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por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
inimigo atirar lixo...:)
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inimigo atirar lixo...:)
Hello, amigos...
Novamente pedindo uma ajudinha pro meu 1º jogo...então vamos lá:
O inimigo do meu personagem é um monstro que joga lixo pra todo lado, então a minha dúvida é como ele poderá lançá-los para cima, mas depois devem cair sobre a área do personagem. Como posso fazer?? animação??
Novamente pedindo uma ajudinha pro meu 1º jogo...então vamos lá:
O inimigo do meu personagem é um monstro que joga lixo pra todo lado, então a minha dúvida é como ele poderá lançá-los para cima, mas depois devem cair sobre a área do personagem. Como posso fazer?? animação??
josinhafs- Data de inscrição : 21/09/2009
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Re: inimigo atirar lixo...:)
Você poderia fazer o lixo subir, ou seja ir de modo negativo a y. Depois de um tempo fazer ele cair sobre o player ou num certo ponto. Para fazer algo mais profissional acho que só com a nimação mesmo...
Sannin Kyuubi- Data de inscrição : 12/02/2010
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Re: inimigo atirar lixo...:)
coloque no Step do seu inimigo:
A cada step vai ser soteado um numero de 0 à 40, e se esse numero for igual hà 1 e ter menos de duas instancias do lixo na room, vai ser criado o lixo !
Se os lixos aparecerem muito rápidos, aumente o numero 40, senão diminua !
Se você querer que tenha mais lixo na room ao mesmo tempo, aumente o valor onde está o numero 2, senão diminua !
Caso não te importe o numero de lixo que tenha na room ao mesmo tempo, retire essa parte
do código "and instance_number(obj_lixo)<=2 !
No evento Create do obj_lixo:
Primeiro setei o speed para 20, se etiver muito ligeiro, diminua, senão aumente !
Segundo, foi declarada a direção que ele vai ser atirado, que será entre o 40 e o 105 !
terceiro a grvidade será 1
E por último, a direção da gravidade, 270 que será então para baixo !
Agora no evento OTHER>Outside Room do objeto lixo coloque:
- Código:
if floor(random(40))=1 and instance_number(obj_lixo)<=2
{
instance_create(x,y,obj_lixo)
}
A cada step vai ser soteado um numero de 0 à 40, e se esse numero for igual hà 1 e ter menos de duas instancias do lixo na room, vai ser criado o lixo !
Se os lixos aparecerem muito rápidos, aumente o numero 40, senão diminua !
Se você querer que tenha mais lixo na room ao mesmo tempo, aumente o valor onde está o numero 2, senão diminua !
Caso não te importe o numero de lixo que tenha na room ao mesmo tempo, retire essa parte
do código "and instance_number(obj_lixo)<=2 !
No evento Create do obj_lixo:
- Código:
speed=20
direction=40+random(65)
gravity=1
gravity_direction=270
Primeiro setei o speed para 20, se etiver muito ligeiro, diminua, senão aumente !
Segundo, foi declarada a direção que ele vai ser atirado, que será entre o 40 e o 105 !
terceiro a grvidade será 1
E por último, a direção da gravidade, 270 que será então para baixo !
Agora no evento OTHER>Outside Room do objeto lixo coloque:
- Código:
instance_destroy()
Denis Lemos- Data de inscrição : 17/05/2009
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Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Unity
- C#
- Godot
- C ou C++
Re: inimigo atirar lixo...:)
brigaduuuuu.... deu certíssimo galera.... o jogo tah ficando 10!!! depois que eu apresentar o meu tcc prometo que posto o jogo pronto ok??
josinhafs- Data de inscrição : 21/09/2009
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