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Inimigo atirar flechas

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Inimigo atirar flechas Empty Inimigo atirar flechas

Mensagem por saldanha14 Dom 22 Ago 2010, 16:16

bom , estou fazendo um jogo de plantaforma , e gostaria que um dos meus inimigos atirassem flechas , mas nao estou conseguindo acha nenhum tutorial ou algo do tp que ensine , se alguem puder me ajuda vlws ai....

so pra constar , O QUE QUERO:que quando o obj_inimigo ver o obj_player , ele mude a sprite para obj_inimigo_atirando e "atire" flechas no player


isso ai , aguardo respostas vlw Happy
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Inimigo atirar flechas Empty Re: Inimigo atirar flechas

Mensagem por Convidad Dom 22 Ago 2010, 17:00

Vai depender muito de como está o seu jogo, mas pode ser que isso que eu fiz te dê pelo menos uma ideia, caso não resolva:

1 - Meça a distância entre o player e o inimigo. Se a distância for "curta", então:
2 - O inimigo vai mudar o sprite e criar uma instância "flecha" (que vai seguir o player)

http://pastebin.com/cE319vV9

Código:
if point_distance(obj_player.x, obj_player.y, obj_inimigo.x, obj_inimigo.x) <= 200 then
begin
        obj_inimigo.sprite_index := obj_inimigo_atirando;
        with (obj_inimigo)
        begin
                  instance_create(x, y, obj_flecha);
        end;
end

Como eu disse, é só um exemplo para, a partir dessa ideia simples, fazer o sistema da IA.
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Inimigo atirar flechas Empty Re: Inimigo atirar flechas

Mensagem por saldanha14 Dom 22 Ago 2010, 17:19

é isso mesmo que eu quero , mas sera que poderia explicar melhor??
tp esses x e y eu tenho que atribui um valor pra eles?
e isso ai vai no step do obj_inimigo certo???

enfim , sou bem iniciante no gm , se puder explica um pouco melhor como tenho que faze agradeço muito vlwss Happy
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Inimigo atirar flechas Empty Re: Inimigo atirar flechas

Mensagem por Convidad Dom 22 Ago 2010, 17:29

tp esses x e y eu tenho que atribui um valor pra eles?

Não. Esses valores são de cada instância. Instância é toda "entidade" que é criada dentro da room. Cada uma delas possui suas coordenadas próprias (x,y) de "onde ela está". Não é preciso alterá-los pois ali estamos apenas conferindo a distância entre a posição xy do objeto player em relação à posição xy do objeto inimigo. Essa função "point_distance" faz isso.

e isso ai vai no step do obj_inimigo certo???

Pode ser no step de qualquer objeto. Toda vez que você coloca o nome do objeto seguido de ponto e o nome da variável, o GM "pega" o valor dessa variável no objeto específico. Por exemplo:

Código:
carro.velocidade // pega o valor da variável "velocidade" no objeto "carro"
mario.vidas // pega o valor da variável "vidas" no objeto "mario"

enfim , sou bem iniciante no gm , se puder explica um pouco melhor como tenho que faze agradeço muito vlwss

Se você está começando agora, dê uma lida básica nos tutorias do fórum, nas aulas do reddragon. Já nos primeiros tutoriais, você vai conseguir fazer muita coisa bacana. Boa sorte!
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Mensagem por saldanha14 Dom 22 Ago 2010, 19:05

ok...entendi agora vlws ai pela ajuda e vo da uma procurada nesses tutoriais que vc falo vlw
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