Entrar
Últimos assuntos
» Problema ao entrar por uma porta e voltar por elapor aminaro Seg 06 maio 2024, 10:08
» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43
» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16
» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45
» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18
» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30
» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07
» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45
» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51
» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31
» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11
» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39
» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27
» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30
» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17
» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18
» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34
» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13
» Servidor de Discord do fórum?
por Lighter Sáb 27 Jan 2024, 17:18
» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12
» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02
» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55
» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42
» Devlogs em vídeos do Block Room
por Joton Seg 15 Jan 2024, 16:56
» ACERVO GMBR MAGAZINE
por Joton Qui 11 Jan 2024, 19:21
Cair em cima do monstro e fazer com que o monstro morra
+4
CPinheiro
DR.CID
todydejaca
DarkAngel
8 participantes
Página 1 de 1
Cair em cima do monstro e fazer com que o monstro morra
galera, estou criando um jogo de mario, amo mario, estou estudando game maker para isso, e gostaria de saber como faço para que o inimigo só morra se o mario cair em cima da cabeça dele... ou seja, só posso matar monstros se eu pular em cima da cabeça deles, se o Mario encostar no monstro, o mario morre...
Vlw agradeço desde ja galera..
Vlw agradeço desde ja galera..
DarkAngel- Data de inscrição : 20/01/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 13
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Cair em cima do monstro e fazer com que o monstro morra
Talvez, pode tentar usar um IF, para ver c o (Z) do Mario é maior que a do monstro, isso numa colisão, se for menor, mario morre
Re: Cair em cima do monstro e fazer com que o monstro morra
aqui tem umas engines de mario para ajudar vc nos estudos http://64digits.com/games/index.php?sort=Date&order=DESC&name=mario&author=&example=1
DR.CID- Data de inscrição : 16/01/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 73
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Cair em cima do monstro e fazer com que o monstro morra
Não é difícil. Você tem que checar se, na colisão, o y do Mario é menor (ou seja, está em cima) que o y do inimigo. Se estiver, executar morte do inimigo. Se não estiver, Mario perde uma vida.
Foi mais ou menos dessa forma que eu fiz no meu projeto de game do Mario e funcionou muito bem.
Foi mais ou menos dessa forma que eu fiz no meu projeto de game do Mario e funcionou muito bem.
Re: Cair em cima do monstro e fazer com que o monstro morra
Ixii, é Y esqueci é porque ja tentei montar um tipo de mario no blender... E o blender é 3D dae a altura fica no eixo Z
Re: Cair em cima do monstro e fazer com que o monstro morra
vou fazer uma pergunta:
como fazer este código???
if mario_y<inimigo_y
{
instance_destroy()
}
daria certo colocar isso no evento colision, mas se escreve mario_y msm?
como fazer este código???
if mario_y<inimigo_y
{
instance_destroy()
}
daria certo colocar isso no evento colision, mas se escreve mario_y msm?
Re: Cair em cima do monstro e fazer com que o monstro morra
Não, acho que se escreve mario.y para declarar uma variável usa-se o ponto seguido do nome do objeto da variável que você quer acessar.
fonetico- Data de inscrição : 05/10/2009
Reputação : 7
Número de Mensagens : 1830
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Cair em cima do monstro e fazer com que o monstro morra
aham.... vlw.... tenho mtas dúvidas quanto á isso...
se se escreve mario.y, prq se escreve mouse_y?
se se escreve mario.y, prq se escreve mouse_y?
Re: Cair em cima do monstro e fazer com que o monstro morra
Sabe que não sei... Deve ser porque o mouse se trata de um hardware, não tenho certeza...
fonetico- Data de inscrição : 05/10/2009
Reputação : 7
Número de Mensagens : 1830
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Cair em cima do monstro e fazer com que o monstro morra
Em mario.y, mario seria o objeto e y seria a variável do objeto.
Em mouse_y, não há objetos, pois "mouse_y" é o nome inteiro da variável.
Em mouse_y, não há objetos, pois "mouse_y" é o nome inteiro da variável.
Última edição por CPinheiro em Seg 25 Jan 2010, 14:40, editado 1 vez(es)
Re: Cair em cima do monstro e fazer com que o monstro morra
voltando ao assunto, para fazer isso seria preciso colocar no evento colision:
mas não se pode fazer instance_destroy(inimigo), ou pode?????? q eu saiba não, então como ficaria o código completo????
prq se ninguém souber seria só eu ir no evento colision do inimigo e colocar
funciona, mas eu gostaria de saber fazer o código inteiro XD
e... porq depois da instance_destroy temos q colocar () ???
- Código:
if mario.y<inimigo.y
{
instance_destroy
}
else
{instance_destroy(inimigo)}
mas não se pode fazer instance_destroy(inimigo), ou pode?????? q eu saiba não, então como ficaria o código completo????
prq se ninguém souber seria só eu ir no evento colision do inimigo e colocar
- Código:
if inimigo.y<mario.y
{
instance_destroy()
}
funciona, mas eu gostaria de saber fazer o código inteiro XD
e... porq depois da instance_destroy temos q colocar () ???
Re: Cair em cima do monstro e fazer com que o monstro morra
obrigado a todos vlw mesmo ajudou mto
DarkAngel- Data de inscrição : 20/01/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 13
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Cair em cima do monstro e fazer com que o monstro morra
Se a colisão for feita dentro do objeto mario, e você que que na colisão, o destruivel seja o outro objeto é so no código por "with (other)" que significa "com outro destroi"
código:
fiz aqui e funciona perfeitamente.
código:
- Código:
if mario.y < inimigo.y then
{
with (other) instance_destroy()
}
else
{instance_destroy()}
fiz aqui e funciona perfeitamente.
Da Galáxia- Data de inscrição : 14/01/2010
Reputação : 1
Número de Mensagens : 348
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Cair em cima do monstro e fazer com que o monstro morra
naum foi eu q perguntei mas.... m ajudou muito tmb!!! vlw ae a todos!
chaampignon- Data de inscrição : 12/09/2009
Reputação : 1
Número de Mensagens : 124
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Tópicos semelhantes
» { Resolvido }Como fazer para que o player morra quando cair embaixo da room mais parar no lado e em cima da room !?
» como fazer com q o inimigo após 3 tiros morra?
» Como fazer que o player nao morra quando toque no enemy?
» como fazer um monstro pensar sozinho e depois só quando nos ve correr atrás?
» Como fazer que ao colocar tileset em cima de um obj, o obj ter como sprite o tile colocado por cima?
» como fazer com q o inimigo após 3 tiros morra?
» Como fazer que o player nao morra quando toque no enemy?
» como fazer um monstro pensar sozinho e depois só quando nos ve correr atrás?
» Como fazer que ao colocar tileset em cima de um obj, o obj ter como sprite o tile colocado por cima?
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|