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[Resolvido] Movimentos do player através de posições definidas

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[Resolvido] Movimentos do player através de posições definidas  Empty [Resolvido] Movimentos do player através de posições definidas

Mensagem por kintwow Sex 01 Abr 2022, 19:47

Meu problema é o seguinte

O player vai poder ir pra três posições da room, para cima, para baixo e no meio (o meio será a posição em que o player irá iniciar no jogo), não é através de movimento ou algo do tipo, eu não quero mover ele, ele vai direto pra posição, basicamente um teleporte.

O erro é que toda vez que eu vou pra cima ou para baixo, e depois quero ir pra umas dessas posições contrarias as que eu estou, ele vai direto pra elas, ignorando totalmente a posição do meio.

Eu não sei exatamente como tava o meu código pq eu acabei mudando pra tentar resolver esse problema, mas agora ele ta assim:

if (keyboard_check(vk_up) or keyboard_check(vk_down))
{
y = 352
}

if (keyboard_check(vk_up) && y = 352)
{
y = cima
}

if (keyboard_check(vk_down) && y = 352)
{
y = baixo
}


Última edição por kintwow em Sáb 02 Abr 2022, 09:52, editado 1 vez(es)
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[Resolvido] Movimentos do player através de posições definidas  Empty Re: [Resolvido] Movimentos do player através de posições definidas

Mensagem por TRFN Sex 01 Abr 2022, 20:27

Seja bem vindo ao Fórum Game Maker Brasil
Você poderia explicar melhor sua dúvida? E com relação ao erro, você definiu previamente as variáveis cima e baixo? Porque se não foram definidas, mas estão sendo atribuidas, o game realmente terá um erro porque você está definindo a posição y deste objeto a um keyword desconhecido.

Não sei se resolveria, mas segue o código talvez corrigido:

Código:

posicao = 352;
cima = posicao / 2;
baixo = posicao * 1.5;

if (!(keyboard_check(vk_up) or keyboard_check(vk_down))){
   y = posicao;
}

if (keyboard_check(vk_up) && y == 352){
   y = cima;
}

if (keyboard_check(vk_down) && y == 352){
   y = baixo;
}

E, simplificando mais ainda o codigo que mencionei acima, poderia ser assim também:

Código:

posicao = 352;
cima = posicao / 2;
baixo = posicao * 1.5;
c_up = keyboard_check(vk_up);
c_down = keyboard_check(vk_down);

if (!(c_up || c_down)){
   y = posicao;
} else {
   if (c_up){
      y = cima;
   }

   if (c_down){
      y = baixo;
   }
}
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[Resolvido] Movimentos do player através de posições definidas  Empty Re: [Resolvido] Movimentos do player através de posições definidas

Mensagem por kintwow Sex 01 Abr 2022, 22:02

As variáveis estavam definidas

Mudei código para o primeiro que vc mandou pq estava bem mais estruturado e alterei o valor das variáveis que nem as suas, as minhas tinham valores de posições da Room, achei melhor do jeito que vc fez

E quanto a duvida, é basicamente saber sobre o por que do meio estar sendo ignorado, ele ta tendo esse padrão:

Da posição de cima ele vai para a posição de baixo e da de baixo ele vai para a de cima

Eu não quero que ele vai DIRETO pra elas, eu quero que passe primeiro pro meio e quando eu apertar a tecla novamente, ele vai pra onde eu mandei ele ir

Infelizmente ainda não resolveu
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[Resolvido] Movimentos do player através de posições definidas  Empty Re: [Resolvido] Movimentos do player através de posições definidas

Mensagem por TRFN Sáb 02 Abr 2022, 08:33

Talvez este codigo resolva então:
Código:
posicao = 352;
cima = posicao / 2;
baixo = posicao * 1.5;
c_up = keyboard_check(vk_up);
c_down = keyboard_check(vk_down);

if (c_up){
   y = cima;
} else if (c_down){
   y = baixo;
} else {
   y = posicao;
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[Resolvido] Movimentos do player através de posições definidas  Empty Re: [Resolvido] Movimentos do player através de posições definidas

Mensagem por kintwow Sáb 02 Abr 2022, 09:36

Já entendi o problema, eu tava usando keyboard_check, função que faz alguma coisa quando eu seguro a tecla, era pra ser o pressed

Mesmo assim, muito obrigado pela ajuda e paciência
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[Resolvido] Movimentos do player através de posições definidas  Empty Re: [Resolvido] Movimentos do player através de posições definidas

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