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Como eu faço uma AI de tiros em 2D?
2 participantes
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Como eu faço uma AI de tiros em 2D?
Poxa, como eu faço pra tipo, o inimigo anda um certo tempo, para e começa a atirar, eu fiz uma coisa q deu certo porem era apenas 1 disparo e_e'
e como tbm faço pra dar " Head Shots " pra matar o inimigo com 1 só mas com varios inimigos, pois eu fiz assim: criei um objeto chamado " Head " e colokei pra ele ir onde for o obj_inimigo e quando colidir com a bala vai deletar o inimigo e ele junto, mas eu testei com 3 obj_inimigo na room e so ficou 1 " Head " e quando eu disparava nele matava TODOS os obj_inimigo q estavam na room
e como tbm faço pra dar " Head Shots " pra matar o inimigo com 1 só mas com varios inimigos, pois eu fiz assim: criei um objeto chamado " Head " e colokei pra ele ir onde for o obj_inimigo e quando colidir com a bala vai deletar o inimigo e ele junto, mas eu testei com 3 obj_inimigo na room e so ficou 1 " Head " e quando eu disparava nele matava TODOS os obj_inimigo q estavam na room
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Re: Como eu faço uma AI de tiros em 2D?
Voce pode analizar a distancia entre ele e você e a partir dai tomar alguma decisão de atirar ou nao. Mais se for fazer assim é bom criar uma variavel para temporizar o tiro senao vai sair uma fita de tiros.
Quando a sua segunda pergunta, voce tem que vincular o objeto 'Head' a uma instancia e não a todos os obejtos de tal classe (como voce fez). Voce pode fazer assim:
No Evento Create do do Objeto que tera o Head:
Na verdade voce nem precisaria de outro objeto. Bastaria voce colocar um calculo no evento de colisão do tiro e verificar se a distancia dele no ponto onde voce quer está a um certo raio. Por exemplo:
No Evento de colisao do Tiro
Quando a sua segunda pergunta, voce tem que vincular o objeto 'Head' a uma instancia e não a todos os obejtos de tal classe (como voce fez). Voce pode fazer assim:
No Evento Create do do Objeto que tera o Head:
- Código:
head = instance_create(x, y, objHead);
head.vinculo = id; //aqui eu armazeno o objeto no proprio objeto head
- Código:
with (vinculo) instance_destroy();//aqui destruimos o objeto vinculado
instance_destroy();//aqui destruimos o head
Na verdade voce nem precisaria de outro objeto. Bastaria voce colocar um calculo no evento de colisão do tiro e verificar se a distancia dele no ponto onde voce quer está a um certo raio. Por exemplo:
No Evento de colisao do Tiro
- Código:
//verificamos se foi na cabeça
var xx, yy;
with (other)
{
xx = x;
yy = y;
}
if (point_distance(xx, yy, x, y) < 10)
{
//Acerrtou na cabeça
} else
{
//Nao acertou na cabeça
}
Última edição por vinians em Sáb 27 Fev 2010, 23:50, editado 1 vez(es)
Re: Como eu faço uma AI de tiros em 2D?
e como faço isso sem usar CODEs? ainda não sei mecher nisso mas pretendo aprender logo... vlw meu amigo! XD
bimorx- Data de inscrição : 24/01/2010
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