GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Entrar

Esqueci-me da senha

Últimos assuntos
» Servidor de Discord do fórum?
por Super Games Sáb 18 maio 2024, 01:27

» Problemas com a caixa de diálogo, ela é pequena e as letras não cabem dentro
por Rukasu777 Qui 16 maio 2024, 18:10

» Problemas com particulas
por RastaMaan Dom 12 maio 2024, 17:03

» Problema ao entrar por uma porta e voltar por ela
por aminaro Seg 06 maio 2024, 10:08

» Alguém aqui já ganha dinheiro com seus games?
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 11:43

» Colisões não funcionando
por theguitarmester Ter 30 Abr 2024, 10:16

» Como ajustar velocidade de cada frame da animação no game maker
por pequetux Sex 26 Abr 2024, 16:45

» Preciso de ajuda
por AftonDuGrau Dom 21 Abr 2024, 20:18

» Como faz o evento drawn GUI, não se repetir?
por aminaro Sex 19 Abr 2024, 20:30

» PROBLEMAS COM FÍSICAS DE ÁGUA
por aminaro Ter 16 Abr 2024, 10:07

» Retorno da GMBR!!!
por Ralphed Sex 12 Abr 2024, 22:45

» JOGADOR PARANDO NO AR QUANDO ATACA
por aminaro Qua 10 Abr 2024, 13:51

» Problemas com texto interativo
por Kaaru72 Dom 07 Abr 2024, 11:31

» Erro escondido e indecifrável
por dev_gabize.azv Qui 04 Abr 2024, 10:11

» Mudar cor de apenas uma palavra
por Ralphed Sáb 30 Mar 2024, 00:39

» Procuro Programador de game maker
por Wou Sex 15 Mar 2024, 10:27

» Mod APK
por gamerainha Qua 13 Mar 2024, 06:30

» Aceito pedidos de sprites (Com exemplos meus)
por Sevilha Qua 28 Fev 2024, 12:17

» Inventário simples
por Isquilo_Roedor Qui 22 Fev 2024, 15:18

» Problemas na programaçnao de inimigo [jogo DOOM LIKE]
por Black Mirror Dom 11 Fev 2024, 13:34

» ANDROID MULTI TOUCH
por DiegoBr Dom 04 Fev 2024, 12:13

» Save e Load Json
por Klinton Rodrigues Qui 25 Jan 2024, 11:12

» Colisão com mais de um objeto
por aminaro Seg 22 Jan 2024, 15:02

» Oi sou novo aqui
por Thiago Silveira Alexandre Sáb 20 Jan 2024, 20:55

» Como acessar conteudo comprado no marketplace
por macmilam Sex 19 Jan 2024, 07:42


Velha escola VS Nova escola de design de jogos

+5
Denis Lemos
CPinheiro
VerdiMare
vinians
shatterhand2
9 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Velha escola VS Nova escola de design de jogos - Página 2 Empty Re: Velha escola VS Nova escola de design de jogos

Mensagem por CPinheiro Dom 15 Nov 2009, 20:04

Ok, isso está passando dos limites.
Tem gente falando que o outro não sabe o que está falando, e isso gera discussões idiotas.
Sou completamente a favor de discussões, mas se controlem, não quero ter que trancar um tópico tão interessante como esse. =[

Se matem no MSN, mas aqui não, pls.
CPinheiro
CPinheiro

Data de inscrição : 01/06/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 1015
Prêmios : Velha escola VS Nova escola de design de jogos - Página 2 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://supermariobrasileiro.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Velha escola VS Nova escola de design de jogos - Página 2 Empty Re: Velha escola VS Nova escola de design de jogos

Mensagem por shatterhand2 Dom 15 Nov 2009, 20:12

Eu peço desculpas se eu passei dos limites.

É que é meio chato quando o cara cospe um argumento pro alto, quando fica claro que ele nao sabe do q está falando, enquanto você estudou pra caramba o assunto do qual você está falando (Eu já dei palestras sobre a historia do videogame, eu não to tirando essas coisas do chapéu..... só pq eu tenho um chapeu na minha foto Very Happy)

Como alguem pode falar que um jogo é "facilmente terminavel" se ele nunca jogou? Ele está falando de jogos q ele nunca jogou e que nao conhece. Ele disse que um jogo que um hemisfério inteiro do planeta nao conseguiu terminar pode "ser terminado por qualquer um, é só querer".

Eu só postei dessa forma para que ele pudesse tentar cair em si e perceber que o que ele está falando não condiz com a realidade.

Imagina que você é, sei la, um físico, ai vem um aluno de 8a serie e diz pra você que é impossível fazer um cálculo fora das 3 dimensões. Você, baseado em cima de tudo que você teve estudou, mostra por A+B que é possivel, e ele continua insistindo que é impossível.

Eu acho que o físico vai ter que falar "Você não sabe do q vc está falando. Eu fiz faculdade de física, e você só viu física da 8a série". Não é uma ofensa pessoal.


Peço desculpas mais uma vez, e vou tentar me controlar e não postar coisas que pareçam ataques pessoais.
shatterhand2
shatterhand2

Data de inscrição : 21/10/2009
Reputação : 11
Número de Mensagens : 649
Prêmios : Velha escola VS Nova escola de design de jogos - Página 2 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0


http://bananabytes.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Velha escola VS Nova escola de design de jogos - Página 2 Empty Re: Velha escola VS Nova escola de design de jogos

Mensagem por CPinheiro Dom 15 Nov 2009, 20:20

shatterhand2 escreveu:Eu peço desculpas se eu passei dos limites.

É que é meio chato quando o cara cospe um argumento pro alto, quando fica claro que ele nao sabe do q está falando, enquanto você estudou pra caramba o assunto do qual você está falando (Eu já dei palestras sobre a historia do videogame, eu não to tirando essas coisas do chapéu..... só pq eu tenho um chapeu na minha foto Very Happy)

Como alguem pode falar que um jogo é "facilmente terminavel" se ele nunca jogou? Ele está falando de jogos q ele nunca jogou e que nao conhece. Ele disse que um jogo que um hemisfério inteiro do planeta nao conseguiu terminar pode "ser terminado por qualquer um, é só querer".

Eu só postei dessa forma para que ele pudesse tentar cair em si e perceber que o que ele está falando não condiz com a realidade.

Imagina que você é, sei la, um físico, ai vem um aluno de 8a serie e diz pra você que é impossível fazer um cálculo fora das 3 dimensões. Você, baseado em cima de tudo que você teve estudou, mostra por A+B que é possivel, e ele continua insistindo que é impossível.

Eu acho que o físico vai ter que falar "Você não sabe do q vc está falando. Eu fiz faculdade de física, e você só viu física da 8a série". Não é uma ofensa pessoal.


Peço desculpas mais uma vez, e vou tentar me controlar e não postar coisas que pareçam ataques pessoais.

Eu entendo. A questão não é a forma de como você/ele falou. A questão é que um já está falando coisas do outro: que não sabe, que não tem didática pra ensinar, que não conhece tal coisa.

Daí um reporta pra mim que ficou ofendido com o que o outro falou, e eu vou ter que fazer o quê? Mesmo que contrariado, eu teria que alertar aquele que "ofendeu".

Por isso, fiquem só na discussão. (:
CPinheiro
CPinheiro

Data de inscrição : 01/06/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 1015
Prêmios : Velha escola VS Nova escola de design de jogos - Página 2 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://supermariobrasileiro.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Velha escola VS Nova escola de design de jogos - Página 2 Empty Re: Velha escola VS Nova escola de design de jogos

Mensagem por shatterhand2 Dom 15 Nov 2009, 20:31

Eu usei o exemplo da física pq eu passei por uma situação engraçada assim. Eu tive física na faculdade, então tenho uma boa noção de física. (Ou tinha, já que nao lembro de um monte de coisas Very Happy)

Um dia, voltando de um futebol com uns amigos, no onibus eu to conversando com dois desses amigos, e um deles fala que "Fulana é burra, pq ela disse que existem 4 dimensões".

Ai eu disse "Assim.. em matemática, existem quantas dimensões sejam necessárias existir pra efetuar um cálculo... mas pra física geral, costuma se adotar 4 dimensões como as básicas: altura, largura, profundidade e tempo"

ai um deles vira e fala "TEMPO? TEMPO? Ah não , eu discordo!"

Ai um moleque que tava no banco do outro lado, q nao tinha NADA a ver com a historia, vira pra ele e fala "Você DISCORDA? Como assim DISCORDA? Não tem o que discordar, É ASSIM".

O moleque calou a boca e os outros começaram a rir, hehehe.

(só pra discontrair Very Happy... eu não estou levando nada aqui pro lado pessoal, só pra deixar claro)
shatterhand2
shatterhand2

Data de inscrição : 21/10/2009
Reputação : 11
Número de Mensagens : 649
Prêmios : Velha escola VS Nova escola de design de jogos - Página 2 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0


http://bananabytes.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Velha escola VS Nova escola de design de jogos - Página 2 Empty Re: Velha escola VS Nova escola de design de jogos

Mensagem por golfinho hipie assasino Dom 15 Nov 2009, 20:36

os jogos estão mudando realmente mas vocês percebem como todas as mudanças são comerciais? nenhuma mudança aconteceu que não envolva ganhar mais dinheiro. mas essa mudança trousse uma coisa que na minha opinião é importante:a historia e a colocada, e de historias no jogo fez uma mudança(uma muito pequena) que é transformar alguns jogos em arte. coisa que aconteceu no playstation. primeiro aconteceu nos RPGs(alô, square enix?(Xenogears)) e dai para frente vários rpgs fizeram pessoas sentirem alguma coisa. depois com os jogos de ação no ps2(Ico , Shadow of the colosus).

caso alguém esteja se perguntando:se é arte porque é vendida? arte foi feita para ser vendida, é só você olhar os seus cd, livros, filmes e etc. mas vale lembrar que a arte nos vídeo games lucra o mesmo que os jogos comerciais.


Última edição por golfinho hipie assasino em Dom 15 Nov 2009, 20:53, editado 2 vez(es)
golfinho hipie assasino
golfinho hipie assasino

Data de inscrição : 22/10/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 286
Prêmios : Velha escola VS Nova escola de design de jogos - Página 2 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Velha escola VS Nova escola de design de jogos - Página 2 Empty Re: Velha escola VS Nova escola de design de jogos

Mensagem por shatterhand2 Dom 15 Nov 2009, 20:42

Golfinho, sua observação é perfeita. As mudanças sempre foram por motivos comerciais, sempre foram maneiras de aumentar o lucro do produtor. A preocupação de verdade nunca foi com a qualidade final do produto de fato.


Só uma coisa, a arte não é feita pra ser vendida necessariamente. A função da arte não é essa. E eu pessoalmente não considero videogames uma forma de arte.

A função da arte, acredito eu, é fazer as pessoas olharem pra si mesmas e evoluirem e se compreenderem melhor como seres humanos. Não lembro de nenhum videogame que faça isso.

Mas isso é uma outra discussão... que a gente pode criar outro tópico pra discutir (Essa discussão eu acho bastante interessante... eu já acreditei um dia que jogos eram uma forma de arte, hj em dia eu não acredito mais.... mas de repente posso perceber alguma coisa q pode me fazer mudar de opiniao de novo? Very Happy)

O engraçado desse paradigma novo é que ,realmente, começou a se colocar uma enfase muito grande no enredo dos jogos.... o que , na verdade, deveria ser algo secundário. Mas o mercado encontrou uma grande demanda em jogos que são em grande parte "assistidos" (voce mais acompanha uma historia do que joga), então esses jogos vão continuar sendo produzidos em massa por bastante tempo.

Mas, eu costumo dizer: Um bom jogo fica melhor com um bom enredo. Um jogo ruim não poderia ser salvo nem por uma história escrita por Shakespeare Smile

Dentro do texto inicial, eu deixei um pouco de lado o mercado dos computadores pessoais do inicio dos anos 80, pq acho que nao cabia na discussão original. Mas nesse momento, nesse mercado especifico, eu acho que teve muita gente trabalhando com uma ingenuidade curiosa, que estavam fazendo muito mais por AMOR do que pra ganhar dinheiro... e muita coisa legal saiu dai. E isso aconteceu principalmente na Europa.
shatterhand2
shatterhand2

Data de inscrição : 21/10/2009
Reputação : 11
Número de Mensagens : 649
Prêmios : Velha escola VS Nova escola de design de jogos - Página 2 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0


http://bananabytes.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Velha escola VS Nova escola de design de jogos - Página 2 Empty Re: Velha escola VS Nova escola de design de jogos

Mensagem por VerdiMare Dom 15 Nov 2009, 20:56

EDIT: Esse é o chefe final de Dodonpachi Dai-Ou-Jou. Gostaria alguem dizer que qualquer um passa disso, é "só querer".

https://www.youtube.com/watch?v=uG9COkH6QYs

MUITO BOM! DESAFIADOR!LOKO D+!
Ô shatterhand2, esse jogo tem em otras plataformas que eu possa jogar no
meu PC? muito loko esse jogo!

só podia ser japonês mesmo né XD

Até mais Shocked
VerdiMare
VerdiMare

Data de inscrição : 21/02/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 679
Prêmios : Velha escola VS Nova escola de design de jogos - Página 2 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Velha escola VS Nova escola de design de jogos - Página 2 Empty Re: Velha escola VS Nova escola de design de jogos

Mensagem por shatterhand2 Dom 15 Nov 2009, 21:02

Nao. So tem pra PS2, X-Box 360 e Arcade.

Mas dois jogos da série anteriores a ele (ele é o 4o da série, que ja teve um 5o exemplar) são jogaveis no emulador MAME

Donpachi
e
Dodonpachi

Não sao tao dificeis quanto esse, mas são bem divertidos. o Dodonpachi foi o jogo que mais venceu a eleicao anual "melhores jogos de nave" do shmups.com. Se nao to enganado, foram 6 edições e ele venceu 4.
shatterhand2
shatterhand2

Data de inscrição : 21/10/2009
Reputação : 11
Número de Mensagens : 649
Prêmios : Velha escola VS Nova escola de design de jogos - Página 2 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0


http://bananabytes.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Velha escola VS Nova escola de design de jogos - Página 2 Empty Re: Velha escola VS Nova escola de design de jogos

Mensagem por CPinheiro Dom 15 Nov 2009, 21:46

Podíamos montar um Workshop aqui e fazer um fangame de Dodonpachi.
Acho que já joguei um por emulador. Anyway, vou dar uma olhada.

Quanto a questão do tópico sobre arte nos video-games, acho uma excelente ideia. Smile
CPinheiro
CPinheiro

Data de inscrição : 01/06/2008
Reputação : 0
Número de Mensagens : 1015
Prêmios : Velha escola VS Nova escola de design de jogos - Página 2 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

http://supermariobrasileiro.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Velha escola VS Nova escola de design de jogos - Página 2 Empty Re: Velha escola VS Nova escola de design de jogos

Mensagem por shatterhand2 Seg 16 Nov 2009, 14:52

Cara.. tá em ingles, não sei como é o ingles de vcs.

Mas se vcs puderem dar uma lida nesse tópico... aqui são pessoas que trabalham ou já trabalharam na industria de jogos e pessoas que estão acompanhando a evolução dos jogos desde antes da maioria daqui ter nascido, discutindo sobre o estado dos jogos modernos.

http://shmups.system11.org/viewtopic.php?f=3&t=28802

È uma leitura EXTREMAMENTE interessante, que ajuda a entender pq o paridgma mudou, entre tantas outras coisas. É muito interessante pra quem tem interesse em se aprofundar em design de jogos.
shatterhand2
shatterhand2

Data de inscrição : 21/10/2009
Reputação : 11
Número de Mensagens : 649
Prêmios : Velha escola VS Nova escola de design de jogos - Página 2 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0


http://bananabytes.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Velha escola VS Nova escola de design de jogos - Página 2 Empty Re: Velha escola VS Nova escola de design de jogos

Mensagem por VerdiMare Seg 16 Nov 2009, 16:30

Senti na pele oq significa "D-I-F-I-C-I-L"

DonPachi foi oq eu baixei... LOL LOL LOL!

muito bom e muito dificil tipo... Expert a dificuldade!

trapacear usando emulador é fácil... vc aperta o botão pra inserir fichas quantas vezes quiser
¬¬ porisso cada partida pra deixar dificil, eu coloco 10 fichas...

muito bom! vc vai tem que ter reflexos pra perceber o espaço que os tiros inimigos
deixam pra vc poder passar sem levar danos!

e depois é só CTRL, lado, cima-baixo e bala pra todo lado!

pegar POWER UP! até ter um ataque poderoso e apertar Alt no chefão pra usar special =]

muito bom, viciei!

Até mais lol!
VerdiMare
VerdiMare

Data de inscrição : 21/02/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 679
Prêmios : Velha escola VS Nova escola de design de jogos - Página 2 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Velha escola VS Nova escola de design de jogos - Página 2 Empty Re: Velha escola VS Nova escola de design de jogos

Mensagem por shatterhand2 Seg 16 Nov 2009, 18:19

10 fichas? Sério?

O objetivo do jogo é usar 1 ficha só. Você só pode considerar que zerou o jogo se foi com um único crédito, sem usar continues.

No caso da série Pachi, se vc usar continue, o jogo vai te mostrar uma cut-scene na metade dele, e vai parar ali. Não vai abrir o 2o loop (o resto do jogo), e você nao vai poder enfrentar o TRUE LAST BOSS (o chefe final).

Alguns dos segredos desse jogo:
a) Você so morre se o tiro inimigar pegar bem no centro da nave. Os tiros podem enconstar em qualquer parte da sua nave, exceto no centro, entao nao tenha medo de passar por espaços apertados

b) A maioria dos novatos no genero tem a tendencia a "bomb-spam" os chefes. Bomba não é pra "matar o chefe rápido", bomba é pra te salvar nas situações complicadas. Quando você usa uma bomba, vc fica invencivel por alguns segundos. Então, aprenda a usar a bomba pra sair das situações dificeis...... apesar do q, no caso da série Pachi, existe um bonus por nao usar as bombas, entao se vc quiser maximizar seu score (que na verdade é o *verdadeiro* objetivo desses jogos Very Happy), nao use nunca as bombas nunca Very Happy

c) Se seu ingles estiver bom, entre no forum do shmups.com ... lá é o maior forum da internet sobre o genero... tem um tópico de disputa no Donpachi... se você não souber ingles, procure no Orkut a comunidade "Jogos de Nave". Acho que por lá tem um topico com competição do Donpachi também.... e você vai poder trocar muitas dicas do jogo Very Happy
shatterhand2
shatterhand2

Data de inscrição : 21/10/2009
Reputação : 11
Número de Mensagens : 649
Prêmios : Velha escola VS Nova escola de design de jogos - Página 2 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0


http://bananabytes.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Velha escola VS Nova escola de design de jogos - Página 2 Empty Re: Velha escola VS Nova escola de design de jogos

Mensagem por VerdiMare Seg 16 Nov 2009, 18:36

vlw pelas dicas shatterhand2, e percebi essa historia do tiro
só te matar se encostar no centro, eu jogo com 10 fichas para
poder ir praticando até ficar fera Laughing

e as bombas são mais úteis mesmo quando aparece muito inimigo grando com tiros ruims de desviar
(se não me engano na fase 3, as bombas são muito úteis)

Até mais =P
VerdiMare
VerdiMare

Data de inscrição : 21/02/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 679
Prêmios : Velha escola VS Nova escola de design de jogos - Página 2 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Velha escola VS Nova escola de design de jogos - Página 2 Empty Re: Velha escola VS Nova escola de design de jogos

Mensagem por shatterhand2 Seg 16 Nov 2009, 18:40

É uma técnica válida Smile . Com o tempo o número de créditos vai diminuindo naturalmente, enquanto você vai jogando melhor.

E ai você pode começar a refinar suas técnicas de score. No Donpachi não da pra "combar" fases inteiras não, mas existe uma grande diferença entre terminar a 1a fase com 300 mil pontos e com 1.2 milhões de pontos Very Happy
shatterhand2
shatterhand2

Data de inscrição : 21/10/2009
Reputação : 11
Número de Mensagens : 649
Prêmios : Velha escola VS Nova escola de design de jogos - Página 2 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0


http://bananabytes.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Velha escola VS Nova escola de design de jogos - Página 2 Empty Re: Velha escola VS Nova escola de design de jogos

Mensagem por Convidad Seg 16 Nov 2009, 22:28

Ok. Eu achei a matéria demasiado cansativa (e sem screens), mas mesmo assim eu li, e vou comentar.

shatterhand2, a proposta da matéria é muito boa. Mas, na minha opinião, você consegui uma façanha das boas: comparar algo que não se compara. Comparar um clássico com o novo.

Vocês já imaginaram se, naquela época, os pioneiros em criação de entretenimento eletrônico, tivessem a mesma tecnologia que temos hoje? Será que fariam um jogo mais inovador (e até divertido) que Pac-Man? Será que o fato de a época ter nos presenteado com clássicos simples, não seria devido (entre outras coisas) à restrição (do nosso ponto de vista atual) que eles tinham tecnologicamente?

Eu acho que sim. Naquela épocar eles não fizeram um God Of War, porque diferente de hoje, eles não tinham condições. Agora, eu só quero deixar um comentário no ar pra vocês pensarem.

Tomemos de exemplo a Atari. Essa empresa, foi responsável por marcar uma época e também foi uma pioneira no ramo dos jogos eletrônicos até a metade da década de 80. O último bom jogo (e bota bom nisso) dessa empresa, que eu tive o prazer de jogar, se chama Neverwinter Nights...

É impressão minha ou ele é bem diferente de Pac-Man? lol!

O que você faz durante 85% do tempo em GoW? Aperta quadrado.

E pac-man que nem aperta nada?! lol!

Pq esses caras APRENDERAM o jogo.. e aprenderam a ABUSAR dos LIMITES do jogo. Pac-Man não é apenas sobre "Pegar pontinhos e fugir dos fantasmas". A partir do momento em que você entende como os fantasmas funcionam (E eles nao tem movimento aleatório, diferente do que alguns possam imaginar, cada um tem seu proprio algoritmo de movimento), um NOVO MUNDO INTEIRO se abre diante de você.

Cara, eu coloquei isso no meu Orkut. Lição de vida, essa aí...

Pq existe gente que consegue chegar até a fase 255 e ver o bug que o jogo dá quando acontece o estouro de memoria?

Meu Deus! Temos um hacker no fórum. Abram alas pra ele!!!

A galera que veio da cultura arcade num geral concorda com meu ponto de vista sobre o GoW. A galera que nasceu na era do Playstation acha que é um dos melhores jogos ja feitos na história.

Eu tenho praticamente a mesma idade que você. Eu gostava dos Arcades, mas não tanto quanto gosto de videogames hoje. O videogame é a evolução do arcade e eu gosto de evoluir.

Vou ainda fazer uma aposta contigo. Quantas pessoas vocês acham que vão estar jogando God of War 1 daqui a 20 anos? Você acha que vão fazer um documentário sobre jogadores que ainda disputam o recorde de God of War 1 20 anos depois do seu lançamento?

Amigo. Você não pode comparar um clássico com o novo. É como comparar Beatles com Metallica. Não dá!!!

Eu não tenho minhas ideias formadas. Eu sou um dos caras mais fáceis que já vi de ser convencido estar errado.

É. E eu sou o Papa.

As mudanças sempre foram por motivos comerciais, sempre foram maneiras de aumentar o lucro do produtor. A preocupação de verdade nunca foi com a qualidade final do produto de fato.

Tá fácil de resolver: quebra teu videogame e vira Punk! huhauahuaau lol!

Velha escola VS Nova escola de design de jogos - Página 2 Poesia-punk


Última edição por Capitão Commando em Ter 17 Nov 2009, 23:36, editado 4 vez(es)
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Velha escola VS Nova escola de design de jogos - Página 2 Empty Re: Velha escola VS Nova escola de design de jogos

Mensagem por shatterhand2 Seg 16 Nov 2009, 22:55

Eu tenho que ir dormir, pq amanhã acordo cedo pra ir trabalhar, depois eu respondo o resto. Só queria responder isso aqui pq é rápido:

Tomemos de exemplo a Atari. Essa empresa, foi responsável por marcar uma época e também foi uma pioneira no ramo dos jogos eletrônicos até a metade da década de 80. O último bom jogo (e bota bom nisso) dessa empresa, que eu tive o prazer de jogar, se chama Neverwinter Nights...

É impressão minha ou ele é bem diferente de Pac-Man?

A Atari que marcou época acabou em 1978 quando a Warner demitiu o Nolan Bushnell, que foi o cara que fundou a Atari e foi o verdadeiro "inovador" da parada. Depois disso, a Atari foi vendida, revendida, fundida e tudo mais. Nesse século o que existe da Atari é só o nome, que é de propriedade da Infogrames.

e Pac-Man é da Namco.

E quero só repetir algo que já disse, eu não estou falando de jogos antigos e jogos novos, to falando de um paradigma antigo e um paradigma novo. Falando mais uma vez, jogos dentro dentro do paradigma antigo ainda são feitos, até mesmo pra consoles ao invés de arcades, mesmo que apenas no Japão.


O resto comento amanhã com mais tempo livre.
shatterhand2
shatterhand2

Data de inscrição : 21/10/2009
Reputação : 11
Número de Mensagens : 649
Prêmios : Velha escola VS Nova escola de design de jogos - Página 2 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0


http://bananabytes.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Velha escola VS Nova escola de design de jogos - Página 2 Empty Re: Velha escola VS Nova escola de design de jogos

Mensagem por Convidad Seg 16 Nov 2009, 23:05

A Atari que marcou época acabou em 1978 quando a Warner demitiu o Nolan Bushnell, que foi o cara que fundou a Atari e foi o verdadeiro "inovador" da parada. Depois disso, a Atari foi vendida, revendida, fundida e tudo mais. Nesse século o que existe da Atari é só o nome, que é de propriedade da Infogrames.

e Pac-Man é da Namco.

Blá, blá, blá, blá, blá. Muda alguma coisa?

Editado

Olha. Você não é direto no que fala. Seja mais preciso na direção do assunto, porque isso é uma falta de consideração com quem dedica o tempo a ler o que você escreve. Ás veses, seus posts são cansativos pois tendem a ramificar o assunto, o que me deixa entediado.

Não se ofenda. Eu vi seu tópico abaixo e desanimei. Eu não vou discutir mais um assunto que nem deveria ter começado, pois como eu disse, comparar o isso chega a ser ridículo.

Você disse que jogos da "Nova Escola" (um termo que nem deveria existir, pois estamos lidando com evolução, não tipo ou estilo) nunca marcarão a história como os antigos, o que é pura falta de informação.

Se quer saber quem marca a história, eu te digo: é o pioneiro. Não importa a época que seja. O pioneiro sempre será lembrado, mesmo que ele seja superado pelo tempo ou pela evolução.

Não vou discutir mais. Sem ofensa.


Última edição por Capitão Commando em Sáb 28 Nov 2009, 21:41, editado 7 vez(es)
avatar
Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Velha escola VS Nova escola de design de jogos - Página 2 Empty Re: Velha escola VS Nova escola de design de jogos

Mensagem por VerdiMare Ter 17 Nov 2009, 13:41

Eu já fiz competição aqui em casa de "Pac-man" (e é akele antigão mesmo) =]
botava de 2 players e via quem chegava mais longe

cara mais foi ruim umas certas mudanças durante a evolução dos jogos
tenho exemplos na minha opnião:

o Nintendo DS fez besteira com alguns jogos de Game Boy Advanced tipo o Pokemon Mystery Dungeon

o Nintendo 64 fez besteira com Snes, Megaman, Mario(não o de corrida), Kirby...
por que fico ruim alguns, eles estragram fazendo 3D, sendo que era muito melhor de Snes


Até mais...
VerdiMare
VerdiMare

Data de inscrição : 21/02/2009
Reputação : 0
Número de Mensagens : 679
Prêmios : Velha escola VS Nova escola de design de jogos - Página 2 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0

Ir para o topo Ir para baixo

Velha escola VS Nova escola de design de jogos - Página 2 Empty Re: Velha escola VS Nova escola de design de jogos

Mensagem por shatterhand2 Ter 17 Nov 2009, 22:01


Blá, blá, blá, blá, blá. Muda alguma coisa?

a) É completamente desnecessário postar dessa forma. Isso adicionou alguma coisa de interessante a toda conversa? Foi um post só pra aumentar seu número de posts?

b) Muda, quando você está querendo dizer que os caras que trabalhavam nos anos 80 agora fazem jogos "modernos". A Atari dos anos 80 (que era nos Estados Unidos) não é a Atari de hoje (Que é só um selo de uma empresa FRANCESA). Além disso, dizer que eles foram "pioneiros até a metade dos anos 80" é uma informação erronea. Eles não foram pioneiros nos anos 80.. entre 81 e 84 eles fizeram besteira atrás de besteira, o valor da empresa caiu 66% nesse periodo, e há gente que diga que eles foram os MAIORES responsáveis pelo Crash dos videogames de 83.


Se você quer realmente fazer uma análise do que quem fazia jogos naquele tempo faz hoje, vamos pegar os caras que trabalharam naquela época e ainda trabalham hoje:

Vamos pegar uma empresa que nasceu em 1984 no meio da febre dos jogos de arcade: Toaplan... a Toaplan foi responsável por alguns classicos dos anos 80, como Tiger Heli e Truxton...
Tres de seus principais programadores: Junya Inoue, Tatsuya Uemura e Masahiro Yuge.


Junya Inoue hoje é o principal programador da Cave (que é uma das principais empresas hoje nesse cenário "Jogos oldschool"). Ele é o cara por trás de Dodonpachi Dai-Ou-Jou, Mushihime-Sama Futari (que está com seu lançamento pro X-Box 360 marcado pro fim desse mes), e Death Smiles (Que saiu recentemente pro X-Box 360). Da uma olhada nesses jogos e vê se eles parecem com God of War ou Neverwinter Nights..


Tatsuya Uemura e Masahiro Yuge trabalharam depois por um tempo na Raizing (trabalharam no Kingdom Grand Prix), e depois fundaram a Takumi, onde criaram a série Gigawing e Mars Matrix, além de terem feito Kyokyoukou Tiger 2 e Night Raid.

Vamos dar uma olhada na Konami... eu não conheço todo mundo que está na Konami desde muito tempo, mas posso falar de dois programadores que começaram lá: Masato Maegawa e Yoshiyuki Matsumoto. Eles trabalharam em jogos como The Simpsons, Contra, Ajax, Salamander, Teenage Mutant Ninja Turtles e outros jogos "oldschool". Os dois depois saem da Konami por não quererem trabalhar em continuações, e fundam a Treasure.

Ambos fora, responsáveis ainda nos anos 90 por alguns dos melhores jogos que eu joguei no Mega-Drive; Gunstar Heroes, Alien Soldier e Dynamite Headdy (os 3 bem no estilo "arcade" das coisas ,e no caso do Alien Soldier, um nivel de dificuldade brutal, incomum em jogos feitos pra console naquele momento).

Depois eles se juntariam a Hiroshi Iuchi (que era diretor artistico na Konami) e fariam um dos jogos mais cult dos anos 90: Radiant Silvergun. Tambem fizeram o cult e adorado por muitos Guardian Heroes, e o menos conhecido Silhoute Mirage.

Recentemente eles foram responsáveis por reacender a paixão de alguns no ocidente por shoot'em ups com o lançamento de Ikaruga. Eles também fizeram o Gradius V do PS2, o Wario World do Gamecube , Astro Boy do Game Boy Advance , Sin and Punishment 2 do Wii e Bangai-Oh Spirits do DS. Da uma pesquisada, e veja como esses jogos são, e veja se o gameplay deles parece mais om um jogo da EA ou um jogo da "Velha guarda"

Pra gente não ficar só no Japão, vamos pegar alguém que de fato trabalhou com a Atari e ainda trabalha hoje em dia com outras empresas: Jeff_Minter.

Jogos recentes produzidos por ele: Gridrunners Revolution pro PC, Space Giraffe pro X-Box 360 e PC e Space Invaders Extreme pro X-Box 360. Olhe esses jogos e veja o quanto de similar existe neles com God of War.


Ou, vamos pegar o pobre do jogo que tem sido tão criticamente por gente que não o compreende (hehe Very Happy): Pac-Man. Ele foi criado por Toru Iwatani, que anos depois viria criar a série Ridge Racer (Jogos de corrida tipicamente Oldschool) e Time Crisis (Jogos que precisam de uma precisão e conhecimento do jogo muito grande para serem jogados bem, e que nasceram no arcade). Hoje em dia ele não trabalha mais na indústria, ele é professor.


Por outro lado, você tem um cara como Shigeru Miyamoto, que é um DEUS no seu meio, e que não tem muito tempo, vi ele dando uma entrevista (na época do lançamento do Smash Bros Brawl do Wii, jogo que nao foi dirigido por ele), dizendo que era importante deixar os jogos mais fáceis e simples, para que fossem melhor aceitos por um número maior de pessoas, e que era importante o Smash Bros Brawl ser mais fácil de jogar do que o Melee, pois assim mais gente iria querer jogar o jogo.

Eu poderia pegar mais gente que trabalhava no inicio dos anos 80 na industria, e trabalha ainda hoje, mas ficaria um texto chato (Ainda mais porque não estou postando figurinhas pra ficar mais divertido né... mas você pode achar imagens e videos dos jogos que citei facilmente). O problema de fazer esse tipo de comparação é que a maioria ESMAGADORA de pessoal que trabalhava na industria naquela época não trabalha mais agora.

Agora, da galera que trabalhava naquele tempo, muitos deles continuaram fazendo jogos no MESMO estilo... eles usam a tecnologia que existe hoje para aprofundarem e evoluirem a "profundidade" que os jogos da velha escola tinham.... mas eu tenho certeza que tem gente daquela época que se rendeu ao novo paradigma, se quiser pode pesquisar e postar por ai.



E pra fechar esse tema por agora, vou traduzir aqui o que um amigo alemão meu falou naquele topico que postei um pouco acima sobre a indústria de games hj, que acho fantastico (e ele TRABALHA nela, então acho que dá pra ter um pouco de confiança no que ele está falando)


Eu acho que a recente moda de fazer jogos mais "realistas" tem algo a ver com dois fatores chaves:

1 - Jogos não são mais feitos por um grupo de progamadores "de quarto", mas por um gigante staff de especialistas. Esses caras não sãos "gamers" necessariamente, eles são técnicos. Eles não conseguem criar algo artistico ou imaginativo, e eles não tem interessem em fazer isso, a não ser que eles tenham um diretor a frente que realmente tenha uma visão e se prenda a ela. E esse não costuma ser o caso. E mesmo quando é, ele vai ser perturbado pelos caras do marketing, que também não são gamers, e que tentam vender jogos como se fossem filmes mesmo que jogos sejam fundamentalmente diferentes (Eu sei, porque eu tive que trabalhar com essa gente)

2 - Como o resultado da coisa acima, e com a mundaça do público-alvo dos jogos que aconteceu com o marketing dos jogos como mídia de massa ao invés de coisinhas divertidas feitas de nerds para nerds, as pessoas não esperam mais ser atraídas pelo gameplay, elas esperam serem "maravilhadas" por eles. Então, aqui está um problema: a maioria das pessoas não vao ser maravilhadas pela mecanica do jogo ou por gráficos de alto valor artístico, porque elas não tem contra o que compará-los, diferente de nos, "gamers" das antigas, que estamos nesse meio desde os primeiros tempos da indústria. Se eles recebem algo "realista" para olhar, eles podem comparar com o mundo lá fora, e quando fica próximo, seus queixos caem - missão cumprida.

Para resumir: Jogos foram levados para a grande massa por gente que não tinha idéia do que estava fazendo. Infelizmente, eles tiveram tanto sucesso que ninguém que faça jogos por dinheiro quer voltar aos tempos onde jogos eram pra ser jogados. Isso secou quase toda a criatividae, mas enquanto o dinheiro continuar entrando, ninguém vai se importar.





E pac-man que nem aperta nada?! lol!
Pra voce ver, um jogo onde vc só vira em 4 direções e pronto consegue ter um nivel de densidade, diferença nas estratégias utilizadas e dificuldade maior que um jogo que usa um controle com 256 direções diferentes e 8 botoes... mesmo apesar de em 90% do tempo você só usar um desses botoes.

Eu tenho praticamente a mesma idade que você. Eu gostava dos Arcades, mas não tanto quanto gosto de videogames hoje. O videogame é a evolução do arcade e eu gosto de evoluir.

O videogame caseiro não é a evolução do arcade. O videogame foi uma tentativa de trazer o arcade para dentro de casa. Quando descobriram que essa mudança de paradigma para os jogos caseiros podia levantar muito mais grana, os engravatados da indústria não tiveram dúvida e colocaram toda a força nisso. Os jogos da "nova escola" não excluem os da "velha escola" e vice-versa, e a ainda enorme indústria de arcade no Japão confirma isso.

Meu Deus! Temos um hacker no fórum. Abram alas pra ele!!!

Hacker? Pra chegar na fase 255 do Pac-Man não precisa ser hacker (eu nem entendi de onde você tirou essa idéia), é só ter habilidade no jogo. Eu não consigo chegar (nem perto disso, nunca fui grande fã de jogar Pac-Man, e sou pessimo nele), mas já vi gente chegando, e é algo embasbacante de ver alguem jogando alguma coisa nesse nivel de habilidade.

Muito mais do que ver alguem apertando quadrado por 40 horas até terminar um jogo.

Só pra explicar, o contador de fases do Pac-Man fica num registro de 8 bits, que obviamente só pode contar até 255. Quando você chega numa fase de numero superior a esse, tem um estouro de memoria no jogo, e a tela fica toda "estragada"... o mais louco é que ainda dá pra jogar com a tela toda ferrada, mas fica impossivel de terminar a fase.

Agora eu só vou zuar, porque eu ri o tópico do início ao fim... shatterhand2, eu não quero te ofender. Eu acho que você é um cara inteligente, mas vem agindo de forma um pouco arrogante. Você diz sobre velha e nova escola, mas você ainda não teve a humildade pra perceber duas coisas:

1 - Você é professor cara. Esperamos exemplo de você, não inimizade!
2 - Você não é o único que está na casinha dos 20 anos daqui.

Desculpa, mas

a) que diabos tem a ver eu falar das duas principais escolas de design de games com eu ser arrogante? O fato de eu falar sobre algo que entendo razoavelmente bem automaticamente me faz "arrogante" ?
b) Onde eu fui "inimigo" de alguém aqui? Não fui eu que postei de forma sarcástica, ataquei outras pessoas ou postei um tópico numa tentativa infantil de "provar que o q outro está dizendo é uma grande besteira".

Eu admito que eu tenho um problema: eu fui criado por uma mãe que é extremamente arrogante, e aprendi a agir dessa forma com ela. Eu luto diariamente contra isso, mas provavelmente eu perco a luta Very Happy . Agora, me explique por favor onde eu fui arrogante, para que eu possa enxergar e aprender com meu erro e tentar nao repeti-lo.


Amigo. Você não pode comparar um clássico com o novo. É como comparar Beatles com Metallica. Não dá!!!

Beatles e Metallica são produtores de um mesmo tipo de mídia, em gêneros diferentes. Você talvez não possa comparar pra dizer que um é melhor do que o outro já que os generos são diferentes, mas você poderia fazer um estudo de como um influenciou o outro, ou como a música foi caminhando de um ponto até chegar ao outro, ou até mesmo explicar porque um foi um enorme sucesso comercial e o outro foi um meio-sucesso cult, ou até creio que você possa mostrar, se tiver conhecimento musical (algo que não tenho), pq a técnica musica de um grupo é muito mais apurada do que a do outro, ou porque um está muito mais próximo de ser "música-arte" do que o outro.
Outro dia assisti uma palestra de um músico sobre a história da música nas Américas, e foi muito interessante.


É. E eu sou o Papa.
Novamente, não há motivo para se expressar dessa forma. E eu acho que você me conhece muito mal e a muito pouco tempo para tentar querer falar qualquer coisa sobre minha personalidade ou sobre que tipo de pessoa eu sou.


Sem comentários... isso doeu.
Eu contei a historia de como os "modelos comerciais" mudaram, e o golfinho entendeu. Foi tão dificil pra você entender, que a cabeça doeu e você desistiu? Ou você consegue contar algum relato verídico que desminta o que foi dito?


EDIT - O grande barato disso tudo, é que eu so dei uma explicação do pq , num geral, os jogos atuais da "massa" serem MUITO mais fáceis que os jogos da "velha escola", e pq os jogos modernos não tem mecanicas e técnicas de gameplay tão densas quanto os jogos antigos... o que explica pq a galera que começou a jogar no Playstation tem um sério déficit de habilidade com um joystick em relação a galera que começou a jogar a mais tempo.

Eu nem falei que por isso os jogos pioraram ou melhoraram absurdamente. Tudo que eu disse aqui é amplamente conhecido por quem estuda a indústria de videogames.

Se a "raiva" toda é pq eu disse que não gosto de God of War (que eu peguei como um exemplo generico, poderia ter dito outro jogo qualquer) e que ele é um jogo superficial na sua mecanica, pode guardar essa raiva, pq ela não vai fazer eu passar a gostar do jogo (E nem vai fazer o jogo passar a ser denso). Por mais que você berre, esperneie e tente me convencer do contrário, eu vou continuar achando apertar quadrado infinitamente chato pra kct, mesmo que isso signifique que eu vou ver na tela um bonequinho fazendo mil estrupilias, contando uma historia fantastica com graficos arrasadores e trilha musical de tirar o folego. No fim do dia, eu só estava apontando meu direcional na direção dos inimigos e apertando quadrado. Mas você tem todo o direito de gostar de algo desse tipo. Eu nem quero te convencer de q vc NAO DEVE gostar de God of War (ou de Dynasty Warriors, ou Devil May Cry ou qualquer outro jogo desse tipo).
shatterhand2
shatterhand2

Data de inscrição : 21/10/2009
Reputação : 11
Número de Mensagens : 649
Prêmios : Velha escola VS Nova escola de design de jogos - Página 2 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 1 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0


http://bananabytes.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Velha escola VS Nova escola de design de jogos - Página 2 Empty Re: Velha escola VS Nova escola de design de jogos

Mensagem por vinians Ter 17 Nov 2009, 22:33

Você fica contando hisórias e mais historias sobre onde um programador está hoje ou deixa de estar???? Wtf!!! Oque isso tem a ver com o tópico?
Sabe porque os progamadores antigos ficam criando essa história de "densidade" que você tanto fala?? Simplesmente porque antigamente era mais facil produzir um jogo caseiro, que não tem que ter fidelidade alguma com o mundo real, porque o gráfico pode ser tosco, a música pode ser tosca, tudo pode ser tosco que todo mundo vai achar o máximo, pos você aprende a jogar com interpretação, tipo Aquele traço ali é uma Nave, ah aquele outro ponto é a estrela da morte.... ah e oque será aquele borrão la em cima??? É a nave mãe!!!!
Hoje é impossivel para um programador ou para uma equipe pequena de programadores produzir um game como o GOW. Pode procurar a dedo na internet por um jogo "caseiro" com os gráficos, a historia, cutscenes, jogabilidade do GOW, voce nao vai achar nenhum. Esse é o ponto.
Veja bem, eu adoro jogos clássicos, de fliperama ou não. Como disse em outro tópico, eu gosto de Zanac, Ghost and Goblins, Green Beret. A única coisa que não concordo com você é que vc quer dizer que jogos fantásticos são um lixo, sendo que vc deve saber que está mentindo pra si próprio. Você já jogou o jogo Return to Castle Wolfenstein? Ele é um excelente jogo lançado em 2001 pela Activision. É um jogo estremamente legal, com ótimos gráficos (claro que os graficos ja evoluiram), uma ótima jogabilidade, uma ótima história, ou seja um dos melhores jogos de 1 pessoa já criados. O que você diz dele??? É um outro lixo?? Se você observar os soldados se movem com inteligência, um salto incrivel de tecnologia para 2001, as armas são precisas cópias da segunda guerra mundial etc.
Então é isso, pode malhar, falar, argumentar, mais por favor não conte historinhas que não tem nada a ver com oque estamos falando e tente ser menos arrogante e achar que só sua opnião vale.
flw
vinians
vinians

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B-C-A-C
Data de inscrição : 18/09/2008
Reputação : 90
Número de Mensagens : 2715
Prêmios : Velha escola VS Nova escola de design de jogos - Página 2 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 1 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 2 Bronze x 1

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 1 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker 8.0 ou 8.1
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0
  • Construct 2
  • Java
  • C#
  • Javascript
  • C ou C++
  • Outros


https://vinians.itch.io

Ir para o topo Ir para baixo

Velha escola VS Nova escola de design de jogos - Página 2 Empty Re: Velha escola VS Nova escola de design de jogos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos