1
Como criar variaveis durante o jogo ?
por exemplo, queria criar outra variavel com base nisso
[exemplo]
Create event
time=0
step
if !variable_local_exists('point'+string(time))//aqui gostaria de criar a variavel point0=5
tem como fazer isso ?
[exemplo]
Create event
time=0
step
if !variable_local_exists('point'+string(time))//aqui gostaria de criar a variavel point0=5
tem como fazer isso ?
Re: Como criar variaveis durante o jogo ?
Só cria ela no Evento Create e deixa como falsa, ou se vai usar ela com numeros deixa =0
Então quando chegar nessa parte só altera o valor dela para =5, ou deiax true
Então quando chegar nessa parte só altera o valor dela para =5, ou deiax true
Denis Lemos- Data de inscrição : 17/05/2009
Reputação : 1
Número de Mensagens : 938
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Unity
- C#
- Godot
- C ou C++
Re: Como criar variaveis durante o jogo ?
caso o nome da variavel não seja FIXO, você pode usar query_string para criar ela ;)
Re: Como criar variaveis durante o jogo ?
Dennis, essa foi só um exemplo. pq eu quero criar 5000 variaveis durante o jogo.
criar tudo isso no evento create é meio exagerado.
Como no step só vai ser temporario, achei melhor tentar da maneira que eu disse.
mas é um tanto dificil...
o que eu queria saber mesmo, era como combinar uma palavra com outra variavel, e criar um segunda variavel em cima disso
time=0;
'palavra'+time
eeu queria que fica-se assim depois de combinalos.
palavra0=5
query_string nao existe :|
criar tudo isso no evento create é meio exagerado.
Como no step só vai ser temporario, achei melhor tentar da maneira que eu disse.
mas é um tanto dificil...
o que eu queria saber mesmo, era como combinar uma palavra com outra variavel, e criar um segunda variavel em cima disso
time=0;
'palavra'+time
eeu queria que fica-se assim depois de combinalos.
palavra0=5
query_string nao existe :|
Re: Como criar variaveis durante o jogo ?
agora que vi.. o certo é execute_string, sorry
- Código:
execute_string('point'+string(time)+'=100');
/*
100 é o valor da string, você deve mudar conforme a sua necessidade
*/
Re: Como criar variaveis durante o jogo ?
Tem outro modo que fiz agora !
Crie um novo projeto para testar e adicione um objeto:
No Evento Create:
No Evento STEP ou Key Press, só para testar:
No Evento Draw, para testar se está funcionando:
É isso aí, acho que vai te servir !
Té + !!!
Editado !
Desculpa tem um probleminha, no Draw, daquele geito que está ele apenas escreve a palavra "string" e ao lado coloca o valor da variável time, assim não quer dizer que a nova variável está sendo criada, mas calma está funcionando, para termos certeza de que a nova variável foi criada só troque o código do Evento Draw, por este:
Crie um novo projeto para testar e adicione um objeto:
No Evento Create:
- Código:
time=0
contagem=0 // É o valor que vai ficar a variável quando ser criada !
No Evento STEP ou Key Press, só para testar:
- Código:
if !variable_local_exists('point'+string(time))
{
var string('point'+string(time)) // Cria a nova variável
time+=1 // Aumenta 1 para poder criar outra !
contagem+=5 // E aumenta 5 no valor da variável nova !
}
No Evento Draw, para testar se está funcionando:
- Código:
draw_text(20,20,('point'+string(time)))
É isso aí, acho que vai te servir !
Té + !!!
Editado !
Desculpa tem um probleminha, no Draw, daquele geito que está ele apenas escreve a palavra "string" e ao lado coloca o valor da variável time, assim não quer dizer que a nova variável está sendo criada, mas calma está funcionando, para termos certeza de que a nova variável foi criada só troque o código do Evento Draw, por este:
- Código:
draw_text(20,20,(string('point'+string(time))))
Denis Lemos- Data de inscrição : 17/05/2009
Reputação : 1
Número de Mensagens : 938
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Unity
- C#
- Godot
- C ou C++
Re: Como criar variaveis durante o jogo ?
Usa o sistema de índices de uma dimesão:
Isso vai definir n variáveis que serão usadas assim:
point[0]
point[1]
point[2]
...
- Código:
{
v=-1;
n=100; //Numero de variaveis.
repeat(n){
i+=1;
point[v]=0;
}
}
Isso vai definir n variáveis que serão usadas assim:
point[0]
point[1]
point[2]
...
Re: Como criar variaveis durante o jogo ?
voce pode usar isso:
- Código:
object_event_add(obj_que_tera_a _variavel,ev_create,0,
"point=0;
variavel=0
variavel2=0 etc")
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
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