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Alongar background durante o jogo - "STRECH" !!!

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Alongar background durante o jogo - "STRECH" !!! Empty Alongar background durante o jogo - "STRECH" !!!

Mensagem por Denis Lemos Ter 06 Abr 2010, 15:13

Eu estou tentando adicionar uma background de uma imagem fora do executável do jogo, tipo assim:
Código:

globalvar back;
back=  "código que adiciona a back"

E adiciono ela como background na fase do jogo com o seguinte código:
Código:

background_index[0]=back

Até aí tudo bem, rodo o jogo e ela está lá, mas não fica "STRECH" ("esticada nas bordas da room"), mesmo se se nas comfigurações da background[0] lá da room esta opição estiver ativada, mas se eu ativar o Tile Hor. ou o Tile Vert. esses dois funcionam, só o Strech que não !

Eu sei que tem uma função no Draw que desenha a back com strech, mas desse jeito não serve

já tentei até adicionar os seguintes códigos com esperança de que funcionassem, mas não adiantou :
Código:

background_width[0]=4000
background_height[0]=850

Ja tentei usar também:
Código:

background_xscale
background_yscale
Esse até que aumentou o tamanho, mas como vou saber a scala certa para aumentar, mas mesmo assim difícilmente ficará parelho com as bordas da room !

Algo me diz que é com o código "background_width" que resolve isso, mas do jeito que eu fiz da erro !!!

Se alguém sabe um meio de resolver isso, eu agradeço !

Valeww !!!
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Mensagem por PedroX Ter 06 Abr 2010, 15:21

use isso:
Código:

draw_background_stretched(background,0,0,room_width,room_height);

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Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

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Mensagem por Denis Lemos Ter 06 Abr 2010, 16:05

Valeu Pedro, mas eu não queria usar o Draw, pois todo mundo diz que dá lag caso use muito essa função, e o meu jogo está ficando muito pesado por causa da qualidade e tamanho das imagens, ainda não está com Lag, mas eu estou recém com a primeira room pronta e a segunda pela metade, e o arquivo GMK já está com 3.80 MB e no executável vai para uns 5 MB, eu estou achando que o executável vai passar dos 20 MB quando pronto o jogo estiver, mas o importante é não ter Lag !

Agora à pouco eu consegui resolver o problema, vou fazer um mini tuto aqui mesmo para ajudar outros que estiverem ou terão a mesma dúvida !

Primeiro passo é carregar a imagem do seu computador, para isso criem um objeto qualquer e coloque isso no EVENTO CREATE dele:
Código:

globalvar back; // Cria uma variável global para usar sua ID quando carregar a back

back=background_add('endereço da imagem',false,true) // Carregando a imagem com o ID da variável back

background_index[0]=back // Adicionando a background na room

// Aqui está sendo alongada a background

background_xscale=4000/1000 //
background_yscale=800/300
Para alongar a background perfeitamente com as bordas da room, temos que fazer uma continha quando aumentarmos a scala horizontal e a vertical da backgorund
EX:
Background_xscale=Largura_da_room / Largura_da_background

Background_yscale=Altura_da_room / Altura_da_background

Desse jeito temos a scala da background igualzinha ao tamanho da room !

2º Passo e mais barbada de tudo:
Adicione o objeto na room que você queira !
Nessa mesma room, vá na aba "backgrounds", e em background[0], ative a opição "Visible when room starts"

Se alguém não intendeu é só perguntar !

Fui !!! Very Happy
Denis Lemos
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