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Cair em cima do monstro e fazer com que o monstro morra

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Mensagem por DarkAngel Seg 25 Jan 2010, 01:11

galera, estou criando um jogo de mario, amo mario, estou estudando game maker para isso, e gostaria de saber como faço para que o inimigo só morra se o mario cair em cima da cabeça dele... ou seja, só posso matar monstros se eu pular em cima da cabeça deles, se o Mario encostar no monstro, o mario morre...


Vlw agradeço desde ja galera..
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Mensagem por todydejaca Seg 25 Jan 2010, 03:06

Talvez, pode tentar usar um IF, para ver c o (Z) do Mario é maior que a do monstro, isso numa colisão, se for menor, mario morre Very Happy
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Mensagem por DR.CID Seg 25 Jan 2010, 08:08

aqui tem umas engines de mario para ajudar vc nos estudos http://64digits.com/games/index.php?sort=Date&order=DESC&name=mario&author=&example=1
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Mensagem por CPinheiro Seg 25 Jan 2010, 08:33

Não é difícil. Você tem que checar se, na colisão, o y do Mario é menor (ou seja, está em cima) que o y do inimigo. Se estiver, executar morte do inimigo. Se não estiver, Mario perde uma vida.

Foi mais ou menos dessa forma que eu fiz no meu projeto de game do Mario e funcionou muito bem.
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Mensagem por todydejaca Seg 25 Jan 2010, 13:52

Ixii, é Y esqueci Razz é porque ja tentei montar um tipo de mario no blender... E o blender é 3D dae a altura fica no eixo Z
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Mensagem por Henrique_GJ Seg 25 Jan 2010, 14:07

vou fazer uma pergunta:

como fazer este código???

if mario_y<inimigo_y
{
instance_destroy()
}

daria certo colocar isso no evento colision, mas se escreve mario_y msm?
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Mensagem por fonetico Seg 25 Jan 2010, 14:10

Não, acho que se escreve mario.y para declarar uma variável usa-se o ponto seguido do nome do objeto da variável que você quer acessar.
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Mensagem por Henrique_GJ Seg 25 Jan 2010, 14:13

aham.... vlw.... tenho mtas dúvidas quanto á isso...

se se escreve mario.y, prq se escreve mouse_y?
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Mensagem por fonetico Seg 25 Jan 2010, 14:17

Sabe que não sei... Deve ser porque o mouse se trata de um hardware, não tenho certeza...
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Mensagem por CPinheiro Seg 25 Jan 2010, 14:23

Em mario.y, mario seria o objeto e y seria a variável do objeto.
Em mouse_y, não há objetos, pois "mouse_y" é o nome inteiro da variável.


Última edição por CPinheiro em Seg 25 Jan 2010, 14:40, editado 1 vez(es)
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Mensagem por Henrique_GJ Seg 25 Jan 2010, 14:26

voltando ao assunto, para fazer isso seria preciso colocar no evento colision:

Código:

if mario.y<inimigo.y
{
instance_destroy
}
else
{instance_destroy(inimigo)}

mas não se pode fazer instance_destroy(inimigo), ou pode?????? q eu saiba não, então como ficaria o código completo????

prq se ninguém souber seria só eu ir no evento colision do inimigo e colocar

Código:

if inimigo.y<mario.y
{
instance_destroy()
}

funciona, mas eu gostaria de saber fazer o código inteiro XD
e... porq depois da instance_destroy temos q colocar () ???
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Mensagem por DarkAngel Ter 26 Jan 2010, 17:01

obrigado a todos Happy vlw mesmo ajudou mto
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Mensagem por Da Galáxia Qua 27 Jan 2010, 15:48

Se a colisão for feita dentro do objeto mario, e você que que na colisão, o destruivel seja o outro objeto é so no código por "with (other)" que significa "com outro destroi"
código:
Código:
if mario.y < inimigo.y then
{
with (other) instance_destroy()
}
else
{instance_destroy()}

fiz aqui e funciona perfeitamente.
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Mensagem por chaampignon Sex 29 Jan 2010, 12:10

naum foi eu q perguntei mas.... m ajudou muito tmb!!! vlw ae a todos! What a Face
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