Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Qui 21 Nov 2024, 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Qui 21 Nov 2024, 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» (Resolvido) Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» (RESOLVIDO) Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
Step event ou key event pra andar
3 participantes
Página 1 de 1
Step event ou key event pra andar
Opa, a uns tempos comecei a dar uma aprendida no game maker, e algo que sempre me deixa em dúvida é sobre onde programar a movimentação do personagem. Vejo muita gente usando step com o keyboard_check, mas também vejo uma galera usando os key events.
Tem algum melhor entre eles ou se ambos dão na mesma?
Tem algum melhor entre eles ou se ambos dão na mesma?
Jojinho- Games Ranking :
Data de inscrição : 03/10/2022
Reputação : 0
Número de Mensagens : 1
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker Studio 2.0
Re: Step event ou key event pra andar
Praticamente diferença nenhuma. Você mesmo pode testar, não há uma que é mais lenta que a outra (Em relação a atraso).
O que muda é a ordem que cada uma acontece. O evento de tecla acontece antes do Step.
Como eles acontecem no mesmo ciclo, somente vai fazer diferença pra você em casos bem restritos, tanto que eu não saberia ter dar um exemplo.
Referência: Event Order
O que muda é a ordem que cada uma acontece. O evento de tecla acontece antes do Step.
Como eles acontecem no mesmo ciclo, somente vai fazer diferença pra você em casos bem restritos, tanto que eu não saberia ter dar um exemplo.
Referência: Event Order
Re: Step event ou key event pra andar
Embora as duas opções sejam teoricamente iguais, na prática há vantagens em usar a verificação dentro de um bloco de código (como no Step) em vez de em um evento de tecla.
A primeira vantagem é que você pode reaproveitar o código. Por exemplo, se você definir que o jogador não pode se mover se uma variável tiver o valor true, então você teria que repetir a condição em cada evento de tecla. No caso do Step, bastaria englobar todo mundo na mesma condição.
Como sugestão, use o Step conforme você se tornar mais experiente. Os eventos explícitos foram criados, dentre outras razões, para facilitar a vida dos iniciantes. Por outro lado, os conceitos utilizados em praticamente qualquer linguagem de programação, como o reaproveitamento de código, se tornam mais evidentes quando você utiliza mais código.
A primeira vantagem é que você pode reaproveitar o código. Por exemplo, se você definir que o jogador não pode se mover se uma variável tiver o valor true, então você teria que repetir a condição em cada evento de tecla. No caso do Step, bastaria englobar todo mundo na mesma condição.
- Código:
if variavel == true {
...
}
Como sugestão, use o Step conforme você se tornar mais experiente. Os eventos explícitos foram criados, dentre outras razões, para facilitar a vida dos iniciantes. Por outro lado, os conceitos utilizados em praticamente qualquer linguagem de programação, como o reaproveitamento de código, se tornam mais evidentes quando você utiliza mais código.
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
Entre para o Clube do Inglês:
Tópicos semelhantes
» duvida com o step andar ate chegar ao bloco
» step step e mais step
» step, end step, begin step
» como fazer o inimigo andar até a ponta do chão voltar andar até a outra ponta e ficar repetindo?
» Uso do Draw Event
» step step e mais step
» step, end step, begin step
» como fazer o inimigo andar até a ponta do chão voltar andar até a outra ponta e ficar repetindo?
» Uso do Draw Event
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos