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Como Manter itens ao passar de fase no Game Maker 2

2 participantes

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Como Manter itens ao passar de fase no Game Maker 2 Empty Como Manter itens ao passar de fase no Game Maker 2

Mensagem por Kleber Craft Seg 07 Jun 2021, 19:41

Boa noite pessoal, o meu jogo é dividido em varias fases e os itens que eu tenho (vida e moedas) resetam toda vez que eu mudo de fase como eu faço para quando eu sair da fase 1 e ir para a fase 2 eu continuar com o mesmo tanto de vida e de moedas que estava no final da fase anterior?

obrigado.
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Como Manter itens ao passar de fase no Game Maker 2 Empty Re: Como Manter itens ao passar de fase no Game Maker 2

Mensagem por NPH Seg 07 Jun 2021, 20:17

Se você programou com o create event, toda vez que o objeto é instanciado, os valores se "recriam", zerando ou voltando ao valor que você definiu.
Tente usar um objeto de controle e "variáveis globais", e nele programar com o "Game Start Event", assim você precisa colocar esse objeto apenas na primeira room do jogo, pois os valores já estarão na memória e não são redefinidos ao passar de room em room, somente se você der um "game_restart();" ou redefinir os valores um a um.
Com o Create Event também é possível fazer isso definindo o objeto como "persistente" e colocar ele na primeira room do seu projeto, pois o mesmo não será destruído e apagando os valores.
Tente aí.
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Como Manter itens ao passar de fase no Game Maker 2 Empty Re: Como Manter itens ao passar de fase no Game Maker 2

Mensagem por Kleber Craft Ter 08 Jun 2021, 18:50

NPH escreveu:Se você programou com o create event, toda vez que o objeto é instanciado, os valores se "recriam", zerando ou voltando ao valor que você definiu.
Tente usar um objeto de controle e "variáveis globais", e nele programar com o "Game Start Event", assim você precisa colocar esse objeto apenas na primeira room do jogo, pois os valores já estarão na memória e não são redefinidos ao passar de room em room, somente se você der um "game_restart();" ou redefinir os valores um a um.
Com o Create Event também é possível fazer isso definindo o objeto como "persistente" e colocar ele na primeira room do seu projeto, pois o mesmo não será destruído e apagando os valores.
Tente aí.
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eu não consegui entender muito bem pois quando eu fiz aqui deu uma tela de erro (sou um um iniciante)
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Como Manter itens ao passar de fase no Game Maker 2 Empty Re: Como Manter itens ao passar de fase no Game Maker 2

Mensagem por NPH Seg 14 Jun 2021, 17:54

Kleber Craft escreveu:[...]os itens que eu tenho (vida e moedas) resetam...
Ah, eu não tinha entendido Razz

Cria um objeto de controle e coloca em um "Game Start":
Código:
global.vidas=3;
global.moedas=0;
Pegue esse objeto e o coloque na primeira room do seu projeto. Para que você não precise colocar ele em todas as rooms, marque as propriedades dele como "persistente".
Nas moedas, programe em um evento de colisão com o obj_player que vc tem:
Código:
global.moedas+=1;
instance_destroy();
OU
Código:
global.moedas++;
instance_destroy();
No seu obj_player programe para quando acabar a saúde: (é um exemplo o que será explicado aqui!)
Código:
if saude<=0
{
 global.vidas-=1;
 saude=100;
}
OU
Código:
if saude<=0
{
 global.vidas--;
 saude=100;
}
O exemplo acima da saúde depende de como você programou o seu char quando morrer, mas a lógica é essa.
Flws e me perdoa por não ter explicado melhor Razz

[edit]
No caso de der erro, tipo, você deu play no projeto e logo de cara ao terminar de compilar dá um "FATAL ERROR" falando que a variável global.vidas ou global.moedas não existe ou algo parecido, pode ser resolvido simplesmente:
**Seu projeto não tem um "menu" ou uma tela de "intro" e já começa direto, coloque esse objeto de controle como o primeiro a ser criado em "Instance Create Order" da sua primeira room, pois o evento "game start" é chamado na hora que o jogo "inicia" literalmente, ficando na memória o tempo todo, bem diferente do "create" que é chamado assim que o objeto é instanciado na room e por isso ele volta ao valor que você definiu e assim, ao passar de room em room, suas vidas e moedas voltam e não são salvos.

Não se esqueça de redefinir a global.vidas e global.moedas quando der um "Game over" no seu jogo, ou simplesmente de um "game_restart();" (que não é muito aconselhável, mas já é um quebra galho)

FLWS novamente!


Última edição por NPH em Seg 14 Jun 2021, 18:05, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : explicação.)
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Como Manter itens ao passar de fase no Game Maker 2 Empty Re: Como Manter itens ao passar de fase no Game Maker 2

Mensagem por Kleber Craft Qua 16 Jun 2021, 19:11

NPH escreveu:
Kleber Craft escreveu:[...]os itens que eu tenho (vida e moedas) resetam...
Ah, eu não tinha entendido Razz

Cria um objeto de controle e coloca em um "Game Start":
Código:
global.vidas=3;
global.moedas=0;
Pegue esse objeto e o coloque na primeira room do seu projeto. Para que você não precise colocar ele em todas as rooms, marque as propriedades dele como "persistente".
Nas moedas, programe em um evento de colisão com o obj_player que vc tem:
Código:
global.moedas+=1;
instance_destroy();
OU
Código:
global.moedas++;
instance_destroy();
No seu obj_player programe para quando acabar a saúde: (é um exemplo o que será explicado aqui!)
Código:
if saude<=0
{
 global.vidas-=1;
 saude=100;
}
OU
Código:
if saude<=0
{
 global.vidas--;
 saude=100;
}
O exemplo acima da saúde depende de como você programou o seu char quando morrer, mas a lógica é essa.
Flws e me perdoa por não ter explicado melhor Razz

[edit]
No caso de der erro, tipo, você deu play no projeto e logo de cara ao terminar de compilar dá um "FATAL ERROR" falando que a variável global.vidas ou global.moedas não existe ou algo parecido, pode ser resolvido simplesmente:
**Seu projeto não tem um "menu" ou uma tela de "intro" e já começa direto, coloque esse objeto de controle como o primeiro a ser criado em "Instance Create Order" da sua primeira room, pois o evento "game start" é chamado na hora que o jogo "inicia" literalmente, ficando na memória o tempo todo, bem diferente do "create" que é chamado assim que o objeto é instanciado na room e por isso ele volta ao valor que você definiu e assim, ao passar de room em room, suas vidas e moedas voltam e não são salvos.

Não se esqueça de redefinir a global.vidas e global.moedas quando der um "Game over" no seu jogo, ou simplesmente de um "game_restart();" (que não é muito aconselhável, mas já é um quebra galho)

FLWS novamente!

Obrigado Vou colocar aqui Laughing
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Como Manter itens ao passar de fase no Game Maker 2 Empty Re: Como Manter itens ao passar de fase no Game Maker 2

Mensagem por Kleber Craft Qua 16 Jun 2021, 20:03

NPH escreveu:
Cria um objeto de controle e coloca em um "Game Start"....

Deu muito certo valeu demais cara, eu vou colocar nos projetos o meu jogo que estou aprendendo a usar o gamemaker se quiser depois jogar eu ficarei muito feliz.
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