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Movimentação de personagem
+2
Da Galáxia
BIOHAZARD
6 participantes
Página 1 de 1
Movimentação de personagem
Olá.
Estou com dificuldades para encontrar as configurações necessarias para que meu personagem se movimente de acordo com o que tenho em mente. (Movimentação semelhante a de RPGs e jogos de Estratégia). Onde você clica, e o personagem se dirige ao local selecionado.
Todas as configurações que tentei só fizeram meu personagem seguir na direção do mouse, e ao soltar o botão do mouse, meu personagem para de se movimentar.
Gostaria de uma ajuda neste caso, diretamente com códigos, achei mais preciso do que usar configurações pelos botões convencionais.
Des de já agradeço a atenção e colaboração de todos
Estou com dificuldades para encontrar as configurações necessarias para que meu personagem se movimente de acordo com o que tenho em mente. (Movimentação semelhante a de RPGs e jogos de Estratégia). Onde você clica, e o personagem se dirige ao local selecionado.
Todas as configurações que tentei só fizeram meu personagem seguir na direção do mouse, e ao soltar o botão do mouse, meu personagem para de se movimentar.
Gostaria de uma ajuda neste caso, diretamente com códigos, achei mais preciso do que usar configurações pelos botões convencionais.
Des de já agradeço a atenção e colaboração de todos
BIOHAZARD- Data de inscrição : 28/02/2010
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Re: Movimentação de personagem
Pelo que eu entende, voce quer que o player segue até um ponto qualquer que voce clikou com o mouse, e depois pare neste ponto, nê. Se for isso mesmo lá vai.
crie o objeto player e o objeto lugar
o objeto player deve estar na room e objeto lugar NÂO (o objeto lugar deve ser INVISIVEL)
no STEP do objeto player coloque:
if mouse_check_button(mb_left)
instance_create(mouse_x,mouse_y,lugar)
if instance_exists(lugar)
move_towards_point(lugar.x,lugar.y,5)
e na COLISÂO do objeto player com o objeto lugar coloque:
with other instance_destroy()
speed = 0
Fiz aqui e deu certo, espero ter ajudado, qualquer duvida é só perguntar.
crie o objeto player e o objeto lugar
o objeto player deve estar na room e objeto lugar NÂO (o objeto lugar deve ser INVISIVEL)
no STEP do objeto player coloque:
if mouse_check_button(mb_left)
instance_create(mouse_x,mouse_y,lugar)
if instance_exists(lugar)
move_towards_point(lugar.x,lugar.y,5)
e na COLISÂO do objeto player com o objeto lugar coloque:
with other instance_destroy()
speed = 0
Fiz aqui e deu certo, espero ter ajudado, qualquer duvida é só perguntar.
Da Galáxia- Data de inscrição : 14/01/2010
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Re: Movimentação de personagem
eu faria:
um objeto invisível pra seguir o mouse, vou chama-lo de smouse
agora outro invisível chamado cmouse
agora vou colocar no evento mouse do smouse "instance_create(smouse.x,smouse.y,cmouse)"
agora vai no player e arraste o ícone move towards no step e colo cmouse.x,cmouse.y e na colisão com o cmouse coloque instance_destroy() e marque other lá em cima
um objeto invisível pra seguir o mouse, vou chama-lo de smouse
agora outro invisível chamado cmouse
agora vou colocar no evento mouse do smouse "instance_create(smouse.x,smouse.y,cmouse)"
agora vai no player e arraste o ícone move towards no step e colo cmouse.x,cmouse.y e na colisão com o cmouse coloque instance_destroy() e marque other lá em cima
Re: Movimentação de personagem
Bom. Primeiramente, gostaria de agradecer pela ajuda, porém, nenhum dos dois deu certo
O player continua a se mover além da marcação feita pelo clique do mouse.
O player continua a se mover além da marcação feita pelo clique do mouse.
BIOHAZARD- Data de inscrição : 28/02/2010
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Re: Movimentação de personagem
vc quer que ele ande em grade entao?
se for use o codigo:
se for use o codigo:
- Código:
if mouse_check_button_pressed(mb_left)
{
var xx,yy;
xx=round(mouse_x/16)*16//mude o 16 para o tamanho da grade
yy=round(mouse_y/16)*16//aqui tbm
move_towards_point(xx,yy,5)
}
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Re: Movimentação de personagem
O player anda, e depois para, ao colidir com o objeto lugar.
No evento STEP do objeto player, coloque:
if not instance_exists(lugar)
if mouse_check_button(mb_left)
instance_create(mouse_x,mouse_y,lugar)
if instance_exists(lugar)
move_towards_point(lugar.x,lugar.y,5)
no evento COLISAO do objeto player, faça a colisao com o objeto lugar, e colque:
with other instance_destroy()
speed = 0
DESCRIÇÃO:
ao clicar com o mouse em algum lugar da room, o player vai na direção do click, e para ao colidir com o objeto lugar, que ali foi criado, quando chega lá o objeto lugar é destruido, e pode-se recomessar todo o processo.
obs: nesse novo codigo tem a linha "if not instance_exists(lugar)", que faz que se crie apenas um objeto lugar depois de cada colisão.
Se não der certo desculpe, é porque não entende o que vc realmente deseja.
No evento STEP do objeto player, coloque:
if not instance_exists(lugar)
if mouse_check_button(mb_left)
instance_create(mouse_x,mouse_y,lugar)
if instance_exists(lugar)
move_towards_point(lugar.x,lugar.y,5)
no evento COLISAO do objeto player, faça a colisao com o objeto lugar, e colque:
with other instance_destroy()
speed = 0
DESCRIÇÃO:
ao clicar com o mouse em algum lugar da room, o player vai na direção do click, e para ao colidir com o objeto lugar, que ali foi criado, quando chega lá o objeto lugar é destruido, e pode-se recomessar todo o processo.
obs: nesse novo codigo tem a linha "if not instance_exists(lugar)", que faz que se crie apenas um objeto lugar depois de cada colisão.
Se não der certo desculpe, é porque não entende o que vc realmente deseja.
Da Galáxia- Data de inscrição : 14/01/2010
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Re: Movimentação de personagem
Até que deu umpouco certo, tirando que o personagem fica vibrando quando chega no ponto clicado. (num movimento de zig-zag) e não consigo mais tira-lo de lá
bom, vou tentar dar um geito aqui. Obrigado, foi de grande ajuda. ;)
bom, vou tentar dar um geito aqui. Obrigado, foi de grande ajuda. ;)
BIOHAZARD- Data de inscrição : 28/02/2010
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Re: Movimentação de personagem
Se ele fica vibrando quando chega no ponto com o botao do mouse pressionado,
entao mude o codigo do mouse para: if mouse_check_button_pressed(mb_left).
SEM VER A ENGINE FICA DIFICIL. BOA SORTE!
entao mude o codigo do mouse para: if mouse_check_button_pressed(mb_left).
SEM VER A ENGINE FICA DIFICIL. BOA SORTE!
Da Galáxia- Data de inscrição : 14/01/2010
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Re: Movimentação de personagem
Vai na parte de tutoriais desse forum, la tem uma enginne de rpg que faz exatamente o q vc quer. Só n esquece de centralizar a sprite no pé do personagem ;)
kimeradelf- Data de inscrição : 01/05/2009
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Re: Movimentação de personagem
Aqui tem uma engine que eu fiz um tempão, talvez possa te servir !
Você aperta o botão esquerdo do mouse para selecionar o objeto, e com ele selecionado é só clicar no local qualquer da room, e o carinha caminha até lá !
Link: http://www.gamemakerbrasil.com/engines-f12/para-o-obko-exemplo-de-comandos-para-jogos-de-estrategia-t4608.htm
Você aperta o botão esquerdo do mouse para selecionar o objeto, e com ele selecionado é só clicar no local qualquer da room, e o carinha caminha até lá !
Link: http://www.gamemakerbrasil.com/engines-f12/para-o-obko-exemplo-de-comandos-para-jogos-de-estrategia-t4608.htm
Denis Lemos- Data de inscrição : 17/05/2009
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Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Unity
- C#
- Godot
- C ou C++
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