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Tenho duvidas porfavor alguem pode esclareçer ?

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Mensagem por Dnmaster2 Qua 17 Mar 2010, 16:38

ola, eu tenho algumas duvidas... espero que me possas responde:

1º Eu queria saber como faço para mudar a opção para seguir o meu personagem, por exemplo eu vou no meu e apanho um carro, o objecto pleyer fica delete e agora tenho o obj_carro, mas o room não seguem o obj_carro porque eu meti para ver o obj_pleyer. como faço para trocar no jogo ?

2º eu estou a fazer um jogo em rede e gostava de saber como funciona isso ? eu sei mais ou menos como se faz o que não sei é se quando um jogador inicia o seu jogo e conecta-se a rede ele jogo como se fosse um jogo diferente ou um jogo igual ? ou seja se meto uma var global.gold e se o jogador do computador 1 apanhar 1 gold, ele fica com um gold mas como a variável é global o do computador 2 também fica com 1 gold ? e se é assim como posso fazer isso para que quando faça uma coisa ele não, o outro não ganhe nem perca.

3º outra coisa eu uso o collision para fazer. se o oj_pleyer colide com a escada ele pode subir. mas quando faço isso ele não pode passar para o outro lado da escada ou seja quando colide deveria ter a opção subir ou andar em frente, mas não da -.- alguem sabe como fazer para quando tocar o obj não para mas continuar normal ?

4º eu ja perguntei isto mas não percebi bem, por favor podem explicar, como faço uma barra em cima da minha cabeça ou no canto do monitor que me siga se eu for la para a frente?

5º Onde aprendo a fazer sprites fixes como os dos jogos profissionais... eu nao sou muito bom nisso e os meus jogos têm uma qualidade muito ma.

Obrigado a todos os que me ajudem, agradeço.


Última edição por Dnmaster2 em Qua 17 Mar 2010, 17:58, editado 2 vez(es)
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Mensagem por batata95 Qua 17 Mar 2010, 17:46

a 1° eu nao entendi...
a 2° cara.. fazer jogos onlines sao mtoooo complicados... eu aconselho vc a esquecer essa parte...
a3° eu nao entendi.. Razz
na 4° é so usar viewns, mais como vc jah usou uma na room, é só usar por colocar x=view_xview
y=view_yview
na 5° procura no forum tem bastante tutos, vou mandar um do nosso amigo mutte
http://www.gamemakerbrasil.com/tutoriais-f17/tutorial-sprite-animado-usando-o-ps-e-o-paint-t5150.htm

espero q tenha ajudado... Very Happy

att,

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Mensagem por Dnmaster2 Qua 17 Mar 2010, 17:49

o meu jogo não é online é em rede um pc contra outro rede privada....
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Mensagem por batata95 Qua 17 Mar 2010, 17:59

atah...
nao sei fazer nd disso nao... :S
cria um otro topico falando disso acho q vai chamar mais a atençao
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Mensagem por Dnmaster2 Qua 17 Mar 2010, 18:03

ok, mas pode- me explicar a 4º que você escrevo ?
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Mensagem por batata95 Qua 17 Mar 2010, 18:06

para a bara te seguir eh so vc usar o codigo
x=view_xview
y=view_yview
e ajustar o valor de x e y para ficar na sua cabeça ou no canto do monitor
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Mensagem por Dnmaster2 Qua 17 Mar 2010, 18:28

ok ja percebi. obrigado e ja agora como faço para alguma obj seguir o meu personagem ? tipo quando um inimigo me ver vem a ter comigo.
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Mensagem por PedroX Qua 17 Mar 2010, 18:51

para seguir o carro vc poe:
Código:
view_object[0]=obj_carro//troque pelo nome certo
e va mudando conforme o q vc quiser

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


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Mensagem por Dnmaster2 Qua 17 Mar 2010, 19:09

obrigado ajudou bastante ;)
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Mensagem por Denis Lemos Qua 17 Mar 2010, 19:30

Para desenhar o healtbar na view, onde se pede as coordenadas X e Y, você tem que dar as coordenadas da view !
coloque no evento Draw do seu objeto:
Código:
draw_healthbar(view_xview+10,view_yview+10,view_xview+110,view_yview+15,sua_var_de_vida,c_black,c_red,c_blue,0,true,true)

Agora para desenhar a healt bar em cima do player, nas coordenadas X,Y tem que colocar as coordenadas do seu player !
Coloque no evento draw do seu player:
Código:
draw_healthbar(x-50,y-10,x+50,y-15,sua_var_de_vida,c_black,c_red,c_blue,0,true,true)

No lugar de sua_var_de_vida coloque o nome da variavel que você usa para controlar o healtbar !

Obs: É praticamente certo que isso fará desaparecer o seu player se você colocar os códogos no seu evento Draw, então para que não suma as sprites dele, bem por último nos códigos do Draw dele coloque o seguinte código sem alterar nada:
Código:
draw_sprite(sprite_index,image_index,x,y)
Isso fará desenhar novamente as sprites do seu player
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Mensagem por Dnmaster2 Qua 17 Mar 2010, 19:42

*.* lindo obrigado muito obrigado a todos ;)
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