GMBR
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Conectar-se

Esqueci minha senha

Últimos assuntos
» FAROL / LIGHTHOUSE
por Deo Costa Seg 21 Jun 2021, 22:38

» [Steam] Sophstar
por theguitarmester Seg 21 Jun 2021, 21:58

» Salvar Room!
por Rafael Augusto Seg 21 Jun 2021, 02:30

» Personagem interagir com objeto/NPC ao pressionar ENTER
por Wallace_ank Sab 19 Jun 2021, 21:40

» Village Builder
por DJM_JM Sab 19 Jun 2021, 18:55

» Triangle Fly 2: Infinity
por NPH Sab 19 Jun 2021, 14:10

» Problema com mudança de sprites baseado na posição do mouse
por TRFN Sab 19 Jun 2021, 12:11

» Meus tutoriais sobre Game Maker
por pontoevirgula Sab 19 Jun 2021, 09:49

» Square Adventure
por Kleber Craft Qui 17 Jun 2021, 18:45

» Doações
por gilomania3d Qua 16 Jun 2021, 20:20

» Como Manter itens ao passar de fase no Game Maker 2
por Kleber Craft Qua 16 Jun 2021, 20:03

» Multiplayer Local
por theguitarmester Sab 12 Jun 2021, 12:26

» Magic Battle (Título pode mudar)
por theguitarmester Ter 08 Jun 2021, 17:43

» Fazer o Player andar na Parede
por NPH Qua 02 Jun 2021, 21:11

» Problema no contato
por theguitarmester Ter 01 Jun 2021, 10:06

» Venha conferir o Espaço GMBR no Discord!
por Joton Dom 30 Maio 2021, 15:27

» Inimigo vai pra trás quando encosta no Player
por Paulomm32 Qua 26 Maio 2021, 07:52

» Desenvolvimento: Quais linguagens vocês tem conhecimento?
por theguitarmester Ter 25 Maio 2021, 09:45

» Fixar background
por Rafael Augusto Dom 23 Maio 2021, 15:17

» Acervo GMBR
por Mr.Rafael Dom 23 Maio 2021, 12:09

» quando o personagem andar trocar de sprite
por Felipe_Cardoso Sab 22 Maio 2021, 23:36

» problema animação de personagem
por Felipe_Cardoso Sex 21 Maio 2021, 17:30

» iniciar audio/musica junto com a sala
por NPH Qua 12 Maio 2021, 17:09

» mudar de room(cena) quando fosse colidido
por NPH Ter 11 Maio 2021, 22:15

» criar obj aonde o mouse foi clicado
por Felipe_Cardoso Ter 11 Maio 2021, 11:36


Como Manter itens ao passar de fase no Game Maker 2

Ir em baixo

Como Manter itens ao passar de fase no Game Maker 2 Empty Como Manter itens ao passar de fase no Game Maker 2

Mensagem por Kleber Craft Seg 07 Jun 2021, 19:41

Boa noite pessoal, o meu jogo é dividido em varias fases e os itens que eu tenho (vida e moedas) resetam toda vez que eu mudo de fase como eu faço para quando eu sair da fase 1 e ir para a fase 2 eu continuar com o mesmo tanto de vida e de moedas que estava no final da fase anterior?

obrigado.
Kleber Craft
Kleber Craft

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 07/06/2021
Reputação : 0
Número de Mensagens : 5
Prêmios : Como Manter itens ao passar de fase no Game Maker 2 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker Studio 2.0


Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Como Manter itens ao passar de fase no Game Maker 2 Empty Re: Como Manter itens ao passar de fase no Game Maker 2

Mensagem por NPH Seg 07 Jun 2021, 20:17

Se você programou com o create event, toda vez que o objeto é instanciado, os valores se "recriam", zerando ou voltando ao valor que você definiu.
Tente usar um objeto de controle e "variáveis globais", e nele programar com o "Game Start Event", assim você precisa colocar esse objeto apenas na primeira room do jogo, pois os valores já estarão na memória e não são redefinidos ao passar de room em room, somente se você der um "game_restart();" ou redefinir os valores um a um.
Com o Create Event também é possível fazer isso definindo o objeto como "persistente" e colocar ele na primeira room do seu projeto, pois o mesmo não será destruído e apagando os valores.
Tente aí.
FLWS
NPH
NPH

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B
Data de inscrição : 28/11/2010
Reputação : 53
Número de Mensagens : 499
Prêmios : Como Manter itens ao passar de fase no Game Maker 2 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0


Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Como Manter itens ao passar de fase no Game Maker 2 Empty Re: Como Manter itens ao passar de fase no Game Maker 2

Mensagem por Kleber Craft Ter 08 Jun 2021, 18:50

@NPH escreveu:Se você programou com o create event, toda vez que o objeto é instanciado, os valores se "recriam", zerando ou voltando ao valor que você definiu.
Tente usar um objeto de controle e "variáveis globais", e nele programar com o "Game Start Event", assim você precisa colocar esse objeto apenas na primeira room do jogo, pois os valores já estarão na memória e não são redefinidos ao passar de room em room, somente se você der um "game_restart();" ou redefinir os valores um a um.
Com o Create Event também é possível fazer isso definindo o objeto como "persistente" e colocar ele na primeira room do seu projeto, pois o mesmo não será destruído e apagando os valores.
Tente aí.
FLWS

eu não consegui entender muito bem pois quando eu fiz aqui deu uma tela de erro (sou um um iniciante)
Kleber Craft
Kleber Craft

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 07/06/2021
Reputação : 0
Número de Mensagens : 5
Prêmios : Como Manter itens ao passar de fase no Game Maker 2 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker Studio 2.0


Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Como Manter itens ao passar de fase no Game Maker 2 Empty Re: Como Manter itens ao passar de fase no Game Maker 2

Mensagem por NPH Seg 14 Jun 2021, 17:54

@Kleber Craft escreveu:[...]os itens que eu tenho (vida e moedas) resetam...
Ah, eu não tinha entendido Razz

Cria um objeto de controle e coloca em um "Game Start":
Código:
global.vidas=3;
global.moedas=0;
Pegue esse objeto e o coloque na primeira room do seu projeto. Para que você não precise colocar ele em todas as rooms, marque as propriedades dele como "persistente".
Nas moedas, programe em um evento de colisão com o obj_player que vc tem:
Código:
global.moedas+=1;
instance_destroy();
OU
Código:
global.moedas++;
instance_destroy();
No seu obj_player programe para quando acabar a saúde: (é um exemplo o que será explicado aqui!)
Código:
if saude<=0
{
 global.vidas-=1;
 saude=100;
}
OU
Código:
if saude<=0
{
 global.vidas--;
 saude=100;
}
O exemplo acima da saúde depende de como você programou o seu char quando morrer, mas a lógica é essa.
Flws e me perdoa por não ter explicado melhor Razz

[edit]
No caso de der erro, tipo, você deu play no projeto e logo de cara ao terminar de compilar dá um "FATAL ERROR" falando que a variável global.vidas ou global.moedas não existe ou algo parecido, pode ser resolvido simplesmente:
**Seu projeto não tem um "menu" ou uma tela de "intro" e já começa direto, coloque esse objeto de controle como o primeiro a ser criado em "Instance Create Order" da sua primeira room, pois o evento "game start" é chamado na hora que o jogo "inicia" literalmente, ficando na memória o tempo todo, bem diferente do "create" que é chamado assim que o objeto é instanciado na room e por isso ele volta ao valor que você definiu e assim, ao passar de room em room, suas vidas e moedas voltam e não são salvos.

Não se esqueça de redefinir a global.vidas e global.moedas quando der um "Game over" no seu jogo, ou simplesmente de um "game_restart();" (que não é muito aconselhável, mas já é um quebra galho)

FLWS novamente!


Última edição por NPH em Seg 14 Jun 2021, 18:05, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : explicação.)
NPH
NPH

Games Ranking : Nota B

Notas recebidas : B
Data de inscrição : 28/11/2010
Reputação : 53
Número de Mensagens : 499
Prêmios : Como Manter itens ao passar de fase no Game Maker 2 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker Studio 1.4
  • Game Maker Studio 2.0


Ver perfil do usuário

Kleber Craft gosta desta mensagem

Voltar ao Topo Ir em baixo

Como Manter itens ao passar de fase no Game Maker 2 Empty Re: Como Manter itens ao passar de fase no Game Maker 2

Mensagem por Kleber Craft Qua 16 Jun 2021, 19:11

@NPH escreveu:
@Kleber Craft escreveu:[...]os itens que eu tenho (vida e moedas) resetam...
Ah, eu não tinha entendido Razz

Cria um objeto de controle e coloca em um "Game Start":
Código:
global.vidas=3;
global.moedas=0;
Pegue esse objeto e o coloque na primeira room do seu projeto. Para que você não precise colocar ele em todas as rooms, marque as propriedades dele como "persistente".
Nas moedas, programe em um evento de colisão com o obj_player que vc tem:
Código:
global.moedas+=1;
instance_destroy();
OU
Código:
global.moedas++;
instance_destroy();
No seu obj_player programe para quando acabar a saúde: (é um exemplo o que será explicado aqui!)
Código:
if saude<=0
{
 global.vidas-=1;
 saude=100;
}
OU
Código:
if saude<=0
{
 global.vidas--;
 saude=100;
}
O exemplo acima da saúde depende de como você programou o seu char quando morrer, mas a lógica é essa.
Flws e me perdoa por não ter explicado melhor Razz

[edit]
No caso de der erro, tipo, você deu play no projeto e logo de cara ao terminar de compilar dá um "FATAL ERROR" falando que a variável global.vidas ou global.moedas não existe ou algo parecido, pode ser resolvido simplesmente:
**Seu projeto não tem um "menu" ou uma tela de "intro" e já começa direto, coloque esse objeto de controle como o primeiro a ser criado em "Instance Create Order" da sua primeira room, pois o evento "game start" é chamado na hora que o jogo "inicia" literalmente, ficando na memória o tempo todo, bem diferente do "create" que é chamado assim que o objeto é instanciado na room e por isso ele volta ao valor que você definiu e assim, ao passar de room em room, suas vidas e moedas voltam e não são salvos.

Não se esqueça de redefinir a global.vidas e global.moedas quando der um "Game over" no seu jogo, ou simplesmente de um "game_restart();" (que não é muito aconselhável, mas já é um quebra galho)

FLWS novamente!

Obrigado Vou colocar aqui Laughing
Kleber Craft
Kleber Craft

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 07/06/2021
Reputação : 0
Número de Mensagens : 5
Prêmios : Como Manter itens ao passar de fase no Game Maker 2 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker Studio 2.0


Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Como Manter itens ao passar de fase no Game Maker 2 Empty Re: Como Manter itens ao passar de fase no Game Maker 2

Mensagem por Kleber Craft Qua 16 Jun 2021, 20:03

@NPH escreveu:
Cria um objeto de controle e coloca em um "Game Start"....

Deu muito certo valeu demais cara, eu vou colocar nos projetos o meu jogo que estou aprendendo a usar o gamemaker se quiser depois jogar eu ficarei muito feliz.
Kleber Craft
Kleber Craft

Games Ranking : Sem avaliações

Data de inscrição : 07/06/2021
Reputação : 0
Número de Mensagens : 5
Prêmios : Como Manter itens ao passar de fase no Game Maker 2 Empty

Medalhas x 0 Tutoriais x 0 Moedas x 0

Ouro x 0 Prata x 0 Bronze x 0

Insignia 1 x 0 Insignia 2 x 0 Insignia 3 x 0
Plataformas :
  • Game Maker Studio 2.0


Ver perfil do usuário

NPH gosta desta mensagem

Voltar ao Topo Ir em baixo

Como Manter itens ao passar de fase no Game Maker 2 Empty Re: Como Manter itens ao passar de fase no Game Maker 2

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão neste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum