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Vento(pedido)
3 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Exemplos :: Game Maker (engines)
Página 1 de 1
Vento(pedido)
Alguém poderia me ajudar com uma engine de fazer vento?
seria algo que faria o personagem ir pra trás se ele estiver parado e reduziria a velocidade se ele estivesse andando pra frente, mas se ele andar pra tras iria aumentar a velocidade dele
alguém pode me ajudar
é pra um jogo de plataforma
estou realmente precisando disso e já estou cansado de tentar...
seria algo que faria o personagem ir pra trás se ele estiver parado e reduziria a velocidade se ele estivesse andando pra frente, mas se ele andar pra tras iria aumentar a velocidade dele
alguém pode me ajudar
é pra um jogo de plataforma
estou realmente precisando disso e já estou cansado de tentar...
bootzin- Data de inscrição : 28/01/2010
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Re: Vento(pedido)
Coloque no create do player:
e no STEP:
Agora só defina quando que "vento" vai ser verdadeiro ou falso, se for na fase toda, muda lá no create para "vento=true" !
Não esqueça de mudar o valor da variável "vento_direcao" para o que você deseja... Se
for igual á "1" o vento empurrará o player para o lado direito da room... Se for igual á "0",
o vento empurrará o player para o lado esquerdo da room !
OBS: Fiz o código assim, com o intuito de que você fez os movimentos horizontais usando hspeed, se você fez usando "X", acho que vai dar erro !
Qualquer erro diz aí,é que fiz de cabeça !
Se não funcionar, vou ver se te faço uma engine amanhã !
- Código:
vento=false
vento_direcao=1
e no STEP:
- Código:
if vento=true
{
if vento_direcao=1
{
hspeed=3
}
if vento_direcao=0
{
hspeed=-3
}
}
Agora só defina quando que "vento" vai ser verdadeiro ou falso, se for na fase toda, muda lá no create para "vento=true" !
Não esqueça de mudar o valor da variável "vento_direcao" para o que você deseja... Se
for igual á "1" o vento empurrará o player para o lado direito da room... Se for igual á "0",
o vento empurrará o player para o lado esquerdo da room !
OBS: Fiz o código assim, com o intuito de que você fez os movimentos horizontais usando hspeed, se você fez usando "X", acho que vai dar erro !
Qualquer erro diz aí,é que fiz de cabeça !
Se não funcionar, vou ver se te faço uma engine amanhã !
Denis Lemos- Data de inscrição : 17/05/2009
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Re: Vento(pedido)
cara,
eu fiz usando "x" pra mover e quando fui testar deu erro:
o personagem não andava pra frente e quando eu pulava ele ficava no ar o.o
mesmo assim agradeço a ajuda
vlw
eu fiz usando "x" pra mover e quando fui testar deu erro:
o personagem não andava pra frente e quando eu pulava ele ficava no ar o.o
mesmo assim agradeço a ajuda
vlw
bootzin- Data de inscrição : 28/01/2010
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Re: Vento(pedido)
Tá vou ver se tenho tempo para te fazer uma engine amanhã, é tipo um vento que vai dar em toda fase ?
Por exemplo o vento é de natureza, que vai soprar a fase toda ou é tipo um super ventilador, que só quando chega perto vai empurrar o player ?
Explique um pouco melhor, para ver se consigo fazer !
Até amanhã, vou desligar o PC !!!
Por exemplo o vento é de natureza, que vai soprar a fase toda ou é tipo um super ventilador, que só quando chega perto vai empurrar o player ?
Explique um pouco melhor, para ver se consigo fazer !
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Denis Lemos- Data de inscrição : 17/05/2009
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Re: Vento(pedido)
Se o q vc quer é q a todo momento o player seja afetado pelo vento,tente o seguinte:
coloque no step do objeto player:
coloque no step do objeto player:
- Código:
x+=VENTO
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Re: Vento(pedido)
A engine é de vento tipo natureza que fica em toda a fase, mas vai ser só em uma faseDenis Lemos escreveu:Tá vou ver se tenho tempo para te fazer uma engine amanhã, é tipo um vento que vai dar em toda fase ?
Por exemplo o vento é de natureza, que vai soprar a fase toda ou é tipo um super ventilador, que só quando chega perto vai empurrar o player ?
Explique um pouco melhor, para ver se consigo fazer !
Até amanhã, vou desligar o PC !!!
Gostaria de saber também se tinha como colocar umas sprites onduladas dando a idéia da direção que o vento está indo...
eu tentei fazer o vento mas dava alguns erros como:
- o personagem ficava balançando pra cima e pra baixo(como se fossem mini pulos) quando encosta em algum lugar
- quando eu pulava se durante o pulo ele encostasse na parede ele ia muito rápido pro chão
o código que eu usei foi o seguinte:
criei um obj chamado vento e coloquei:
- Código:
if keyboard_check(vk_nokey) && place_free(Player.x-4,Player.y)
{Player.x-=3}
if keyboard_check(vk_left) && place_free(Player.x-1,Player.y)
{if place_free(Player.x-1,Player.y)
{Player.x-=1}}
if keyboard_check(vk_right) && place_free(Player.x-1,Player.y)
{if place_free(Player.x-1,Player.y)
{Player.x-=1}}
bootzin- Data de inscrição : 28/01/2010
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Re: Vento(pedido)
Te fiz uma engine, ela á para GM8, eu não tenho mais o GM7, então se o seu GM for o 7, pessa para alguém que tenha o GM7 e o GM8 Passar para GM7 para você !
Ou consiga o GM8 aí pela net !
Aqui o link:http://www.4shared.com/file/228255446/b329d728/Vento_By__Denis__Lemos.html
Fiz até umas nuvens de vento, mas ficou feio !
Ou consiga o GM8 aí pela net !
Aqui o link:http://www.4shared.com/file/228255446/b329d728/Vento_By__Denis__Lemos.html
Fiz até umas nuvens de vento, mas ficou feio !
Denis Lemos- Data de inscrição : 17/05/2009
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Re: Vento(pedido)
Denis,
era exatamente issu que eu queria...
só tem um problema...
o vento n vai estar em todas as fases ai eu queria saber como eu faço pra passa pra um obj a parte?
era exatamente issu que eu queria...
só tem um problema...
o vento n vai estar em todas as fases ai eu queria saber como eu faço pra passa pra um obj a parte?
bootzin- Data de inscrição : 28/01/2010
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Re: Vento(pedido)
Só faz o seguinte:
Troque os códigos do Create por este:
No Step apague também aquele e coloque esse:
Não mudou muita coisa somente a variável forca foi adicionada, e agora é ela que regula a força do vento !
Mas para dar certo você tem que ir em cada room depois na aba =>> settings e um pouco à baixo onde está escrito "Creation code" você adiciona a força do vento !
EX: Se a room não ter vento coloque assim:
Agora se a room ter vento, coloque assim:
Obs: Não esqueça de colocar o valor da variável "forca" no código da room, mesmo que não tenha vento naquela fase, aí se deve colocar com o valor "0", porque se você esquecer, vai dar um erro dizendo que a variável não esxiste !
Se não entendeu como que é, pode perguntar novamente !
Atééé !!!
Troque os códigos do Create por este:
- Código:
globalvar vento_direcao,forca;
forca_vento=forca// Agora para alterar a força do vento tem que somente mudar a variavel "forca"
vento_direcao=0 // Aqui a direção do vento "0" ou "1" Se deixar igual á "1" o vento vai para a direita
repeat(100)// Repetirá 100 vezes o código á baixo, por isso deixe-o somente no "CREATE"
{
instance_create(random(room_width),random(room_height),obj_vento)// cria o objeto vento
}
No Step apague também aquele e coloque esse:
- Código:
if place_free(x,y+1){vspeed+=1} // Gravidade
friction=.2 // Fricção
forca_vento=forca // Deixe aqui igualzinho o de lá do evento "CREATE"
if vento_direcao=1 // Se a direção for para a direita
{
x+=forca_vento // ir para a direita
if not place_free(x+forca_vento,y){x-=forca_vento}// Se não estiver livre á direita, voltará alguns pixeis para tráz, para não trancar na parede com a força do vento
}
if vento_direcao=0// Se a direção for para a esquerda
{
x-=forca_vento// ir para esquerda
if not place_free(x-forca_vento,y){x+=forca_vento}// Se não estiver livre á esquerda, voltará alguns pixeis para tráz, para não trancar na parede com a força do vento
}
if not place_free(x+hspeed,y){hspeed=0}// Se não tiver livre á frente o hspeed será 0, ele irá parar de andar, mesmo se estiver apertando para os lados
Não mudou muita coisa somente a variável forca foi adicionada, e agora é ela que regula a força do vento !
Mas para dar certo você tem que ir em cada room depois na aba =>> settings e um pouco à baixo onde está escrito "Creation code" você adiciona a força do vento !
EX: Se a room não ter vento coloque assim:
- Código:
forca=0
Agora se a room ter vento, coloque assim:
- Código:
forca=2
Obs: Não esqueça de colocar o valor da variável "forca" no código da room, mesmo que não tenha vento naquela fase, aí se deve colocar com o valor "0", porque se você esquecer, vai dar um erro dizendo que a variável não esxiste !
Se não entendeu como que é, pode perguntar novamente !
Atééé !!!
Denis Lemos- Data de inscrição : 17/05/2009
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Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
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- Unity
- C#
- Godot
- C ou C++
Re: Vento(pedido)
vlw
denis era exatamente isso que eu queria
funciono dereitinho
se precisar é so pedir
t+
denis era exatamente isso que eu queria
funciono dereitinho
se precisar é so pedir
t+
bootzin- Data de inscrição : 28/01/2010
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