Entrar
Últimos assuntos
» player não consegue andarpor lovn7 Ontem à(s) 13:33
» É possível fazer istó no game maker
por William Lima Ontem à(s) 10:56
» Rio Rise - novo launcher do Gta San Andreas SAMP Brasil
por Lua Sáb 16 Nov 2024, 20:22
» Cenario longo x Texture Pages
por josuedemoraes Sáb 16 Nov 2024, 15:31
» Kids' band
por Adilson Lucindo Santos Sex 15 Nov 2024, 12:23
» Engasgos-Troca de Sprites/animações
por josuedemoraes Ter 12 Nov 2024, 01:49
» Block Room - DEMO
por Joton Qua 06 Nov 2024, 22:58
» Game Infinito vertical (subindo)
por macmilam Sáb 26 Out 2024, 12:36
» Retorno da GMBR!!!
por Dancity Ter 22 Out 2024, 16:36
» Máquina de estados
por aminaro Qui 10 Out 2024, 13:33
» como faço pra um objeto colidir com o outro e diminuir a vida do player ?
por josuedemoraes Qui 03 Out 2024, 16:51
» RESOLVIDO: Colisão com objetos moveis
por josuedemoraes Qua 02 Out 2024, 20:28
» Crypt of the Blood Moon
por divin sphere Qua 11 Set 2024, 18:18
» como fazer um objeto seguir?
por divin sphere Dom 18 Ago 2024, 18:08
» Procuro de alguém para Modelar/Texturizar/Animar objetos 3D
por un00brn Dom 11 Ago 2024, 11:10
» Destruição de cenário (estilo DD Tank)
por CoronelZeg Sex 09 Ago 2024, 17:16
» RESOLVIDO-Como destruir uma instancia especifica de um objeto
por josuedemoraes Ter 23 Jul 2024, 00:40
» Automatizar a coleta de id
por GabrielXavier Seg 22 Jul 2024, 18:01
» Preciso de ajuda para concluir um pequeno projeto
por lmoura Qui 27 Jun 2024, 15:45
» ANGULO ACOMPANHAR O OBJETO
por Klinton Rodrigues Qui 27 Jun 2024, 08:34
» Musica reinicia quando sala reinicia
por GabrielXavier Ter 18 Jun 2024, 07:28
» como fazer uma copia de gd
por generico_cube Sex 14 Jun 2024, 15:48
» Square Adventure
por guilherme551 Ter 11 Jun 2024, 09:54
» como posso definir limite de uma variavel
por GabrielXavier Sex 07 Jun 2024, 14:14
» [Resolvido] Dúvida, colisão única de objeto
por vdm842 Sex 24 maio 2024, 09:50
Como Manter itens ao passar de fase no Game Maker 2
2 participantes
Página 1 de 1
Como Manter itens ao passar de fase no Game Maker 2
Boa noite pessoal, o meu jogo é dividido em varias fases e os itens que eu tenho (vida e moedas) resetam toda vez que eu mudo de fase como eu faço para quando eu sair da fase 1 e ir para a fase 2 eu continuar com o mesmo tanto de vida e de moedas que estava no final da fase anterior?
obrigado.
obrigado.
Kleber Craft- Games Ranking :
Reputação : 0
Número de Mensagens : 5
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker Studio 2.0
Re: Como Manter itens ao passar de fase no Game Maker 2
Se você programou com o create event, toda vez que o objeto é instanciado, os valores se "recriam", zerando ou voltando ao valor que você definiu.
Tente usar um objeto de controle e "variáveis globais", e nele programar com o "Game Start Event", assim você precisa colocar esse objeto apenas na primeira room do jogo, pois os valores já estarão na memória e não são redefinidos ao passar de room em room, somente se você der um "game_restart();" ou redefinir os valores um a um.
Com o Create Event também é possível fazer isso definindo o objeto como "persistente" e colocar ele na primeira room do seu projeto, pois o mesmo não será destruído e apagando os valores.
Tente aí.
FLWS
Tente usar um objeto de controle e "variáveis globais", e nele programar com o "Game Start Event", assim você precisa colocar esse objeto apenas na primeira room do jogo, pois os valores já estarão na memória e não são redefinidos ao passar de room em room, somente se você der um "game_restart();" ou redefinir os valores um a um.
Com o Create Event também é possível fazer isso definindo o objeto como "persistente" e colocar ele na primeira room do seu projeto, pois o mesmo não será destruído e apagando os valores.
Tente aí.
FLWS
NPH- Games Ranking :
Notas recebidas : B
Reputação : 58
Número de Mensagens : 504
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker Studio 1.4
- Game Maker Studio 2.0
NPH escreveu:Se você programou com o create event, toda vez que o objeto é instanciado, os valores se "recriam", zerando ou voltando ao valor que você definiu.
Tente aí.
FLWS
eu não consegui entender muito bem pois quando eu fiz aqui deu uma tela de erro (sou um um iniciante)
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Ah, eu não tinha entendidoKleber Craft escreveu:[...]os itens que eu tenho (vida e moedas) resetam...
Cria um objeto de controle e coloca em um "Game Start":
- Código:
global.vidas=3;
global.moedas=0;
Nas moedas, programe em um evento de colisão com o obj_player que vc tem:
- Código:
global.moedas+=1;
instance_destroy();
- Código:
global.moedas++;
instance_destroy();
- Código:
if saude<=0
{
global.vidas-=1;
saude=100;
}
- Código:
if saude<=0
{
global.vidas--;
saude=100;
}
Flws e me perdoa por não ter explicado melhor
[edit]
No caso de der erro, tipo, você deu play no projeto e logo de cara ao terminar de compilar dá um "FATAL ERROR" falando que a variável global.vidas ou global.moedas não existe ou algo parecido, pode ser resolvido simplesmente:
**Seu projeto não tem um "menu" ou uma tela de "intro" e já começa direto, coloque esse objeto de controle como o primeiro a ser criado em "Instance Create Order" da sua primeira room, pois o evento "game start" é chamado na hora que o jogo "inicia" literalmente, ficando na memória o tempo todo, bem diferente do "create" que é chamado assim que o objeto é instanciado na room e por isso ele volta ao valor que você definiu e assim, ao passar de room em room, suas vidas e moedas voltam e não são salvos.
Não se esqueça de redefinir a global.vidas e global.moedas quando der um "Game over" no seu jogo, ou simplesmente de um "game_restart();" (que não é muito aconselhável, mas já é um quebra galho)
FLWS novamente!
Última edição por NPH em Seg 14 Jun 2021, 18:05, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : explicação.)
NPH- Games Ranking :
Notas recebidas : B
Reputação : 58
Número de Mensagens : 504
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
Plataformas :- Game Maker Studio 1.4
- Game Maker Studio 2.0
Kleber Craft gosta desta mensagem
NPH escreveu:Ah, eu não tinha entendidoKleber Craft escreveu:[...]os itens que eu tenho (vida e moedas) resetam...
Cria um objeto de controle e coloca em um "Game Start":Pegue esse objeto e o coloque na primeira room do seu projeto. Para que você não precise colocar ele em todas as rooms, marque as propriedades dele como "persistente".
- Código:
global.vidas=3;
global.moedas=0;
Nas moedas, programe em um evento de colisão com o obj_player que vc tem:OU
- Código:
global.moedas+=1;
instance_destroy();No seu obj_player programe para quando acabar a saúde: (é um exemplo o que será explicado aqui!)
- Código:
global.moedas++;
instance_destroy();OU
- Código:
if saude<=0
{
global.vidas-=1;
saude=100;
}O exemplo acima da saúde depende de como você programou o seu char quando morrer, mas a lógica é essa.
- Código:
if saude<=0
{
global.vidas--;
saude=100;
}
Flws e me perdoa por não ter explicado melhor
[edit]
No caso de der erro, tipo, você deu play no projeto e logo de cara ao terminar de compilar dá um "FATAL ERROR" falando que a variável global.vidas ou global.moedas não existe ou algo parecido, pode ser resolvido simplesmente:
**Seu projeto não tem um "menu" ou uma tela de "intro" e já começa direto, coloque esse objeto de controle como o primeiro a ser criado em "Instance Create Order" da sua primeira room, pois o evento "game start" é chamado na hora que o jogo "inicia" literalmente, ficando na memória o tempo todo, bem diferente do "create" que é chamado assim que o objeto é instanciado na room e por isso ele volta ao valor que você definiu e assim, ao passar de room em room, suas vidas e moedas voltam e não são salvos.
Não se esqueça de redefinir a global.vidas e global.moedas quando der um "Game over" no seu jogo, ou simplesmente de um "game_restart();" (que não é muito aconselhável, mas já é um quebra galho)
FLWS novamente!
Obrigado Vou colocar aqui
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
NPH escreveu:
Cria um objeto de controle e coloca em um "Game Start"....
Deu muito certo valeu demais cara, eu vou colocar nos projetos o meu jogo que estou aprendendo a usar o gamemaker se quiser depois jogar eu ficarei muito feliz.
Prêmios :
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
x 0 x 0 x 0
NPH gosta desta mensagem