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Desenvolvimento: Quais linguagens vocês tem conhecimento?

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Mensagem por theguitarmester Sex 21 maio 2021, 22:00

Eae pessoal, resolvi abrir algumas discussões referente a programação em geral aqui no fórum, pra entender melhor como estão os velhos e novos membros do fórum, algo para dar uma movimentada, se conhecermos melhor e quem sabe um ajudar o outro e até termos novas parcerias?


Eu iniciei no ramo da programação com o Game Maker mesmo, aprendendo primeiro a programar, lógica, pelo Drag In Drop(D&D)/ArrastaESolta, após fui aprendendo e mesclando com código, o GML(Game Maker Language), o qual foi minha base de conhecimento de programação, aprendi muito com ela, mas também gerou diversos mal hábitos da forma que peguei e por terceiros.. Mas eu acho que foi super válido o aprendizado. Eu depois aprendi JS/Javascript e Java, já trabalhei com JS e hoje trabalho com Java, também programo em C#/.Net, utilizando-a para fazer meus jogos na Unity (por enquanto só estou fazendo o Rebellion). Aí tenho um pouco de conhecimento em outras como C(bem básico, menos que isso na verdade), Kotlin(tipo o C, porém esse da pra usar coisas do Java, então meio que é mais tranquilo), já vi mas nem lembro de Swift(é parecido com Kotlin), assim como já vi também Português Estruturado com ILA (o que não indicaria pra alguem iniciando, começar por isso cyclops )


E vocês, quais linguagens começaram e conhecem, ou quais tem interesse, ou ainda, o que pretendem fazer no ramo da programação, talvez possa ajudar a escolher um caminho inicial com alguma que seja interessante pra isso?
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Mensagem por TRFN Sáb 22 maio 2021, 06:52

@theguitarmester

Que top! Seus conhecimentos a nível de mercado tem sido requisitados, e sem dúvidas, você está no caminho certo. Parabéns!!!

__________________

No meu caso, iniciei no M.U.G.E.N. em 2007 (não sei se alguém já ouviu falar) mas digamos que não era uma linguagem de programação e sim uma estruturação de configurações mesmo. Depois, em 2008, aprendi Batch Script e Visual Basic Script, e logo após aprendi o básico do básico de C++ em 2009. Logo após me interessei pela criação de jogos e me deparei com o fórum, em 2010, onde comecei utilizando o Game Maker 7 e a aprender GML. Em 2011 me interessei por criação de sites, e então comecei a aprender HTML e CSS. Em 2012, comecei a aprender JavaScript, e em 2013, comecei a me aventurar no PHP  e também me interessei pelo Tululoo Game Maker. Fui focando cada vez mais em desenvolvimento Web, e atualmente trabalho com cursos online (via Google Meet) e também com desenvolvimento de sites, lojas virtuais, hospedagens de site, sistemas de gestão e afins.

As linguagens que mais utilizo atualmente são:

bash script (linux), HTML5, CSS3, JavaScript e PHP 7.4.
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Mensagem por Mr.Rafael Sáb 22 maio 2021, 07:46

Acredito que quase todo mundo das antigas que tenha participado do fórum saiba, no mínimo, GML. Eu também estou incluso aí. Laughing

Depois do GM8, havia me interessado bastante em webgames, e o GMS não me agradava (e o módulo HTML5 também não ajudava, já que muitas coisas não funcionavam direito depois de exportado). Então segui adiante com Javascript. E quando se aprende Javascript, conhecer HTML e CSS torna-se inevitável.

Também cheguei a aprender Java, mas nunca consegui ir muito adiante com ela. Para desktop, eu particularmente acho o Swing horrível. Então decidi ver como seria desenvolver para o Android e tive uma péssima experiência. Detalhe: na época que arrisquei isso, o Android mais usado ainda era o 2.3 (Gingerbread) e o Galaxy S2 era considerado top de linha! O Android Studio não existia: O SDK era uma versão modificada do Eclipse chamada ADT (Android Development Tools).

Acho que esse foi um dos piores SDKs que usei na vida! Nunca vi uma plataforma tão mal-feita quanto aquela. Até os novatos da GMBR da época tinham uma qualidade de código melhor do que aquela API. Fiquei tão horrorizado que passei longe da plataorma e decidi arriscar o Windows Phone. Laughing

Com isso, instalei o Visual Studio e aprendi C#. Nunca consegui ir adiante com nenhum aplicativo, no entanto, porque embora as APIs do Windows Phone fossem superiores às do Android em literalmente todos os aspectos, a maioria dos componentes não oferecia  nem muita flexibilidade, nem usabilidade. E depois do Windows Phone 8, a API foi substituída pela WinRT/UWP, que oferecia menos funcionalidades que a anterior.

A nova API também tinha uma grande obsessão por threads. Você quer atualizar uma ListView? Thread. Quer abrir um arquivo? Thread, e nada de abrir arquivos por conta própria (se você precisasse ler 3 arquivos, você tinha que chamar o "File Picker" e o próprio usuário tinha que abrir um por um, manualmente). Quer ir para outra tela? Thread! Tudo era thread nessa porcaria!

Ah, e a ListView também tinha um bug que, quando você preenchia vários itens e dava scroll, alguns itens apareciam duplicados! E desde então, desisti do Windows Phone também. --\'

A experiência com C#, no entanto, não foi em vão. Decidi mexer um pouco no Windows Forms (WinForms) e tive uma experiência muito melhor!

Depois disso, eventualmente acabei sentindo vontade de explorar mais o desenvolvimento web. Tentei mexer com PHP e não gostei. E assim, motivado a passar longe do PHP a todo custo, comecei uma saga em busca de outra linguagem web que me interessasse mais!

Começava, então, minhas aventuras com o node.js. No tempo que resolvi aprender, esta plataforma era muito recente: a framework de referência era a Express, a engine de templates era a Jade (que depois foi renomeada para Pug)... e a pasta "node_modules" não pesava mais de 1GB. Laughing

Infelizmente, não pude seguir muito adiante. Mesmo naquela época, o node.js já se mostrava volátil com o uso de frameworks (backbone, Angular, e sabe-se lá o que veio depois...) e, por ser muito recente, não havia tanto suporte para a maioria das coisas ainda. Mas o principal motivo para mim foi a hospedagem: era extremamente difícil de encontrar uma hospedagem para node.js naquela época. As únicas plataformas que eu conhecia eram a OpenShift e o Heroku. As que apareceram no Brasil depois eram muito caras e não ofereciam a mesma facilidade de deploy que o PHP.

Para finalizar: naquela época a comunidade do node.js ainda acreditava que o MongoDB era o futuro, e que os dias do SQL estavam contados. Bom, o resto vocês já sabem... Desenvolvimento: Quais linguagens vocês tem conhecimento? 71423

Eu tentei arriscar outras linguagens depois daí, mas essas eu acabei me decepcionando antes mesmo de começar, então acho melhor nem citar aqui. Mas enfim: depois disso tudo aí, acabei voltando ao PHP mesmo.

Ah, sim: quando ainda usava o GM8, eu sempre costumava sonhar em um dia poder ter um jogo meu rodando em um console. Naquela época eu tinha um PSP, que era conhecido especialmente por sua comunidade homebrew. Isso me motivou a aprender a programar em C e tentar fazer alguma coisa para ele. Guardo o meu primeiro jogo até hoje (mas perdi o código-fonte). anjo

Eu continuei tentando um pouco mais, só que dessa vez, decidi desenvolver em Lua, usando os "Lua Players" que existiam para o console. Me decepcionei pelos bugs e problemas de performance, mas também me diverti bastante portando alguns joguinhos.



E isso é tudo. Fiquem à vontade para ler esta saga de como conheci estas linguagens. Se estiverem interessados, posso postar mais detalhes desta aventura em modestos 5 volumes! :C:

o/
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Mensagem por theguitarmester Ter 25 maio 2021, 09:45

Valeu @TRFN!
Já mexi um pouco com Mugen, mas tipo, eu sabia pouco/nada de programação(foi na época que iniciei no GM também, pelo que lembro, um pouco depois), e ele não era intuitivo, era só umas máquinas de estado que eu chamava eventos e eu nem sabia como aquilo funcionava e basicamente só fiz dois personagens copiando pré existentes e modificando/estragando um pouco eles Very Happy
Tri cara, embora PHP tá morrendo, a gente também tá, então tá beleza Very Happy


@Rafael pois é, hehe, mas alguns não começaram nele, outros sim, e acho que se tu começa em algo e fica por um tempo, possivelmente isso vai te acompanhar por muito tempo, internamente, ou quando tu ver algo novo e tu for procurar alguma referencia pra analogias/assimilar... sei que o Game Maker Language as vezes me veio uns reflexos dele hehe, e meu projeto no Unity, em C#, muito da estrutura/arquitetura eu me baseei como fazia no Game Maker, e por isso agora ainda tenho que fazer altas refatorações por verem coisas que na real não faziam muito sentido Very Happy
Mas a tua história é a de interesse em algo novo seguido de desistir huehuehue bah, mas acontece, uma hora tu acha algo bacana pra continuar, que não é o PHP.


Opa, fala aí mais, eu abri este tópico pra saber mesmo da experiência de outros aqui do fórum, de todos, mas principalmente aqueles mais antigos que daí na época muitos estavam apenas iniciando na área, ou ainda estavam fazendo algo porque curtiram a ideia de fazer jogos e talvez tenham continuado nessa área, ou não, mas é interessante saber o "Por onde anda" do pessoal do fórum, e "como vivem, do que se alimentam, hoj..", ver a evolução do pessoal cheers
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