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Como faço para que quando a imagem de um sprite chegar no final, ela para no último quadro?
+5
Kabeção
TiagoBonadio
Janx
dungeon333
fonetico
9 participantes
Página 1 de 1
Como faço para que quando a imagem de um sprite chegar no final, ela para no último quadro?
Ajudem-me por favor.
fonetico- Data de inscrição : 05/10/2009
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Re: Como faço para que quando a imagem de um sprite chegar no final, ela para no último quadro?
if round(image_index) == image_number
{
image_index = image_number
}
{
image_index = image_number
}
dungeon333- Data de inscrição : 29/05/2009
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Re: Como faço para que quando a imagem de um sprite chegar no final, ela para no último quadro?
Bom, isso pode até funcionar, mas recomendo você adicionar o seguinte codigo:
image_speed = 0 vai fazer parar de avançar as imagens como se tivesse pausado a animação.
Para a animação funcionar dinovo basta setar a velocidade assim:
flwss
- Código:
if round(image_index) == image_number
{
image_index = image_number;
image_speed = 0;
}
image_speed = 0 vai fazer parar de avançar as imagens como se tivesse pausado a animação.
Para a animação funcionar dinovo basta setar a velocidade assim:
- Código:
image_speed = 0.2; //ou outro valor
flwss
Janx- Data de inscrição : 24/05/2008
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Re: Como faço para que quando a imagem de um sprite chegar no final, ela para no último quadro?
sei que a duvida não é minha mais poderia explicar o image_number?
Re: Como faço para que quando a imagem de um sprite chegar no final, ela para no último quadro?
É uma variável com o numero de imagens que o sprite do objeto tem e o esse numero é sempre o valor do ultimo frame.
Por isso ele o usou no exemplo.
Por isso ele o usou no exemplo.
Re: Como faço para que quando a imagem de um sprite chegar no final, ela para no último quadro?
Obrigado pessoal!
fonetico- Data de inscrição : 05/10/2009
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Re: Como faço para que quando a imagem de um sprite chegar no final, ela para no último quadro?
Lá na janela de propriedades dos objetos, há um evento chamado "Animation End". Esse evento é o que usamos para controlar animações dentro do Game Maker. É o modo mais rápido e fácil.
Coloque essa linha de código neste evento:
Toda vez que uma animação chegar ao final, ela vai parar no último quadro. Você poderia colocar uma condição de qual sprite isso deveria acontecer... o que resultaria no controle propriamente dito.
Você também poderia usar:
Lembrando que a variável image_single não é documentada no help, então:
1 - Toda vez que o valor de image_single for maior que (-1), a instância usará somente o quandro informado por esta variável.
2 - Toda vez que image_single for igual à (-1), a instância passará a usar todos os quadros disponíveis do sprite.
Boa sorte!
Capitão Commando.
Coloque essa linha de código neste evento:
- Código:
image_index := (image_number - 1);
image_speed := 0;
Toda vez que uma animação chegar ao final, ela vai parar no último quadro. Você poderia colocar uma condição de qual sprite isso deveria acontecer... o que resultaria no controle propriamente dito.
Você também poderia usar:
- Código:
image_index := (image_number - 1);
image_single := image_index;
Lembrando que a variável image_single não é documentada no help, então:
1 - Toda vez que o valor de image_single for maior que (-1), a instância usará somente o quandro informado por esta variável.
2 - Toda vez que image_single for igual à (-1), a instância passará a usar todos os quadros disponíveis do sprite.
Boa sorte!
Capitão Commando.
Última edição por Capitão Commando em Qui 12 Nov 2009, 22:39, editado 2 vez(es)
Convidad- Convidado
Re: Como faço para que quando a imagem de um sprite chegar no final, ela para no último quadro?
Só lembrando uma coisa importante...
image_number retorna o número de imagem contando a partir do 1, já no image_index o primeiro frame é o 0 então para isso realmente funcionar devia ficar assim:
image_number retorna o número de imagem contando a partir do 1, já no image_index o primeiro frame é o 0 então para isso realmente funcionar devia ficar assim:
- Código:
image_index = image_number-1;
Re: Como faço para que quando a imagem de um sprite chegar no final, ela para no último quadro?
Usei esses codigos que postaram ai bem legal,tomara que tenha ti ajudado tambem
AlexandreCR- Data de inscrição : 07/11/2009
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Re: Como faço para que quando a imagem de um sprite chegar no final, ela para no último quadro?
Kabeção escreveu:Só lembrando uma coisa importante...
image_number retorna o número de imagem contando a partir do 1, já no image_index o primeiro frame é o 0 então para isso realmente funcionar devia ficar assim:
- Código:
image_index = image_number-1;
Boa observação Kabeção! Eu corrigí lá, valeu pelo toque. [Z¬)]
Convidad- Convidado
Re: Como faço para que quando a imagem de um sprite chegar no final, ela para no último quadro?
Valeu!
Esse tópico me ajudo muito pois meu carinha não parava de reproduzir as subimagens e agora deu certo
Valeu mesmo!
Esse tópico me ajudo muito pois meu carinha não parava de reproduzir as subimagens e agora deu certo
Valeu mesmo!
bootzin- Data de inscrição : 28/01/2010
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Re: Como faço para que quando a imagem de um sprite chegar no final, ela para no último quadro?
Nem tinha lembrado mais desse tópico, valeu galera, agora sei tudo sobre o assunto!
Bye
Bye
fonetico- Data de inscrição : 05/10/2009
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Re: Como faço para que quando a imagem de um sprite chegar no final, ela para no último quadro?
Pessoal, desculpe perguntar, mas da pra dar um exemplo claro usando esse comando, pq tb estou com o mesmo problema e nao consigo fazer o sprite parar.
Ja vo postar como esta o meu problema pq se alguem souber ja me ajuda ok,
primeiro tem o meu inimigo q tem os sprites de movimentos e tal funcionando certinho, mas quando ele morre, tem um sprite de animaçao da morte com 3 imagens, eu quero q quando ele morrer pare na ultima imagem desse sprite com o inimigo morto no chao, mas quero q mostre as 3 imagens em sequencia pq com esse codigo ai de cima só mostra o inimigo vivo e quando morre ja mostra ele no chao, nao tem a animação dele caindo e quase no chao e depois no chao, ja aparece direto no chao.
E aproveitando o momento gostaria de saber como colocar um atraso em uma determinada sprite por um tempo maior do que outra tem como fazer isso?
Grato aguardo resposta
Ja vo postar como esta o meu problema pq se alguem souber ja me ajuda ok,
primeiro tem o meu inimigo q tem os sprites de movimentos e tal funcionando certinho, mas quando ele morre, tem um sprite de animaçao da morte com 3 imagens, eu quero q quando ele morrer pare na ultima imagem desse sprite com o inimigo morto no chao, mas quero q mostre as 3 imagens em sequencia pq com esse codigo ai de cima só mostra o inimigo vivo e quando morre ja mostra ele no chao, nao tem a animação dele caindo e quase no chao e depois no chao, ja aparece direto no chao.
E aproveitando o momento gostaria de saber como colocar um atraso em uma determinada sprite por um tempo maior do que outra tem como fazer isso?
Grato aguardo resposta
mancha- Data de inscrição : 04/02/2010
Reputação : 0
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Re: Como faço para que quando a imagem de um sprite chegar no final, ela para no último quadro?
mancha escreveu:Pessoal, desculpe perguntar, mas da pra dar um exemplo claro usando esse comando, pq tb estou com o mesmo problema e nao consigo fazer o sprite parar.
Ja vo postar como esta o meu problema pq se alguem souber ja me ajuda ok,
primeiro tem o meu inimigo q tem os sprites de movimentos e tal funcionando certinho, mas quando ele morre, tem um sprite de animaçao da morte com 3 imagens, eu quero q quando ele morrer pare na ultima imagem desse sprite com o inimigo morto no chao, mas quero q mostre as 3 imagens em sequencia pq com esse codigo ai de cima só mostra o inimigo vivo e quando morre ja mostra ele no chao, nao tem a animação dele caindo e quase no chao e depois no chao, ja aparece direto no chao.
E aproveitando o momento gostaria de saber como colocar um atraso em uma determinada sprite por um tempo maior do que outra tem como fazer isso?
Grato aguardo resposta
Bom isso é muito simples
no evento create coloque o velocidade da animação
por exemplo: image_speed = 0.3
no objeto inimigo add o evento animation end
coloque em code:
image_index = 2 // o valor 2 corresponde a 3º imagem do seu inimigo
image_speed = 0
espero que isso resolva...
Última edição por Fabião em Qua 17 Fev 2010, 19:56, editado 1 vez(es)
Fabião- Games Ranking :
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Re: Como faço para que quando a imagem de um sprite chegar no final, ela para no último quadro?
ok, valeu amigo, ajudou sim!!!
mancha- Data de inscrição : 04/02/2010
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