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Step event ou key event pra andar
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Step event ou key event pra andar
Opa, a uns tempos comecei a dar uma aprendida no game maker, e algo que sempre me deixa em dúvida é sobre onde programar a movimentação do personagem. Vejo muita gente usando step com o keyboard_check, mas também vejo uma galera usando os key events.
Tem algum melhor entre eles ou se ambos dão na mesma?
Tem algum melhor entre eles ou se ambos dão na mesma?
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Re: Step event ou key event pra andar
Praticamente diferença nenhuma. Você mesmo pode testar, não há uma que é mais lenta que a outra (Em relação a atraso).
O que muda é a ordem que cada uma acontece. O evento de tecla acontece antes do Step.
Como eles acontecem no mesmo ciclo, somente vai fazer diferença pra você em casos bem restritos, tanto que eu não saberia ter dar um exemplo.
Referência: Event Order
O que muda é a ordem que cada uma acontece. O evento de tecla acontece antes do Step.
Como eles acontecem no mesmo ciclo, somente vai fazer diferença pra você em casos bem restritos, tanto que eu não saberia ter dar um exemplo.
Referência: Event Order
Re: Step event ou key event pra andar
Embora as duas opções sejam teoricamente iguais, na prática há vantagens em usar a verificação dentro de um bloco de código (como no Step) em vez de em um evento de tecla.
A primeira vantagem é que você pode reaproveitar o código. Por exemplo, se você definir que o jogador não pode se mover se uma variável tiver o valor true, então você teria que repetir a condição em cada evento de tecla. No caso do Step, bastaria englobar todo mundo na mesma condição.
Como sugestão, use o Step conforme você se tornar mais experiente. Os eventos explícitos foram criados, dentre outras razões, para facilitar a vida dos iniciantes. Por outro lado, os conceitos utilizados em praticamente qualquer linguagem de programação, como o reaproveitamento de código, se tornam mais evidentes quando você utiliza mais código.
A primeira vantagem é que você pode reaproveitar o código. Por exemplo, se você definir que o jogador não pode se mover se uma variável tiver o valor true, então você teria que repetir a condição em cada evento de tecla. No caso do Step, bastaria englobar todo mundo na mesma condição.
- Código:
if variavel == true {
...
}
Como sugestão, use o Step conforme você se tornar mais experiente. Os eventos explícitos foram criados, dentre outras razões, para facilitar a vida dos iniciantes. Por outro lado, os conceitos utilizados em praticamente qualquer linguagem de programação, como o reaproveitamento de código, se tornam mais evidentes quando você utiliza mais código.
Leia o Manual do Iniciante e a Lista de Tutoriais, para aprender bastante sobre o GM.
Recomendo o Manual completo das colisões, bem útil.
O exemplo Criar um chat (banir, kickar, etc) é interessante.
Para seu jogo ficar rápido e legal, aprenda a Aumentar o desempenho do seu jogo.
Aprenda a calcular a velocidade de suas animações
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