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Como Manter itens ao passar de fase no Game Maker 2
2 participantes
Página 1 de 1
Como Manter itens ao passar de fase no Game Maker 2
Boa noite pessoal, o meu jogo é dividido em varias fases e os itens que eu tenho (vida e moedas) resetam toda vez que eu mudo de fase como eu faço para quando eu sair da fase 1 e ir para a fase 2 eu continuar com o mesmo tanto de vida e de moedas que estava no final da fase anterior?
obrigado.
obrigado.
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Re: Como Manter itens ao passar de fase no Game Maker 2
Se você programou com o create event, toda vez que o objeto é instanciado, os valores se "recriam", zerando ou voltando ao valor que você definiu.
Tente usar um objeto de controle e "variáveis globais", e nele programar com o "Game Start Event", assim você precisa colocar esse objeto apenas na primeira room do jogo, pois os valores já estarão na memória e não são redefinidos ao passar de room em room, somente se você der um "game_restart();" ou redefinir os valores um a um.
Com o Create Event também é possível fazer isso definindo o objeto como "persistente" e colocar ele na primeira room do seu projeto, pois o mesmo não será destruído e apagando os valores.
Tente aí.
FLWS
Tente usar um objeto de controle e "variáveis globais", e nele programar com o "Game Start Event", assim você precisa colocar esse objeto apenas na primeira room do jogo, pois os valores já estarão na memória e não são redefinidos ao passar de room em room, somente se você der um "game_restart();" ou redefinir os valores um a um.
Com o Create Event também é possível fazer isso definindo o objeto como "persistente" e colocar ele na primeira room do seu projeto, pois o mesmo não será destruído e apagando os valores.
Tente aí.
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Re: Como Manter itens ao passar de fase no Game Maker 2
NPH escreveu:Se você programou com o create event, toda vez que o objeto é instanciado, os valores se "recriam", zerando ou voltando ao valor que você definiu.
Tente usar um objeto de controle e "variáveis globais", e nele programar com o "Game Start Event", assim você precisa colocar esse objeto apenas na primeira room do jogo, pois os valores já estarão na memória e não são redefinidos ao passar de room em room, somente se você der um "game_restart();" ou redefinir os valores um a um.
Com o Create Event também é possível fazer isso definindo o objeto como "persistente" e colocar ele na primeira room do seu projeto, pois o mesmo não será destruído e apagando os valores.
Tente aí.
FLWS
eu não consegui entender muito bem pois quando eu fiz aqui deu uma tela de erro (sou um um iniciante)
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Re: Como Manter itens ao passar de fase no Game Maker 2
Ah, eu não tinha entendidoKleber Craft escreveu:[...]os itens que eu tenho (vida e moedas) resetam...
Cria um objeto de controle e coloca em um "Game Start":
- Código:
global.vidas=3;
global.moedas=0;
Nas moedas, programe em um evento de colisão com o obj_player que vc tem:
- Código:
global.moedas+=1;
instance_destroy();
- Código:
global.moedas++;
instance_destroy();
- Código:
if saude<=0
{
global.vidas-=1;
saude=100;
}
- Código:
if saude<=0
{
global.vidas--;
saude=100;
}
Flws e me perdoa por não ter explicado melhor
[edit]
No caso de der erro, tipo, você deu play no projeto e logo de cara ao terminar de compilar dá um "FATAL ERROR" falando que a variável global.vidas ou global.moedas não existe ou algo parecido, pode ser resolvido simplesmente:
**Seu projeto não tem um "menu" ou uma tela de "intro" e já começa direto, coloque esse objeto de controle como o primeiro a ser criado em "Instance Create Order" da sua primeira room, pois o evento "game start" é chamado na hora que o jogo "inicia" literalmente, ficando na memória o tempo todo, bem diferente do "create" que é chamado assim que o objeto é instanciado na room e por isso ele volta ao valor que você definiu e assim, ao passar de room em room, suas vidas e moedas voltam e não são salvos.
Não se esqueça de redefinir a global.vidas e global.moedas quando der um "Game over" no seu jogo, ou simplesmente de um "game_restart();" (que não é muito aconselhável, mas já é um quebra galho)
FLWS novamente!
Última edição por NPH em Seg 14 Jun 2021, 18:05, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : explicação.)
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Re: Como Manter itens ao passar de fase no Game Maker 2
NPH escreveu:Ah, eu não tinha entendidoKleber Craft escreveu:[...]os itens que eu tenho (vida e moedas) resetam...
Cria um objeto de controle e coloca em um "Game Start":Pegue esse objeto e o coloque na primeira room do seu projeto. Para que você não precise colocar ele em todas as rooms, marque as propriedades dele como "persistente".
- Código:
global.vidas=3;
global.moedas=0;
Nas moedas, programe em um evento de colisão com o obj_player que vc tem:OU
- Código:
global.moedas+=1;
instance_destroy();No seu obj_player programe para quando acabar a saúde: (é um exemplo o que será explicado aqui!)
- Código:
global.moedas++;
instance_destroy();OU
- Código:
if saude<=0
{
global.vidas-=1;
saude=100;
}O exemplo acima da saúde depende de como você programou o seu char quando morrer, mas a lógica é essa.
- Código:
if saude<=0
{
global.vidas--;
saude=100;
}
Flws e me perdoa por não ter explicado melhor
[edit]
No caso de der erro, tipo, você deu play no projeto e logo de cara ao terminar de compilar dá um "FATAL ERROR" falando que a variável global.vidas ou global.moedas não existe ou algo parecido, pode ser resolvido simplesmente:
**Seu projeto não tem um "menu" ou uma tela de "intro" e já começa direto, coloque esse objeto de controle como o primeiro a ser criado em "Instance Create Order" da sua primeira room, pois o evento "game start" é chamado na hora que o jogo "inicia" literalmente, ficando na memória o tempo todo, bem diferente do "create" que é chamado assim que o objeto é instanciado na room e por isso ele volta ao valor que você definiu e assim, ao passar de room em room, suas vidas e moedas voltam e não são salvos.
Não se esqueça de redefinir a global.vidas e global.moedas quando der um "Game over" no seu jogo, ou simplesmente de um "game_restart();" (que não é muito aconselhável, mas já é um quebra galho)
FLWS novamente!
Obrigado Vou colocar aqui
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Re: Como Manter itens ao passar de fase no Game Maker 2
NPH escreveu:
Cria um objeto de controle e coloca em um "Game Start"....
Deu muito certo valeu demais cara, eu vou colocar nos projetos o meu jogo que estou aprendendo a usar o gamemaker se quiser depois jogar eu ficarei muito feliz.
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