Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
Programação
5 participantes
Página 1 de 1
Programação
Minha pergunta é como vocês programadores experientes fazem para escrever as linhas de programação? digo, vocês querem que um personagem faça alguma coisa, então vocês vão no contents no game maker e procuram aquelas palavras que servem ou já sabem de cabeça como escreve? Isso além da logica que tem que ter para o computador entender. Será que dá para fazer um tutorial nesse sentido? ou se já existem peço desculpas por não procurar direito. Quero entender para não ficar só copiando e colando se não eu nunca vou saber programar sozinho!!!
fernando435- Data de inscrição : 14/01/2010
Reputação : 0
Número de Mensagens : 12
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Re: Programação
Bom, quem já é experiente aqui sabe quase todos os códigos do GML de cabea, mas eu sou um pouco experiente, por isso, eu tenho aqui em casa um arquivo com todos os scripts do game maker para me auxiliar.
fonetico- Data de inscrição : 05/10/2009
Reputação : 7
Número de Mensagens : 1830
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Eu quando começei tinha a mesma dúvida, e tenho até hoje quando vejo uma engine do Cap. Comando, que são muito avançadas para minha pouca sabedoria !
Mas com o tempo você vai aprendendo, quando eu entrei aqui no fórum, não sabia nem o quê era lógica de programação, olhava aqueles códigos todos e me perguntava:
Como que esses caras sabem que tem ser esse tal comando para fazer isso e aquilo ?
Então começei olhando os tutoriais e engines mais simples para iniciantes, principalmente as que tinham os comentários do lado dos códigos, com isso fui descobrindo o que cada comando faz e como usá-los em meus jogos, até hoje acho que não sei nem 10% de como usar o GM, mas consigo fazer alguns joguinhos !!!
Então eu vou logo te dizendo, para não desanimar se encontrar dificuldades, pois no começo a parada é dura e com o tempo se aprende os comandos de cabeça !
Mas com o tempo você vai aprendendo, quando eu entrei aqui no fórum, não sabia nem o quê era lógica de programação, olhava aqueles códigos todos e me perguntava:
Como que esses caras sabem que tem ser esse tal comando para fazer isso e aquilo ?
Então começei olhando os tutoriais e engines mais simples para iniciantes, principalmente as que tinham os comentários do lado dos códigos, com isso fui descobrindo o que cada comando faz e como usá-los em meus jogos, até hoje acho que não sei nem 10% de como usar o GM, mas consigo fazer alguns joguinhos !!!
Então eu vou logo te dizendo, para não desanimar se encontrar dificuldades, pois no começo a parada é dura e com o tempo se aprende os comandos de cabeça !
Denis Lemos- Data de inscrição : 17/05/2009
Reputação : 1
Número de Mensagens : 938
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Unity
- C#
- Godot
- C ou C++
É como o dneis disse, também seria legal um pouco de persuasão sua, para por exemplo, entender a lógica do computador, para fazer scripts que você tem certeza que seráo feitos com facilidade no computador, poupando execução de jogo, tudo vem da base do cérebro, e sei que você é muito esperto.
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Legal!!! Valeu pessoal eu estava em duvida.Pois querendo ou não os comandos existentes no GM esta no ajuda dele,acho que alguem poderia traduzir o significado de cada comando do ajuda para facilitar.Eu uso um programa chamado globalling para traduzir os significados não as vezes a tradução fica sem sentido.Mas beleza o secredo o começar do começo(rsrs).
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Eu uso para traduzir o Google Tradutor, que é on line e até que ajuda bastante, traduz de diverssos idiomas !
Não está dando para colocar o link: senão some tudo oque eu escrevo !!!
Não está dando para colocar o link: senão some tudo oque eu escrevo !!!
Denis Lemos- Data de inscrição : 17/05/2009
Reputação : 1
Número de Mensagens : 938
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker 8.0 ou 8.1
- Game Maker Studio 1.4
- Unity
- C#
- Godot
- C ou C++
Olha só, o arquivo que eu disse não é o help do game maker, se você quiser vê-lo faça o seguinte:
- Vá na pasta do GM
- Clique com o botão direito no arquivo 'fnames'.
- Clique em 'abrir'.
- Aparecerá uma lista com todos os programas instalados no se computador.
- Clique no 'bloco de notas'.
- Clique em OK.
O bloco de notas será aberto com todos os códigos do GM.
ATENÇÃO! Não salve esse arquivo, mas se quiser que ele seja salvo como texto, clique em 'salvar como...', não clique em salvar, e sim em salvar como...
- Vá na pasta do GM
- Clique com o botão direito no arquivo 'fnames'.
- Clique em 'abrir'.
- Aparecerá uma lista com todos os programas instalados no se computador.
- Clique no 'bloco de notas'.
- Clique em OK.
O bloco de notas será aberto com todos os códigos do GM.
ATENÇÃO! Não salve esse arquivo, mas se quiser que ele seja salvo como texto, clique em 'salvar como...', não clique em salvar, e sim em salvar como...
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Quando eu começei a programar eu queria criar programas e não jogos, então entrei em fóruns de Programação de Computadores mesmo e pedi a programadores que me dessem dicas de como um poderia começar e aprender programação e tals. Eles me diziam que eu teria que aprender antes de mais nada lógica de programação e depois sim estudar uma linguagem. Alguns indicavam C, outros Pascal. Foi ai que eu começei a estudar mesmo, passava noites estudando (por não ter internet 24h), e até hoje eu vejo que apesar de eu ter estudado muito e ainda estudo todos os dias para aprender mais, vejo que não sei nada e que tenho muito a aprender.
Hoje me considero um programador e neste mesmo fórum em que começei crei um tópico que até permanece em destaque onde ajudo programadores iniciantes: Link.
Abraços...
Meokor
Hoje me considero um programador e neste mesmo fórum em que começei crei um tópico que até permanece em destaque onde ajudo programadores iniciantes: Link.
Abraços...
Meokor
Fernando, o aprendizado do programador é baseado na repetição. Quantas mais vezes você escrever um script, melhor entenderá seus comandos e como ele funciona.
Em outras palavras, os programadores escreveram os mesmos códigos tantas vezes que possuem eles decorados. Não é difícil, é muito comum. Tanto que muita gente daqui responde dúvidas de iniciante de cabeça, sem abrir o GM.
O que recomendo é tentar refazer as coisas que você faz em D&D em GML. Tem alguns tutoriais por aqui que podem ensinar o básico do básico, é só procurar. (:
Em outras palavras, os programadores escreveram os mesmos códigos tantas vezes que possuem eles decorados. Não é difícil, é muito comum. Tanto que muita gente daqui responde dúvidas de iniciante de cabeça, sem abrir o GM.
O que recomendo é tentar refazer as coisas que você faz em D&D em GML. Tem alguns tutoriais por aqui que podem ensinar o básico do básico, é só procurar. (:
Programação
Dei uma olhada nas tutoriais que estão fixos neste forum!Achei muito bom mas que pena que alguns tem que ter o GM PRO para ficar realmente completo, logico que já tirou muitas duvidas minhas, me sinto mais confiante e esperem para ver uma de minhas demo e depois os jogos completos, tambem espero comprar o PRO logo logo!;) Agradeço e minha duvida sobre programação foi esclarecida por completo!!!!
Editado por CPinheiro: Beleza. Então, vou trancar o tópico. \o
Editado por CPinheiro: Beleza. Então, vou trancar o tópico. \o
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0