GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Servidor de Discord do fórum?
por Super Games Ontem à(s) 01:27

» Problemas com a caixa de diálogo, ela é pequena e as letras não cabem dentro
por Rukasu777 Qui 16 maio 2024, 18:10

» Problemas com particulas
por RastaMaan Dom 12 maio 2024, 17:03

» Problema ao entrar por uma porta e voltar por ela
por aminaro Seg 06 maio 2024, 10:08

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43

» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45

» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42


Probleminha com dslists/arrays

3 participantes

Ir para baixo

Probleminha com dslists/arrays Empty Probleminha com dslists/arrays

Mensagem por Froidz Dom 28 Fev 2010, 08:51

Bom pessoal, decidi fazer conforme a idéia do dungeon e estou fazendo uns esquemas aqui com ds_lists, realmente é muito mais prático.

Mas estou com um probleminha, não sei se a pergunta seria de dslists, pois o código é com for, mas o problema é o seguinte:

Crio vários sprites em posições diferentes com o seguinte código:
Código:
draw_set_font(font0)

//Quando clicar em alguma parte da tela com o botão direito...
if mouse_check_button_pressed(mb_left) and mouse_x<640 and mouse_x>0 and mouse_y<480 and mouse_y>0 {
val+=1 //Adicionar 1 objeto
ds_list_add(list,val) //Adicionar o valor da variável val na lista
ds_list_insert(list,val,mouse_x) //Adicionar à lista a posição x do mouse
ds_list_insert(list,val+1,mouse_y) //Adicionar à lista da posição y do mouse
mx[i] = ds_list_find_value(list,val) //Procurar o valor inserido na posição da variável val
my[i] = ds_list_find_value(list,val+1) //Procurar o valor inserido na posição da variável val
}

//Aqui é desenhado todo o esquema
for (i=0; i<=val; i+=1) {
mx2[i] = ds_list_find_value(list,i) //Direcionar a var mx2[i] para a var mx[i]
my2[i] = ds_list_find_value(list,i+1) //O mesmo que acima mas com variáveis diferentes...
size[i] = ds_list_find_value(list,i) //Essa variável indica o número atual da lista de acordo com a var i

//AQUI É O PROBLEMA
//Checar a posição da sprite e desenhar um texto caso o mouse esteja por cima dela
if mouse_x<mx2[i]+16 and mouse_x>mx2[i] and mouse_y<my2[i]+16 and mouse_y>my2[i] {
draw_text(mouse_x+8,mouse_y+32,string(i))
}

draw_text(x,y+10*ds_list_find_value(list,i),size[i]) //Desenhar os valores da lista em escala
draw_sprite(sprite0,-1,mx2[i],my[i]) //Desenhar a sprite em diferentes posições (mousex,mousey) dando a impressão de objetos reais

}
Até ai tudo bem, mas o problema é que:
Se eu passar o mouse por cima da última sprite criada, o texto aparece, mas caso eu passe o mouse em cima das outras sprites, não aparece, ou seja, o texto só aparece caso eu passe o mouse na última sprite criada, como resolver isso?

Aguardo uma resposta.
Valeu! o/
Froidz
Froidz

Data de inscrição : 03/08/2008
Reputação : 4
Número de Mensagens : 1053
Prêmios : Probleminha com dslists/arrays Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Probleminha com dslists/arrays Empty Re: Probleminha com dslists/arrays

Mensagem por vinians Dom 28 Fev 2010, 09:04

E ai amigão blz?
Acho que o erro esta nessas linhas:
Código:

mx[i] = ds_list_find_value(list,val) //Procurar o valor inserido na posição da variável val
my[i] = ds_list_find_value(list,val+1) //Procurar o valor inserido na
Pois nesse ponto voce ainda esta fora do laço FOR e esta fazendo referencia a uma variavel i que nesse caso tera um valor inesperado.
Pode ser isso!
vinians
vinians

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B-C-A-C
Data de inscrição : 18/09/2008
Reputação : 90
Número de Mensagens : 2715
Prêmios : Probleminha com dslists/arrays Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 1 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Construct 2
  • Java
  • C#
  • Javascript
  • C ou C++
  • Outros


https://vinians.itch.io

Ir para o topo Ir para baixo

Probleminha com dslists/arrays Empty Re: Probleminha com dslists/arrays

Mensagem por Froidz Dom 28 Fev 2010, 10:30

Bom, modifiquei o codigo baseando-me na sua dica, e deu nisso:

Código:
draw_set_font(font0)

//Quando clicar em alguma parte da tela com o botão direito...
if mouse_check_button_pressed(mb_left) and mouse_x<640 and mouse_x>0 and mouse_y<480 and mouse_y>0 {
val+=1 //Adicionar 1 objeto
ds_list_add(list,val) //Adicionar o valor da variável val na lista
ds_list_insert(list,val,mouse_x) //Adicionar à lista a posição x do mouse
ds_list_insert(list,val+1,mouse_y) //Adicionar à lista da posição y do mouse
mx2[i] = ds_list_find_value(list,val) //Procurar o valor inserido na posição da variável val
my2[i] = ds_list_find_value(list,val+1) //Procurar o valor inserido na posição da variável val
}

//Aqui é desenhado todo o esquema
for (i=0; i<=val; i+=1) {
mx2[i] = ds_list_find_value(list,i) //Direcionar a var mx2[i] para a var mx[i]
my2[i] = ds_list_find_value(list,i+1) //O mesmo que acima mas com variáveis diferentes...
size[i] = ds_list_find_value(list,i) //Essa variável indica o número atual da lista de acordo com a var i

//AQUI É O PROBLEMA
//Checar a posição da sprite e desenhar um texto caso o mouse esteja por cima dela
if mouse_x<mx2[i]+16 and mouse_x>mx2[i] and mouse_y<my2[i]+16 and mouse_y>my2[i] {
draw_text(mouse_x+8,mouse_y+32,string(i))
}

draw_text(x,y+10*ds_list_find_value(list,i),size[i]) //Desenhar os valores da lista em escala
draw_sprite(sprite0,-1,mx2[i],my2[i]) //Desenhar a sprite em diferentes posições (mousex,mousey) dando a impressão de objetos reais

}

Caso queira testar ai, eh soh colocar o codigo acima no draw e esse no create:
Código:
list = ds_list_create();
val = -1;
size = 0;
mx = 0;
my = 0;
mx2 = 0;
my2 = 0;

O bom eh que agora ele reconhece todas as imagens, mas cria elas em posiçoes diferentes, e conforme eu vou criando mais, as 2 ultimas criada mudam de posiçao, saberia como concertar isso?

EDIT --

Usei um código para desenhar os valores x e y de cada imagem nova criada, buscando estes valores na ds_list, e obtive este resultado:

Probleminha com dslists/arrays Pgmpgm

Os valores estão sendo desenhados assim:

x,y
x,y
x,y
etc...

E como você pode perceber, o valor Y é sempre modificado de acordo com o último valor X, ou seja, se eu criar uma nova imagem na posição 320,248 e depois uma na posição 14,200 a penúltima imagem será modificada para os valores 320,14, entende?

Acho que o erro é na posição Y.. mas não vejo erro algum.
Aguardo respostas...
Valeu! o/


Última edição por Froidz em Dom 28 Fev 2010, 10:44, editado 1 vez(es)
Froidz
Froidz

Data de inscrição : 03/08/2008
Reputação : 4
Número de Mensagens : 1053
Prêmios : Probleminha com dslists/arrays Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Probleminha com dslists/arrays Empty Re: Probleminha com dslists/arrays

Mensagem por vinians Dom 28 Fev 2010, 10:40

Vou ter que dar uma saida agora, mais ai depois a tarde se voce não tiver conseguido descobrir o problema eu vou fuçar mais hehehehe Very Happy
Inté!
vinians
vinians

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B-C-A-C
Data de inscrição : 18/09/2008
Reputação : 90
Número de Mensagens : 2715
Prêmios : Probleminha com dslists/arrays Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 1 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Construct 2
  • Java
  • C#
  • Javascript
  • C ou C++
  • Outros


https://vinians.itch.io

Ir para o topo Ir para baixo

Probleminha com dslists/arrays Empty Re: Probleminha com dslists/arrays

Mensagem por Froidz Dom 28 Fev 2010, 10:44

Editei o post, veja:

Usei um código para desenhar os valores x e y de cada imagem nova criada, buscando estes valores na ds_list, e obtive este resultado:

Probleminha com dslists/arrays Pgmpgm

Os valores estão sendo desenhados assim:

x,y
x,y
x,y
etc...

E como você pode perceber, o valor Y é sempre modificado de acordo com o último valor X, ou seja, se eu criar uma nova imagem na posição 320,248 e depois uma na posição 14,200 a penúltima imagem será modificada para os valores 320,14, entende?

Acho que o erro é na posição Y.. mas não vejo erro algum.
Aguardo respostas...
Valeu! o/
Froidz
Froidz

Data de inscrição : 03/08/2008
Reputação : 4
Número de Mensagens : 1053
Prêmios : Probleminha com dslists/arrays Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Probleminha com dslists/arrays Empty Re: Probleminha com dslists/arrays

Mensagem por PedroX Dom 28 Fev 2010, 12:15

pq vc num poe pra adicionar na dslist o valor de x e y de cada ID.

poe:
Código:
if position_meeting(mouse_x,mouse_y,id)
{
ds_list_insert(list,val,mouse_x)
}
etc...

_________________


Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.

Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.

Aprenda a calcular a velocidade de suas animações


Entre para o Clube do Inglês:
PedroX
PedroX

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : C+B
Data de inscrição : 26/07/2008
Reputação : 311
Número de Mensagens : 6087
Prêmios : Probleminha com dslists/arrays Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 17 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

https://web.whatsapp.com/send?phone=5519995935953&text=Pedro

Ir para o topo Ir para baixo

Probleminha com dslists/arrays Empty Re: Probleminha com dslists/arrays

Mensagem por Froidz Dom 28 Fev 2010, 14:11

Não entendi a lógica do seu código oO'
Por favor, aguardo respostas pessoal...

Valeu! o/

EDIT - CONCERTADO!

Concertei o codigo pessoal, o erro estava no codigo fora do for, depois de concertado o bug de nao identificar todas as imagens, o bug da penultima imagem mudar de eixo y ocorreu, e isso acontecia pela ma formaçao das variaveis, concertei com o seguinte codigo:

Código:
//Quando clicar em alguma parte da tela com o botão direito...
if mouse_check_button_pressed(mb_left) and mouse_x<640 and mouse_x>0 and mouse_y<480 and mouse_y>0 {
val+=1 //Adicionar 1 objeto
mx[i] = mouse_x;
my[i] = mouse_y;
ds_list_add(list,val)
ds_list_insert(list,val+val,mx[i])
ds_list_insert(list,val+val+1,my[i]) //Adicionar o valor da variável val na lista
//ds_list_insert(list,mx[i],mouse_x) //Adicionar à lista a posição x do mouse
mx2[i] = ds_list_find_value(list,val+val) //Procurar o valor inserido na posição da variável val
//ds_list_insert(list,my[i],mouse_y) //Adicionar à lista da posição y do mouse
my2[i] = ds_list_find_value(list,val+val+1) //Procurar o valor inserido na posição da variável val
}
Froidz
Froidz

Data de inscrição : 03/08/2008
Reputação : 4
Número de Mensagens : 1053
Prêmios : Probleminha com dslists/arrays Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Probleminha com dslists/arrays Empty Re: Probleminha com dslists/arrays

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos