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quais as funçoes voces mais usam?
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itarodrigo
Isaque Onix
david199
luiz_eldorado
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Pit Bull
Jiraya
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quais as funçoes voces mais usam?
Boa tarde desenvolvedores!
alguns ja devem me conhecer
eu costumava desenvolver extensoes que expandiam o potencial do game maker.
com a chegada do gms, as extensoes nao sao mais tao necessarias.
agora ando trabalhando num projeto.
bom começou como uma framework
mas pretendo fazer uma ide tbm.
o q estou fazendo é basicamente meu proprio maker...
uma ferramenta q permita criar jogos 2D.
porem com um diferencial
tamanho.
muitas ferramentas d hj em dia
permitem criar jogos d alta qualidade..
tanta qualidade acaba interferindo no tamanho
um simples jogo hj em dia é maior q 2 megas.
p quem tem banda larga jogos d ate 10,20 megas n é problema algum.
mas quem usa modem 3g as vezes parece impossivel baixar 1 mega...
ja imaginou poder criar jogos de 100kbts?
sim agora é possivel
e o melhor utilizando uma das linguagens mais simples d todas
o javascript.
é por isso que vim aqui criar este topico.
pois quero saber quais funçoes do game maker voces mais usam?
e quais nao poderiam faltar para criar o seu jogo?.
sua participaçao é mt importante.
obrigado pela atençao!
-Regards Jiraya
alguns ja devem me conhecer
eu costumava desenvolver extensoes que expandiam o potencial do game maker.
com a chegada do gms, as extensoes nao sao mais tao necessarias.
agora ando trabalhando num projeto.
bom começou como uma framework
mas pretendo fazer uma ide tbm.
o q estou fazendo é basicamente meu proprio maker...
uma ferramenta q permita criar jogos 2D.
porem com um diferencial
tamanho.
muitas ferramentas d hj em dia
permitem criar jogos d alta qualidade..
tanta qualidade acaba interferindo no tamanho
um simples jogo hj em dia é maior q 2 megas.
p quem tem banda larga jogos d ate 10,20 megas n é problema algum.
mas quem usa modem 3g as vezes parece impossivel baixar 1 mega...
ja imaginou poder criar jogos de 100kbts?
sim agora é possivel
e o melhor utilizando uma das linguagens mais simples d todas
o javascript.
é por isso que vim aqui criar este topico.
pois quero saber quais funçoes do game maker voces mais usam?
e quais nao poderiam faltar para criar o seu jogo?.
sua participaçao é mt importante.
obrigado pela atençao!
-Regards Jiraya
Re: quais as funçoes voces mais usam?
estruturas de dados - pilha,fila,lista,arrays 3d...
tratamento de colisão - place_free(),place_empty()...
grafo - move_towards_point(),paths,mp_linear_step()...
fisica - gravity,friction,vector...
dados do pc - fps,current_time,current_minute...
mapeamento de teclado e mouse - keyboard_check_pressed(),mouse_check...
editor de som - opcional;
editor de imagem;
conexão online - eu acho que sock é a unica no javascript;
gerenciamento de arquivos - file_text_open_read(),file_bin_open()...
bem acho que é isso, o resto vem nativo da linguagem.
tratamento de colisão - place_free(),place_empty()...
grafo - move_towards_point(),paths,mp_linear_step()...
fisica - gravity,friction,vector...
dados do pc - fps,current_time,current_minute...
mapeamento de teclado e mouse - keyboard_check_pressed(),mouse_check...
editor de som - opcional;
editor de imagem;
conexão online - eu acho que sock é a unica no javascript;
gerenciamento de arquivos - file_text_open_read(),file_bin_open()...
bem acho que é isso, o resto vem nativo da linguagem.
Re: quais as funçoes voces mais usam?
Pra mim seria ótimo um framework sem física embutida como o GM (Vide gravity, speed, direction, etc...). A não ser que sejam muito bem feitos e não fiquem confusos.
No mais seria as funções de detecção de colisão place_free, place_meeting e instance_place e um editor de rooms, mesmo que simples.
Acho que o básico seria isso. De resto é redundante falar.
FLWS!
No mais seria as funções de detecção de colisão place_free, place_meeting e instance_place e um editor de rooms, mesmo que simples.
Acho que o básico seria isso. De resto é redundante falar.
FLWS!
Re: quais as funçoes voces mais usam?
Além dessas que o Pit Bull falou, acho que seria legal colocar coisas do tipo room_add, sprite_add, etc, assim eu tenho mais controle sobre o jogo.
Também uso muitas vezes o screen_redraw e screen_refresh (odiei quando foram removidas...)
Também é bom não se esquecer dos instance_* (incluindo o deactivate all, é bem útil pra fazer um pause)
OFF: Thiago, para de dar tanto Enter cara '-'
Também uso muitas vezes o screen_redraw e screen_refresh (odiei quando foram removidas...)
Também é bom não se esquecer dos instance_* (incluindo o deactivate all, é bem útil pra fazer um pause)
OFF: Thiago, para de dar tanto Enter cara '-'
Re: quais as funçoes voces mais usam?
Acho que a função que mais uso é o draw_sprite() má seria legal se tivesse tipo um jeito mais facio de fazer essas funções como usando botões (não sei se é possivél)tipo: para criar uma instancia você vai ali e clica no botão criar instância assim seria muito mais facil usar sua ferramenta.não vire sua cabeça
Re: quais as funçoes voces mais usam?
x, y, vspeed, place_free(), place_meeting() & instance_nearest()
[edit]
no gm8 eu usava muito as funções variable_(...), mais no gmS foram removidas :/
[edit]
no gm8 eu usava muito as funções variable_(...), mais no gmS foram removidas :/
Re: quais as funçoes voces mais usam?
todos os draw
itarodrigo- Data de inscrição : 28/08/2010
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Re: quais as funçoes voces mais usam?
obg a todos pelas informaçoes
pitbul
quanto as pilhas o javascript ja tem Arrays.
o 3D infelizmente gdi n suporta.
se a framework fizer sucesso concerteza irei trabalhar numa versao 3D.
quanto ao grafos e fisica, tenho q dar uma repensada, pois a framework dispensa objetos predefinidos
permitindo ao usuario criar seus proprios totalmente personalizados.
*dados do pc anotado ;)
mapeamento de mouse e teclado ja tem.
quanto aos editores isso sera p depois
por enquanto quero terminar a framework.
*coneccao online anotado
*gerenciador d arquivos
lembrando a framework esta sendo escrita em c++, entao tera tcpip/upd
alexfc
*placefree/meeting anotado
sim o editor de rooms sera a proxima etapa.
luizeldorado
ja esta disponivel essas funçoes
*screenredraw/refresh anotado
qt ao deactive
n vai precisar deles p faze pause
qd estiver pronto irei fazer varios tutoriais sobre isso.
david isso ja é relacionado a ide
mas obg pelo comentario.
isaac
*instance_nearest
por enquanto so esrou buscando funçoes
hspeed,vspeed,gravity
pode ser adicionado facilmente pelo proprio usuario.
rodrigo
por hora so estou adicionando as funçoes mais utilizadas.
se puder citar ad mais importantes na sua opiniao, ficarei grato.
aqui um preview da framework
um joguinho q fiz em 5 minutos
pitbul
quanto as pilhas o javascript ja tem Arrays.
o 3D infelizmente gdi n suporta.
se a framework fizer sucesso concerteza irei trabalhar numa versao 3D.
quanto ao grafos e fisica, tenho q dar uma repensada, pois a framework dispensa objetos predefinidos
permitindo ao usuario criar seus proprios totalmente personalizados.
*dados do pc anotado ;)
mapeamento de mouse e teclado ja tem.
quanto aos editores isso sera p depois
por enquanto quero terminar a framework.
*coneccao online anotado
*gerenciador d arquivos
lembrando a framework esta sendo escrita em c++, entao tera tcpip/upd
alexfc
*placefree/meeting anotado
sim o editor de rooms sera a proxima etapa.
luizeldorado
ja esta disponivel essas funçoes
*screenredraw/refresh anotado
qt ao deactive
n vai precisar deles p faze pause
qd estiver pronto irei fazer varios tutoriais sobre isso.
david isso ja é relacionado a ide
mas obg pelo comentario.
isaac
*instance_nearest
por enquanto so esrou buscando funçoes
hspeed,vspeed,gravity
pode ser adicionado facilmente pelo proprio usuario.
rodrigo
por hora so estou adicionando as funçoes mais utilizadas.
se puder citar ad mais importantes na sua opiniao, ficarei grato.
aqui um preview da framework
um joguinho q fiz em 5 minutos
Re: quais as funçoes voces mais usam?
Muito legal seu projeto, se puder deixar alem do javascript o c++ eu iria usar e até ajudar na construção do software se precisar.
Re: quais as funçoes voces mais usam?
bom a ideia era usar apenas javascript.
toda ajuda é bem vinda.
tanto na framework quanto na IDE.
essa framework é opensource
irei disponibilizar todos os codigos fontes.
toda ajuda é bem vinda.
tanto na framework quanto na IDE.
essa framework é opensource
irei disponibilizar todos os codigos fontes.
Re: quais as funçoes voces mais usam?
isaac isaac isaac isaac isaac
por fora, seria legal se tivesse um editor de bone 2D, eu to fazendo um, mais é pra gm (usa as funções diretamente no bone)
por fora, seria legal se tivesse um editor de bone 2D, eu to fazendo um, mais é pra gm (usa as funções diretamente no bone)
Re: quais as funçoes voces mais usam?
Que conceito você pretende seguir na IDE? Algo bem ao estilo do GMS mesmo? Eu particularmente gosto mais da forma como a Unity lida com objetos permitindo criar grandes hierarquias de subclasses.
E quanto a forma de organizar os Scripts? Também acho legal essa história de se escrever scripts fora do objeto e poder anexa-lo a várias objetos distintos como componentes. Também é legal organizar o projeto a nossa maneira.
Na verdade eu acho a Unity toda melhor projetada, porem ela não vem equipada pra 2D igual o GMS vem, mas acho que são duas boas fontes de inspiração.
Os recursos serão acessíveis iguais no GMS onde você apenas adiciona um sprite, por exemplo, e depois já pode se referir a ele por nome ou será preciso cria-los via script anexando-os a uma variável de referencia?
Com respeito a gráficos, a ideia do framework é a programação de jogos estilo 8 e 16-bits ou haverá suporte a shaders, funções de desenho e alguma coisa como surfaces?
E qual é seu pensamento sobre portabilidade? Bom projeto, estou gostando da ideia
E quanto a forma de organizar os Scripts? Também acho legal essa história de se escrever scripts fora do objeto e poder anexa-lo a várias objetos distintos como componentes. Também é legal organizar o projeto a nossa maneira.
Na verdade eu acho a Unity toda melhor projetada, porem ela não vem equipada pra 2D igual o GMS vem, mas acho que são duas boas fontes de inspiração.
Os recursos serão acessíveis iguais no GMS onde você apenas adiciona um sprite, por exemplo, e depois já pode se referir a ele por nome ou será preciso cria-los via script anexando-os a uma variável de referencia?
Com respeito a gráficos, a ideia do framework é a programação de jogos estilo 8 e 16-bits ou haverá suporte a shaders, funções de desenho e alguma coisa como surfaces?
E qual é seu pensamento sobre portabilidade? Bom projeto, estou gostando da ideia
Re: quais as funçoes voces mais usam?
isaque
ainda estou resolvendo uma das limitaçoes da framework
Q é a rotaçao da sprite
q seria necessario p algo como bones
q gira suas articulaçoes.
thiago
ainda n decidi o conceito
mas pretendia me inspirar no gms.
interessante.
eu so baixei o unity uma vez, qd tinha acabado d lançar, estava na versao beta se n me engano.
acho q n tinha isso ai.
mas gostei da ideia.
posteriormente irei criar um topico p discutir sobre a ide q melhor se encaixe ao programador.
os recursos sao facilmente acessiveis
inclusive permito ao usuario utilizar dois metodos para alcançar o mesmo resultado.
ex
metodo 1
spr_player=java.sprite.load("char.10.bmp");
java.sprite.draw(spr_player,image index,x,y,width,height,xscale,yscale);
ou
java.sprite.draw(spr_player,image index,x,y);
metodo 2
spr_player=java.sprite.load("char.10.bmp");
spr_player.draw(image index,x,y);
por enquanto é possivel refazer grandes lendas como super mario world,chrono trigger, e zelda, sem nem um problema.
ja joguei esses jogos, entao deu p ver o q eles usam.
ah e sim
tem suporte a surfaces
diferente do gm, seu jogo n vai ficando lento se usar muitas, tem capacidade de criar uma surface d 28.900x28.900 pixels
resoluçao maxima d tela d 9.600x9.600
quanto a shadders, n tem suporte
mas tem um suporte basico p blend effects.
invert,mesc,and,xor,paint,etc
cerca d 12 efeitos diferentes.
depois vou criar um exemplo d fogo realista com esses efeitos.
quanto a portabilidade, por enquanto so tenho planos p windows.
se fizer sucesso, irei trocar o gdi por opengl, q alem d suporte 3D é muito mais facil fazer uma aplicaçao opengl rodar num linux,mac...,ou um diapositivo movel.
ainda estou resolvendo uma das limitaçoes da framework
Q é a rotaçao da sprite
q seria necessario p algo como bones
q gira suas articulaçoes.
thiago
ainda n decidi o conceito
mas pretendia me inspirar no gms.
interessante.
eu so baixei o unity uma vez, qd tinha acabado d lançar, estava na versao beta se n me engano.
acho q n tinha isso ai.
mas gostei da ideia.
posteriormente irei criar um topico p discutir sobre a ide q melhor se encaixe ao programador.
os recursos sao facilmente acessiveis
inclusive permito ao usuario utilizar dois metodos para alcançar o mesmo resultado.
ex
metodo 1
spr_player=java.sprite.load("char.10.bmp");
java.sprite.draw(spr_player,image index,x,y,width,height,xscale,yscale);
ou
java.sprite.draw(spr_player,image index,x,y);
metodo 2
spr_player=java.sprite.load("char.10.bmp");
spr_player.draw(image index,x,y);
por enquanto é possivel refazer grandes lendas como super mario world,chrono trigger, e zelda, sem nem um problema.
ja joguei esses jogos, entao deu p ver o q eles usam.
ah e sim
tem suporte a surfaces
diferente do gm, seu jogo n vai ficando lento se usar muitas, tem capacidade de criar uma surface d 28.900x28.900 pixels
resoluçao maxima d tela d 9.600x9.600
quanto a shadders, n tem suporte
mas tem um suporte basico p blend effects.
invert,mesc,and,xor,paint,etc
cerca d 12 efeitos diferentes.
depois vou criar um exemplo d fogo realista com esses efeitos.
quanto a portabilidade, por enquanto so tenho planos p windows.
se fizer sucesso, irei trocar o gdi por opengl, q alem d suporte 3D é muito mais facil fazer uma aplicaçao opengl rodar num linux,mac...,ou um diapositivo movel.
Re: quais as funçoes voces mais usam?
Jiraya
sugiro que vc use um conceito chamado "Entity Component System" (pesquise no google depois). A Unity se baseia um pouco nesse conceito (unity apenas não implementa sistemas).
Basicamente ele diz que cada objeto do jogo é uma entidade. E as caracteristicas de uma entidade são componentes. E os sistemas são controladores de componentes.
Um exemplo, Caso você quiser que um objeto do jogo pare de mover, você apenas chamaria um código que remove o "componente movimento" dele. Assim ele perderia a sua "habilidade" de mover-se.
Além de diminuir muito o código de um jogo (você citou tamanho né), esse conceito também acelera bastante o desenvolvimento do jogo.
sugiro que vc use um conceito chamado "Entity Component System" (pesquise no google depois). A Unity se baseia um pouco nesse conceito (unity apenas não implementa sistemas).
Basicamente ele diz que cada objeto do jogo é uma entidade. E as caracteristicas de uma entidade são componentes. E os sistemas são controladores de componentes.
Um exemplo, Caso você quiser que um objeto do jogo pare de mover, você apenas chamaria um código que remove o "componente movimento" dele. Assim ele perderia a sua "habilidade" de mover-se.
Além de diminuir muito o código de um jogo (você citou tamanho né), esse conceito também acelera bastante o desenvolvimento do jogo.
luizbills- Data de inscrição : 14/09/2013
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Re: quais as funçoes voces mais usam?
Uma lampada na Unity, por exemplo, seria um objeto com componente de iluminação (necessariamente um componente 'Transform' e um 'Light'), uma parede precisa de um 'Transform', um 'Mesh Render' e algum dos componentes 'Collider' (ex: 'Box Collider'), o player pode ter física adicionada pelo 'Rigidbody' ou um componente mais "cru", o 'CharacterController' que não é afetado por física mas tem métodos de movimentação e colisão. O único componente obrigatório é o 'Transform', sem ele um objeto não poderia ter uma posição no espaço, é ele que determina posição, rotação e escala de uma entidade.
Os scripts são tratados como componentes, o editor lê o script e expõe alguns tipos de variáveis para que você possa alterar os valores sem precisar ir no código.
Outra coisa interessante; pra programar se utiliza o Mono Developer que é uma IDE ideal pra programadores enquanto que para o resto se utiliza o editor da Unity que é pensada para designers, ou seja, uma solução que agrada os dois mundos. Você podia fazer similar, deixar o programador escolher uma ide com suporte a javascript do seu agrado, e criar um editor focado na mente dos designers.
off: Altas resoluções, em?
Os scripts são tratados como componentes, o editor lê o script e expõe alguns tipos de variáveis para que você possa alterar os valores sem precisar ir no código.
Outra coisa interessante; pra programar se utiliza o Mono Developer que é uma IDE ideal pra programadores enquanto que para o resto se utiliza o editor da Unity que é pensada para designers, ou seja, uma solução que agrada os dois mundos. Você podia fazer similar, deixar o programador escolher uma ide com suporte a javascript do seu agrado, e criar um editor focado na mente dos designers.
off: Altas resoluções, em?
Re: quais as funçoes voces mais usam?
incrivel
realmente gostei desses tais componentes.
ja tenho uma ideia de como aplicar isso.
mas antes quero saber
que metodo o unity usa para aplicar o componente por codigo?
ou so funciona por drag na interface?
realmente gostei desses tais componentes.
ja tenho uma ideia de como aplicar isso.
mas antes quero saber
que metodo o unity usa para aplicar o componente por codigo?
ou so funciona por drag na interface?
Re: quais as funçoes voces mais usam?
Uma ferramenta que eu vejo pouca gente usar, porem eu uso bastante, é o event_user (chamado" User defined") que é um codigo que você pode chamar funções repetidas para ser usadas em funções tipo quando quer criar uma função com joystick e outra com teclado, a maioria usa scripts com as funções que precisam para isso, mas eu prefiro o Use defined porque eu consigo colocar funções em DnD também, ms se o seu maker não usa Dnd não será um recurso muito util creio eu.
outro recurso que uso bastante é os alarms, pois eles ajudam a criar varias restrições e limitações de comandos , eliminando inúmeros bugs que aconteceriam em meus jogos.
outro recurso que uso bastante é os alarms, pois eles ajudam a criar varias restrições e limitações de comandos , eliminando inúmeros bugs que aconteceriam em meus jogos.
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- Unity
Re: quais as funçoes voces mais usam?
Aqui explica o que é um componente:
http://docs.unity3d.com/Documentation/Manual/UsingComponents40.html
Aqui você pode ver o básico do funcionamento de scripts na Unity: http://docs.unity3d.com/Documentation/Manual/Scripting42.html
Aqui explica como adicionar e remover um componente por meio de um script: http://docs.unity3d.com/Documentation/ScriptReference/GameObject.AddComponent.html
Isso deve lhe dar uma ideia de como funcionam os componentes scripts. Abraços.
http://docs.unity3d.com/Documentation/Manual/UsingComponents40.html
Aqui você pode ver o básico do funcionamento de scripts na Unity: http://docs.unity3d.com/Documentation/Manual/Scripting42.html
Aqui explica como adicionar e remover um componente por meio de um script: http://docs.unity3d.com/Documentation/ScriptReference/GameObject.AddComponent.html
Isso deve lhe dar uma ideia de como funcionam os componentes scripts. Abraços.
Re: quais as funçoes voces mais usam?
O que eu considero indispensável no game maker (que ainda não foi mencionado) é:
- Estrutura de eventos bem definida (uso a maioria dos eventos, uns mais que outros)
- Surfaces, permitindo criar sprites e backgrounds "on the fly".
O que eu NÃO uso por pura falta de competência são as opções de áudio. Mas acho a maioria delas muito bacana.
Se não achar importante implementar todas as opções, pelo menos um sound_play, sound_loop, sound_stop e sound_stop_all, eu acho imprescindíveis.
- Estrutura de eventos bem definida (uso a maioria dos eventos, uns mais que outros)
- Surfaces, permitindo criar sprites e backgrounds "on the fly".
O que eu NÃO uso por pura falta de competência são as opções de áudio. Mas acho a maioria delas muito bacana.
Se não achar importante implementar todas as opções, pelo menos um sound_play, sound_loop, sound_stop e sound_stop_all, eu acho imprescindíveis.
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Re: quais as funçoes voces mais usam?
joao
obg pelo comentario
esses recursos podem ser facilmente adicionados manualmente pelo proprio programador.
obg Thiago
vou pesquisar
saim
obg pelas sugestoes.
como a framework da uma liberdade maior
n é dificil fazer tais eventos manualmente.
ex:
function obj_player()
{
var self=this;
this.draw=function()
{
}
this.step=function()
{
}
this.run=function()
{
self.step()
self.draw()
}
}
jogador=new obj_player();
jogador.run();
como seria surfaces on the fly?
quanto ao audio
ja esta completo
suporte a varios formatos
loops,seek,positions,bps,volume,pause,resume,etc...
obg pelo comentario
esses recursos podem ser facilmente adicionados manualmente pelo proprio programador.
obg Thiago
vou pesquisar
saim
obg pelas sugestoes.
como a framework da uma liberdade maior
n é dificil fazer tais eventos manualmente.
ex:
function obj_player()
{
var self=this;
this.draw=function()
{
}
this.step=function()
{
}
this.run=function()
{
self.step()
self.draw()
}
}
jogador=new obj_player();
jogador.run();
como seria surfaces on the fly?
quanto ao audio
ja esta completo
suporte a varios formatos
loops,seek,positions,bps,volume,pause,resume,etc...
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