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[Resolvido] Movimentos do player através de posições definidas
2 participantes
Página 1 de 1
[Resolvido] Movimentos do player através de posições definidas
Meu problema é o seguinte
O player vai poder ir pra três posições da room, para cima, para baixo e no meio (o meio será a posição em que o player irá iniciar no jogo), não é através de movimento ou algo do tipo, eu não quero mover ele, ele vai direto pra posição, basicamente um teleporte.
O erro é que toda vez que eu vou pra cima ou para baixo, e depois quero ir pra umas dessas posições contrarias as que eu estou, ele vai direto pra elas, ignorando totalmente a posição do meio.
Eu não sei exatamente como tava o meu código pq eu acabei mudando pra tentar resolver esse problema, mas agora ele ta assim:
if (keyboard_check(vk_up) or keyboard_check(vk_down))
{
y = 352
}
if (keyboard_check(vk_up) && y = 352)
{
y = cima
}
if (keyboard_check(vk_down) && y = 352)
{
y = baixo
}
O player vai poder ir pra três posições da room, para cima, para baixo e no meio (o meio será a posição em que o player irá iniciar no jogo), não é através de movimento ou algo do tipo, eu não quero mover ele, ele vai direto pra posição, basicamente um teleporte.
O erro é que toda vez que eu vou pra cima ou para baixo, e depois quero ir pra umas dessas posições contrarias as que eu estou, ele vai direto pra elas, ignorando totalmente a posição do meio.
Eu não sei exatamente como tava o meu código pq eu acabei mudando pra tentar resolver esse problema, mas agora ele ta assim:
if (keyboard_check(vk_up) or keyboard_check(vk_down))
{
y = 352
}
if (keyboard_check(vk_up) && y = 352)
{
y = cima
}
if (keyboard_check(vk_down) && y = 352)
{
y = baixo
}
Última edição por kintwow em Sáb 02 Abr 2022, 09:52, editado 1 vez(es)
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Re: [Resolvido] Movimentos do player através de posições definidas
Seja bem vindo ao Fórum Game Maker Brasil
Você poderia explicar melhor sua dúvida? E com relação ao erro, você definiu previamente as variáveis cima e baixo? Porque se não foram definidas, mas estão sendo atribuidas, o game realmente terá um erro porque você está definindo a posição y deste objeto a um keyword desconhecido.
Não sei se resolveria, mas segue o códigotalvez corrigido:
E, simplificando mais ainda o codigo que mencionei acima, poderia ser assim também:
Você poderia explicar melhor sua dúvida? E com relação ao erro, você definiu previamente as variáveis cima e baixo? Porque se não foram definidas, mas estão sendo atribuidas, o game realmente terá um erro porque você está definindo a posição y deste objeto a um keyword desconhecido.
Não sei se resolveria, mas segue o código
- Código:
posicao = 352;
cima = posicao / 2;
baixo = posicao * 1.5;
if (!(keyboard_check(vk_up) or keyboard_check(vk_down))){
y = posicao;
}
if (keyboard_check(vk_up) && y == 352){
y = cima;
}
if (keyboard_check(vk_down) && y == 352){
y = baixo;
}
E, simplificando mais ainda o codigo que mencionei acima, poderia ser assim também:
- Código:
posicao = 352;
cima = posicao / 2;
baixo = posicao * 1.5;
c_up = keyboard_check(vk_up);
c_down = keyboard_check(vk_down);
if (!(c_up || c_down)){
y = posicao;
} else {
if (c_up){
y = cima;
}
if (c_down){
y = baixo;
}
}
Re: [Resolvido] Movimentos do player através de posições definidas
As variáveis estavam definidas
Mudei código para o primeiro que vc mandou pq estava bem mais estruturado e alterei o valor das variáveis que nem as suas, as minhas tinham valores de posições da Room, achei melhor do jeito que vc fez
E quanto a duvida, é basicamente saber sobre o por que do meio estar sendo ignorado, ele ta tendo esse padrão:
Da posição de cima ele vai para a posição de baixo e da de baixo ele vai para a de cima
Eu não quero que ele vai DIRETO pra elas, eu quero que passe primeiro pro meio e quando eu apertar a tecla novamente, ele vai pra onde eu mandei ele ir
Infelizmente ainda não resolveu
Mudei código para o primeiro que vc mandou pq estava bem mais estruturado e alterei o valor das variáveis que nem as suas, as minhas tinham valores de posições da Room, achei melhor do jeito que vc fez
E quanto a duvida, é basicamente saber sobre o por que do meio estar sendo ignorado, ele ta tendo esse padrão:
Da posição de cima ele vai para a posição de baixo e da de baixo ele vai para a de cima
Eu não quero que ele vai DIRETO pra elas, eu quero que passe primeiro pro meio e quando eu apertar a tecla novamente, ele vai pra onde eu mandei ele ir
Infelizmente ainda não resolveu
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Re: [Resolvido] Movimentos do player através de posições definidas
Talvez este codigo resolva então:
- Código:
posicao = 352;
cima = posicao / 2;
baixo = posicao * 1.5;
c_up = keyboard_check(vk_up);
c_down = keyboard_check(vk_down);
if (c_up){
y = cima;
} else if (c_down){
y = baixo;
} else {
y = posicao;
}
Re: [Resolvido] Movimentos do player através de posições definidas
Já entendi o problema, eu tava usando keyboard_check, função que faz alguma coisa quando eu seguro a tecla, era pra ser o pressed
Mesmo assim, muito obrigado pela ajuda e paciência
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