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[Resolvido] tiro do inimigo [GMS 1.4.1567]
2 participantes
GMBR :: Ensine & Aprenda :: Perguntas e Respostas :: Game Maker :: GMS:Windows
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[Resolvido] tiro do inimigo [GMS 1.4.1567]
Fiz um código para o inimigo atirar na minha direção, porém, ele atira repetidamente sem nenhuma pausa. Ele faz tipo isso:
(`-´) --------------------------------------
Mas quero que ele faça isso:
(`-´) - - - -
Quero que ele dê uma pausa para fazer o próximo tiro.
Eu tenho esses códigos:
obj_alien> Step:
obj_tiroAlien > Creat
obj_tiroAlien > Step
Suponho que eu tenha que criar um alarm para medir o 'tempo" entre um tipo e outro. Se alguém puder me ajudar, agradeço.
(`-´) --------------------------------------
Mas quero que ele faça isso:
(`-´) - - - -
Quero que ele dê uma pausa para fazer o próximo tiro.
Eu tenho esses códigos:
obj_alien> Step:
- Código:
var shot = instance_create(x, y, obj_tiroAlien);
shot.speed = 10;
shot.direction = point_direction(shot.x, shot.y, obj_nave.x, obj_nave.y);
obj_tiroAlien > Creat
- Código:
spawn_shot = 100;
obj_tiroAlien > Step
- Código:
if (alarm[0] == -1){
alarm[0] = spawn_shot;
}
Suponho que eu tenha que criar um alarm para medir o 'tempo" entre um tipo e outro. Se alguém puder me ajudar, agradeço.
Última edição por Deception_1999 em Ter 05 Jan 2021, 18:18, editado 1 vez(es)
Deception_1999- Games Ranking :
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Diemorth gosta desta mensagem
Re: [Resolvido] tiro do inimigo [GMS 1.4.1567]
Deception_1999 escreveu:Fiz um código para o inimigo atirar na minha direção, porém, ele atira repetidamente sem nenhuma pausa. Ele faz tipo isso:
(`-´) --------------------------------------
Mas quero que ele faça isso:
(`-´) - - - -
Bela representação xD
Pode remover esses dois códigos do obj_tiroAlien.
No Create do obj_alien coloque:
- Código:
// Cria uma alarm de 2 segundos (Só ajustar para o tempo que quer)
alarm[0] = room_speed * 2;
Retire o código que colocou no Step e coloque no evento Alarm 0, setando ele novamente no fim:
- Código:
// Atira
var shot = instance_create(x, y, obj_tiroAlien);
shot.speed = 10;
shot.direction = point_direction(shot.x, shot.y, obj_nave.x, obj_nave.y);
// Recria uma alarm de 2 segundos (Só ajustar para o tempo que quer)
alarm[0] = room_speed * 2;
O alam[0] sempre é reduzido em 1, quando é maior que 0, ou seja, um alarm desativado tem valor -1, o código do evento Alarm 0 é executado quando o valor é 0. Então tem que ter cuidado e setar o alarm apenas uma vez, sendo o sistema que faz a redução automaticamente.
Espero que ajude!
polosam, Diemorth e Deception_1999 gostam desta mensagem
Re: [Resolvido] tiro do inimigo [GMS 1.4.1567]
Vlw kkkAll-x escreveu:Bela representação xD
Vlw mesmo cara, esse código funcionou direitinho.All-x escreveu:
- Código:
// Cria uma alarm de 2 segundos (Só ajustar para o tempo que quer)
alarm[0] = room_speed * 2;
Retire o código que colocou no Step e coloque no evento Alarm 0, setando ele novamente no fim:
- Código:
// Atira
var shot = instance_create(x, y, obj_tiroAlien);
shot.speed = 10;
shot.direction = point_direction(shot.x, shot.y, obj_nave.x, obj_nave.y);
// Recria uma alarm de 2 segundos (Só ajustar para o tempo que quer)
alarm[0] = room_speed * 2;
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